Banco de Projetos

Coleta de Óleo de Cozinha

Ano / Edição: 2015
Município: Umuarama
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Antonio Carlos Favaro

Diagnóstico

Implantado por ocasião do Dia Mundial do Meio Ambiente do ano de 2014, o Projeto de Coleta de Óleo de Cozinha é uma ação da Prefeitura Municipal de Umuarama. Este projeto leva em consideração dados divulgados por uma empresa de consultoria especializada da Alemanha do mercado de óleos vegetais, a Oil World, onde é apontado que o Brasil produz 9 bilhões de litros de óleo vegetal por ano. Desta quantidade, cerca de um terço é destinado para o mercado alimentício, o que significa que o consumo per capita é de cerca de 20 litros ao ano. Desse total, pesquisas revelam que menos de 1% seja reciclado, o que nos possibilita concluir que mais de 200 milhões de litros de óleo usado sendo indevidamente descartados no meio ambiente anualmente. Este descarte incorreto do óleo usado gera um impacto ambiental negativo provocando desequilíbrio no ecossistema.
Depois de usado o óleo de cozinha é uma fonte de preocupação ambiental, pois seu descarte incorreto nas residências se acumula nas tubulações e galerias de esgoto causando entupimentos e contaminando rios e lagos, encarecendo significativamente o tratamento de água nas cidades, implicando diretamente na redução da qualidade da água do município.
Pesquisas revelam que 1 litro de óleo pode contaminar mais de milhão de litros de água. Por esta razão os resíduos de gordura não podem ter como destino final pias, bueiros ou ralos, porque desta forma fatalmente irão contaminar as fontes de água que são utilizadas para o abastecimento público.

Descrição

Para dar a destinação correta ao produto, o cidadão deve armazenar o óleo usado dentro de uma garrafa pet e deixá-la junto com o restante dos materiais no dia que a equipe realiza a coleta. É importante que a população utilize exclusivamente a garrafa pet para armazenamento, pois além de mais segura, a pet possibilita a sua reciclagem mesmo que esteja suja com óleo.
Após coletado, o óleo será encaminhado para a Cooperuma - Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviço na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama, que ficará responsável pelo armazenamento e comercialização do material.
Vale ressaltar que, após a coleta, o local de armazenamento desse óleo é uma espécie de tonel - este fornecido pela própria empresa que comprará o produto.

Objetivos

Gerais:

Promover a cultura da responsabilidade ambiental no Município de Umuarama realizando a correta destinação do óleo de cozinha usado, conscientizando a população da importância de sua participação efetiva para diminuir os danos ao meio ambiente em nosso município.

Específicos:

1- Estabelecer parceria com a COOPERUMA - Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviço na Reciclagem de Resíduos Sólidos de Umuarama;
2- Melhorar a qualidade de vida dos cooperados da Cooperuma, proporcionando melhoria em suas residências com parte dos recursos oriundos da venda do óleo de cozinha usado coletado;
3- Melhorar a estrutura física e proporcionar melhores condições de funcionamento da SAAU através dos recursos oriundos da venda do óleo de cozinha usado coletado;
4- Levar informação e conscientização à população umuaramense sobre a importância da correta destinação do óleo de cozinha usado para diminuir o descarte em ralos, pias e bueiros que termina por contaminar o solo e as fontes de água de nosso município;
5- Garantir a correta destinação do óleo de cozinha usado do Município de Umuarama, diminuindo o impacto ambiental;

Metas a atingir:

Coletar mensalmente 30 mil litros de óleo de cozinha usado, conscientizando e envolvendo as famílias de nosso município, preservando o meio ambiente e gerando qualidade de vida aos parceiros envolvidos no projeto.

Cronograma

Físico:

A partir do mês do segundo semestre de 2014 foram desenvolvidas ações de conscientização em escolas para que as crianças e os jovens se tornassem grandes aliados do projeto, levando às residências a preocupação ambiental e a orientação para as famílias umuaramenses sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha usado.

Financeiro:

Este projeto se vale de uma estrutura já existente no Município de Umuarama, sendo assim não onera os cofres públicos.
Para a coleta do óleo de cozinha usado são utilizados os caminhões da Coleta Seletiva, que já existem em nosso município desde o ano de 2011, ano em que a mesma foi instituída.
A comercialização de todo o óleo de cozinha usado é realizada pela COOPERUMA, que também é responsável pelo seu armazenamento, até que seja recolhido pela empresa compradora.
Como se pode perceber este projeto tem sua viabilidade apoiada em uma estrutura que já existe e que já possui conhecimento e estrutura de ação.
O óleo de cozinha usado é coletado nas residências acondicionado em embalagens PET, estas embalagens depois de esvaziadas nos tonéis de armazenamento são destinadas para a reciclagem, para que desta forma o projeto se torne viável em todo seu ciclo.

Orçamento:

Conforme descrito no cronograma financeiro, este projeto se vale de uma estrutura já existente no Município de Umuarama, sendo assim não onera os cofres públicos, pois se utiliza de uma dotação orçamentária já destinada à secretaria municipal de serviços públicos - responsável pela Coleta Seletiva em Umuarama.

Beneficiários Diretos:

As famílias cooperadas à COOPERUMA, que receberão o benefício de terem suas moradias melhoradas, oferecendo qualidade de vida e dignidade aos mesmos. O recurso financeiro será destinado para a reforma e/ou construção de banheiros e/ou cozinha nas casas dos cooperados da COOPERUMA - Cooperativa dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços na Reciclagem de resíduos Sólidos de Umuarama.
Inserida no ano de 2015 a SAAU passa a ser mais uma beneficiária direta deste projeto, pois metade de todo valor arrecadado com a venda do óleo de cozinha usado será utilizado na manutenção do canil, compra de ração, remédios e materiais de manutenção da mesma.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente todos os habitantes do Município de Umuarama serão beneficiados, visto que a correta destinação do Óleo de Cozinha inibirá o entupimento de encanamentos, danos a rios e represas e contaminação do solo.

Resultados:

Os resultados obtidos com este projeto estão pautados no tripé de sustentabilidade econômico, ambiental e social; onde a parte econômica e social visa melhorias nas residências dos cooperados da COOPERUMA em pontos específicos, tais como banheiros, pisos de cozinha e coberturas, oferecendo melhoria na qualidade de vida destas famílias além de proporcionar mais dignidade aos mesmos. O aspecto ambiental oferece retorno para todo o município de Umuarama, pois evita que se jogue grande quantidade de gordura dos bueiros e esgotos, esta destinação correta possibilita redução de gastos no tratamento de água implicando diretamente na melhoria da qualidade da água do município, uma vez que diminuirá o índice de contaminação do solo e do manancial de abastecimento do município de Umuarama.

Anexos

Banco de Projetos