Banco de Projetos

PROJETO ECOCIDADE

Ano / Edição: 2015
Município: União da Vitória
Função de Governo: Gestão Ambiental

Administração Indireta:

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

Diagnóstico

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) e a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), são produzidos cerca de 5 quilos de lixo semanalmente por habitante, chegando a um total de 240 mil toneladas de lixo por dia, e deste total apenas 2% é reciclado. Estima-se que no Brasil são desperdiçados cerca de 4,6 bilhões de reais por ano por não reciclar tudo o que poderia.
O município de União da Vitória apresenta uma situação bastante complexa, pois o processo de separação por parte da população é praticamente inexistente, o recolhimento por parte dos catadores é feito de forma desordenada e de maneira precária, pois boa parte deles usa animais para transportar as carroças, criando um transtorno no trânsito e poluindo as ruas com dejetos dos animais que defecam nas vias públicas. A comercialização dos recicláveis é feita na informalidade, criando um grande problema para os próprios catadores, que encontram dificuldades em receber os valores referentes aos produtos que recolhem.

Descrição

O município de União da Vitória, assim como outros do estado do Paraná, está gradativamente se adequando à realidade da implantação de projetos voltados à programas de reciclagem e educação ambiental voltados aos resíduos sólidos, visando os benefícios já citados.

Objetivos

Gerais:

Com o intuito de conservar e preservar o meio ambiente e a saúde humana, aliado ao desenvolvimento da cidadania e tendo como princípio base a dignidade da pessoa humana, a Prefeitura Municipal de União da Vitória, através da Secretaria de Ação Social, prevê a criação de um programa que visa o aumento da quantidade de materiais recicláveis coletados no município de União da Vitória.

Específicos:

a) Contribuir com a preservação do meio ambiente;
b) Promover a sensibilização ambiental da população com programas de educação ambiental voltados à orientação para a correta separação dos materiais recicláveis e orgânicos;
c) Fomentar a criação de uma cooperativa de trabalho formada por pessoas envolvidas no processo de coleta de recicláveis, proporcionando melhores condições de trabalho e de vida e gerando novas oportunidades de trabalho para aqueles que hoje vivem de maneira informal e sem renda fixa;
d) Viabilizar a coleta seletiva de materiais recicláveis em todos os bairros do município;
e) Disponibilizar, para a população, recipientes específicos para auxiliar na correta separação dos materiais;
f) Preparar uma área com infra-estrutura adequada para o recebimento e separação dos materiais recicláveis coletados, onde será instalada a cooperativa de trabalho.

Metas a atingir:

A INSTALAÇÃO DO PROJETO ECOCIDADE SE DEU NO ANO DE 2014, ONDE OS OBJETIVOS DO PROJETO FORAM REALIZADOS

Cronograma

Físico:

A área física a ser ocupada pelo projeto está localizada na Avenida Paula Freitas, Bairro São Sebastião, distrito de São Cristóvão, no município de União da Vitória, e trata-se do antigo terminal de calcário do município.
Atualmente a área está desocupada e possui instalações físicas necessárias para a operação da cooperativa, como barracão, recepção, balança e áreas de apoio para vestiários, sanitários e refeitório, sendo necessárias somente adaptações internas nas estruturas no sentido de proporcionar um ambiente adequado para a atividade, e externas voltadas à construção de um pátio de concreto para a compostagem. Além disso, será necessário preparar a estrutura existente com equipamentos utilizados na separação e acondicionamento dos resíduos. Com uma área aproximada de 1.500m2, a Usina de Triagem terá capacidade de triagem e processamento de 7,3 toneladas de resíduos por dia.

Financeiro:

OS RECURSOS FINANCEIROS DO PROJETO ESTÃO BASEADOS NO REPASSE POR MEIO DA PREFEITURA, REFERENTE AO PAGAMENTO DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS REALIZADOS NA COLETA DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, BEM COMO NOS VALORES RECEBIDOS DECORRENTES DA VENDA DOS MATERIAIS.

Orçamento:

A PREFEITURA REALIZA UM REPASSE MENSAL NO VALOR DE 75000,00, PARA PAGAMENTO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS de coleta de resíduos recicláveis, TENDO CONTRATO VIGENTE e renovável DE 6 MESES TOTALIZANDO 450000,00. ATUALMENTE, o total dos valores arrecadados em média correspondem a um valor superior a 150000,00 reais, referente ao repasse realizado pela prefeitura e venda de materiais.

Beneficiários Diretos:

OS BENEFICIÁRIOS DIRETOS DO PROJETO, SERÃO EX-CATADORES QUE ATUALMENTE VIVEM NA INFORMALIDADE.

Beneficiários Indiretos:

OS BENEFICIÁRIOS INDIRETOS CORRESPONDEM A TODA A POPULAÇÃO QUE ESTARÁ INTEGRADA NO PROJETO DE SEPARAÇÃO E RECICLAGEM DE MATERIAIS, O QUE IRÁ CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO E CONSERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

Resultados:

É evidente que somente com a participação maciça da população poderá ser alcançado o êxito na aplicação do projeto ECOCIDADE, pois assim poderá ser facilitado o processo de reciclagem que é importante e necessário, não apenas para diminuir o acúmulo de resíduos em aterros sanitários como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos, além de gerar fonte de renda para as pessoas envolvidas neste trabalho.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos