Banco de Projetos

Você Sabia? Conhecendo os Alimentos Industrializados

Ano / Edição: 2015
Município: Itaipulândia
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Nutricionistas

Diagnóstico

Baseado em dados do consumo alimentar do programa Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional - SISVAN aplicado pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) nas Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil percebeu-se o alto consumo de alimentos industrializados desde a infância, o que muitas vezes auxilia no desenvolvimento de sobrepeso, obesidade e outras doenças crônicas degenerativas.
A infância é o período de formação dos hábitos alimentares, é nesta fase que se deve incentivar o consumo de alimentos saudáveis como verduras, legumes e frutas e evitar alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio. Como muitas vezes esses alimentos são oferecidos precocemente devido ao baixo custo e a praticidade as crianças acabam tendo resistência de consumir alimentos mais saudáveis.

Descrição

O projeto é desenvolvido dentro da Escola onde é montada uma mesa com vários alimentos industrializados e as suas receptivas quantidades de açúcar, gordura e sódio.
Em primeiro momento as crianças/adolescente/pais são levadas a refletir sobre a alimentação no tempo dos seus avós e consequentemente como era a saúde antigamente. Após esta reflexão inicia-se a apresentação individual de cada alimento e suas quantidades de açúcar, sódio, gordura.
Ao final uma criança é convidada a auxiliar em uma demonstração de um cardápio de um dia com alguns dos alimentos apresentados, com essa demonstração é possível visualizar a diferença entre as quantidades recomendadas e as ingeridas.
A Secretaria de saúde forneceu os alimentos e matérias necessários ao desenvolvimento do projeto.
Em relação aos benefícios oferecidos pelo projeto estão: acesso a informação nutricional destes alimentos; problemas ocasionados pelo consumo excessivo; proporcionar a possibilidades de escolhas mais saudáveis; redução das taxas de sobrepeso e obesidade.

Objetivos

Gerais:

Informar a quantidade de açúcar, gordura e sódio presentes em alguns alimentos industrializadas.

Específicos:

- Diminuição dos níveis de sobrepeso e obesidade;
- Promoção de uma alimentação equilibrada e saudável;
- Prevenção das doenças crônicas não transmissíveis;

Metas a atingir:

Promover a conscientização sobre as escolhas alimentares e suas consequências a saúde a todas as faixas etárias, pois a criança esta exposta a propagandas de alimentos com personagens infantis que induzem a preferência por estes produtos. Já os pais são responsáveis pela aquisição destes alimentos e também necessitam receber orientação para que possam fazer melhores escolhas para seus filhos.

Cronograma

Físico:

A previsão do desenvolvimento do projeto será de uma ano. As atividades iniciaram em abril de 2015 e será estendida até abril de 2016 ou se houver necessidade o prazo pode ser ampliado até quando o projeto atinja todas as pessoas do Município.
Antes de iniciar o projeto foram adquiridos os materiais necessários como: alimentos industrializados, TNT, EVA, Isopor, impressões coloridas.

Financeiro:

Gatos com gêneros alimentícios: 158,00
Gastos com outros materiais de consumo: 20,00

Orçamento:

Gastos com gêneros alimentícios e materiais de consumo;
Gastos com profissionais (equipe de nutrição composta por: duas nutricionistas);
Gasto com transporte da equipe e dos materiais (carro da secretaria de saúde).

Beneficiários Diretos:

Comunidade Escolar (alunos das Escolas Municipais e Estaduais, pais e familiares);
Os professores.

Beneficiários Indiretos:

Programas sociais (bolsa da família, leite das crianças);
Integrantes do "Grupo Emagrecendo com Saúde" do Município de Itaipulândia;
Formação Continuada para Promoção de Educação Alimentar e Nutricional para Agentes Comunitárias de Saúde do Município de Itaipulândia;
Programa Saúde do Homem ( Agosto Azul ), 9ª Regional de Saúde.

Resultados:

Os resultados obtidos são satisfatórios, pois ao demonstrar as quantidades de açúcar, gordura e sódio presente nos alimentos industrializados expostos, percebeu-se a surpresa da maioria dos participantes (alunos, pais, professores e comunidade em geral). Com este trabalho conclui-se que a maioria das pessoas desconhece o que esta consumindo e não associam a relação entre o consumo destes alimentos ao desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis;
Desde o inicio do projeto até o momento ouvimos relatos de várias famílias que tinham hábito de consumir em família estes alimentos e que conseguiram reduzir a quantidade e a frequência dos consumo dos mesmos.

Anexos

Banco de Projetos