Banco de Projetos

AEROLOCAL

Ano / Edição: 2015
Município: Ipiranga
Função de Governo: Desporto e Lazer

Administração Indireta:

Saúde

Diagnóstico

A cidade de Ipiranga está situada a uma altitude de 870 metros acima do mar, possui uma área de 926,955 km², está localizada a 25° de longitude sul e 50° latitude norte, possui aproximadamente 14.341 habitantes, tem sua economia centrada no setor agropecuário: da cultura do milho, soja, fumo e também da exploração da madeira, possui 4.774 domicílios e uma frota de 6.034 veículos. Os principais rios do município são o rio Ipiranga, rio Bitumirim e o rio Tibagi, que é o maior da região.
Na zona urbana existem cerca de 150 unidades de comércio e serviço, 05 de ensino, 28 prédios públicos, 1.887 unidades habitacionais, 03 industriais, 12 religiosas, 08 unidades de saúde e 32 leitos disponíveis.
A cidade possui 21,7 km de ruas, sendo apenas 8,2 km pavimentados e o restante, 13,5 km sem pavimentação.
Existe na região as seguintes categorias básicas de vegetação: matas naturais (não exploradas), em encostas e fundos de vales, com árvores de porte médio e alto (mata atlântica latifoliada perene); em estreitas faixas ao longo dos rios, riachos e córregos; matas artificiais geralmente de eucalipto e pinus; em zonas de relevo ondulado/forte ondulado, com vegetação de gramíneas de campos gerais. Quanto á produção agrícola, a mesma é bem representativa no total da economia municipal, mostrando tendência à expansão. Segundo dados da Secretaria de Agropecuária da Prefeitura Municipal de Ipiranga, existem mais de 7000 propriedades rurais no município, das quais predomina da agricultura familiar, realçando como problema significativo a falta de documentação da posse da terra por boa parte dos pequenos produtores, problema este que aos poucos o município busca solução, com auxílio do Estado do Paraná e do Governo Federal. Outras atividades importantes praticadas em Ipiranga são: agropecuária, silvicultura, apicultura e fumicultura.

Descrição

O Projeto AEROLOCAL foi implantado no Município de Ipiranga no final de 2012, ficou inativo durante o ano de 2013 e retornou com apoio da Secretaria Municipal de Esportes, no início de 2014.
O programa consiste em oferecer, especialmente às mulheres do município, avaliação física, aplicação de testes motores e a prática de exercícios físicos direcionados sob a orientação/supervisão de um profissional de Educação Física.
As alunas, ao se inscreverem, preenchem um Questionário de Perfil de Saúde, onde relatam seus objetivos ao ingressarem no programa, suas queixas, suas limitações, a condição da sua saúde, o uso de medicamentos, entre outras informações relevantes para a prescrição dos exercícios.
Após a participação em algumas aulas para sua adaptação, as participantes são submetidas a uma avaliação física pelo método de bioimpedância, para classificação de seus aspectos físicos: Estatura, Peso, IMC (Índice de Massa Corporal), Percentual de Gordura, Percentual de Músculo Esquelético, Taxa Metabólica Basal, Nível de Gordura Visceral, Medidas Corporais, além de testes como Repetição Abdominal em 1 minuto e Teste de Flexibilidade. E esta avaliação física é reaplicada após 36 sessões de treino, aproximadamente.
As aulas propriamente ditas, acontecem 4 vezes por semana (de segunda a quinta-feira) e são divididas em:
- Parte aeróbica (dança);
- Exercícios intervalados;
- Exercícios localizados, trabalhando grupos musculares diferentes em dias alternados: segundas e quartas – braços, peitoral, costas e abdômen e nas terças e quintas – glúteos, pernas e abdômen.
Contamos com aproximadamente 100 mulheres inscritas, de idade entre 13 e 64 anos, com diagnóstico de hipertensão, colesterol alto, diabetes, depressão, problemas posturais, problemas ósteoarticulares, doenças pulmonares, lombalgias, sobrepeso, obesidade entre outras individualidades ou que simplesmente buscam abandonar o sedentarismo.
No projeto AEROLOCAL, busca-se através da dança, do ritmo, de ações coreografadas, de exercícios intervalados e localizados, entre outras diferentes modalidades físicas, proporcionar momentos de descontração, interação entre o grupo, desinibição, mas procura-se principalmente contribuir com a promoção de saúde coletiva no município. Assim, as alunas passam a apresentar atitudes positivas perante a vida, a ter mais confiança, maior auto-estima e uma vida mais saudável, com uma sensação de bem-estar pelos benefícios proporcionados pelas experiências corporais desenvolvidas no referido projeto.

Objetivos

Gerais:

- Oferecer gratuitamente a prática de exercícios físicos supervisionados para as mulheres de Ipiranga;
- Contribuir para a promoção de saúde coletiva no município;

Específicos:

- Minimizar os efeitos negativos que o sedentarismo e a falta de políticas públicas na área do esporte e lazer (desvalorização física, econômica e social) causam à população;
- Promover momentos de descontração, de interação entre o grupo, de desinibição, de socialização às participantes;
- Propor atividades físicas adaptadas e direcionadas às reais necessidades das participantes de qualquer faixa etária, respeitando suas limitações;
- Favorecer a perda de peso, através de atividades estimulantes e desafiantes, provocando a socialização e a auto confiança diante de suas capacidades, proporcionando novo ânimo para bem viver.

Metas a atingir:

Reduzir, por parte das alunas, o uso de medicamentos para controle da saúde mental;
Diminuir percentual de gordura corporal das participantes;
Aumentar percentual de massa magra das participantes;

Cronograma

Físico:

FEVEREIRO:
Aeróbica (30 minutos)
Exercícios intervalados : 8 exercícios - 20 segundos ativo 40 segundos de descanso
Exercícios localizados

MARÇO:
Aeróbica (30 minutos)
Exercícios intervalados : 8 exercícios - 20 segundos ativo 40 segundos de descanso
Exercícios localizados

ABRIL:
Aeróbica (30 minutos)
Exercícios intervalados : 8 exercícios - 30 segundos ativo e 60 segundos de descanso - 2 repetições
Exercícios localizados

MAIO:
Aeróbica (30 minutos)
Exercícios intervalados : 10 exercícios - 30 segundos ativo e 45 segundos de descanso
Exercícios localizados

JUNHO:
Aeróbica (30 minutos)
Exercícios intervalados : 8 exercícios - 30 segundos ativo e 30 segundos de descanso - 2 repetições
Exercícios localizados

AGOSTO: Retorno das férias das alunas -
Exercícios intervalados : 8 exercícios - 20 segundos ativo 40 segundos de descanso
Aeróbica (30 minutos)
Exercícios localizados

SETEMBRO:
Exercícios intervalados : 8 exercícios - 30 segundos ativo 60 segundos de descanso - 2 repetições
Aeróbica (30 minutos)
Exercícios localizados


OUTUBRO:
Exercícios intervalados : 8 exercícios - 30 segundos ativo 30 segundos de descanso - 2 repetições
Aeróbica (30 minutos)
Exercícios localizados
Eventuais aulas ao ar livre, corridas pelas ruas da cidade, em apoio ao "OUTUBRO ROSA".

NOVEMBRO:
Exercícios intervalados : 8 exercícios - 20 segundos ativo 10 segundos de descanso - 2 repetições
Aeróbica (30 minutos)
Exercícios localizados

DEZEMBRO:
Exercícios intervalados : 10 exercícios - 30 segundos ativo 15 segundos de descanso - 2 repetições
Aeróbica (30 minutos)
Exercícios localizados

Financeiro:

Contamos com a disponibilidade de material da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (colchonetes, bastões, caneleiras e halteres) bem como a disponibilidade da funcionária pública responsável por coordenar o projeto.
Material para avaliação física é de propriedade da professora, bem como a caixa de som utilizada para as aulas.

Orçamento:

Não apresentamos gastos com o projeto, até o presente momento.
Mas existe solicitação de materiais complementares devido a demanda de participantes.

Beneficiários Diretos:

São as mulheres de Ipiranga, participantes do projeto Aerolocal (aproximadamente 130 inscritas), sendo elas todas as idades, desde que com estado de saúde admissível para a prática dos exercícios oferecidos.

Beneficiários Indiretos:

As famílias, uma vez que poderão conviver com mulheres:
- com a auto estima melhorada;
- com nível de estresse reduzido;
- com melhor qualidade de vida;
- com diminuição das queixas de dores e indisposição.

Resultados:

Até o presente momento os resultados foram importantes.
Na maioria das reavaliações as participantes relatam melhora da auto estima, redução nos níveis de estresse, perda de peso corporal, aumento da disposição.
Grande parte das alunas relatou ainda ter suspendido o uso ou diminuído dosagem de medicamentos (para dores no corpo, para manutenção da saúde mental).

Anexos

Banco de Projetos