Banco de Projetos

Conheça os Tres Poderes

Ano / Edição: 2015
Município: São Mateus do Sul
Função de Governo: Direitos da Cidadania

Administração Indireta:

Prefeitura Municipal de São Mateus do Sul

Diagnóstico

Vivemos em uma sociedade onde não sabemos quem elegemos para cargos de grande importância e por isso pensamos que, orientar a nova geração é mais viável do que remediá-la de possíveis erros que possam vir a cometer, isso justifica toda a formulação desse projeto!

Descrição

Trata-se de formar cidadãos mais preparados e com maior conhecimento de suas funções e seus deveres através de ações conjuntas com representantes dos três poderes (Prefeito, Juízes/Promotores e Vereadores) que aproximem da realidade o que estes alunos aprendem na teoria.
Um projeto inovador, de responsabilidade social e realizado em sua maioria em forma de parcerias, envolvendo vários setores importantes de nossa sociedade.

Objetivos

Gerais:

O projeto tem o intuito de atingir o pré-adolescente com informações de cidadania que possam absorver e praticar enquanto membros de uma sociedade.
Sabendo que as crianças e adolescentes tem uma grande capacidade de absorção de informação e ainda são um dos principais meios de transmissão de informação, pois acabam discutindo entre si e com os familiares o que aprendem nas escolas, pensamos em tentar torná-los mais cultos nas suas funções de cidadãos.

Específicos:

A cultura local deve ser considerada e mantida, porém a evolução de uma sociedade não se dá apenas mantendo os costumes e crenças de um determinado grupo, em uma determinada região. Para que uma pessoa se torne mais culta ela precisa ter alicerces nos quais se apoiar, para não ser influenciada, inclusive, negativamente por um contingente da população que por vezes tem mais acesso ou condição à cultura. O conhecimento, como cidadão, das funções e deveres dos três poderes que regem nossa constituição (Judiciário, Legislativo e Executivo) são de suma importância para moldar uma população e torna-la assim mais culta, afinal cultura não se faz apenas de ações culturais, e sim de um conjunto de fatores dos quais o conhecimento, a cidadania, a educação, entre outros, também fazem parte.

Metas a atingir:

Fazer com que este projeto se torne lei municipal para que, independente da gestão ou dos representantes dos três poderes que estiverem atuando, os alunos, que são o público alvo, possam ter este treinamento contínuo.

Feedback

1 - Após um período os professores organizam um questionário para avaliar a absorção das informações e o compromisso dos alunos com o tema.
2 – Analisar o efeito preventivo em relação a possíveis adolescentes em conflito com a lei.
3 – Verificar se haverá busca dos alunos por atividades relacionadas (estágios, pesquisas, etc) nos setores envolvidos.
4 – Analisar o comportamento como cidadãos no cotidiano das escolas.

Cronograma

Físico:

1 – A organização:

1.1 - Estabelecer contato com os envolvidos, poder legislativo, poder executivo e poder judiciário explicando o projeto e definindo as funções de cada.
1.2 - Preparar os educadores para que abordem os temas previamente nas escolas a fim de melhorar o entendimento durante as atividades extraclasse.
1.3 – Definir uma agenda com as instituições que irão participar do projeto.
1.4 - Adquirir um material de apoio (cartilha) para facilitar a fixação das informações e também para que este material chegue aos beneficiários indiretos (pais e conviventes das crianças).
1.5 - Formatar um cronograma de atividades a serem executadas contendo: Quantos grupos de alunos, de quantas pessoas, frequência, período de execução, etc.

2 - O evento:

2.1 – As atividades começam com um treinamento para os professores oferecido pelos representantes dos três poderes através de reuniões e visitas aos prédios onde estão locados os poderes legislativo, executivo e judiciário.
2.2 – Primeira semana - Os materiais de apoio são entregues aos professores para que possam trabalhar por um período determinado (uma semana)com os alunos, a fim de que absorvam os conceitos que serão abordados futuramente.
2.3 – Segunda Semana - Escolhe-se um dia para que cada representante (Prefeitura, Câmara e Fórum) faça uma visita à turma escolhida , em sua escola, e aborde temas pertinentes ao objetivo do projeto com as crianças. Desenvolver uma das atividades da Cartilha para que sejam julgadas e premiadas (redação, teatro, etc)
2.4 – Terceira Semana - Após esse primeiro contato os adolescentes devolvem a visita aos representantes onde recebem instruções de como funciona cada casa, como os servidores trabalham nelas e esclarecem as dúvidas que possam surgir.
2.5 – Conclui-se o projeto com uma foto de todos os envolvidos, a qual deve ser publicada e divulgada de forma mais ampla possível para que tenha reconhecimento da sociedade e o compromisso das crianças para que pratiquem e difundam o que acabaram de conhecer.

3 - Divulgação:

3.1 - O Projeto deverá ter visibilidade para que tenha credibilidade e apoio da sociedade.
3.2 - A divulgação deverá ser feita através de jornais impressos e não impressos locais, programas de rádios, sites oficiais, páginas em redes sociais, escolas da rede de ensino, etc.
3.3 – A foto tirada no final do projeto deverá ser entregue a cada um dos alunos envolvidos como recordação.

Financeiro:

4.1 – Elaboração e impressão de um material de apoio (Brasilzinho Cidanania – Editora Salomão). – Custeado pelo TJ (Dr. André O. Padilha)
4.2 – Elaboração e divulgação de uma matéria sobre o projeto. – Sem custos, pois o setor de relações públicas da Prefeitura pode elaborar e divulgar.
4.3 – Impressão e enquadramento das fotos a serem entregues aos alunos. R$ 2.500,00

Orçamento:

R$2.500,00 (dois mil e quinhentos reais)

Beneficiários Diretos:

Todos os alunos do municípios de determinada faixa etária.

Beneficiários Indiretos:

Toda a população

Resultados:

Teremos, sem dúvida alguma, uma geração mais preparada para escolher seus representantes e que saibam oque cobrar e de quem cobrar.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos