Banco de Projetos

EcoPonto de Marialva

Ano / Edição: 2015
Município: Marialva
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Diagnóstico

Com o rápido aumento da população do Município de Marialva nos últimos anos, os problemas socioambientais também aumentaram significativamente. Marialva tem cerca de 650 quilômetros de estradas rurais e muitos destes quilômetros estavam servindo de ponto de descarte irregular de resíduos volumosos e entulhos em geral.

Descrição

O EcoPonto de Marialva é uma alternativa para a população marialvense destinar alguns resíduos sólidos que não estão contemplados na coleta de resíduos sólidos domésticos. A população pode destinar ao EcoPonto os seguintes resíduos: podas de jardim (grama, folhas de palmeiras, galhos de árvore e similares), móveis velhos (armários, guarda-roupas, sofás e similares), sucatas (ferros de construção, metais, fogões, geladeiras e similares), materiais recicláveis (plásticos, papéis, vidros e similares) e entulhos de construção e demolição dos pequenos geradores (até 1m³ por residência por mês). Com a instalação do EcoPonto, Marialva tem a oportunidade de oferecer maior qualidade de vida aos munícipes uma vez que estará dando a correta destinação final aos resíduos. O espaço destinado ao EcoPonto tem cerca de 3.000m², espaço suficiente para atender toda a população marialvense. O EcoPonto foi inaugurado em Junho de 2015.

Objetivos

Gerais:

Os objetivos gerais do EcoPonto é oferecer à população marialvense a oportunidade de destinar corretamente vários resíduos que não são contemplados na coleta de resíduos sólidos domésticos e avançar na preservação do meio ambiente.

Específicos:

- Destinar um espaço/terreno para a instalação do EcoPonto de Marialva;
- Aquisição de ferramentas, materiais permanentes de trabalho e locação de caçambas para entulho de construção e demolição;
- Buscar alternativas de destinação ambientalmente correta para todos os resíduos recebidos no EcoPonto;
- Licenciar o EcoPonto diante o Instituto Ambiental do Paraná - IAP;
- Divulgar o projeto do EcoPonto para toda a população marialvense.

Metas a atingir:

No início do projeto, a maior dificuldade foi encontrar parcerias para dar destinação a alguns resíduos como, por exemplo, resíduos de madeira (sofás, armários, guarda-roupas e similares), porém após várias pesquisas, a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente encontrou um empreendimento de reciclagem de madeira licenciado pelo Instituto Ambiental do Paraná. Para os outros resíduos não houve grandes dificuldades.
O EcoPonto de Marialva está licenciado perante o Instituto Ambiental do Paraná, com licença válida até Dezembro de 2018 (ANEXO I).
Desde antes da inauguração do EcoPonto, a Prefeitura tem se empenhado em divulgar este projeto, este empenho se faz necessário uma vez que na região não há nenhum EcoPonto ou similar licenciado e em funcionamento.

Cronograma

Físico:

CRONOGRAMA FÍSICO - ANEXO II

Financeiro:

CRONOGRAMA FINANCEIRO - ANEXO III

Orçamento:

R$76.343,00 - conforme Cronograma Financeiro.

Beneficiários Diretos:

Todas as pessoas que utilizarem o EcoPonto.

Beneficiários Indiretos:

A população marialvense em sua totalidade.

Resultados:

Desde o momento de sua instalação, o EcoPonto tem servido como ponto de referência para a população descartar alguns resíduos que não estão contemplados na coleta de resíduos sólidos domésticos.
Atualmente o EcoPonto recebe aproximadamente 200 toneladas de resíduos por mês. Dentre os resíduos recebidos, o que tem maior volume é a madeira, esta madeira é oriunda, em sua grande maioria, de móveis inservíveis que são desmontados no EcoPonto para separar, por exemplo, a espuma do sofá da madeira.
Além da madeira, entulhos de construção e demolição também tem tido boa aceitação da população. Anteriormente a população tinha apenas duas alternativas: contratar caçamba de entulho, mesmo que a geração fosse insuficiente para preencher toda a caçamba; destinar os entulhos às margens de estradas rurais, fundos de vale ou outros locais impróprios.
Os resíduos de podas de jardim também são recebidos no EcoPonto e a população tem encaminhado esse tipo de resíduo em grandes proporções.
Assim como os resíduos citados anteriormente, as sucatas também tem tido grande aceitação da população, que tem destinado além de ferros oriundos de construções, geladeiras, fogões e similares.
Alguns pontos de estradas rurais que eram frequentemente utilizados como pontos de descarte irregular destes resíduos tem sido monitorados pela equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, que tem constatado que o volume de resíduos descartados irregularmente diminuiu consideravelmente.
Os materiais recicláveis estão sendo destinados a uma associação de catadores do município para posterior comercialização.
Nos dois primeiros meses de operação, cerca de 70% dos resíduos deixaram de ir para os pontos irregulares e passaram a ir para o EcoPonto, fato que comprova que a população está comprometida com este projeto, que apesar de estar com pouco tempo em funcionamento já trás grandes resultados.

Anexos

Banco de Projetos