Banco de Projetos

Implantação do Sistema de Informações e Indicadores Culturais - SMIIC da Secretaria Municipal de Cultura em Londrina.

Ano / Edição: 2015
Município: Londrina
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

Informações sobre o setor cultural sistematizadas e divulgadas nacionalmente possibilitando amplo acesso público aparecem apenas nos dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística de 2007 a 2010, no eixo - Economia da Cultura: Cadastro central de empresas; Pesquisas estruturais e econômicas; Gastos da administração pública; Gastos das famílias e Análise socioeconômica da população ocupada na cultura. Esta apresentação do instituto é relacionada à produção de bens e serviços culturais, sempre analisados pelo viés econômico, seja pelo total de cadastros de empresas produtoras, ou dos gastos da administração pública com a cultura; das despesas que as famílias alegam ter mensalmente com itens considerados culturais, entre outros. Porém estas informações não constam dos demais estudos do instituto como por exemplo na composição dos mapas de IDH, logo não são articuladas com as demais informações consideradas fundamentais como violência, educação e saúde. Em Londrina até 2014 os dados considerados como indicadores culturais que por vezes eram divulgados nos relatórios internos e quando requisitados eram informados a terceiros, relacionavam-se apenas ao fator monetário presente na quantidade de equipamentos existentes, de livros adquiridos ou de recursos destinados. Sendo que o levantamento de tais informações baseava-se nos registros existentes em cada diretoria da Secretaria Municipal de Cultura e dependiam basicamente da memória de cada servidor e da capacidade pessoal de organização. Tais fatores demonstram que a visão da política cultural até então vigente estava direcionada aos produtores de cultura e ao mercado cultural, sendo que o público aparecia apenas enquanto consumidor. Demonstram ainda que embora a pesquisa do IBGE a administração pública municipal não se fundamentava em dados sistematizados que poderiam se relacionar a outros aspectos da Cultura. A inexistência de informações sobre a abrangência de atendimento ao público desta política, da localização dos equipamentos culturais, agenda cultural de acesso público, cadastro de produtores culturais entre outras informações dificultava a tomada de decisão na gestão da política cultural e até mesmo a transparência pública no que tange a divulgação e acesso às informações sobre esta política. O que se impossibilita a articulação entre informações da Política Cultural e das demais Políticas Municipais de forma ampla, objetivando a expansão e eficiência de tais iniciativas, o que afeta igualmente o fator de economicidade do serviço público.

Descrição

O projeto prevê a implantação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais por meio da sistematização, modelagem e divulgação pública online de informações sobre os serviços disponibilizados por esta política, público atendido, atividades desenvolvidas, documentos de relevância educacional e histórica elaborados, entre outros.

Objetivos

Gerais:

Implantar o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais por meio da criação de metodologia específica de trabalho, banco de dados e disponibilização pública periódica de informações culturais e dos dados georreferenciados.

Específicos:

Criação de grupo de trabalho para iniciar a modelagem de informações da Secretaria Municipal de Cultura; Criação de banco de dados de informações da Secretaria Municipal de Cultura georreferenciado; Disponibilização pública periódica de informações culturais e dos dados georreferenciados.

Metas a atingir:

Criação e grupo de trabalho na Secretaria Municipal de Cultura; Sistematização do banco de dados; Criação e utilização de metodologia única de trabalho que leve à visualização de indicadores culturais; Padronização dos instrumentos para coleta e armazenamento destas informações; Disponibilização online de informações culturais georreferenciadas

Cronograma

Físico:

Diagnóstico e articulação Agosto de 2014 À Maio de 2015.
Pesquisa e teste de possibilidades de aplicação online. Fevereiro de 2015.
Construção do projeto Abril de 2015
Criação de grupo de trabalho para o SMIIC Maio à Junho de 2015.
Elaboração da metodologia de trabalho, sistematização e armazenamento dos serviços prestados. Julho à Setembro de 2015.
Padronização de instrumentos de coleta e armazenamento do SMIIC. Agosto à Outubro de 2015.
Aplicação teste dos instrumentos criados Novembro à Dezembro de 2015
Implantação do SMIIC – início da disponibilização online de informações culturais georreferenciadas –Publicidade. Janeiro à Março de 2016

Financeiro:

Projeto mantido pelo Governo Municipal por meio da otimização de investimento financeiro já existente.

Orçamento:

Faz parte do orçamento já existente e em utilização.

Beneficiários Diretos:

Os benefícios deste projeto relacionam-se diretamente à gestão pública de cultura pois possibilitam a melhoria dos processos de trabalho por meio da padronização das informações culturais e criação de indicadores. Esta iniciativa gera benefícios diretos ainda à população que passa a ter acesso a informações culturais periódicas e georreferenciadas, podendo acessar online onde e quando estão sendo empregados os recursos desta política, quais equipamentos culturais existentes, monumentos e demais informações acerca do patrimônio artístico e histórico- cultural, etc.

Beneficiários Indiretos:

Podemos vislumbrar como benefícios indiretos desta iniciativa o fato de que a disponibilização destas informações pode interessar a pesquisadores de diversas áreas, o georreferenciamento de informações culturais pode facilitar ainda a articulação com as demais políticas que já possuem um trabalho territorializado, há a possibilidade de integrar o banco de dados do Sistema Nacional de informações e Indicadores Culturais, etc.

Resultados:

Até a presente data as reuniões da comissão possibilitaram iniciar a modelagem de dados, criar os primeiros instrumentos de coleta sistematizada e armazenamento por meio de formulários e planilhas (10 modelos de formulários e 1 planilha). Foi disponibilizada uma Agenda Cultural online com possibilidade da população cadastrar seu evento e pesquisar eventos já cadastrados, meio de ficar sabendo sobre as atividades culturais que acontecem no município. Esta agenda já recebeu mais de 50 mil acessos.
As informações no sitio da PML: londrina.pr.gov.br estão sendo revistas e modificadas visando facilitar o acesso à informação e contemplar as dúvidas recorrentes da população que aparecem nos atendimentos prestados. Foi criado no sítio siglon.londrina.pr.gov.br camadas teste (está online para acesso público porém ainda passará por aprimoramentos) para disponibilizar informações sobre os equipamentos e as vilas culturais, atualmente constam 18 inserções. Estão sendo organizadas as fichas inventariais sobre os monumentos da cidade para serem adicionadas neste sítio num total de 63 fichas.

Anexos

Banco de Projetos