Banco de Projetos

Projeto de Implementação de Educação Ambiental no Parque Ecológico Farroupilha

Ano / Edição: 2015
Município: Matelândia
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de Matelândia

Diagnóstico

O projeto proposto visa implementar três ações pontuais de Educação Ambiental no Parque Ecológico Farroupilha – PEF, que serão disponibilizados para a população do município de Matelândia e região.
A primeira ação a ser implementada, é o projeto “ASPECTOS BOTÂNICOS COMO SUBSÍDIO A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ECOLOGICO FARROUPILHA”.
Este projeto é um estudo que foi realizado numa parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Matelândia e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR Campus de Medianeira, com o objetivo de fornecer informações botânicas, para elaboração de roteiros interpretativos nas trilhas do PEF.
A segunda ação, é a implementação do projeto “DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ECOLÓGICO FARROUPILHA”.
Este projeto ocorreu numa parceria semelhante ao projeto anterior, e tem por objetivo proporcionar aulas práticas para classes escolares de todos os níveis , com conteúdos vinculados a grade curricular das Escolas do município.
A terceira ação é “MELHORAR A INFRAESTRUTURA DA SALA VERDE”, que está situada no PEF. A melhoria aqui proposta se refere à aquisição de móveis, equipamentos e material de apoio.

Descrição

No projeto “ASPECTOS BOTÂNICOS COMO SUBSÍDIO A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ECOLOGICO FARROUPILHA”, foram marcados 30 indivíduos ao longo das trilhas, totalizando, pelo menos, 25 espécies arbóreas. Para cada árvore marcada, serão fornecidos o nome popular, o nome científico e a família; informações que serão disponibilizadas em placas de identificação individuais.
Também serão elaborados textos que possibilitarão a confecção de 7 painéis com informações sobre o tipo de vegetação, histórico de uso das matas da região, histórico do PEF, importância da conservação dos remanescentes de vegetação natural da região e manejo de unidades de conservação.
As espécies marcadas serão classificadas quanto ao grupo ecológico, pioneiras e não-pioneiras, e quanto à síndrome de dispersão, zoocóricas, anemocóricas e autocóricas. Em relação à importância econômica, a classificação apontará as espécies indicadas para restauração de áreas degradadas, as madeireiras, as de uso medicinal e aquelas com características ornamentais.
O projeto “DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ECOLÓGICO FARROUPILHA”, foi discutido com professores de escolas da rede pública, para definir as práticas que atendam o conteúdo abordado em sala de aula, com a utilização do PEF como um laboratório a céu aberto, proporcionando melhor compreensão acerca do tema estudado em sala de aula.
As práticas definidas foram: Observação das Interações Ecológicas;Influência do Dossel na Mata;Diversidade de Espécies – Análise da Textura Foliar;Diversidade de espécies – Análise de Troncos;Conhecendo a Atlântica;Trilha Sensorial;A Fauna Presente no Parque, que estão descritas detalhadamente no estudo já realizado.
As práticas serão realizadas por monitores no percurso da trilha interna do PEF, e como controle será necessário agendar a visita por parte das instituições ou pessoas responsáveis.
As práticas serão disponibilizadas em folders para as escolas, contendo as práticas disponíveis com um resumo do conteúdo abordado e o público sugerido.
As visitas serão pré-agendas, para melhor preparação das atividades.

Objetivos

Gerais:

Promover ações de Educação Ambiental aos visitantes e freqüentadores do Parque Ecológico Farroupilha.

Específicos:

 Implementar o projeto “ASPECTOS BOTÂNICOS COMO SUBSÍDIO A INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ECOLOGICO FARROUPILHA”;
 Implementar o projeto “DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PARQUE ECOLÓGICO FARROUPILHA”;
 Promover a melhorias na SALA VERDE, com a aquisição de móveis e equipamentos.

Metas a atingir:

Proporcionar no mínimo uma visita agendada para todas as classes escolares do município durante o ano.

Cronograma

Físico:

Meses/
Atividades Out/2014 Nov/2014 Dez/2014 Jan/2015 Fev/2015 Mar/2015
Definição de arte das placas e painéis X X
Elaboração de arte gráfica do folder X X
Contratação de serviços de gráfica X X
Aquisição de móveis e equipamentos X X X
Aquisição de placas e painéis X X
Aquisição de coleção de DVD,s X X
Instalação de placas e painéis X X X
Treinamento dos monitores que trabalharão no projeto X
Reunião com os envolvidos para avaliação do cronograma de execução do projeto X X X X X
Início das atividades de EA aberta as escolas e população

X

Financeiro:

Item Unidade Quantidade Valor unitário Valor total (R$)
Mesa em MDF, comprimento 1,8 m, largura 0,9m e altura 0,7 Unid. 3 350,00 1.050,00
Cadeiras sem braço, injetada em MDF, fixa, 4 pés. Unid. 30 110,00 3.300,00
Placas em madeira com os nome das espécie, medindo 15x50cm, com palanque de 1,70m Unid. 20 50,00 1.000,00
Placas em madeira, com imagem e informações sobre informações ecológicas, medindo, 20x60cm, com palanques 1,70m Unid. 10 60,00 600,00
Painéis de lona medindo 60x90cm, fixados em palanques de madeira de 2,20m. Unid. 7 300,00 2.100,00
Coleção elaborada para o trabalho com a sociedade, crianças, adolescentes e material de auxilio para
os profissionais, composta por 20 DVD’s, que abordam os diversos temas com relação ao meio
ambiente como água, lixo, reciclagem, poluição, novas tecnologias, mudanças climáticas, problemas e
soluções, entre outros temas de suma importância. Editora Terra do Saber. Coleção 1 1.000,00 1.000,00
Mesa de madeira de 4 metros de comprimento Unid. 1 1.450,00 1.450,00
Microfone com fio. Unid. 2 300,00 600,00
Folder explicativo com mapa do local e as atividades desenvolvidas no PEF, tamanho 45X32cm duas faces, impressão colorida 4x4, papel couchê 115 g. Milheiro 5 400,00 2000,00
Criação de design gráfico. Unid. 1 500,00 500,00
Arquivo de aço 4 gavetas. Unid. 1 700,00 700,00
Armário em aço Unid. 1 700,00 700,00

Orçamento:

R$ 15.000,00 (quinze mil reais)

Beneficiários Diretos:

Alunos da rede municipal e estadual de educação.

Beneficiários Indiretos:

População em geral que visita o PEF.

Resultados:

O projeto ainda não foi implementado 100%, fato que impossibilita apresentar os resultados

Anexos

Banco de Projetos