Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PARQUE AMBIENTAL RIBEIRÃO ITAMARATY, UM SONHO QUE HOJE É REALIDADE.

Ano / Edição: 2015
Município: São Jorge do Ivaí
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

DIRETA

Diagnóstico

O município de São Jorge do Ivaí, com área territorial de 316,753 Km2 e com uma população estimada de 5.673 habitantes, conta atualmente com um lindo espaço, conhecido pela comunidade como Parque ambiental Ribeirão Itamaraty, onde são realizados estudos ambientais, retiros religiosos, confraternizações, encontros regionais, caminhadas, além das atividades diárias e pesca esportiva. Ocorre que, quem vê a beleza e riqueza natural do parque, não imagina como e quanto degradada era a referida área. O local já chegou a ser apelidado pela comunidade como "buracão". Degradado não só pela erosão decorrente da velocidade e volume das águas das chuvas que passavam sem saneamento básico, bem como pelos depósitos diários de resíduos sólidos de diversas naturezas, que, além de contaminar a área, geravam mal cheiro e fumaça. Local de constantes reclamações pela população diretamente atingida, cerca de 1.000 habitantes, que residiam próximo à área, bem como de toda comunidade São Jorgense. Este era um local também de contaminação de solo e da nascente do ribeirão Itamaraty. Hoje, essa área conta com uma excelente estrutura de saneamento básico, mata reflorestada com espécies nativas, que vai desde uma bacia de contenção para segurar a velocidade das águas provenientes das galerias pluviais até uma escola ambiental, beneficiando diretamente a população que reside no bairro, mas também toda a população do município, região, Estado e do País, já que se tratam de recursos naturais e beneficiam interesses difusos e coletivos.
De forma mais precisa, esclarecemos que foram implementadas diversas ações e instalados diversos equipamentos para a realização das mudanças estruturais e recuperação ambiental do local. Dentre elas destacam-se: Criação de uma estação de transbordo; Regularização do material disposto, de acordo com a especificação do projeto evitando deslizes da massa do lixo; Recobertura dos resíduos sólidos domiciliares, lá depositados, espalhados e compactados com material arenoso; Instalação de drenos e tubos de concreto para eliminação de fogo e fumaça; Drenagem com canaleta de concreto para evitar entrada de água na massa do lixo; Monitoramento por meio de observação dos taludes, edificações e análise de poços de monitoramento ao longo da margem do rio; Recuperação da mata ciliar, plantio de grama nas laterais dos taludes, abertura de rampas de acesso, permitindo a entrada de veículos, em toda sua extensão.
Tomadas as medidas de segurança e finalizado o plano para a recuperação da área, o que antes era desolação e tristeza, aos poucos se transformava em uma atraente área de lazer, onde foram construídos jardins, quadra de esportes, área de parque para as crianças, pista de caminhada, lago contendo peixes, além de diversos quiosques para lazer da comunidade.
A atual administração municipal, sensibilizada com a temática ambiental, tem constante preocupação com a preservação do meio ambiente. Diante disso, várias ações relacionadas à educação ambiental têm sido realizadas no parque, com intuito de transformá-lo em um referencial de gestão ambiental. É importante destacar que esse projeto se renova a cada dia e está em constante realização, com investimentos em benefícios à população. Destacamos que recentemente, o Parque foi totalmente cercado com telas e portões, estipulando horários de entradas e saídas, recebeu recuperação da pista de caminhada e iluminação em toda a extensão da pista de caminhada e ao redor da Escola Ambiental. Nosso desafio agora é também divulgar o projeto a nível regional para que mais pessoas possam utilizar este espaço em contato direto com a natureza.

Descrição

O Parque Ambiental Ribeirão Itamaraty está localizado no perímetro urbano do município de São Jorge do Ivaí, compreendido pelos Lotes 66 D, 66J e 66L, contando com uma área total de 4,52 Alqueires, ou seja, 110.000 m2, sendo composta por aproximadamente 20.000 espécies de árvores nativas.
O parque possui uma trilha ecológica de 320 metros de distância, em meio à mata nativa. Ainda, possui pista de caminhada de 500 metros de extensão ao redor de um lago contendo cerca de 10 mil peixes das espécies Curimba, Pacu, Lambari e Pintado. O parque é equipado com área de lazer contendo brinquedos para crianças, quadra de esporte, trilha ecológica, quiosques e uma Escola Ambiental com 294 metros quadrados.
A prefeitura definiu o uso da área para esportes e lazer e sobretudo para implementação de projetos sócio-ambientais dando oportunidades e abrindo horizontes para toda a comunidade.
No parque, são ministradas palestras e vivências em Educação e Cultura Ambiental para alunos das escolas municipais, estaduais, alunos participantes dos projetos sociais "Cidadãos Mirins" e "Semeando o Futuro", participantes dos grupos de "Convivência e Fortalecimento de Vínculos" incluindo crianças, adolescentes, jovens e idosos. Os temas trabalhados variam de acordo com as necessidades de cada grupo, entre eles: a importância da coleta seletiva e da reciclagem, a importância da água, a poluição, a problemática do lixo, entre outros.
O Parque Ambiental é referência no município e também é tido como ferramenta para atendimento de pessoas da comunidade, alunos e professores da rede municipal de ensino entre outros, possibilitando a interação e conscientização a respeito dos problemas ambientais. O local constitui-se também em um eficiente instrumento didático.
Nos últimos anos, o parque ambiental tem sido sede de importantes eventos regionais e municipais.
Em abril de 2013, o Parque Ambiental foi sede do III Fórum do Corredor do Ivaí, evento este que ocorreu sob a organização da Prefeitura Municipal de São Jorge do Ivaí, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Maringá, AMUSEP e Rede de Turismo Regional (RETUR). O conjunto de ações programadas do fórum contaram com a reunião conjunta de prefeitos, vereadores, secretários do meio ambiente, ambientalistas, estudantes e populares para discutir ações em prol do maior rio exclusivamente paranaense, o rio Ivaí. Neste evento também foram soltos cerca de 20 mil peixes juvenis das espécies pacu, pintado, piavuçu, curimba e piau, no local conhecido como Poço Pintado e também houve o plantio de mil mudas nativas para a recomposição da floresta ribeirinha.
O parque tem sido sede para eventos comemorativos da Semana Municipal da Família, no qual representantes da comunidade, das entidades sócio-assistenciais e instituições religiosas realizam caminhadas e palestras em prol da qualidade de vida e bem estar das famílias são jorgenses.
O espaço do parque também tem sido utilizado pela comunidade nas diversas ações e campanhas municipais em prol de crianças, adolescentes e idosos. Atualmente temos a satisfação de dizer que o Sonho de recuperação e transformação de uma área degradada e sem utilidade pública, tornou-se um Projeto duradouro e uma realidade, e o que era antes conhecido como " buracão", hoje é um lindo Parque, que se traduz em natureza e meio ambiente para todos.

Objetivos

Gerais:

Promover a recuperação de uma área problemática e contaminada com disposição inadequada de resíduos sólidos e combater a erosão do local, com a implantação de saneamento, reflorestamento e equipamentos de utilidades públicas para integrá-la no convívio da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento do local e melhoria do meio ambiente.

Específicos:

Utilizar o espaço e a estrutura do parque para promover palestras, oficinas e eventos que desenvolvam a consciência crítica, colaborando na formação de cidadãos sensíveis às causas ambientais;
Promover a educação ambiental e a formação de futuras gerações;
Despertar o interesse da comunidade e discutir a importância da educação ambiental na conservação de áreas protegidas;
Promover a integração da comunidade com o meio ambiente pela valorização da natureza;
Estimular mudanças de comportamento em relação ao meio ambiente;
Estimular a comunidade a ocupar espaços públicos para o bem estar social e combate a drogadição.

Metas a atingir:

- Recuperar a área degradada em todos seus aspectos, com constante manutenção e manejo da área;
- Proibir qualquer descarte irregular de resíduos;
- Combater a erosão;
- Estimular práticas educativas orientadas para a formação de uma consciência crítica sobre as questões do meio ambiente e para a resolução de problemas socioambientais do município;
- Desenvolver e despertar nos alunos das Escolas Municipal e Estadual, bem como nos usuários dos projetos sociais o interesse pela preservação e conservação do Parque municipal Ribeirão Itamarati;
- Ceder o espaço para encontros religiosos e encontros Regionais.

Cronograma

Físico:

Quanto ao cronograma físico, este se divide em várias etapas: 1ª etapa - Período de Execução: 24/08/2000 a 21/04/2001: Foram realizados os serviços de limpeza, corte, regularização e aterro do terreno para a execução de galerias, bacias de amortecimento, a construção de barragens (lago maior e menor) contendo mina d’agua, vertedouro e trapiche (2 módulos de 6,00 m cada). Foi executado também uma ponte para travessia de pedestres, pavimentação (pista de cooper), a construção de 3 quiosques (contendo churrasqueira, mesa e bancos e concreto), 2 sanitários, além do paisagismo local, que envolve o plantio de grama, árvores, instalação elétrica, lixeiras, e um parque para crianças (brinquedos: casa do tarzan, gangorra dupla, e escada horizontal); 2ª etapa - Período de 11/06/2002 a 10/11/2002: Construção de um Centro de Múltiplo Uso (Escola Ambiental) com 294,00 m2 de área útil e a construção de uma praça ornamental, incluindo piso cimentado e o plantio de gramas; 3ª etapa - 2004: Execução de uma quadra poliesportiva coberta com 900,00m2; 4ª etapa – 2014: Instalação de cercas tipo alambrado (frente e laterais do parque), instalação cerca de proteção ao redor da lagoas , restauração da pista de caminhada e rebaixamento das luminárias.Os investimentos foram realizados com recursos do Município e do Governo do Estado. Entretanto, os investimentos no projeto não param, pois são constantes as atividades relacionadas a preservação do meio ambiente e a educação ambiental, bem como a manutenção e manejo do Parque. Além da manutenção, há investimentos em novos equipamentos, que ocorrem anualmente.
Atualmente, as palestras e oficinas voltadas à Educação Ambiental são realizadas uma vez ao mês, para os grupos de crianças e adolescentes das Escolas Municipal e Estadual e idosos dos grupos de Convivência. Já as atividades da Semana da Família, Semana do Idoso, Semana do Meio Ambiente, Combate ao trabalho infantil, Combate ao alcoolismo e drogadição são realizadas anualmente, tendo como sede o Parque Ambiental.
Os retiros e encontros religiosos são realizados semestralmente.

Financeiro:

Os recursos financeiros foram aplicados desde o ano de 2000 e consistiu em todas as etapas mencionadas no cronograma físico, devendo incluir também os valores investidos para Aquisição dos Lotes de Terras, nos quais o Parque está estabelecido. Em razão do tempo está difícil em quantificar os valores investidos.
- Aquisição dos lotes circunvizinhos para implantação do Parque;
- Recuperação da área degradada em todos seus aspectos;
- Combater a erosão;
- Constante manutenção e manejo da área;
- Estimular práticas educativas orientadas para a formação de uma consciência crítica sobre as questões do meio ambiente e para a resolução de problemas socioambientais do município: Os valores estão embutidos no custeio de diversos Departamentos (Educação, Meio Ambiente e Social);
- Desenvolver e despertar nos alunos das Escolas Municipal e Estadual, bem como nos usuários dos projetos sociais o interesse pela preservação e conservação do Parque municipal Ribeirão Itamaraty: Os valores estão embutidos no custeio de diversos Departamentos (Educação, Meio Ambiente e Social);
- Cercamento com telas e alambrados: R$ 36.259,59
- Recuperação da Pista de Caminhadas: R$ 8.000,00
- Repinturas do Parque Infantil: 3.600,00

Orçamento:

Diversas fontes e de exercícios diferentes.

Beneficiários Diretos:

Os Beneficiários diretos são os 5.673 habitantes do Município de São Jorge do Ivaí, independente da situação ou classe econômica, em especial os moradores do Jardim José Joaquim Camilo, vizinhos do parque.

Beneficiários Indiretos:

Quando tratamos de interesses difusos e coletivos, fica difícil precisar em números a quantidade exata de beneficiários indiretos. Contamos com a compreensão dos avaliadores, pois não conseguimos traduzir em números, mas acreditamos que toda região noroeste tem benefícios com o Projeto.

Resultados:

- Aquisição pelo Município de São Jorge do Ivaí dos Lotes de terras n.º 66 D, 66J e 66L, com área total de 4,52 Alqueires Paulista, ou seja, 110.000 m2;
- Aquisição e plantio de aproximadamente 20.000 espécies de árvores nativas;
- Obras de Saneamento e combate a erosão, compreendida por tudos, emissários e bacia de amortecimento;
- Trilha ecológica em meio à mata nativa, possuindo 320 metros de distância;
- Pista de caminhada de 500 metros de extensão ao redor do lago;
- Aquisição e soltura de 5 mil peixes das espécies Curimba, Pacu, Lambari e Pintado;
- Área de lazer contendo brinquedos para crianças, quadra de esporte, quiosques e uma piscina;
- Escola Ambiental com 294 metros quadrados;
- Sistema de Iluminação Pública;
- Um lago;
- Cercamento com telas fortnet e Alambrados.

Anexos

Documentos Anexados:

- erosão.jpg

- erosão 1.jpg

- erosão 2.jpg

- erosão 4.jpg

- erosão 5.jpg

- início das obras 1.jpg

- início das obras 2.jpg

- início das obras 3.jpg

- início das obras 4.jpg

- início das obras 7.jpg

- início das obras 8.jpg

- início das obras.jpg

- GALERIAS ATE A BACIA 1.jpg

- GALERIAS ATE A BACIA.jpg

- GALERIAS.jpg

- BACIA CONTENÇÃO 1.jpg

- BACIA CONTENÇÃO INÍCIO.jpg

- BACIA CONTENÇÃO.jpg

- BACIA CONTENÇÃO FINALIZADA.jpg

- DRENAGEM.jpg

- OBRAS 1.jpg

- OBRAS 2.jpg

- início piscina.jpg

- início lagoa 1.jpg

- início lagoa.jpg

- início pista de caminhada.jpg

- lago.jpg

- conclusão obras - lagoa e piscina.jpg

- início Escola Ambiental.jpg

- fase finial escola ambiental.jpg

- Parque em movimento.jpg

- resíduos e erosão.jpg

- início das obras 6.jpg

- Parque Infantil 1.jpg

- resíduos sólidos.jpg

- regularização do material disposto.jpg

- Saneamento.jpg

- Piscina e Lago em execução.jpg

- lago no começo sem vegetação.jpg

- Mudas Espécies Nativas.jpg

- início do reflorestamento.jpg

- início do reflorestamento 1.jpg

- Pista Caminhada.jpg

- Pista Caminhada 1.jpg

- plantio de gramas e taludes.jpg

- Parque Infantil.jpg

- Parque Infantil 2.jpg

- Parque Infantil 3 - finalizado.jpg

- travessia lago - pista de caminhada.jpg

- 3 forum corredor ivai - encontro regional.jpg

- soltura de peixes 2015.jpg

- soltura de peixes 2015 1.jpg

- soltura de peixes 2015 2.jpg

- soltura de peixes 2015 3.jpg

- programas sociais no parque.jpg

- PLANTIO RECENTE DE ARVORES.jpg

- Fotos aereas - Parque Ambiental.docx

- Campanha Combate ao trabalho infantil.JPG

- Campanhas 2.JPG

- Campanhas 3.JPG

- Campanhas.JPG

- Visita Equipe Receita 4.JPG

- Visita equipe Receita Estadual.JPG

- Visita Receita Estadual 3.JPG

- Visita 1.JPG

- Visita 2.JPG

- Visita 3.JPG

- Visita 4.JPG

- ANDRÉ BOVO PREFEITO DE SÃO JORGE DO IVAÍ FALA DA REVITALIZAÇÃO DO PARQUE AMBIENTAL 10 08 2014 (1).avi

- Alunos da Escola Estadual - Participando da Semana do Meio Ambiente.jpg

- Alunos da Escola Municipal - Participando da Semana do meio Ambiente.jpg

- ATI - visão frontal.JPG

- Cidadãos Mirins - Parque ambiental.jpg

- Convite III Forum do Corredor do Ivaí.jpg

- Entrada Parque Ambiental 1.jpg

- Entrada Parque Ambiental.JPG

- Escola Ambiental - visão aerea.jpg

- Escola Ambiental - Visão Frontal 1.jpg

- Escola Ambiental - visão Frontal.jpg

- Escola Ambiental - visão lateral 1.jpg

- Escola Ambiental - visão lateral.jpg

- Escola Ambiental 1.JPG

- Escola Ambiental 2.JPG

- Escola Ambiental 3.JPG

- Escola Ambiental 4.jpg

- Escola ambiental 5.JPG

- Escola ambiental 6.JPG

- Escola ambiental 7.JPG

- Escola Ambiental.JPG

- Estacionamente - Escola Ambiental.jpg

- III Fórum corredor do Rio Ivaí.jpg

- III Fórum do Corredor do Ivaí na Escola Ambiental.jpg

- III Fórum do Rio Ivaí - 1.jpg

- III Fórum do Rio Ivaí - 2.jpg

- III Forum em São Jorge do Ivaí.jpg

- III Fórum -Plantação de arvores em São Jorge do Ivaí.jpg

- Lago Parque Ambiental.jpg

- Pista de Caminhada - Parque Ambiental.jpg

- Solturas de peixes com crianças da Escola Municipal.jpg

- Visão Lateral - ATI.JPG

- Visão Lateral - Parque ambiental.JPG

- Construção do Parque Ambiental.docx

Banco de Projetos