Banco de Projetos

Menção Honrosa

O Desenvolvimento Artístico e a Promoção Cultural ( cidadania)

Ano / Edição: 2015
Município: Marialva
Função de Governo: Cultura

Administração Indireta:

Secretaria de Cultura e Turismo

Diagnóstico

A Prefeitura do Município de Marialva está comprometida com as políticas culturais e os programas e ações governamentais para a área Cultural e possui em sua estrutura administrativa a Secretaria de Cultura e Turismo que foi desmembrada em 2011 da Secretaria da Educação.

Dando continuidade ao projeto a Secretaria da Cultura promove todo o ano o Festival de Cultura (esse ano será o 7º), onde são apresentados os resultados das oficinas. O projeto vai ao encontro das metas do Plano Nacional de Cultura, que divulga a valorização dos grupos e a formação artística buscando o desenvolvimento cultural.

Descrição

A Secretaria de Cultura de Marialva tem oferecido gratuitamente oficinas permanentes de formação desde 2006, trazendo assim para inserção cultural educandos alfabetizados e muitos hoje já se encontram em universidades. O projeto traz insere crianças e jovens, que passam a ter um contra turno de qualidade e com responsabilidade, são diversos grupos de: música, teatro e dança os quais elaboram shows e espetáculos artísticos com grande visibilidade na cidade e competições pelo país.

Objetivos

Gerais:

- Realizar mostra de resultados das oficinas culturais oferecidas pela Secretaria de Cultura ao longo do ano, fomentado a criação, a pesquisa e a produção artística do município;
- Ocupar o palco da Casa da Cultura Hélio Depiere e do Cine Teatro Sônia Maria Silvestre Lopes com atividades artísticas e culturais, oferecendo a população mais acesso a cultura;
- Incentivar a formação de plateia e o desenvolvimento cultural do município;
- Estimular a descentralização das ações culturais do Estado, na medida em que este venha apoiar um festival no interior do estado.

Específicos:

– Fomentar a formação artística;
- Desenvolver os conhecimentos artísticos culturais por meio de apresentações.

Metas a atingir:

- Inserção de crianças, jovens e adultos no contra turno;
- Que todos tenham direitos à cultura gratuitamente;
- Que seja sempre difundida cultura não só como forma de entretenimento, mas como forma de formação.

Cronograma

Físico:

-As oficinas acontecem de segunda a Domingo em contra turno: manhã, tarde e noite, na Casa da Cultura Hélio Depieri e Cine Teatro Sônia Silvestre.

Financeiro:

- Projetos mantidos pelo Governo Municipal e promoções da Secretaria da Cultura.

Orçamento:

- Recursos do município

Beneficiários Diretos:

– Os integrantes das oficinas (todos que procuram a Secretaria da Cultura de Marialva), independente de bairro , Escola ou Colégio que estuda. As oficinas são oferecidas a quem chegar e fazer a matricula no prazo determinado e conseguir assumir as vagas oferecidas.
Atendendo cerca de 324 matrículas à partir da 3ª série do Ensino fundamental se estendendo até o Ensino Superior. São oferecidas as Oficinas de:
Oficina de Street Dance (95 matrículas);
Oficina de Teatro (122 matrículas);
Oficina de Teclado (13 matrículas);
Oficina de Violão (78 matrículas);
Oficina de Bateria (16 matrículas);
Orquestra Raiz Sertaneja de Marialva.

Beneficiários Indiretos:

Pais, comunidade em geral.

Resultados:

- Os resultados são as apresentações no festival de cultura e nas cidades onde levamos nossos espetáculos.

Anexos

Banco de Projetos