Banco de Projetos

Projeto Vida Saudável

Ano / Edição: 2015
Município: Cruz Machado
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O Projeto Vida Saudável tem como principal objetivo oferecer atendimento nutricional e psicológico de qualidade e gratuito às pessoas que necessitam e desejam adotar um estilo de vida saudável, tanto no aspecto nutricional como psicológico, e como consequência das mudanças comportamentais, alcançar um peso corporal saudável.

Descrição

Os grupos são formados de no máximo 25 pessoas, com idade mínima de 18 anos e máxima de 59 anos, conforme a procura, para realizar ações de prevenção e promoção de hábitos de vida saudável, tanto no aspecto nutricional quanto no psicológico. Em cada encontro é discutido um tema diferente por meio de palestras e diálogo com o grupo. As reuniões acontecem na sala de espera do Centro de Saúde Dr. Carlos Renato Passos, durantes as terças-feiras e quintas-feiras, das 19h00min – 20h30min.

Nutricionista formada pela UNIGUAÇU (Faculdades Integradas do Vale do Iguçú) há mais de seis anos, Daniela Gavasso Wierzbicki tem especialização em Programa Saúde da Família e Nutrição Clínica: Metabolismo, Prática e Terapia Nutricional pela Universidade Gama Filho, participação em cursos de atualização em Nutrição Clínica e Hospitalar, realiza palestras desde formada. Trabalha como Nutricionista Responsável Técnica pelo Hospital Municipal Santa Terezinha através da Prefeitura Municipal de Cruz Machado desde 2009. Realiza atendimento nutricional em consultório particular, no município de Cruz Machado-PR, sito à Avenida Presidente Getúlio Vargas, n. 423, Centro.

Psicóloga formada pela UNC (Universidade do Contestado) há mais de sete anos, Sirlene Chaikovski tem especialização em Saúde Mental e Atenção Biopsicossocial pelo ISPAE (Instituto Sul Paranaense de Altos Estudos), participação em cursos de atualização em Saúde Mental, Prevenção do Uso de Drogas, Prevenção de Violência a Mulher, Prevenção do Abuso Sexual, entre outros. Realiza palestras desde formada.Trabalha como Psicóloga Clínica no Centro de Saúde da Criança e da Mulher através da Prefeitura Municipal de Cruz Machado desde 2009.

A ideia do Projeto Vida Saudável surgiu durante o trabalho na Secretaria de Saúde, onde a maioria dos pacientes atendidos apresentam sobrepeso e dificuldade em emagrecer sem um atendimento especializado e integrado.

O inicio do Projeto foi em março de 2015 com a formação de 2 turmas, com encontros semanais durante 4 meses e após, encontros mensais por mais 4 meses. Novas turmas iniciarão no mês de agosto.

O Projeto Vida Saudável contribui com a saúde integral da população do município de Cruz Machado. Muitas pessoas não conseguem obter bons resultados na redução de peso por motivos como, não ter acesso a um tratamento de saúde completo e integral, impossibilidades financeiras, falta de tempo devido ao trabalho, entre outros.

Objetivos

Gerais:

O Projeto Vida Saudável tem como missão ser referência no atendimento nutricional e psicológico para a população de Cruz Machado, através da Secretaria Municipal de Saúde, contribuindo com a saúde dos munícipes. A meta é contribuir com a saúde do município, reduzindo os índices de sobrepeso e obesidade, consequentemente, prevenindo doenças crônicas como Diabetes, Hipertensão, Dislipidemias, Doenças relacionadas ao coração.

Específicos:

• Conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde através de hábitos alimentares e comportamentais saudáveis;
• Contribuir com a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares);
• Oferecer atendimento nutricional e psicológico em grupo de no máximo 25 pessoas, com idade mínima de 18 anos e máxima de 59 anos;
• Realizar palestras e discussões sobre prevenção e promoção da saúde, através dos temas trabalhados, distribuição de panfletos, entre outros;
• Realizar uma campanha de divulgação eficaz, através do site da Prefeitura Municipal de Cruz Machado;
• Realizar os encontros durante as terças-feiras e quintas-feiras, das 19h00min – 20h30min, no Centro de Saúde Dr. Carlos Renato Passos;
• Supervisionar e monitorar os resultados alcançados através de planilhas comparativas das alterações do Estado Nutricional dos participantes;
• Solicitar exames laboratoriais a fim de acompanhar integralmente a saúde das participantes;
• Emitir “Pareceres de Saúde” que serão boletins informativos quanto ao estado de saúde da participantes;
• Avaliar o Projeto através de pesquisa de satisfação;
• Criar um ambiente virtual de interação entre as participantes, através de um Grupo no Facebook;
• Entre outros.

Metas a atingir:

• Incentivar a prática culinária de preparações saudáveis;
• Incentivar a prática de atividade física;

Cronograma

Físico:

Espaço físico através da sala de espera do Centro de Saúde Dr. Carlos Renato Passos, profissionais nutricionista e psicóloga, 1 notebook, 1 impressora, 1 projetor data-show, papel para impressão. Lembramos que todos esses recursos já estão disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde.

Financeiro:

Anexo

Orçamento:

Anexo

Beneficiários Diretos:

O Projeto Vida Saudável destina-se a todas as pessoas residentes do município de Cruz Machado, com idade mínima de 18 anos e máxima de 59 anos, que apresentam sobrepeso, obesidade, ou que desejam saber mais sobre hábitos de vida saudáveis.

Beneficiários Indiretos:

O Projeto Vida Saudável contribui com a saúde integral da população do município de Cruz Machado. Muitas pessoas não conseguem obter bons resultados na redução de peso por motivos como, não ter acesso a um tratamento de saúde completo e integral, impossibilidades financeiras, falta de tempo devido ao trabalho, entre outros.

Resultados:

O Projeto Vida Saudável contribui com a saúde integral dos seus participantes, pois oferece atendimento nutricional e psicológico voltado no combate ao sobrepeso e a obesidade, com horário acessível ao público-alvo. O Projeto é um serviço diferencial e de qualidade, prestado a população do município de Cruz Machado – PR.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos