Banco de Projetos

FAMÍLIA E ESCOLA NO DESAFIO EDUCACIONAL

Ano / Edição: 2015
Município: Arapongas
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

CEMEAR -

Diagnóstico

O Município de Arapongas é responsável pela Educação Infantil e Ensino Fundamental, atendendo em sua Rede Municipal, 21 Centros de Educação Infantil e 24 Escolas Municipais, sendo 04 destas Escolas de Tempo Integral, totalizando 9061 matrículas ativas. Os alunos são advindos de famílias de trabalhadores de indústria moveleira, alimentícia, trabalhadores autônomos, entre outros. Cada Instituição Escolar Municipal conta com APMFs, (Associação Pais, Mestres e Funcionários), Conselho Escolar, todos eleitos pela comunidade escolar, Instâncias estas, cujo objetivo principal é acompanhar e assegurar o acesso e a aprendizagem aos alunos, auxiliando na gestão escolar. Assim, identificamos a necessidade de atrair a família para participarem mais ativamente da vida escolar de seus filhos, além de manter uma aproximação maior entre Secretaria de Educação e Comunidade Escolar. Isto porque, quando os pais participam mais ativamente da vida escolar dos filhos, o processo de ensino e aprendizagem se torna mais eficaz.

Descrição

O Projeto “Escola e Família no Desafio Educacional”, surgiu da necessidade de envolver mais os pais na vida escolar de seus filhos, uma vez que os mesmos quase não têm participado das atividades que envolvem a comunidade escolar.
O projeto acontece durante o ano letivo, envolvendo Escolas e Centros de Educação Infantil por meio de um cronograma que envolve estas Instituições Escolares próximas de uma mesma região.
Cada encontro é realizado com profissionais especializados, em diferentes áreas (psicologia, psicopedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, dentistas). Estes encontros são em forma de palestras. No final de cada palestra, a palavra fica em aberto para possíveis dúvidas dos pais, ao que proporciona um maior entrosamento entre escola e família. É um momento de grande valia, pois são tratados assuntos onde a família é valorizada como um todo.
Enquanto a Palestra acontece, as crianças que vêm acompanhadas de seus pais são retiradas do ambiente para realizarem outras atividades em uma determinada sala de aula. Uma das formas de atrair os pais para as Palestras, são as apresentações artísticas envolvendo os alunos que se preparam para esse momento, momentos antes da Palestra.
Ao término de cada Palestra, há sempre uma confraternização que é oferecido pela Escola e Centros Educacionais. No cronograma é ofertado dois encontros, sendo um no 1º semestre e outro no 2º semestre, procurando atender todas as Instituições.
Os temas são abordados conforme a necessidade e a realidade de cada Instituição.

Objetivos

Gerais:

 Integrar Escola e Família, promovendo encontros com a comunidade escolar e a Equipe Multiprofissional de diferentes áreas(psicologia, fonoaudiologia, psicopegagogia, fisioterapia, nutrição, entre outros).

Específicos:

 Estimular a família a acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno;
 Proporcionar a importância do afeto em família para a aprendizagem escolar;
 Refletir sobre a necessidade dos limites e regras no ambiente escolar e familiar;
 Orientar o acompanhamento e a execução das tarefas de casa, bem como incentivar os estudos;
 Estimular o diálogo com os filhos e educadores;
 Abordar temas relacionados aos distúrbios de aprendizagem e outras causas que possam interferir no desempenho escolar;
 Desenvolver a autoestima do aluno por meio da valorização e do afeto familiar, favorecendo à aprendizagem;
 Apresentar diferentes temas como: drogas, pedofilia, bullyng, mentira, violência, saúde, sexualidade, postura corporal, entre outros.

Metas a atingir:

 Promover a participação efetiva da comunidade através de parceria com os pais, buscando criar condições para a promoção de uma educação construtiva e justa através de um trabalho coletivo e educativo.

Cronograma

Físico:

São dois encontros que acontecem no período noturno, durante a semana, no decorrer do ano letivo, e reúnem familiares dos alunos das Escolas e Centros Educacionais mais próximos;

Financeiro:

Projeto mantido pela Prefeitura Municipal, com a utilização dos espaços das escolas, equipamentos das escolas e profissionais que atuam na Educação Especial, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, outros voluntários. A confraternização é oferecida no final de cada palestra. O transporte é realizado com veículo próprio da Prefeitura Municipal.

Orçamento:

Recursos Próprios do Município;

Beneficiários Diretos:

Famílias

Beneficiários Indiretos:

Alunos e Comunidade Escolar

Resultados:

Maior número de famílias participantes nos encontros e consequentemente maior participação dos pais na vida escolar dos filhos, o que resulta numa aprendizagem mais efetiva.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos