Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

O Desenvolvimento Artístico e a Promoção Cultural (cidadania)

Ano / Edição: 2014
Município: Marialva
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

A Prefeitura do Município de Marialva está comprometida com as políticas culturais e os programas e ações governamentais para a área Cultural e possui em sua estrutura administrativa a Secretaria de Cultura e Turismo que foi desmembrada em 2011 da Secretaria da Educação. Nos últimos três anos a vida cultural de Marialva ganhou novos contornos com a inauguração do Cine Teatro Municipal Sônia Maria Silvestre Lopes com capacidade para 684 pessoas, em novembro de 2010. A partir deste momento Marialva passou a sediar eventos e receber atrações culturais de todo território nacional e passou a poder produzir grandes espetáculos devido ao espeça que hoje possui. A Secretaria da Cultura promove todo o ano o Festival de Cultura (esse ano será o 6º), onde são apresentados os resultados das oficinas. O projeto vai ao encontro das metas do Plano Nacional de Cultura, que divulga a valorização dos grupos e a formação artística buscando o desenvolvimento cultural.

Descrição

A Secretaria de Cultura de Marialva tem oferecido gratuitamente oficinas permanentes de formação desde 2006, trazendo assim para inserção cultural educandos alfabetizados e muitos hoje já se encontram em universidades. O projeto traz insere crianças e jovens, que passam a ter um contra turno de qualidade e com responsabilidade, são diversos grupos de: música, teatro e dança os quais elaboram shows e espetáculos artísticos com grande visibilidade na cidade e competições pelo país.

Objetivos

Gerais:

- Realizar mostra de resultados das oficinas culturais oferecidas pela Secretaria de Cultura ao longo do ano, fomentado a criação, a pesquisa e a produção artística do município;
- Ocupar o palco da Casa da Cultura Hélio Depiere e do Cine Teatro Sônia Maria Silvestre Lopes com atividades artísticas e culturais, oferecendo a população mais acesso a cultura;
- Incentivar a formação de plateia e o desenvolvimento cultural do município;
- Estimular a descentralização das ações culturais do Estado, na medida em que este venha apoiar um festival no interior do estado.

Específicos:

– Fomentar a formação artística;
- Desenvolver os conhecimentos artísticos culturais por meio de apresentações.

Metas a atingir:

- Inserção de crianças, jovens e adultos no contra turno escolar;
- Que todos tenham direitos à cultura gratuitamente;
- Que seja sempre difundida cultura não só como forma de entretenimento, mas como forma de formação.

Cronograma

Físico:

As oficinas acontecem de segunda a Domingo em contra turno: manhã, tarde e noite.

Financeiro:

Projetos mantidos pelo Governo Municipal.

Orçamento:

Recursos do município.

Beneficiários Diretos:

Os integrantes das oficinas ( todos que procuram a Secretaria da Cultura de Marialva).

Beneficiários Indiretos:

Pais e comunidade em geral.

Resultados:

Os resultados são as apresentações no festival de cultura e nas cidades onde levamos nossos espetáculos.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos