Banco de Projetos

Click Cultura: Novos tempos,novos olhares

Ano / Edição: 2015
Município: Assaí
Função de Governo: Cultura

Administração Indireta:

Aparecida Maria Silva de Lima

Diagnóstico

A Secretaria de Cultura e Turismo, implantada em 2013, enquanto política pública tem como premissa o intuito de levar conhecimento à população por meio da narrativa, ampliar a literatura oral dos nossos atores, oportunizando a publicação de fácil acesso neste site institucional criado pela Prefeitura, com internet gratuita para conexão de ampliar a leitura do ambiente local, reafirmando a proposta do Governo Municipal da inclusão social digital como instrumento importante da dimensão da democracia; como também o aprimoramento, a comunicação, uma releitura pela rádio comunitária Studio FM e o Jornal Sol Nascente. Portanto, o Projeto Click Cultura: novos tempos, novos olhares, vem disseminando cultura no município de Assaí, em que reconhece-se a importância deste banco de dados da memória viva dos atores sociais, onde se cria um espaço digital do fomento dos registros do conhecimento de cada participante que promove nova postura e valor importante sobre as raízes mais profundas da colonização e imigração assaiense, privilegiando e disponibilizando ao cidadão e a comunidade acessar o site, um instrumento de tecnologia e informação de empoderamento dos municípios. É um caminho alternativo para valorizar o idoso que hoje se encontra no quadro da exclusão social e cultural pela sociedade que o descarta pela sua idade; no entanto, tão rico de experiências significativas de mudança nesta crise de paradigmas que vivemos na luta da efetivação dos direitos culturais e sociais.

Descrição

Segundo Eric Hobsbann: “não há povo sem história ou que possa ser compreendido sem ela”. Nessa vertente esse recorte do Projeto Click Cultura: novos tempos, novos olhares, privilegiam o cidadão e a comunidade assaiense, porque possibilita observar a construção de uma micro-história que valoriza os contrastes no plano local na apreensão dos processos históricos que marcaram a epopeia assaiense desde 01 de Maio de 1932, valorizando o conhecimento da história oral, construída socialmente ao longo dos anos. Hoje a política pública com a criação da Secretaria de Cultura e Turismo oferece a semente da possibilidade e oportunidade com atenção integral de cultura e o direito ao acesso de participação a todos os seus munícipes, revendo a consciência dos homens, seus valores, padrões de comportamento, vínculos afetivos e relações sociais. O projeto tem como meta, de acordo com os atores sociais a construção da consciência, suas memórias,história do seu povo, expectador da história em ser um agente social que cria as condições para vivenciar uma atuação coletiva dos sonhos e de trajetórias significativas da memória viva em redescobrir a história da colonização de Assaí. A construção da memória local, com a lógica do pertencimento desses atores sociais, retrata as mudanças que ocorreram na vida de nossa gente:
Mario Ikeda:-Tenho muito orgulho de ser assaiense, enche e mexe com o meu coração participar da história da memória local...
Manoel Alves dos Santos:-Sapateiro sem lenço e sem documento, sem ser empregado e sem ser patrão, tenho o céu assaiense como o meu teto e o chão como o meu colchão...
Neuza Correia de Melo: Essa Terra de luz que é a base da felicidade, me dê esmola que como hoje, e me dê um trabalho que comerei todo dia....
O resultado, portanto, é refletir a relação entre o passado e identidade local de Assaí, um território abrangente do sistema da natureza, um registro do patrimônio histórico, economia, democracia, aspecto religioso, avanço na zona rural e mudanças na zona urbana, que conta com aproximadamente 16 360 habitantes, impulsiona ao desenvolvimento científico ,esse projeto vai constituindo em um banco de dados informações locais; desta conexão da memória viva sobre o entorno social para compreendermos o espaço onde vivemos, um território que assegure o direito à cultura local promovendo a dignidade humana. Assim nessa trajetória a história local possibilita a inter-relação do simples ao complexo, apresentando parte e a relação com o todo observando o seu pequeno mundo social, criando identidade a partir das relações humanas que constitui o processo da história local. Esse projeto está possibilitando o intuito de iniciar o processo da construção de uma política municipal a partir da realidade e estrutura da narrativa dos assaienses, busca-se alternativas para otimizar a rede cultural e ampliar o fomento da produção literária da colonização de Assaí, processo que tem exigência no Plano Nacional de Cultura, de aumentar o fomento à leitura na vida de nosso povo, uma oportunidade de transformação de seu papel social na busca da emancipação humana.

Objetivos

Gerais:

Desenvolver um projeto de associar a teoria e a prática indissociáveis do conhecimento da história oral no foco das vozes dos atores sociais, na atenção das raízes mais profundas de uma relação dialética, da colonização de Assaí, possibilitando a criação de um banco de dados da memória viva da realidade local de forma interativa, na busca do exercício da cidadania.

Específicos:

• Compreender o espaço onde vive, refletindo sobre as vozes dos atores sociais, na busca do exercício da cidadania pelo conhecimento da história oral de Assaí de forma interativa;
• Promover a construção de uma postura crítica do expectador da história em agente social, reavaliando os valores registrados pelos atores sociais, numa relação dialética sobre a realidade loca;.
• Incentivar a leitura e o direito a todos do acesso da informação da cultura local, regional, estadual e nacional no cenário global do estudo da memória social.

Metas a atingir:

A curto prazo:
Sensibilizar a participação dos atores sociais da comunidade na produção do estudo da memória viva, de uma micro-história da identidade e memória local.

A médio prazo:
Criar um site institucional para estabelecer a relação dialética das narrativas dos atores com a sociedade.
A longo Prazo:
Publicação das narrativas explicitando as ações em seus territórios.

Cronograma

Físico:

Etapa: Agosto/Dezembro de 2013 - elaboração do projeto
Fevereiro de 2014 a dezembro de 2014- Depoimentos sobre os seus vínculos em seus territórios
Janeiro de 2015.... contínuo
Os atores sociais que participaram do projeto:
Ano 2014 e 2015
MÁRIO IKEDA : As experiências significativas da MEMÓRIA VIVA de Mário Ikeda
ANTONIO MANOEL DE SOUZA – 77 anos, Um nordestino apaixonado por Assaí
LUIZ FRANCO DE LIMA – 93 anos, O palmeirense que se tornou filho de Assaí, desde 1942, Luiz Franco de Lima.
TAKAO AOKI - Memória viva dos fundamentos históricos da cultura democrática do ator social TAKAO AOKI.
MANOEL ALVES DOS SANTOS : 78 anos, Popular Mané Sapateiro.
SEVERINO FELIX PESSOA: Político e cidadão que ajudou a construir a história de seu povo.
NEUZA CORREIA DE MELO – 84 anos, um legado de memória viva.
ROBERTO TADANOBU MIYAHIRA - O pensamento do Engenheiro Roberto Tadanobu Miyahira
ZEQUIAS E LOURDES RUFINO DA SILVA – Buscando a diversidade nordestina na memória do casal.
SUMIE KAYAMORI TANO - O olhar da Terra do Sol Nascente de Sumie Kayamori Tano
GENI GOCCHI - 72 anos, uma estrela oriental que brilha na Terra do Sol Nascente
ELPIDIO FERREIRA DA SILVA - Mineiro de 100 anos, com coração de Assaiense
FRANCISCO SOARES E ANA SOARES - Memória do casal da solidariedade humana
ALI CHEHADE - Libanês , de coração assaiense
KATSUMI E ELENICE IMANO - O olhar da memória e identidade do casal de cultura oriental
MARIA FUKIKO KANO - Legado de uma professora no espaço rural
MARIA BENEDITO FELIPE – 100 Anos de memória da conhecida “ Dona Neguinha”
LUIZ RIBEIRO - O mineiro de 100 anos, amado e respeitado por todos os assaienses
PAULO KOBO – A cultura viva em Paulo Kobo

Financeiro:

Meta 1: Aumento em 60% da narrativa histórica dos munícipes para constituir uma coleta de dados ou arquivo de documentação histórico/local.
Valor: Parceria - Secretaria da Cultura e Turismo e Prefeitura de Assaí.

Orçamento:

Orçamento
Parceria com a prefeitura-assistente de comunicação para efetuar a publicação do texto, e a Secretaria de Cultura para fazer a visita nas residências dos atores sociais.

Beneficiários Diretos:

Sociedade em geral, ator social, família do depoente.

Beneficiários Indiretos:

População em geral: aprendendo a construção da Cultura sobre: fontes de dados, jornal, bibliotecas, pesquisas, TCC, produção de artigos.

Resultados:

• Publicação da micro história desses atores no livro: Assaí: Construindo o Espaço das Vozes, da Memória e Identidade Coletiva.
• Redescobrir a história da cidade com a produção das narrativas, tendo como ator social o idoso.
• Centralização na democratização do conhecimento
• Micro história da memória e identidade local
• Inclusão social do idoso no cenário local

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos