Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

AGUAS DE NASCENTE. A RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO É URGÊNCIA

Ano / Edição: 2015
Município: Quatro Pontes
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

Associação da Linha São João

Diagnóstico

Em janeiro de 2015 constatou-se a redução de vazão de água no poço artesiano que fornece água para setenta e duas propriedades na Localidade Linha São João, no Município de Quatro Pontes - Estado do Paraná. De 40.000 litros de vazão por dia, reduziu para 6.000 litros.
O local da nascente era pisoteado pelo gado, não havia cerca para afastar o gado da nascente, estava sem arborização, apenas poucas árvores.

Descrição

O trabalho começou quando a comunidade procurou o departamento do meio ambiente para auxiliar na perfuração de um novo poço artesiano, pois o poço artesiano que fornecia água para as setenta e duas famílias estava com sua vazão de água reduzindo a cada dia. Foi então que realizou-se uma pesquisa na linha para ver se havia alguma nascente que tivesse vazão suficiente para auxiliar na distribuição da água para a comunidade. Encontrou-se uma nascente com excelente vazão na propriedade do Sr. Bráulio Fransener. Foi então realizada uma assembléia com todos da linha para expor a situação e sugerir a recuperação da nascente para utilizar na rede de água. Em ata todos concordaram e assinaram que seria realizada a recuperação. Deu-se inicio então nos trabalhos. Com máquina da Prefeitura, realizou-se a perfuração da vala de trezentos metros de comprimento, por três metros de fundura , a qual logo em seguida foi colocada pedra marroada (granítica) em uma altura de um metro, lona preta e cobriu-se com terra, essa vala de um metro de altura e trezentos de comprimento ficou como reservatório da água. Em seguida colocaram manilhas de concreto de um metro de diâmetro, uma bomba de sucção e todo o encanamento que leva a água da nascente até a captação da água do poço, onde foi construída uma casinha para colocar o dosador de cloro. A partir desse dosador a água é lançada na rede e distribuída para todas as setenta e duas residências. Ao redor da nascente, em torno de trinta metros de distância foi construída uma cerca a qual evita o acesso do gado a nascente. Em parceria com a Itaipu Binacional, que forneceu 300 mudas de árvores nativas e frutíferas, as mesmas foram plantadas ao redor da nascente, a partir da cerca. Durante o processo foi encaminhado ao IAP e Instituto das Águas o pedido de licenciamento e outorga da água.Foi realizada a análise da água e constatou-se ser uma água de qualidade para uso humano.

Objetivos

Gerais:

Fornecer água potável para setenta e duas residências da Localidade Linha São João no município de Quatro Pontes.

Específicos:

- Preservar as nascentes do município.
- Recuperar a área degradada ao redor da nascente.
- Construir cerca para afastar o gado da nascente e do fluxo da água em direção ao Rio Quatro Pontes.
- Perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- Reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar, da água e do espaço;
- Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- Compreender que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída.

Metas a atingir:

Fornecer água potável para setenta e duas famílias.
Reflorestar uma área de preservação permanente.

Cronograma

Físico:

Reunião com a comunidade.
Conversa e aceitação do projeto pelo Proprietário;
Análise química da água.
Pedido de outorga do uso da água para SUDHERSA e licenciamento para o IAP.
Escavação da ramificação da nascente - foi cavado um canal de três metros de profundidade com trezentos metros de comprimento em formato de Y, que serve de depósito para a água, onde no centro foi colocado cinco manilhas de concreto de um metro de diâmetro com um metro de altura, onde após fixadas as mesmas, colocou-se uma bomba de sucção que leva a água até a caixa de água de distribuição, através de sistema automático, quando reduzir a vazão da água da nascente, a mesma ira sugar a água do poço artesiano, que se localiza a trezentos metros de distancia do poço da nascente, para suprir a necessidade da comunidade.
Construção da casinha de tratamento da água.
Construção da cerca para proteção da nascente.
Plantio de trezentas mudas de árvores nativas e frutíferas doadas pela ITAIPU.

Financeiro:

Escavação - Máquinas da Prefeitura - 14 HORAS -
PEDRA, LONA, CERCA, CASINHA, DOSADOR, BOMBA HIDRÁULICA, CANOS = R$ 22.000,00
300 MUDAS - ITAIPU BINACIONAL

Orçamento:

AS HORAS MÁQUINA ESTÃO NO TRABALHO DIÁRIO DA PREFEITURA DENTRO DA DOTAÇÃO 18.541.0034.2.139 APOIO, PROTEÇÃO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL - 13 HS - 77,00 A HORA MÁQUINA.
O ORÇAMENTO GASTO PELA ASSOCIAÇÃO É DE VALORES (CAIXA) COBRADOS PELO USO DA ÁGUA POR CADA MORADOR -R$22.000,00

Beneficiários Diretos:

Moradores da Localidade Linha São João

Beneficiários Indiretos:

Toda a população do Município.

Resultados:

Setenta e duas famílias atendidas com 100% de água tratada.

Anexos

Banco de Projetos