Banco de Projetos

PROJETO POSTURAR

Ano / Edição: 2015
Município: Arapongas
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

CEMEAR

Diagnóstico

A população escolar merece atenção especial em relação a postura corporal, uma vez que permanece por longo período em posição sentada, em sua maioria, inadequada. Assim estão sujeitas a desenvolver padrões posturais incorretos que podem ter como consequências: dores, alterações e/ ou/deformidades na coluna vertebral, stress muscular que gera inquietude afetando o aproveitamento escolar.
Antes da implantação desse projeto os alunos não recebiam nenhum tipo de orientação postural, situação muito preocupante pois sabemos que estes alunos estão em fase de crescimento e desenvolvimento.

Descrição

O Projeto Posturar apresenta três fases distintas.
Na primeira fase acontece a Palestra Preventiva para os alunos (5ºs anos), por meio de uma agenda realizada nas escolas, onde todos os alunos participam da mesma que trata sobre a importância de uma boa postura desde a infância.
Na segunda fase acontece a avaliação postural nas escolas realizada pelos Professores de Educação Física.
Na terceira fase, as crianças selecionadas na segunda fase, que apresentaram alguma disfunção do sistema músculo esquelético, são realizadas:
1- Avaliação complementar mais criteriosa;
2- Anamnese completa;
3- Exames complementares;
4- Atendimento pelo Fisioterapeuta no CEMEAR (Centro Municipal Especializado de Arapongas) por meio de terapias.

Objetivos

Gerais:

Avaliar todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, para detectar em tempo hábil possíveis disfunções do sistema músculo esquelético, proporcionando um trabalho preventivo com possível acompanhamento fisioterápico, quando necessário.

Específicos:

• Promover o conhecimento dos alunos quanto aos problemas posturais decorrentes de uso inadequado de mochilas, posições e atitudes que levem a má postura, provocando a correção de maus hábitos posturais;
• Identificar problemas posturais através de avaliação física, levando ao conhecimento dos pais ou responsáveis para providências necessárias;
• Prevenir a incidência de problemas posturais na fase adulta, realizando um trabalho preventivo e educativo, inicialmente com crianças, minimizando futuros problemas posturais.

Metas a atingir:

Avaliar todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, para detectar em tempo hábil possíveis disfunções do sistema músculo esquelético, proporcionando um trabalho preventivo com possível acompanhamento fisioterápico, quando necessário.

Cronograma

Físico:

As avaliações são realizadas nas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil pelos Professores de Educação Física.

Financeiro:

Recursos próprios do Município

Orçamento:

Recursos próprios do Município

Beneficiários Diretos:

Alunos

Beneficiários Indiretos:

Família e Comunidade Escolar

Resultados:

Os alunos diagnosticados com disfunção músculo esquelético, encontra-se em atendimento no CEMEAR (Centro Municipal Especializado de Arapongas) com espaço físico aparelhado e com recursos fisioterápicos, sendo que os casos mais graves são encaminhados para atendimento na Secretaria de Saúde. Os pais são informados sobre as condições posturais de seus filhos e suas implicações. Há grande participação da família nesse processo.

Anexos

Banco de Projetos