Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

O RESGATE E O INCENTIVO DAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS

Ano / Edição: 2015
Município: Santa Mariana
Função de Governo: Cultura

Administração Indireta:

SECRETARIA DE CULTURA

Diagnóstico

No ano de 2013 Santa Mariana começou a passar por grande processo de reestruturação nas diversas áreas que compõem a sua administração pública, com novas ações e também investimentos na área da saúde, educação, esporte, infraestrutura e também em no âmbito cultural. O Departamento de Cultura ligado a Secretaria de Educação começou a realizar um grande e intenso resgate das atividades culturais do município como, por exemplo, os desfiles cívicos e comemorativos, carnaval de rua, festival de danças folclóricas, semanas de apresentações artísticas, peças teatrais, festividades em dadas comemorativas, formação da banda municipal, entre outros.
Esse resgate se faz necessário uma vez que a cidade de Santa Mariana passa por quase uma década sem atividades de promoção ou incentivo ao entretenimento cultural, dando origem a um cenário caracterizado pelo marasmo, e a baixa autoestima das pessoas que até então produziam e/ou consumiam qualquer tipo de prática cultural formal e principalmente informal.
Dentre essas ações de resgate está também o incentivo as produções literárias caracterizado pela realização de três atividades: “Concurso Municipal de Poesias”, “Concurso de Histórias Infantis – Coleção” e o “Vamos ler na praça?!” (esse último lançado em 2015), juntas essas três ações compõem o projeto de “Resgate e o incentivo as produções literárias”, que surge como medida prática de fomento à cultura.
Esse compromisso com o resgate e a promoção cultural foi assumido de forma verdadeira e efetiva pela gestão pública, com a reforma na estrutura administrativa municipal no ano de 2012, o Departamento de Cultura foi desmembrado da Secretaria de Educação passando a ter autonomia e orçamento próprio de 1% da receita do município.

Descrição

O projeto denominado “Resgate e o incentivo das produções literárias” é composto pela realização de três atividades ou projetos distintos, porém com um objetivo comum, de despertar o gosto pela escrita e pela literatura, revelar e premiar as produções municipais, o mesmo tempo em que populariza os valores culturais os inserindo na rotina da população e o tornando comum, contudo não simplista.

1) Concurso de Poesias: Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, podem participar todos os moradores de Santa Mariana ou nascidos aqui, independente do grau de escolaridade; o concurso é dividido em três categorias a) de 11 a 14 anos, b) de 15 a 18 anos e c) acima de 19 anos; o tamanho, a temática e o estilo são livres; cada participante pode concorrer com três obras que devem ser acompanhadas com ficha de inscrição e pseudônimo. Os trabalhos são selecionados por Comissão Julgadora; premiação do 1º ao 3º ligar em todas as categorias; Os trabalhos selecionados são divulgados no site www.santamariana.pr.gov.br e disponibilizados na Biblioteca Pública Municipal.

2) Concurso de Histórias Infantis – Coleção: Projeto específico destinado aos alunos matriculados nos 4º e 5º anos do ensino fundamental das escolas municipais e privadas; cada aluno concorre com apenas um livro de criação própria de temática livre, que deve ser elaborado individualmente em sala de aula, sob a orientação da professora; cada escola forma uma Comissão Julgadora e escolhe o melhor trabalho de cada turma; os livros pré-selecionados são enviados à Secretaria de Cultura e encaminhados Comissão Julgadora (Geral); cada obra deve ser acompanhada pelo pseudônimo do autor; o resultado assim como o lançamento da Coleção de Histórias Infantis é realizado durante solenidade de certificação e premiação; a coleção de livros é distribuída em todas as escolas e disponibilizada na Biblioteca Pública Municipal.

3) Vamos ler na praça?!: Como o próprio nome sugere o projeto convida as pessoas que passam pelos espaços públicos a dedicarem um momento de seu tempo à leitura; Os livros são disponibilizados em pastas com logo de identificação do projeto e folheto de orientação; os livros podem ser lidos na praça ou levados para a casa e devolvidos no local após a leitura; o projeto contempla a Praça Getúlio Vargas em Santa Mariana, Terminal Rodoviário César Massan no Distrito de Quinzópoliz e Praça Juscelino Kubitschek.

Cabe ressaltar que os projetos “Concurso de Poesias” e “Concurso de Histórias Infantis - Coleção” hoje se encontram na sétima e quinta edição respectivamente, isso é justificado pelo seu objetivo de resgate cultural promovido pela atual gestão da Secretaria de Cultura, remetendo à realização de projetos anteriores ao período de “marasmo” também de sua idealização.

Objetivos

Gerais:

Incentivo e fomento a produção cultural local, descobrir talentos locais, resgatar a produção de gêneros literários, incentivar a leitura e a escrita, utilizar a escola como parceira no desenvolvimento cultural, isto é, despertar nas crianças, adolescentes e jovens a produção de obras textuais como porta de entrada e incentivo a outros projetos de cunho artístico e cultural.

Específicos:

Criar uma identidade cultural; promover a produção de obras a serem divulgadas no âmbito municipal e regional; oferecer a população mais acesso as diversas formas de cultura.

Metas a atingir:

Estabelecer o acesso aos bem culturais como uma necessidade básica; fortalecer a identidade da cultura local e destacá-la me âmbito regional; reconhecer e incentivar a formação de novos produtores culturais (com este projeto de forma específica: escritores, poetas, etc.); Tornar a produção literária uma das características da cidade de Santa Marina.

Cronograma

Físico:

(Referente ao ano de 2015)
PERÍODO AÇÃO
Março/2015 Lançamento da Primeira fase do “Vamos ler na praça?!”
Abril/2015 Início do período de inscrições para o Concurso de Poesias.
Maio/2015 Envio de Proposta do Concurso de Histórias Infantis – Coleção as escolas da rede pública municipal e privada.
Maio/2015 Encerra o prazo de inscrição para o Concurso de Poesias.
Julho/2015 Seleção das obras inscritas no Concurso de Poesias pela Comissão Julgadora.
Julho/2015 Cerimônia de Certificação e Premiação dos participantes e classificados no Concurso de Poesias.
Julho/2015 Envio dos trabalhos realizados nas escolas da rede pública municipal e privada à Secretaria de Cultura
Julho/2015 Seleção das obras inscritas no Concurso de Histórias Infantis – Coleção pela Comissão Julgadora.
Agosto/2015 Cerimônia de Certificação e Premiação dos participantes e classificados no Concurso de Histórias Infantis / Lançamento da Coleção.
Outubro/2015 Lançamento da Segunda fase do “Vamos ler na praça?!”

Financeiro:

O projeto “O Resgate e o incentivo das produções literárias” tem um custo total de 6.200,00 (Seis mil e duzentos reais).

Orçamento:

O projeto “Praça Digital” tem um custo total de 6.200,00 (Seis mil e duzentos reais) que são distribuídos entre os gastos com impressão de material de apoio e divulgação, pagamento de anúncios (sonoro), impressão de certificados, publicação e distribuição das obras, premiações, na realização das três atividades: “Concurso de Poesias”, “Coleção de Histórias Infantis” e “Vamos ler na praça?!”. Os recursos são oriundos da Secretaria Municipal de Cultura (recurso livre da receita própria do município).

Beneficiários Diretos:

Alunos matriculados nas escolas da rede pública municipal, estadual e privada, professores e escritores das diversas faixas etárias.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar, pais e familiares dos alunos, pessoas amantes da literatura e comunidade em geral.

Resultados:

O Projeto “Resgate e o incentivo das produções literárias” tem demonstrado um grande alcance dentro da comunidade escolar, haja vista o número de alunos matriculados nos 4º e 5º anos do ensino fundamental (rede pública e privada), participantes no Concurso de Histórias Infantis, bem como o número de participantes em idade escolar que participam do Concurso de Poesias e o Vamos ler na praça?!;
Colaboração por parte dos professores de língua portuguesa e literatura na participação do Concurso de Poesias (Conforme relatos em anexo);
O número de instituições de ensino que aderiram ao projeto é superior a 90%;
O número de trabalhos elaborados durante o Concurso de Histórias Infantis e Concurso de Poesias se torna significativo e tem demostrado crescimento ao longo de suas edições;
As obras produzidas e selecionadas durante as edições do projeto são de conhecimento público, uma vez que são registradas e disponibilizadas ao acesso de todos através da internet e biblioteca pública;
O projeto contempla Santa Mariana em sua área total com inclusão dos Distritos de Panema e Quinzópoliz;
O projeto tem se destacado dentro do município de Santa Mariana e também em nível regional com a publicação de materiais informativos divulgados nas diferentes mídias (locais e regionais);
O projeto tem contribuído de forma direta para a mudança do cenário cultural do município;

Anexos

Documentos Anexados:

- SANTA MARIANA ABRE INSCRIÇÕES PARA O SEXTO CONCURSO DE POESIAS 11.04.2014.pdf

- MUNICÍPIO ENTREGA CERTIFICAÇÃO E PREMIOS DO VI CONCURSO DE POESIAS 01.08.2014.pdf

- SECRETARIA DE CULTURA PREMIA VENCEDORES DO VI CONCRUSO DE POESIAS 29.07 E 11.08.2014.pdf

- CRIANÇAS FAZEM PRODUÇÃO LITERÁRIA E MUNICÍPIO PUBLICA COLEÇÃO 12.09.14.pdf

- SECRETARIA DE CULTURA REALIZA NOITE DE PREMIAÇÃO DO VII CONCURSO DE POESIAS 29.07.2015.pdf

- SECRETARIA DE CULTURA LANÇA V COLEÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS 13.08.2015.pdf

- COLEÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS 2015.bmp

- CONCURSO DE POESIAS 2015.bmp

- VAMOS LER NA PRAÇA.bmp

- A ABELHA E A FLOR.pdf

- A FLOR DO AMOR.pdf

- OS VENDEDORES DE FÉ E ALEGRIA.pdf

- A ÁRVORE FALANTE.pdf

- O ANJINHO LUCAS.pdf

- UMA VIAGEM FANTÁSTICA 2.pdf

- LIVRETO COM AS POESIAS 2015.rar

- LIVRO CAMINHOS DO NORTE PIONEIRO 2015.pdf

- CONVITE PREMIAÇÃO DO CONCURSO DE POESIAS 2015 COMPACTO.jpg

- CONVITE LANÇAMENTO DA V COLEÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS.jpg

- CERTIFICADO DE CLASSIFICAÇÃO COLEÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS 2015.jpg

- CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO COLEÇÃO DE HISTÓRIAS INFANTIS 2015.jpg

- CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO CONCURSO DE POESIAS 2015.jpg

- CERTIFICADO DE PREMIAÇÃO CONCURSO DE POESIAS 2015.jpg

- REGULAMENTO V CONCURSO DO LIVRO INFANTIL.pdf

- REGULMENTO CONCURSO DE POESIAS 2015.pdf

- Cartaz Vamos ler na praça.jpg

- TRECHO DO PROGRAMA INFORMATIVO JORNAL DA MANHÃDA RÁDIO COMUNITÁRIA DE SANTA MARIANA - ENTREVISTA COM A SECRETÁRIA DE CULTURA E A REP. DO NÚCLEO REG. DE EDUCAÇÃO QUANTO AO LAN. DA COL. DE HISTÓRIAS INFANTIS 14-08-2015 08h39m18s.wav

- LANÇAMENTO DO PROJETO VAMOS LER NA PRAÇA PUBLICADO NA FANPAGE DA PREFEITURA DE SANTA MARIANA.pdf

- QUESTIONÁRIO - MARIA DO CARMO MARTINS.pdf

- QUESTIONÁRIO - VERA LÚCA MARTINS.pdf

- QUESTIONÁRIO ROSA MARIA FERREIRA .pdf

Banco de Projetos