Banco de Projetos

Barracão das Artes

Ano / Edição: 2015
Município: Cruz Machado
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

O direito das crianças e dos adolescentes é um valor consagrado da sociedade que pensa o futuro. Uma sociedade que cuida de suas crianças e adolescentes garantindo a eles acesso à educação de qualidade, saúde, moradia, lazer e, consequentemente, à vida, está construindo alicerces para a justiça social. Com este pensamento surgiu o projeto Barracão das Artes, pois o Município de Cruz Machado, até então não possuía um espaço onde a arte, em suas distintas expressões, através da dança, do circo, da musica, do artesanato, pudessem ser exploras, sendo oferecidas a população de forma a disseminar e garantir o acesso a cultura para todos, um espaço que se relacionasse com a comunidade e os acontecimentos locais.

Descrição

O projeto Barracão das Artes, refere-se a um espaço (Barracão), que era de uso da Associação Mais Amor ao Idoso (terceira idade), que realizava encontros mensais neste espaço.
Com a implantação do projeto Barracão das Artes, o local foi totalmente readequado, no que se refere a iluminação, montagem de palco, colocação de equipamentos de som.
Estruturação de sala de dança, com colocação de espelho e tapete específico (linóleo), implantação de barras de ballet, compra de materiais, para as aulas.
Estruturação de espaço para as oficinas de circo, com colocação de tatame, implantação de tecidos para oficinas de tecido acrobáticos, liras e trapézios.
Montagem de uma sala de artesanato e pintura.
Estruturação e readequação de uma sala para as aulas de musica, e ensaios da banda municipal.
Após a estruturação dos espaços e compra de materiais para as oficinas. Iniciou-se o processo de contrarração dos profissionais oficineiros, sendo contratados dois professores de dança, um professor de música, um professor de artes circenses, um professor de artesanato, um professor de teatro, para coordenarem as atividades no barracão.
Após a contratação dos profissionais, inicio-se o processo de inscrição e organização das turmas de oficinas. Com a implementação de turmas de: ballet clássico, jazz, dança contemporânea, dança de rua, musica (banda municipal), artesanato, oficinas de circo. Que se organizam em aulas duas vezes por semana, no período da manha e tarde. E dado início as atividades.
Após a implementação destas oficinas, verificou-se a necessidade de realizar atividade para adultos, quando optou-se por aulas de ginástica, duas vezes por semana, o que acarretou em um grande número de inscritos, e a formação de três turmas com aproximadamente 150 frequentadores, no período da noite. (entre homes e mulheres).
Hoje o Barracão das Artes conta com aproximadamente 350 frequentadores semanalmente, onde o projeto foca a qualidade em suas atividades, que implica em comprometimento, dedicação, envolvimento e uma proposta clara. Para isso, os agentes culturais precisam ser profissionais qualificados, que sabem o que está em jogo quando se trabalha com a cultura.

Objetivos

Gerais:

- Tornar-se um centro de referência para a cultura cruzmachadense, sendo percebido e vivido pelo seu público alvo como um local de circulação privilegiada de informações pertinentes à área; de acesso a habilidades que possam ser agregadas à prática profissional; de encontro, lazer e fruição estética.

Específicos:

- Realizar uma programação anual de eventos artístico-culturais tais como oficinas, cursos, debates, eventos, exposições e mostras de caráter memorial e informativo, concursos culturais, entre outros, que caracterizem o espaço como espaço de cultura;

- Se inserir no contexto sociocultural mais amplo, através de atividades educativas direcionadas para públicos de idades e formação variada.

Metas a atingir:

- Ampliação do público atingido direta e indiretamente;
- Implantação de um espaço de cinema;
- Ampliação das oficinas oferecidas;
- Circulação das atividades desenvolvidas (em apresentações de dança, música, circo, artesanato, artes plásticas, etc.) no Barracão das Artes, para localidades do interior do município como em outros municípios;
- Ampliar o projeto Barracão das Artes, para o distrito de Santana, localizado a 20 quilômetros da sede do município.

Cronograma

Físico:

Anexo

Financeiro:

Anexo

Orçamento:

Anexo

Beneficiários Diretos:

São beneficiados atualmente 350 indivíduos diretamente, compreendendo crianças, jovens e adultos, que frequentam semanalmente o Barracão das Artes.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente o Projeto Barracão das Artes beneficia toda a população do município, pois além daqueles que frequentam semanalmente as oficinas, são desenvolvidas atividades como apresentações de música, feiras de livro, apresentações de danças e grupos folclóricos, feiras de artesanato, feiras de gastronomia, que visam atender a todos contando com a presença do público, a participação dos artistas e estudantes, a colaboração de diversos profissionais e o envolvimento da equipe e dos usuários, fazendo com que o projeto Barracão das Artes tenha atualmente uma inserção significativa no cenário artístico-cultural de Cruz Machado.

Resultados:

O projeto Barracão das Artes é um exemplo concreto da capacidade que espaços de cultura têm para agregar pessoas e ideias e para realizar ações que efetivamente possibilitam ao seu público usuário a experiência de uma cultura viva, feita no cotidiano dos indivíduos, a partir do aprendizado, da fruição, da elaboração, da criação de bens culturais. A dimensão dessas realizações não deixa dúvida: o projeto Barracão das Artes constitui território privilegiado das ações culturais e informacionais na sociedade contemporânea.
Neste um ano de duração o Barracão das Artes mostra-se cada vez mais vivo dentro das vivencias culturais, sendo que já foram realizadas inúmeras oficinas de artesanato. Realização de feiras de livro. 1ª Feira Gastronômica de Cruz Machado. Apresentações de grupos folclóricos convidados, como o Grupo Folclórico Ucraniano Jettiá do município de Antônio Olinto - PR, Grupo Folclorico Ucraniano Spomen do município de Mallet - PR. Apresentação de musica erudita com o Quinteto de Metais Ferro Velho do Município de União da Vitória. Realização da 1ª Mostra de Artes do Barracão das Artes, com os alunos que fazem parte das oficinas de dança. Realização de apresentações de teatro. Melhora na qualidade de vida e saúde dos participantes das atividades de ginástica, que podem ser contatados através da assiduidade de seus frequentadores e do número cada vez maior de pessoas que buscam participas de atividades desenvolvidas no espaço Barracão das Artes.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos