Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PROGRAMA ÁGUA PURA

Ano / Edição: 2015
Município: Capitão Leônidas Marques
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

PEDRO DIESEL (COOPAVEL)

Diagnóstico

No ano de 2013 a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Coopavel realizou diversos trabalhos de recuperação de nascentes na área urbana e rural. Conforme foram sendo realizadas as referidas recuperações de nascentes, bem como, devido a grande busca de moradores, surgiu à ideia de recuperação de nascentes em diversas propriedades no município, no interior de Capitão Leônidas Marques foi onde nasceu o programa Água Pura.
Tendo em vista a preocupação e relevância que a Coopavel sempre relatou e demonstrou em relação à recuperação de nascentes, além da parceria disponibilizada junto ao município, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente iniciou a execução de trabalhos voltados a essa questão no dia 27 de maio de 2013, quando foi realizada a primeira recuperação de nascente, esta na Linha São Jorge.
A ideia inicial era recuperar 50 nascentes, porém devido a grande aceitação e necessidade da população esse número aumentou e passou para 100 (objetivo alcançado), e agora o objetivo é alcançar 200 até o fim de 2015 e chegar a 300 até o final do ano de 2016. Assim estima-se que serão beneficiadas diretamente 300 famílias, e indiretamente beneficiará todos aqueles que possam vir a utilizar essa água e toda a população uma vez que a ação visa contribuir para a conservação de um recurso natural tão indispensável à vida humana.
Para a realização do projeto o coordenador do mesmo conta com auxílio e apoio de equipe que atua junto a Secretaria, os quais realizam o trabalho de recuperação das nascentes, além do auxílio do proprietário beneficiado e demais vizinhos da propriedade.
É relevante destacar aqui, conforme Cadernos da Mata Ciliar (2009) que “entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou cursos d’água (regatos, ribeirões e rios). Em virtude de seu valor inestimável dentro de uma propriedade agrícola, deve ser tratada com cuidado todo especial. A nascente ideal é aquela que fornece água de boa qualidade, abundante e contínua, localizada próxima do local de uso e de cota topográfica elevada, possibilitando sua distribuição por gravidade, sem gasto de energia”.

Descrição

O trabalho de recuperação de nascentes inicia-se através do pedido de recuperação da nascente feita pelo proprietário junto a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Após a solicitação do proprietário, é agendada uma visita para que a equipe responsável pela recuperação da nascente possa avaliar o nível de dificuldade na execução do trabalho, este nível de dificuldade refere-se à necessidade ou não do uso de máquinas, as quais também deverão ser agendas para uso junto ao setor municipal responsável, agendando assim a data para a recuperação da nascente.
Na data da execução do trabalho a equipe responsável pela recuperação da nascente, deslocando-se até a propriedade inicia a limpeza da nascente e seus arredores, buscando a localização do “olho da d’água” e assim podendo restaurá-lo, estando este soterrado. Em seguida realiza-se o processo de colocação das pedras basálticas, que atuam como filtros, estas colocadas em torno do “olho d’água”. Após a colocação das pedras ocorre a vedação das mesmas com solo cimentado – trata-se de argila mesclada com cimento na proporção três por um (três partes de solo e uma de cimento), quando então é iniciado o processo de canalização, onde são fixados com o solo cimentando ainda fresco, primeiramente um cano de 100 mm para esvaziamento da água quando ocorrer à limpeza; em seguida são colocados os canos de 20 mm e de 25 mm, com função de acoplar mangueiras que levam a água até a residência do proprietário; os canos de 50 mm, colocados em seguida, tem a função de esgotamento de emergência, quando ocorre aumento súbito da quantidade de água, com finalidade de evitar o rompimento da nascente; outro cano de 25 mm é afixado verticalmente a fim de tratamento da água, ocorrendo aproximadamente a cada quatro meses, sendo usado água sanitária para tal tratamento, com objetivo de eliminar vestígios restantes de micro-organismos patogênicos. É importante que, antes de iniciar o tratamento da água o proprietário seja orientado quanto à necessidade de retirada das mangueiras dos canos de 20 mm e de 25 mm para que a água tratada com água sanitária não seja consumida pelo proprietário, sendo assim finalizado o processo de recuperação da nascente, a qual será vedada para que não ocorra entrada de resíduos que contaminem a água.
É de extrema importância que, além das orientações quanto à manutenção das nascentes recuperadas, que se refere à limpeza nas proximidades da nascente, o proprietário também seja orientado quanto ao plantio de árvores nativas próximas a nascente para a proteção da nascente, a fim de que se componha ou conserve sua APP (área de preservação permanente), a qual é essencial no processo de conservação de nascentes e consequentemente água de qualidade.
Ressalta-se que, para a execução de todo o processo de recuperação de nascentes é necessário equipe composta atualmente - coordenador do projeto, agente ambiental, funcionário de serviços gerais- além dos proprietários e vizinhos que auxiliam na execução da recuperação da nascente.

Objetivos

Gerais:

No ano de 2013 a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente conhecendo a realidade dos munícipes da zona rural através da execução de outros projetos, além do trabalho de visitas domiciliares, observou relatos quanto à necessidade da melhoria na qualidade da água consumida pelos moradores, desde então, observando outras questões no município e aprofundando ideias, optou-se pelo trabalho de recuperação de nascentes.
Dessa forma o principal objetivo do projeto é a recuperação nascente, realizando o desassoreamento e proteção da mesma, a fim de disponibilizar água de qualidade para o proprietário.

Específicos:

Este trabalho visa beneficiar a população no que tange a saúde, bem como a questão ambiental das propriedades, pensando com isso nas gerações futuras e na preservação do meio ambiente, neste caso especifico, da preservação da mata nativa nas proximidades das nascentes que serão recuperadas.
Portanto, entende-se que seja de grande importância a execução desse projeto uma vez que estes entendam e se conscientizem da necessidade da preservação do meio ambiente, como também, pensando ainda nas próximas gerações.

Metas a atingir:

O Departamento de Meio Ambiente recebe diariamente pedidos de recuperação de nascente, pedidos estes feitos pelos agricultores que conhecem o projeto e se interessam pela realização do mesmo, visando uma melhor qualidade na água de sua propriedade.
Dessa forma nossa meta é atingir a toda demanda. Até o momento já foram recuperadas 150 nascentes, objetivamos alcançar 200 até o final do ano 2015 e acreditamos haver solicitações para alcançarmos 300 até o final de 2016.

Cronograma

Físico:

Cada nascente requer um tempo e uma atenção diferente, somente após analise é possível determinar a quantidade de material e de tempo que será necessário.
No entanto pode-se dizer que em um dia de trabalho da equipe é possível concretizar a recuperação de uma nascente. Logo pela manha a equipe munida de equipamentos e ferramentas se direciona até o local onde será realizado o trabalho. Ali o trabalho é feito em conjunto com o dono da propriedade e vizinhos e se estende geralmente até o final da tarde.
Dessa forma, realizando a média de 2 nascentes por semana é possível alcançar os objetivos estabelecidos no mês e no ano. Vale ressaltar que por muitas vezes o tempo e o clima podem afetar o cronograma, sendo que algumas semanas pode-se fazer mais e outras menos, mas a média se estabelece nesses números.

Financeiro:

Para cada nascente após analise preliminar é calculado uma quantidade de materiais necessários para sua execução. A quantidade de pedra, argila, hora máquina pode variar conforme a situação e necessidade da nascente.
Dessa forma o valor pode variar bastante, uma nascente simples que não requer máquina (retroescavadeira) nem grande quantidade de pedra ou argila e cimento custará 150,00 reais, em contrapartida outra que necessita de mais materiais, bem como uso de máquinas pode chegar a custar em torno de 1200,00 reais. Esses valores referentes apenas com materiais não contando valor de mão de obra (que nunca é cobrado). Estimativas baseadas na realidade trabalhada até o momento.

Orçamento:

A tabela com valores e quantidades esta presente no anexo, no item 11. Orçamento;

Vale lembrar que não são todos os materiais usados em uma nascente, ela pode requerer uso de máquina ou não, bem como as quantidades podem variar. E também vale ressaltar que os valores são compartilhados entre agricultor e prefeitura municipal.

Beneficiários Diretos:

Nesse contexto os maiores beneficiados são os proprietários das nascentes, os quais poderão obter uma água de melhor qualidade para diversos usos.
Ao longo do projeto e com mais de uma centena de nascentes recuperadas já foram observados diversos usos para a água, consumo próprio humano, dessedentação de animais, irrigação de hortas e demais plantas, abastecimento de aviários, frigoríficos e estrebarias e outros.

Beneficiários Indiretos:

Pensando em cada vez mais levar a população a conscientizar-se quanto à importância da preservação do meio ambiente e na qualidade de vida para todos, evitando possíveis doenças transmitidas pela água contaminada, este projeto pretende levar a recuperação de nascentes para diversas propriedades no município, algumas dessas sem o acesso a água de qualidade para consumo.
É necessário ressaltar que o beneficio abrange toda a sociedade, além da recuperação, a preservação é fator primordial nesse programa. Preservar e conservar água para os presentes e futuras gerações é o prazer e satisfação que nos move todos os dias.

Resultados:

Os resultados apresentam características quantitativas e qualitativas. Podemos quantificar até agora o numero de 150 nascentes recuperadas, atingindo diretamente centenas de famílias e indiretamente muitas outras. A qualidade da água e consequentemente a qualidade de vida de todos os beneficiados melhorou. Assim como a contribuição com o meio ambiente, essa por sua vez difícil de mensurar ,porém com a certeza que é positiva a ação.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos