Banco de Projetos

Certificado de Excelência

Ipiranga sustentável

Ano / Edição: 2016
Município: Ipiranga
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Educação

Diagnóstico

Ipiranga é um município paranaense da região sul, fundada por Joaquim Teixeira Duarte, comodata de fundação, no ano de 1826.
Possui uma área de 927,086 km² e se localiza a uma latitude 25°01'26" sul e a uma longitude 50°35'02" oeste, estando a uma altitude de 800 metros. Clima temperado, bioma de mata atlântica, fazendo limite ao norte município de Tibagi, ao leste município de Ponta Grossa, ao sul município de Imbituva e Teixeira Soares, ao oeste o município de Ivaí. Banhados pelos rios: Tibagi, Bitumirim e Ipiranga.
Sua população estimada em 14150 habitantes, com Índice de Desenvolvimento Humano – IDH- M de 0,68 segundo dados de 2013 do IBGE.

Descrição

O projeto Ipiranga sustentável é realizado pela Prefeitura Municipal de Ipiranga, e coordenado pela Sra. Daniele Cristina Costa Oliveira, trabalhando em parceria entre as Secretarias de Educação e Meio Ambiente, visa principalmente a conscientização ambiental, e trabalha a sensibilização dos munícipes sobre diversos eixos preocupantes em nossa realidade atual. Foi implantado em todas as escolas do município desde o ano de 2013, na etapa de CMEI e pré-escola é desenvolvido da seguinte forma:


a) ALUNOS DO CMEI E PRÉ ESCOLA: SEMENTINHAS SUSTENTAVEIS


1. É escolhida uma turma para trabalhar diretamente com o Projeto Ipiranga Sustentável, montando um grupo ambiental que se compromete a repassar aos demais alunos da escola as atividades, palestras, e ações ambientais realizadas pelo mesmo. Essa mesma turma realiza uma votação para estar elejendo de forma democrática entre os alunos uma mini cooperativa ambiental sendo:

UM PRESIDENTE: Ficará responsável pelo grupo ambiental.
UM SECRETÁRIO: Anotará todas as ações realizadas, atividades, etc.
UM TESOUREIRO: Ficará responsavel pelas coopertecas e compra de itens junto aos demais.

2. O objetivo principal é a consciêntização ambiental; e a reflexão sobre os principais eixos relativos ao meio ambiente, tais como: Cuidados com o resíduo e seu descarte, água, energia, horta sustentável, diversidade animal entre outros.

3. Os alunos da escola receberão um banner com a ilustração de um sítio, somente com uma paisagem natural como: montanhas, rios, solo, etc. caberá então a turma estruturar seu sítio. para compor esse sítio os alunos participaram de "desafios" e por estes serão pagos em dinheiro fictício chamado cooperteca, cada escola guardará suas coopertecas, para o dia da compra de adesivos para serem colados no banner que será realizado mensalmente. O mesmo deverá ser fixado ao corredor, onde fique visível a todos os alunos.

4. Serão confeccionados material feito em sucata, atividades escritas, cantigas de rodas, brincadeiras de gincanas entre outras.

5. Fica a escola responsavel em encaminhar a autorização de divulgação de imagem dos alunos e arquiva-las em sua escola para estarmos divulgando em páginas e notícias de jornais treferentes ao Programa Ipiranga Sustentável, bem como em passeios e viagens.

6. Os alunos precisam totalizar o valor acima de 50.000 coopertecas para participar da atividade de encerramento.



b) ALUNOS DE 1° A 4º ANO: GRUPOS AMBIENTAIS

Na etapa de ensino fundamental é desenvolvido da seguinte forma:
1. É escolhida a turma do 4º(quarto ano) para trabalhar diretamente com o Projeto Ipiranga Sustentável, montando um grupo ambiental que se compromete a repassar aos demais alunos da escola as atividade, palestras, e ações ambientais realizadas pelo mesmo. Essa mesma turma realiza uma votação para estar elejendo de forma democrática entre os alunos uma mini cooperativa ambiental, sendo:

UM PRESIDENTE: Ficará responsável pelo grupo ambiental.
UM SECRETÁRIO: Anotará todas as ações realizadas, atividades, etc.
UM TESOUREIRO: Ficará responsavel pelas contabilização de itens arrecadados e pontuação.
3. O objetivo principal é a consciêntização ambiental; e a reflexão sobre os principais eixos relativos ao meio ambiente, tais como: Cuidados com o resíduo e seu descarte, água, energia, horta sustentável, diversidade animal entre outros. Acontecendo a cada mês conforme o cronograma, um MUTIRÃO DE COLETA DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS, recolhido pela prefeitura e encaminhado a equipes terceirizadas para ser vendido, onde o montante gerado será depositado em FUNDO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE, para ser utilizado em ações ambientais.

4. Os alunos terão um banner ilustrativo que demonstrará o desempenho AMBIENTAL DA ESCOLA.

5. Além do desafio de arrecadação, as escolas participarão de visitas técnicas, ações realizadas pela secretaria e palestras mensais sobre o tema.

6. Cada mês o professor(a) Daniele Cristina Costa Oliveira junto a professora regente de turma do grupo ambiental irá trabalhar uma das cartilhas conforme cronograma. Sendo os temas descritos no cronograma (páginas 8 a 16)

7. Cada escola terá como meta arrecadação de recicláveis conforme a campanha mensal, ficando a prefeitura responsável em estar coletando a cada mês o resíduo e encaminha-lo a descarte correto, ficará a escola a responsabilidade de pegar a assinatura no “bloco” de entrega de reciclados do motorista que realizar a coleta. Valendo pontuação ambiental da tarefa realizada comunicada na vigencia da campanha.

8. Durante o projeto acontecerão desafios relâmpagos, sendo e podendo a escola em optar em participar ou não dos mesmos, caso opte em participar ganharão a quantidade de pontuação ambiental descrita no site.

9. Para que os alunos sejam motivados, cada aluno da escola receberá um “album de figurinhas” onde a cada entrega de reciclável o aluno receberá um pacote com cinco figurinhas, as figurinhas serão numeradas de (0 100), e deverão ser coladas no álbum, caso recebam repetidas os alunos não poderão troca-las, a não ser entre si, com seus colegas da escola.

10. Sobre o encerramento, o grupo ambiental que melhor se destacar em seu sítio, ganhará premiação extra. O professor receberá certificado registrado pela Secretaria de Meio ambiente totalizando a carga horária de todo o Projeto desenvolvido.


11. Cada escola ficará responsavel em encaminhar a autorização de divulgação de imagem dos alunos e arquiva-las em sua escola para estarmos divulgando em páginas e notícias de jornais referentes ao Programa Ipiranga Sustentável, bem como em passeios e viagens.

12. Os alunos precisam totalizar o valor acima de 100 pontos na gincana ambiental para participar da atividade de encerramento.



c) ALUNOS DE ENSINO MÉDIO: “DO RIO AO RIO”

Na etapa de ensino médio é desenvolvido da seguinte forma:

1. É escolhida a turma de 6º a 9° ano e ensino médio para trabalhar diretamente com o Projeto Ipiranga Sustentável, montando um grupo ambiental e se comprometendo a repassar aos demais alunos da escola as atividade, palestras, e ações ambientais realizadas pelo mesmo.

2. O objetivo principal é a consciêntização ambiental; e a reflexão sobre os principais eixos relativos ao meio ambiente, tais como: Cuidados com o resíduo e seu descarte, água, energia, horta sustentável, diversidade animal entre outros. Acontecendo a cada mês conforme o cronograma, coleta de água de rios próximos a escola para análise do mesmo e estudo das principais causas de poluentes, também sugestões para limpeza e recuperação. A turma participará de visitas técnicas, ações, campanhas, entre outras.

3. Cada mês o professor(a) Daniele Cristina Costa Oliveira junto a professora regente de turma do grupo ambiental irá trabalhar uma das cartilhas conforme cronograma. Sendo os temas descritos no cronograma (páginas 8 a 16)

4. Os alunos participaram de atividades previamente avidas em parceria com a Sanepar, tais como análise e controle ambiental de um dos rios da região.

5. Cada professora responsável pela turma ficará responsavel em encaminhar a autorização de divulgação de imagem dos alunos e arquiva-las em sua escola para estarmos divulgando em páginas e notícias de jornais referentes ao Programa Ipiranga Sustentável, bem como em passeios e viagens.

6. Os alunos precisam totalizar o valor acima de 75% de presença nas atividades para participar da atividade de encerramento.


d) ALUNOS DE GRUPO DOCENTE: EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL

Na etapa de FORMAÇÃO DE DOCENTES é desenvolvido da seguinte forma:
1. É escolhida a turma do 2º(segundo ano do grupo docente) para trabalhar diretamente com o Projeto Ipiranga Sustentável, montando um grupo ambiental e se comprometendo a repassar aos demais alunos da escola as atividade, palestras, e ações ambientais realizadas pelo mesmo.

2. O objetivo principal é a consciêntização ambiental; e a reflexão sobre os principais eixos relativos ao meio ambiente, tais como: Cuidados com o resíduo e seu descarte, água, energia, horta sustentável, diversidade animal entre outros. Acontecendo a cada mês conforme o cronograma, Oficinas de confecção de materiais para uso em sala de aula. A turma participará de visitas técnicas, ações, campanhas, entre outras.

3. Cada mês o professor(a) Daniele Cristina Costa Oliveira junto a professora regente de turma do grupo ambiental irá trabalhar uma das cartilhas conforme cronograma. Sendo os temas descritos no cronograma (páginas 8 a 16)

4. Cada escola ficará responsavel em encaminhar a autorização de divulgação de imagem dos alunos e arquiva-las em sua escola para estarmos divulgando em páginas e notícias de jornais referentes ao Programa Ipiranga Sustentável, bem como em passeios e viagens.

5. Os alunos precisam totalizar o valor acima de 75% de presença nas atividades para participar da atividade de encerramento.

Objetivos

Gerais:

Tem por finalidade promover a educação ambiental, conforme recomenda a lei n° 9.795 de 27 de abril de 1999, art. VI que determina “a sociedade como um todo, manter atenção permanente formação de valores, atitudes e habilidades que propiciem a atuação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais”.

Específicos:

• Promover ações envolvendo toda a comunidade escolar que contribua para a melhoria do meio ambiente e o cooperativismo entre os membros envolvidos.
• Instituir uma cooperativa fictícia para desenvolver atividades de referência, visando lucros para a realização de futuros passeios com os envolvidos nas cooperativas.
• Reduzir, reaproveitar e reciclar o maior número de materiais recicláveis.
• Mobilizar a comunidade local sobre a separação de lixo reciclável.
• Realizar atividades que despertem o olhar crítico para questões ambientais.
• Incentivar aos alunos a adoção de posturas e hábitos de proteção ao meio ambiente, seja em casa, seja na escola, e por onde eles forem.
• Reduzir a produção de lixo na Escola, além de implantar ações de reaproveitamento e reutilização do que for possível.
• Recuperação e analise da água de um dos rios da nossa região.

Metas a atingir:

• Diminuir o número de resíduos enviados ao aterro sanitário de Ipiranga.
• Desenvolver a educação ambiental em todas as escolas, desde creche a ensino fundamental.
• Conscientizar a população sobre a Importância da preservação ambiental.Esperamos este ano atingir ou ultrapassar 4 toneladas de recicláveis arrecadados nas escolas municipais, reduzindo o material reciclável enviado para o aterro sanitário, lançar a feirinha verde, onde acontecerá a troca de materiais recicláveis por verduras e artesanato, blitz de mobilização ambiental na cidade, palestras e reuniões de incentivo a preservação ambiental, Inicio da coleta seletiva no município, parcerias com empresas privadas de apoio ao programa Ipiranga Sustentável.

Cronograma

Físico:

ATIVIDADE DESENVOLVIDA:
ENTREGA DE MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR E REALIZAR ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA. ENTREGA DA FICHA DE INSCRIÇÃO DO PROGRAMA QUE DEVERÁ SER ENTREGUE ATÉ INICIO DE ABRIL. Nº: 01

EM QUE MÊS ACONTECERÁ:
MARÇO

QUEM REALIZARÁ:
COORDENADORA DO PROJETO

OBSERVAÇÕES:
SERÁ FEITA UMA EXPLICAÇÃO EM PARTICULAR COM A PROFESSORA DO PROGRAMA, E ENTREGA DO CADERNO DE ORIENTAÇÕES JUNTO COM O MATERIAL DE APOIO PEDAGÓGICO. ENTREGA DA FICHA DE ADESÃO QUE DEVERÁ SER ENCAMINHADA PARA A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE ATÉ O INÍCIO DE ABRIL (PÁGINA 33)









ATIVIDADE DESENVOLVIDA:
*A. COTAÇÃO DE HISTÓRIAS SOBRE O TEMA SUSTENTABILIDADE COM ALUNOS DO CMEI E PRE ESCOLA.
*B. PALESTRA SOBRE SUSTENTABILIDADE, ABERTURA DO PROJETO EM 2016 COM TODOS OS ALUNOS QUE PARTICIPARÃO DO PROGRAMA, CÍRCULO DE DIÁLOGO SOBRE QUESTÕES AMBIENTAIS COM OS ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL QUE IRÃO COMPOR O GRUPO AMBIENTAL DA ESCOLA.
*C.VISITA A SANEPAR COM PALESTRA SOBRE SUSTENTABILIDADE E CUIDADOS COM A ÁGUA EM PONTA GROSSA. COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO QUE DESENVOLVERÃO O PROJETO “RIO AO RIO”.
*D.PALESTRA SOBRE SUSTENTABILIDADE E FUNÇÃO DO PROFESSOR EM TRABALHAR EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SALA DE AULA. APRESENTAÇÃO DE EXEMPLOS DE COMO DESENVOLVER ATIVIDADES SOCIO AMBIENTAIS EM SALA DE AULA DO PROJETO EDUCADORES SUSTENTAVEIS. Nº: 02

EM QUE MÊS ACONTECERÁ:
ABRIL

QUEM REALIZARÁ:
COORDENADORA PROGRAMA E SANEPAR
OBSERVAÇÕES:
ABERTURAS OFICIAIS DO PROGRAMA CADA UM EM SUA ESCOLA CONFORME O CRONOGRAMA ENCAMINHADO

DESAFIO PEDAGÓGICO: PESQUISA DE DIAGNÓSTICO AMBIENTAL COM ALUNOS. (PÁGINA 28 E 29) ENCAMINHAR PARA A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE ATÉ DIA 02/05.


ATIVIDADE DESENVOLVIDA:
PALESTRA SOCIO AMBIENTAL COM TEMA: SOU DEZ COM O MEIO AMBIENTE
CARTILHA 1:O que é Meio ambiente,
CARTILHA 2: Uso de recursos naturais,
CARTILHA 3: A produção do campo e o consumo consciente de alimentos pela cidade,
CARTILHA 4: Cooperação ambiental e como trabalhar em grupo, em prol de um mundo mais sustentável. Nº: 03

EM QUE MÊS ACONTECERÁ:
MAIO

QUEM REALIZARÁ:
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE

OBSERVAÇÕES: SERÁ DESENVOLVIDA AS PALESTRAS EM TODOS OS GRUPOS DE ACORDO COM SUA FAIXA ETÁRIA. TENDO COMO ATIVIDADE EXTRA:
• Grupo A: PASSEIO DE ONIBUS PELA CIDADE PARA OBSERVAR A PAISAGEM.
• Grupo B: BRINCADEIRA AMBIENTAL
• Grupo C: REALIZAÇÃO NESTE DIA A ANÁLISE DE ÁGUA.
• Grupo D: REALIZAÇÃO OFICINA DE MATERIAL PEDAGÓGICO USANDO SUCATA.

DESAFIO PEDAGÓGICO: LEITURA DO MATERIAL DE APOIO DO AGRINHO COM REDAÇÃO E DESENHO, ENCAMINHAR PARA A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE ATÉ 01 DE JULHO.




ATIVIDADE DESENVOLVIDA:
PALESTRA SOCIO AMBIENTAL COM TEMA: SOU CONSCIENTE COM MEU RESÍDUO
CARTILHA 5: O que é lixo? Resíduos gerados pela população e sua classificação, destinação correta, entrega de embalagens de agrotóxicos, PGRS.
Nº: 04

EM QUE MÊS ACONTECERÁ:
JUNHO

QUEM REALIZARÁ:
COORDENADORA DO PROGRAMA

OBSERVAÇÕES: SERÁ DESENVOLVIDA AS PALESTRAS EM TODOS OS GRUPOS DE ACORDO COM SUA FAIXA ETÁRIA. TENDO COMO ATIVIDADE EXTRA:
• Grupo A E B: CONFECÇÃO DE BRINQUEDO FEITO DE SUCATA.
• Grupo C: REALIZAÇÃO NESTE DIA A ANÁLISE DE ÁGUA.
• Grupo D: REALIZAÇÃO OFICINA DE MATERIAL PEDAGÓGICO USANDO SUCATA.


DESAFIO PEDAGÓGICO: REDAÇÕES E DESENHOS DO PROGRAMA ASSOCAMPOS (FOLHA PRÓPRIA ENCAMINHADA JUNTAMENTE COM ORIENTAÇÕES E REGULAMENTO AS ESCOLAS QUE DEVERÁ ENCAMINHAR PARA A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE ATÉ 01 DE JULHO.




ATIVIDADE DESENVOLVIDA:
PALESTRA SOCIO AMBIENTAL COM TEMA: DIVERSIDADE ANIMAL
CARTILHA 6: Animais domésticos e selvagens em nossa fauna. Guarda responsável e consciente ao adotar um animalzinho, principais cuidados, vacinas e doenças.
CARTILHA 7: Como o resíduo humano pode causar problemas aos animais quando destinado em local impróprio.
Nº: 05

EM QUE MÊS ACONTECERÁ: AGOSTO

QUEM REALIZARÁ:
COORDENADORA DO PROGRAMA

OBSERVAÇÕES: SERÁ DESENVOLVIDA AS PALESTRAS EM TODOS OS GRUPOS DE ACORDO COM SUA FAIXA ETÁRIA. TENDO COMO ATIVIDADE EXTRA:
• Grupo A e B: 3º DIA DE CAMPO LIMPO (ONDE A ENTRADA SERÁ 4 GARRAFAS PET)
• Grupo C: REALIZAÇÃO NESTE DIA A ANÁLISE DE ÁGUA.
• Grupo D: REALIZAÇÃO OFICINA DE MATERIAL PEDAGÓGICO USANDO SUCATA.

DESAFIO PEDAGÓGICO: DESENHO DE CUIDADOS DE ANIMAIS NO FOLDER ILUSTRATIVO CONFECCIONADO PARA DISTRIBUIÇÃO ENTRE A POPULAÇÃO, ENCAMINHAR ATÉ O DIA 01 DE SETEMBRO PARA A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE.











ATIVIDADE DESENVOLVIDA:
PALESTRA SOCIO AMBIENTAL COM TEMA:
CARTILHA 8: Arborização, principais espécies, leis sobre cortes de Árvores nativas, CAR, sementes e formas de viveiros em casa.
Nº: 06

EM QUE MÊS ACONTECERÁ:
SETEMBRO

QUEM REALIZARÁ:
Coordenadora do Programa

OBSERVAÇÕES: SERÁ DESENVOLVIDA AS PALESTRAS EM TODOS OS GRUPOS DE ACORDO COM SUA FAIXA ETÁRIA. TENDO COMO ATIVIDADE EXTRA:
• Grupo A e B: CINEMINHA AMBIENTAL
• Grupo C: REALIZAÇÃO NESTE DIA A ANÁLISE DE ÁGUA.
• Grupo D: REALIZAÇÃO OFICINA DE MATERIAL PEDAGÓGICO USANDO SUCATA.


DESAFIO PEDAGÓGICO: Catálogo de mostra de árvores. (página 34) ENTREGAR ATÉ DIA 03 DE OUTUBRO PARA A SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE.




ATIVIDADE DESENVOLVIDA:
PALESTRA SOCIO AMBIENTAL COM TEMA: É SEU É MEU É NOSSO
CARTILHA 9: Cuidados com o patrimônio público, degradação dos espaços e escolas municipais, quem perde com o vandalismo.
Nº: 07

EM QUE MÊS ACONTECERÁ:
OUTUBRO

QUEM REALIZARÁ:
Coordenadora do Programa

OBSERVAÇÕES: SERÃO DESENVOLVIDAS AS PALESTRAS EM TODOS OS GRUPOS DE ACORDO COM SUA FAIXA ETÁRIA. TENDO COMO ATIVIDADE EXTRA:
• Grupo A e B: BRINCADEIRA AMBIENTAL
• Grupo C: REALIZAÇÃO NESTE DIA DA ANÁLISE DE ÁGUA.
• Grupo D: REALIZAÇÃO OFICINA DE MATERIAL PEDAGÓGICO USANDO SUCATA.


DESAFIO PEDAGÓGICO: Escolher um espaço da escola para melhorar e elaborar um plano que seja possível executar. SERÁ OBSERVADO NA PRÓXIMA VISITA.












ATIVIDADE DESENVOLVIDA:
ENCERRAMENTO
Nº: 15

EM QUE MÊS ACONTECERÁ: FINAL DE NOVEMBRO OU INÍCIO DE DEZEMBRO


QUEM REALIZARÁ: GRUPO AMBIENTAL

OBSERVAÇÕES: O AMIGO SECRETO SERÁ FEITO DA SEGUINTE FORMA, CADA GRUPO AMBIENTAL IRÁ CONFECCIONAR ALGO PARA O GRUPO AMBIENTAL SORTEADO: PODENDO SER UM CARTAZ, UMA MÚSICA, UMA POESIA,ETC..

CARTILHA DO MÊS TRABALHADA PELO PROFESSOR:
COORDENADORA IRÁ TRABALHAR A ULTIMA CARTILHA 10 “RECICLAGEM HUMANA”

DESAFIO PEDAGÓGICO: AMIGO SECRETO ENTRE AS ESCOLAS, CONFECÇÃO DE UM PRESENTE SUSTENTÁVEL.

Financeiro:

Doações de empresas privadas: 4000,00
Material de consumo dotação publica: 6000,00

Orçamento:

Orçamento físico:coordenadora do programa e demais professores responsáveis
Material gráfico e de consumo para confecção de material de expediente

Beneficiários Diretos:

A população que será beneficiada diretamente são os alunos das escolas de rede municipal que totalizam 1500 alunos e suas respectivas famílias, e toda população do Município que serão beneficiados com a coleta seletiva de nosso município totalizando aproximadamente 14150 habitantes. Visto que a cólera seletiva será implantada em toda rede urbana de nosso município e os pontos de coletas estão dispostos em locais estratégicos em área rural.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade local.

Resultados:

Aproximadamente:
2 toneladas de recicláveis arrecadados em 2013.
4 toneladas de recicláveis arrecadados em 2014.
5 toneladas de recicláveis arrecadados em 2015.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos