Banco de Projetos

Projeto Água Pura

Ano / Edição: 2015
Município: Braganey
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Airton Zanin

Diagnóstico

O município de Braganey tem grande extensão rural, 343,321 km², e conta com 5.770 habitantes, de acordo com o Censo IBGE/2014, o que contabiliza 16,81 hab./km². Compreende 650 metros de altitude com clima Subtropical. Com abundância em rios e córregos, o município tem grande concentração de bacias, entre elas a Macrozona Rural da Bacia do Rio Piquiri, Macrozona Rural da Bacia do Rio Novais, Macrozona Rural da Bacia do Rio Tourinho, Macrozona Rural da Bacia do Rio Sapucaia, entre outras. Muitos produtores rurais utilizam da fartura das águas para terem suas próprias minas e consumir água natural (mineral).

Descrição

Recuperação de nascentes

Objetivos

Gerais:

A recuperação e construção de nascentes com água pura para consumo no município de Braganey já é uma tradição desde 1999, quando foi feita a primeira, na propriedade de José Donizete Bini, na época um convênio entre EMATER-PR, Coopavel, Syngenta e Administração Municipal.
Sabendo da essencial importância da água de boa qualidade para o consumo e a probabilidade de sua escassez em várias regiões do planeta, é fundamental tomar as medidas possíveis para conservação de nascentes e preservação dos territórios que disponibilizam água para a população, inclusive em áreas rurais.
As bacias, especialmente as de cabeceiras, precisam ser tratadas e conservadas como algo de ampla importância dentro de uma propriedade, isso porque são responsáveis pela existência de nascentes, fontes de água valorosas para a humanidade.

Específicos:

Para ser ingerida com segurança, a água deve passar pelo processo de purificação, além de ser filtrada, não deve conter resíduos de bactérias ou micróbios. Este processo é um critério de qualidade obrigatório e evita enfermidades como:

a. Esquistossomose;
b. Hepatite;
c. Amebíase;
d. Malária;
e. Febre Amarela | Febre Tifóide;
f. Dengue;
g. Entre outras.

Metas a atingir:

Além de recuperar nascentes e disponibilizar água de qualidade para a população é necessário fazer acompanhamento da potabilidade da mesma, para desta forma garantir a qualidade da água e também prevenir doenças provenientes da água suja ou contaminada. Esse procedimento acontece periodicamente através da Vigilância Sanitária Municipal.
Entre as principais estratégias de preservação das nascentes, é importante destacar como objetivos básicos: controle da erosão do solo através de estruturas físicas e barreiras vegetais de circunscrição, diminuir a contaminação química e biológica, evitar perda de água por meio da transpiração das plantas.

Cronograma

Físico:

1. A primeira etapa é constituída de limpeza da área do olho d’água, tiram-se folhas, tijolos, pedras e toda lama até que se localize terra firme, onde a água aparece limpa e com força.
2. É feito uma muralha, usando pedra-ferro com aproximadamente 20 ou 30 cm. de largura. A altura pode variar de acordo com as especificações topográficas do terreno.
3. No processo de construção da muralha, devem ser colocados canos, cada qual com sua função bem definida.
4. Preencha todo o espaço entre a muralha e a mina com as pedras-ferro.
5. Deve-se cobrir a mina com lona plástica e aplicar uma boa camada de massa (feita com barro e cimento) sobre a lona e sobre a muralha frontal de pedras.

Financeiro:

Os agricultores e pequenos produtores rurais que desejam ter nascentes recuperadas ou construídas em suas propriedades se deslocam até a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município e conversam com o responsável pelo Projeto Água Pura. É feito análise do local a ser construída ou recuperada a nascente, fica a cargo do proprietário a compra dos materiais a serem utilizados. Quando há necessidade de utilização de máquinas da administração municipal para ajustar o território, não é cobrada nenhuma taxa, nem a mão de obra dos servidores que executam o trabalho.

Orçamento:

Canos de PVC,
Cimento,
Lona.

Beneficiários Diretos:

Agricultores

Beneficiários Indiretos:

Vizinhos de agricultores que consomem da água das mesma nascente e familiares que moram na mesma propriedade rural.

Resultados:

Não chegou ao fim do projeto ainda, portanto, 34 (trinta e quatro) famílias já foram beneficiadas e podem ingerir água pura.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos