Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

SAÚDE DO PROFESSOR

Ano / Edição: 2015
Município: Arapongas
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

CEMEAR

Diagnóstico

Pesquisas mundiais apontam que os principais riscos à saúde, identificados em estudos com trabalhadores da educação, indicam, por ordem de frequência decrescente, as seguintes condições: estresse excessivo; pressão sanguínea elevada; uso do tabaco; distúrbios osteoarticulares da coluna vertebral; sobrepeso e obesidade; abuso de álcool; abuso de drogas; depressão; problemas de saúde mental. Diante de tal problemática a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde e com o Centro Municipal de Atendimento Especializado (CEMEAR) que conta com uma equipe multifuncional para a realização do projeto SAÚDE DO PROFESSOR. Através de questionário foi possível levantar informações e traçar estratégias de ações. Atualmente o município de Arapongas conta com um quadro de 938 professores, professores de educação física e educadores, distribuídos entre as 24 Escolas Municipais e 21 Centros Municipais de Educação Infantis. Com esse projeto é possível proporcionar aos nossos docentes uma melhoria na qualidade laboral de modo que modifiquem seus comportamentos e mantenham-se em uma nova condição de prática de hábitos saudáveis.
A maioria dos professores da rede municipal de ensino, vem apresentando sintomas de estresse com predominância da fase de resistência, sendo comum a ocorrência na quedas da produtividade e na criatividade.
Além disso, quando o estresse é prolongado o sistema imunológico é afetado diretamente, reduzindo a resistência da pessoa e tornando-a vulnerável ao desenvolvimento de infecções e doenças contagiosas. Isso indica a necessidade e a importância da aplicação deste projeto.

Descrição

Este projeto é coordenado pela Secretaria Municipal de Educação e conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria de Assistência Social e voluntários.

Objetivos

Gerais:

Promover atividades diversificadas direcionadas a saúde do profissional envolvido no Contexto Escolar, visando uma melhor qualidade de vida, objetivando orientá-los na detecção e prevenção de doenças relacionadas ao trabalho docente.

Específicos:

- Conscientizar os professores sobre a problemática do estresse, bem como os sintomas e ações para preveni-lo;
- Propor atividades individuais e em grupos que auxiliem na prevenção/ diminuição das doenças associadas ao trabalho docente (estresse excessivo, pressão sanguínea elevada, uso do tabaco, distúrbios osteoarticulares da coluna vertebral, sobrepeso e obesidade, abuso de álcool, abuso de drogas, depressão, problemas de saúde mental, saúde vocal, saúde da mulher, entre outros);
- Criar espaço e ambiente para os profissionais exporem seus sentimentos e dificuldades, criando um clima participativo e colaborativo;
- Desenvolver a prática de atividades físicas como potencial para o combate ao adoecimento docente, bem como da valorização do lazer.
- Propor conscientização de uma alimentação saudável e balanceada.

Metas a atingir:

- Estabelecer em regime de parceria com as Secretarias da Saúde e Assistência Social programas de controle de identificação de doenças relacionadas ao trabalho docente.
- Implementar gradativamente o programa Saúde do Professor para os demais profissionais ligados à educação.
- Garantir com a aprovação do Plano Municipal de Educação, a continuidade do Projeto Saúde do Professor, bem como ampliar a infra estrutura do mesmo em novas Unidades Escolares.

Cronograma

Físico:

Os encontros acontecerão 01 (uma) vez por mês nos polos, das 17:30h às 18:30h, com ciclos de palestras, atividades práticas e orientações específicas aos professores e educadores, que terão essas horas computadas no banco de certificados.
Polos:
Escola Municipal Professora Antonica Giroldo Franciosi
Escola Municipal Padre Germano Mayer
Escola Municipal Drª. Maria Hercília
Escola Municipal Professora Alzira Horvatich

Financeiro:

Recursos do município, parcerias e voluntariados

Orçamento:

Recursos do município, parcerias e voluntariados

Beneficiários Diretos:

Professores e Educadores da Rede Municipal de Educação de Arapongas

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar

Resultados:

Os resultados são evidenciados por meio das atividades de relaxamento, alimentação, exercício físico, modificações de hábitos, exames periódicos, entre outros. Constatado que a qualidade de vida do trabalhador melhora à medida que essas intervenções ocorrem.

Anexos

Banco de Projetos