Banco de Projetos

Eduacação Ambiental como atitude e prática de vida

Ano / Edição: 2015
Município: Cianorte
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Direta

Diagnóstico

A cidade de Cianorte foi desmembrada de Peabiru possuindo uma área total de território de 803,232 Km². Está a uma altitude de 543 metros, estando 501,26 Km de Curitiba, capital do Paraná. A população estimada segundo dados do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES é de 75.360 habitantes, possuindo 51.885 eleitores.
No interior do Paraná, na região conhecida como Norte novíssimo a noroeste do Estado, mostra uma relação ambígua da sociedade Cianortense com a natureza, ao longo da curta existência do município que foi fundado em 26 de julho de 1953. Várias ocorrências que envolvem suas matas têm sido notícia na imprensa local e estadual, seja por derrubada da floresta ou em defesa dela. A sua população tem vivido esta dualidade ao longo dos anos.
Cianorte, assim como outros municípios do Norte do Paraná, foi colonizada pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP), empresa de origem inglesa que adquiriu grandes áreas de matas na região, organizou a infraestrutura e comercializou os lotes, atraindo grande massa de imigrantes, em sua maioria, do Nordeste brasileiro e também dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. O próprio nome da cidade ―origina-se da abreviação da empresa colonizadora da região Companhia Melhoramentos do Norte do Paraná, que está umbilicalmente ligada às origens da cidade. Esta sigla ―CIA NORTE foi adotada pela empresa para facilitar as comunicações nos primeiros tempos e era também como endereço telegráfico.
Ao redor da área urbana do Município de Cianorte – PR, encontra-se o Parque Cinturão Verde de Cianorte, compreendendo, atualmente, a área de 523 hectares. O PCVC está composto, atualmente, por vários lotes urbanos subdivididos em cinco principais módulos Fantasminha, Corujinha, Perobas, Cristalino e Manduhy.
A região, originalmente, apresentava cobertura vegetal exuberante, compondo parte da Floresta Semidecidual. O clima que predomina na região, segundo a classificação de Köppen, é do tipo Cfa, subtropical úmido mesotérmico, caracterizado por apresentar verões quentes e geadas pouco freqüentes, com tendência à concentração das chuvas nos meses de verão, sem estação seca definida. A temperatura média anual está entre 21 e 22ºC, e o mês mais quente (fevereiro) apresentam temperatura entre 24 a 25ºC e no mês mais frio (julho), a temperatura varia de 17 a 18ºC (IAPAR, 2008).

Descrição

Cianorte tem quatro vezes mais área verde por habitante do que o recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Seu Cinturão Verde possui 523 hectares de fragmentos florestais de riquíssima biodiversidade e é a Segunda Maior Reserva Florestal Urbana do País. Além disso, a cidade também privilegia o verde em praças, ruas e avenidas com um traçado urbano modelo.
Este projeto prevê a utilização da Educação Ambiental como instrumento de preservação do nosso Parque enfatizando a importância do mesmo e a importância de sua biodiversidade. Um trabalho que passou a ser contínuo e não apenas para comemorar eventos pontuais como o Dia da Árvore ou a Semana do Meio Ambiente. Nessas datas, a educação ambiental é reforçada, mas tornou-se um projeto efetivo desenvolvido ao longo de todo ano utilizando um calendário ambiental no qual cada mês é trabalhado um tema diferente.

Objetivos

Gerais:

Atingindo todos os níveis de ensino e conscientizando toda a população com ações que envolvem palestras, visitas ao parque, cursos técnicos de educação ambiental, plantios de árvores, blitz ecológicas, intercâmbios com outros municípios, atividades de sensibilização da população, produção de materiais didáticos e de marketing (como folders, camisetas e bonés). De forma lúdica e bastante clara, são distribuídos materiais explicativos mostrando a importância da reciclagem, descrevendo a flora e a fauna, ensinando de maneira simples a preservar a natureza e, ainda, interagindo com as crianças, principal alvo do projeto.
Todas as atividades envolve alunos das escolas Municipais, Estaduais, Particulares e Classe Especial do município. O Parque Municipal Cinturão Verde é utilizado sempre como o alvo principal das nossas atividades. Em media atendemos anualmente direta e indiretamente 10.000 pessoas de todo município e distritos.

Específicos:

 Realização de Palestras em escolas municipais/ estaduais/ particulares e entidades;
 Limpezas em rios;
 Plantios de árvores;
 Mostra Cientifica do Parque Municipal Cinturão Verde, evento reúne cerca de 3000 pessoas, com 30 projetos em exposição os alunos e professores apresentam os trabalhos desenvolvidos durante o ano em prol do meio ambiente. Os três melhores projetos das 5 categorias são premiados com uma viajem ecológica os professores e os alunos e prêmio para a escola também como notebook, ar condicionados, TVs, aparelhos de data show;
 Implantação do projeto recicla nos distritos, antes do projeto a reciclagem era feita apenas no município de Cianorte, e os distritos não contemplava através deste projeto os alunos, professores e a bióloga da Secretaria de meio ambiente saíram nas ruas do distrito para divulgar que a partir de então a população deveria realizar a separação do lixo orgânico do reciclado que o material reciclado seria encaminhado para a associação dos agentes ambientais de reciclagem, mensalmente são coletados aproximadamente 15 toneladas de material reciclado nos distritos, material este que ia para o aterro sanitário;
 Mini cursos de fotografias da natureza no interior do Parque;
 Apoio na elaboração de Projetos escolares na área ambiental, com orientação técnica e ajuda de custo nos orçamentos;
 Implantação do projeto Lançamento do Eletrônico, iniciado em dezembro de 2011, no qual o projeto arrecada 50 toneladas de lixo eletrônico/ano, lixo este fácil ser encontrado jogado em estradas rurais do município e até no entorno do Parque. Através deste projeto a população consegue destinar seu lixo eletrônico corretamente, é disponibilizado um barracão e um funcionário toda quinta feira das 14h as 16h para receber o material levado pela população.
 Projeto destine seu resíduo no lugar adequado, através de contratação de equipes terceirizadas os munícipes conseguem destinar todos os tipos de resíduos gerados em residências que a Sanepar não coleta, tais como: Móveis velhos, madeiras, galhadas, entulhos e eletroeletrônico;
 Acompanhamento da fauna Silvestre dos animais do Parque Campanha NÃO ALIMENTE OS ANIMAIS SILVESTRES no entorno do Parque, orientamos os moradores a não alimentar os animais e a acondicionar seus lixos em lixeiras fechadas, para maior segurança dos animais. Levantamento feito pela própria Divisao de Educação Ambiental aponta aproximadamente 90 morte de animais silvestres por ano.
 Monitoramento da fauna Silvestre aproximadamente 133 animais silvestres catalogados por ano. Onde 70 destes necessitaram de atendimento veterinário no qual foram atendidos por veterinários especializados. Os animais foram reabilitados catalogados e soltos de volta ao seu habitat natural no P.M.C.V.

Metas a atingir:

O presente Projeto tem como meta atender diretamente 200 crianças/ mês no Centro de Educação Ambiental, e atender indiretamente nas escolas, entidades e centros de educação infantil cerca de 300 crianças/ mês. Totalizando 500 alunos/ mensais e aproximadamente 6000 anuais.
Transformar a partir da Educação Ambiental a mudança de hábito das pessoas quanto aos cuidados com o meio ambiente, separação de lixo e mudança de atitude visando os cuidados do meio ambiente como atitude e prática de vida.
Por tratar-se de programa, seu caráter é continuado, além do que os excelentes resultados apresentados motivam a administração inclusive a ampliar as metas anuais de atendimento e investimentos.

Cronograma

Físico:

Atendimento de 6000 alunos por ano.

Financeiro:

162.000,00/ ano

Orçamento:

2015

Beneficiários Diretos:

Alunos das escolas Públicas do Município de Cianorte

Beneficiários Indiretos:

População em geral

Resultados:

• Atendimento a 6.000 crianças em escolas/ entidades do município;
• Atender os usuários das pistas de caminhadas, incentivando e dando melhor condição de vida para os mesmos;
• Tornar o contato com o meio ambiente harmonioso principalmente visando os benefícios que o Parque Municipal de Cinturão Verde traz para a comunidade;
• Garantia do bem estar e mais saúde para as pessoas;
• Preservação da Mata existente e aumento de áreas verdes que antes estavam degradadas ;

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos