Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Teia da Cidadania – O uso sustentável da preservação dos recursos naturais no contexto sociocultural, muda à rotina dos assaienses

Ano / Edição: 2015
Município: Assaí
Função de Governo: Agricultura

Administração Indireta:

Aparecida Maria Silva de Lima

Diagnóstico

Teia da Cidadania – O uso sustentável da preservação dos recursos naturais no contexto sociocultural muda a rotina dos assaienses, é uma nova estratégia da gestão municipal, preocupada com a questão do enfrentamento do meio ambiente, gestão de renda e a relação da sustentabilidade das atividades humanas, seja produzindo ou consumindo. Fenômeno este, de ampla incidência de encontrar alternativas para preservar os recursos naturais locais, visto apenas não como uma questão ambiental, mas antes de tudo como um problema na questão da vida humana, comprometendo a dinâmica da natureza.
O grande foco da implantação desse projeto como política pública é priorizar a conscientização dos produtores rurais, artesãos (composta pela maioria do sexo feminino que conduz as tarefas domesticas, como também a situação econômica) e a sociedade para contribuir na mudança de preocupar-se com a degradação ambiental e os efeitos produzidos em nossas seções: Paineira, Jangada, Café Forte, Guarucaia, Cerro Leão, etc., que pode ser prevenida por envolvimento de todos em repensar sobre a agricultura convencional, como espaço de participação na luta pela ampliação dos direitos culturais, sociais, na luta da proteção de nossa natureza.
Toda quarta-feira a Teia como uma unidade acontece em frente a Igreja Matriz de Assaí, na Avenida Rio de Janeiro, atendendo a população na venda de: abóbora, tomate, limão, laranja, mexirica, alface, rúcula, cebolinha, salsinha, mandioca, couve, brócolis, frango caipira, queijo, pamonha, pão caseiro, tortas, sonho, pastéis, peixe frito, sushi, conservas (pimenta, gengibre), arroz japonês, doces, salgados, bandeja de ovos, suco de laranja, pimentão,polpa de frutas, gengibre e artesanatos em geral (panos de prato, bolsas, toalhas de banho e rosto, toalhas para bebê, cachecol, chinelos, guarda volume de carros, tapetes) e flores de diversas qualidades.
Nesse contexto, foi necessária uma capacitação para entendermos o que é a intervenção com novas práticas de sustentabilidade e como efetuar uma análise dos problemas ambientais em cada seção para se respeitar o meio ambiente, pois não temos mais tempo, o futuro é agora.
Portanto, sustentabilidade é: todas as ações destinadas a manter as condições energéticas, informacionais, físico-químicas que sustentam todos os seres, especialmente a Terra viva, a comunidade de vida e a vida humana, visando a sua continuidade e ainda a atender as necessidades da geração presente e das futuras de tal forma que o capital natural seja mantido e enriquecido em sua capacidade de regeneração, reprodução e coevolução (Boff, 2012).

Descrição

Esse projeto da Teia da Cidadania iniciou-se em Agosto de 2013 com estudos e orientações, com parcerias do Sindicato Rural Patronal e a ONG Assahi, que possibilitou o andamento das ações tendo como eixo como preservar o meio ambiente na hora do plantio dos produtos a serem utilizados na feira com o foco na geração de trabalho e renda, integração da família na zona rural, desenvolvimento na seção por meio de ações sustentáveis, vinculadas ao respeito ao meio ambiente os investimentos que deveriam ser efetuados na propriedade rural, organização e planejamento de ações conjuntas sobre as barracas, capacitação sobre os cursos de alimentos, cuidado com a água, otimização de recursos, a contrapartida da Prefeitura Municipal que cederia o espaço para realização e articulação do evento.
O primeiro foco é entender o respeito ao meio ambiente e que “A sustentabilidade, representada pelo desenvolvimento sustentável, é aquela que aborda o atendimento das necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações” (ONU, 1987, adaptado pelos autores).
É urgente repensar como otimizar os recursos próprios e dividir responsabilidades, alertando sobre a prevenção do meio ambiente na hora do plantio e cada um incluir na sua agenda um pensar e agir em seu contexto com mudanças de valores, atitudes e comportamentos, assim deve se propor a redução dos impactos ambientais com tratamento adequado ao plantio dos produtos a serem utilizados na feira.
Em parceria com o Sindicato Patronal, observou-se a vontade de sempre se querer mais conhecimentos nesta área, mas com um repensar, todos, envolvidos no objetivo de preservar os recursos naturais locais, com uma atenção básica nos produtos, que vão ofertar para os consumidores e ter consciência do quanto a natureza está sendo destruída, pois muitos poucos se preocupam em reflorestar as áreas ocupadas com as queimadas, que causam resultados de grandes danos, porque elas são responsáveis por grande parte da emissões de CO², um dos causadores do aquecimento global, lembrando que muitos agricultores jogam poluentes nas minas e nos rios, apesar que deve se destacar que o Estado do Paraná se preocupa com a questão ambiental ao ter em sua política pública o aprimoramento das Leis Ambientais, como o Programa Mata Ciliar e Paraná Biodiversidade.
Esse projeto recebeu da Câmara Municipal de Assaí, fundamentado no art. 165, parágrafo 3º do Regimento Interno os votos de Congratulações pelo pioneirismo em expor os produtos do agricultores, artesãos de nossa cidade (25 de Fevereiro de 2014 – Amarildo Aparecido Correa, presidente da Câmara de Vereadores) .
O projeto trouxe impactos positivos para a conscientização da população sobre o meio ambiente e os consumidores com ofertas de produtos sem agrotóxicos.
Significamente contribui de forma na relação social e geração de renda para os artesãos e produtores com o intuito de ter melhores condições de vida e toda a população assaiense e entorno social está sendo beneficiada,tornando um espaço democrático de discussão e decisão. O potencial de mobilização de todos é entender o papel da coleta seletiva, diminuição do material reciclável enviado para o aterro sanitário, é dar vida ao planeta com aprender a cuidar, renovar o habitat, não jogar objetos em locais inapropriados, evitando possíveis doenças. O projeto recebeu a visita da Folha de Londrina na data de 25 de Junho de 2014 (Folha Norte Pioneiro), que publicou uma matéria com depoimentos de alguns produtores rurais e artesãos, consumidores sobre as mudanças que ocorrem, produtores artesão, sociedade em geral.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver um projeto que possibilite investigar e repensar sobre as relações da sustentabilidade, das atividades humanas, preservando o meio ambiente, seja um cidadão produzindo ou consumindo, comprometendo no mínimo a respeitar a dinâmica da natureza.

Específicos:

1. Encontrar alternativas de desenvolver uma política pública de inclusão social e desenvolvimento sustentável local.
2. Preservar os recursos naturais em suas seções (habitat).
3. Intervir com novas práticas de sustentabilidade locais no modo de pensar e agir sobre os atuais padrões de consumo que são ambientalmente insustentáveis.

Metas a atingir:

A curto prazo:
Sensibilização dos produtores rurais e artesãos em participar dos cursos ofertados gratuitamente.
Campanha de prevenção do respeito da natureza, visitando e mapeando as propriedades rurais dos que fazem parte da Teia da Cidadania.
A médio prazo:
Instituir uma parceria com a Escola Técnica Profissionalizante no curso Agronegócios (Levantamento efetuado da demanda que desejam estudar).
Criação do observatório municipal itinerante: olho vivo na cidadania.
A longo Prazo:
Instalação de uma infraestrutura para a Teia da Cidadania: produtores rurais e artesãos no centro de eventos Toyosaburo Ikeda.

Cronograma

Físico:

Agosto de 2013 – capacitação e visitas técnicas com os participantes;
Janeiro de 2014 à Dezembro de 2014: Fluxo de atendimento na Avenida Rio de Janeiro: 100%;
Janeiro de 2015 à Dezembro de 2015: desenvolver a sensibilização nos produtores rurais sobre o respeito ao meio ambiente com mudanças atitudinais: 50%.
Parceria governamental e não-governamental.

Financeiro:

Meta nº 1 Encontrar alternativas para desenvolvimento sustentável
Valor: Parceria com o Sindicato Patronal Rural (oficinas) e ONG Assahi.
Início previsto: 2013
Término previsto: contínuo
Resultados esperados
Município Assaí –PR
A curto prazo:
Possibilitar a inclusão social na realização das quatro oficinas com o Sindicato Rural Patronal sobre as produções em suas áreas rurais, respeitando a natureza, das condições sócio ambientais da região.
A médio prazo:
Sensibilizar o grupo de produtores rurais e artesãos com cursos ofertados pelo Sindicato Rural sobre o Meio Ambiente e orientações da EMATER, sobre sistema de produção e consumo mais sustentáveis.
A longo prazo:
Fomentar a matrícula de formação dos cidadãos no curso Agronegócios, ofertado pela Escola Técnica Profissionalizante (um ano e meio de formação).
Etapa nº1 Desenvolver e articular ações de respeito ao meio ambiente
Qualificar a equipe dos produtores rurais e artesãos para interagir na promoção e respeito do meio ambiente (produção dos alimentos).
Início previsto: Agosto de 2013
Término previsto: Julho de 2015
Materiais de consumo relacionados a 1ª etapa
Parceria com o Sindicato Patronal.
Materiais permanentes relacionados a 1ª etapa
Estrutura do Sindicato Patronal Rural e Secretaria de Cultura e Turismo.
Etapa nº 2
Oficina sobre plantios dos produtos EMATER e Secretaria de Meio Ambiente
Resultado esperado:
Capacitação dos produtores rurais e orientação aos artesãos.

Orçamento:

Parcerias com o Governo do Estado, EMATER, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Escola Técnica Profissionalizante.

Beneficiários Diretos:

Produtores rurais, artesãos e a família envolvida.

Beneficiários Indiretos:

População em geral.

Resultados:

Publicação no jornal folha de Londrina
Envolvimento dos produtores rurais e artesãos e suas famílias: socialização com o público, vínculos sociais e afetivos e a geração de renda.
Sensibilização da sociedade, que visita a feira na quarta-feira .
Promoção de parcerias no desenvolvimento na questão ambiental (Municipal e Estadual).
Envolvimento da Câmara de vereadores.

Anexos

Banco de Projetos