Banco de Projetos

UBIRATÃ CIDADE SAUDAVEL

Ano / Edição: 2015
Município: Ubiratã
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Município de Ubiratã

Diagnóstico

Ubiratã é palavra indígena de origem tupi-guarani e significa madeira dura. O município recebeu esse nome devido à existência de exuberantes matas na época em que foi colonizado pela Sinop – Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, passando a ser município em 1961.

Ubiratã é um dos 399 municípios do Paraná. Está localizado na região Centro Oeste do Estado e possui uma área de 656.000 quilômetros quadrados. Sua população é de 21.562 habitantes, estando 85 % residindo na área urbana e tem na agropecuária (soja, milho e frango) a sua principal economia.

O crescimento tem se acentuado nos últimos anos, graças ao desenvolvimento proporcionado pela implantação de avicultura de corte na região, gerando mais oportunidade de emprego e renda para as pessoas.

Desde 2010, milhares de famílias estão migrando para a região, atraídas pela possibilidade de aumento de emprego e oportunidades de negócios na cidade.

O que deveria ser positivo, resulta em demanda crescente para o Município na prestação de serviços para o cidadão, que tem a obrigação de atender as novas demandas nas creches, escolas e serviços públicos na área de saúde e assistência social.

A saúde é direito de todos sem exceção e dever do Estado. Visando a promoção, proteção e recuperação à saúde foi criado o SUS: um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo o único a garantir assistência integral e completamente gratuita para a totalidade da população.

Em Ubiratã, o SUS acontece!

Assim como se canta no hino do município, Ubiratã é um cantinho feliz do Brasil, lá o SUS mostra evolução. Há muito que ser feito ainda, mas claro está que o Município tem trilhado no caminho certo, pensando em fazer saúde para as pessoas. A aposta é no trabalho comprometido, dedicado, de qualidade e que respeite o próximo.

Os projetos de organização da atenção à saúde em Ubiratã vão além do atendimento à demanda espontânea, pois proporcionam mudanças no estilo de vida das pessoas. A atenção à saúde se baseia nas prioridades da população e avalia intervenções relativas a ela. O plano municipal de saúde, a programação anual de saúde e o relatório anual de gestão são realizados com a participação da equipe da saúde, de acordo com as necessidades do município, e são avaliados periodicamente.

O processo de reorganização da atenção básica estabelece um grande desafio a todos os gestores no sentido de consolidar o SUS que queremos. E por isso o processo de educação permanente é fundamental para o sucesso do trabalho.

Ubiratã avançou consideravelmente na infraestrutura das unidades básicas de saúde nos últimos anos, e também investiu em equipamentos. Todo investimento solicitado é previamente analisado pela equipe de avaliação e controle, que verifica a real necessidade e funcionalidade.

Em 2009 o Município tinha nove unidades de saúde, mas apenas três unidades com consultórios odontológicos e já desgastados. Com isso, o primeiro desafio a vencer era a reestruturação e ampliação das Unidades de Saúde, pois a cidade estava crescendo e com ela a necessidade de proporcionar um atendimento de qualidade a todos.

Atualmente são doze unidades de saúde novas ou que acabaram de ser reformadas, incluindo duas equipes rurais, com seis equipes de saúde da família e atendimento odontológico em consultórios renovados. A meta até o final de 2016 é implantar mais uma equipe saúde da família e concluir a construção de três unidades de saúde, cobrindo assim 100% da área urbana e rural.

Com relação à odontologia houve grande avanço, pois em 2005 eram três cadeiras odontológicas na área urbana e duas na área rural para toda a população. Hoje são onze e a meta é chegar a treze consultórios odontológicos.

Na atenção básica, as equipes saúde da família são formadas por médico clínico geral, enfermeiro, técnico em enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentista e auxiliar de consultório dentário que atuam com ações de promoção, prevenção e recuperação em saúde; reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. Cada agente comunitário de saúde acompanha cerca de 140 famílias.

As principais atividades desenvolvidas pelo programa saúde da família são: puericultura, pré-natal, solicitação de mamografia, curativo, inalação, vacinação, consulta médica e de enfermagem, administração de medicamentos, visitas domiciliares, exame preventivo de câncer de colo de útero e outros tipos de câncer. Realizam também grupos de educação em saúde com orientações para dengue, hipertenso/diabético, gestantes, adolescentes e idosos, atividades físicas semanais e prevenção de acidentes de trânsito.

Descrição

Com a demanda crescente por serviços na área de saúde, vários programas tem sido criado para o atendimento do cidadão, transformando a cidade em uma referência estadual no atendimento básico e gratuito para as pessoas.
Alguns serviços oferecidos:

Escovação supervisionada, evidenciação de placa bacteriana, aplicação de flúor, grupos para educação em saúde bucal, atendimentos individualizados e atendemos às crianças menores de 4 anos na Clínica do Bebê são as atividades desenvolvidas pelo programa de saúde bucal.

As unidades também executam o PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA através do desenvolvimento de ações como avaliação e orientação nutricional às crianças e adolescentes, avaliação de saúde bucal, saúde ocular, verificação da situação vacinal, promoção da segurança alimentar e da alimentação saudável, saúde mental, promoção da cultura de paz e direitos humanos, orientação sobre sexualidade, prevenção das DSTs/Aids, uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.

Ubiratã também firmou parceira com a PASTORAL DA CRIANÇA objetivando o acompanhamento nutricional mensal das crianças que participam do programa Estadual Leite das Crianças.

Com o objetivo de diminuir as principais causas de óbito e internamentos evitáveis, os hospitais enviam à Secretaria da Saúde relatório dos pacientes internados e cada unidade de saúde faz o acompanhamento individual. Outra ação realizada é a classificação de risco e acompanhamento multidisciplinar dos hipertensos, diabéticos, gestantes e crianças menores de 5 anos.

Com relação à mortalidade materno-infantil, foi implantado em 2013 o programa municipal mamãe bebe feliz, uma ação conjunta entre equipes de saúde da família, o Núcleo de Atenção à Saúde da Família e o Hospital Santa Casa de Ubiratã, para reduzir a mortalidade na perspectiva da humanização da assistência reduzindo agravos e danos durante a gestação. Este projeto é desenvolvido com o apoio e de acordo com os critérios dos Programas Rede Mãe Paranaense e Rede Cegonha.

A gestante que é acompanhada pelo SUS e realiza todas as ações do programa recebe um kit com a Bolsa do bebê e alguns acessórios para cuidados com o recém nascido.

A maternidade de referência vem implementando ações para realizar parto humanizado e tanto a equipe quanto a estrutura está sendo qualificada permanentemente.

A referência de alto risco em Campo Mourão também vem sendo aprimorada, com a existência do Centro mãe paranaense e um comitê regional para avaliação periódica do serviço.

Todas as mortes infantis são investigadas pelas equipes da vigilância em saúde, atenção básica, Núcleo de Atenção à Saúde da Família, equipe hospitalar e pelo gestor municipal. A partir disso são notificados os órgãos responsáveis para realizarem um relatório final com as considerações e providências para posterior envio à regional de saúde.

Outro serviço diferenciado em Ubiratã é o atendimento domiciliar, que além de ser realizado pelas equipes de saúde da família e Núcleo de Atenção à Saúde da Família, conta com o atendimento da equipe de enfermagem, inclusive fora do horário de expediente, realizando internações, curativos, injeções e outros procedimentos voltados para atenção do usuário no domicilio.

A população do município conta com:
- Unidade de Saúde Central
- Unidade de Saúde São Joaquim
- Unidade de Saúde Vila Esperança
- Unidade de Saúde Jardim Panorama
- Unidade de Saúde Boa Vista
- Unidade de Saúde de Yolanda
- Unidade de saúde da comunidade São João, que foram reformadas ou ampliadas no últimos três anos.

Em fase de construção está a Unidade de Saúde Vila Recife, a Unidade de Saúde Central 2 e a Unidade de saúde Jardim Josefina.

O Centro de Atendimento Médico Municipal atua na Unidade de Saúde Central e conta com uma equipe de enfermagem, atendimentos médicos de Clínico Geral, Cardiologista, Cirurgião Geral, Ortopedista e Pediatra. Na unidade central também está instalada a assessoria especial de saúde pública, a Farmácia municipal e a equipe de combate a Endemias.
Outras ações:
a) Centro de Especialidades
b) Unidades Básicas de Saúde - UBS em diversos bairros e regiões
c) Santa Casa de Misericórdia de Ubiratã
d) Centro Odontológico
e) Posto Central
f) Programa de combate a doenças endêmicas - Dengue e
g) Programa de saúde da gestante
h) Programa Mamãe, Bebê Feliz

Objetivos

Gerais:

Atender os cidadãos em suas necessidades de saúde

Específicos:

Oferecer atendimento básico de saúde de qualidade para toda a população

Metas a atingir:

Atendimento agendado para todas as necessidades médicas e especialidades, inclusive em outras cidades e centros médicos com mais especialidades.
A farmácia atende em média 5.411 pacientes por mês. A aquisição dos medicamentos é feita em sua maior parte por meio do Consórcio Paraná Saúde com custeio estadual, federal e maior parcela municipal.

Além dos medicamentos adquiridos pelo consórcio o Município realiza aquisições de outras distribuidoras por meio de processo licitatório.

É de responsabilidade dos municípios garantir o atendimento básico da farmácia aos pacientes e organizar o fluxo de atendimento dos procedimentos de média ou alta complexidade, que são atribuições do Estado e União. Desta forma, atualmente 70% de todo investimento na assistência farmacêutica é custeado pelo Município. Assim, está sendo cumprido além do estipulado e isso demonstra o compromisso de Ubiratã para com a saúde de sua população.

O Programa de combate a endemias realiza atividades de controle e prevenção com relação a dengue, monitorado o índice de infestação do mosquito, caramujo africano, através da coleta, bem como bicho barbeiro e escorpião.

Como ações permanentes do combate a dengue o Município faz a aplicação de lei municipal com imposição de multas aos infratores, além da divulgação de informações na mídia, em Pedágios, distribuição de material informativo nos domicílios através dos agentes comunitários de saúde, além de ações de prevenção em parceria com todas as escolas e secretarias municipais.

As Equipes Saúde da Família contam com o Núcleo de Atenção a Saúde da Família – o NASF, que complementa os atendimentos realizados na atenção básica dando suporte às equipes para qualificar o atendimento ao usuário. A equipe deste Núcleo é multidisciplinar e composta por nutricionista, fonoaudióloga, fisioterapeuta, enfermeira, psicóloga, dentista, assistente social, pediatra e obstetra, além do atendimento de especialidades na Cardiologia, Dermatologia e Ortopedia.

Os atendimentos individuais e em grupo no NASF são realizados por diversos programas, a exemplo do Cuidando de quem cuida – direcionado à qualidade de vida dos cuidadores de idosos e acamados; o Grupo antitabagismo é direcionado aos fumantes com intenção de parar de fumar; o Grupo ATITUDE consiste no tratamento aos pacientes com depressão leve; o Grupo de planejamento familiar realiza orientações sobre métodos contraceptivos, visando identificar usuários aptos ao processo de vasectomia e laqueadura; o Grupo de aprendizagem trabalha com alterações na fala e na escrita.

Há também o Grupo postural, que visa a reabilitação e manutenção aos agravos físicos; o Projeto “Criança” incentiva noções de regras e limites, visando bem estar do convívio familiar; o Projeto emagrecer em grupo visa a reeducação alimentar; o Projeto Ubiratã mais Ativa realiza atividade física semanal vinculada a cada equipe de saúde da família, em parceria com a secretaria de esportes; o programa de Prevenção de HIV/DST realiza teste rápido de HIV e outras doenças nas Unidades de Saúde, inclusive fora do horário de expediente.
A Clínica Do Bebê realiza atendimento odontológico a crianças de zero a quatro anos; a Rede Mãe Paranaense faz atendimento a Gestantes e Crianças sob condição de risco Intermediário; o Grupo de Gestante realiza reuniões mensais conforme o período gestacional e o Projeto Terapêutico Singular que consiste em Reunião multiprofissional com o objetivo de apoiar as equipes de saúde da Família no atendimento de pacientes que apresentam maior complexidade.

Na atenção à saúde mental Ubiratã com o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, com o objetivo de promover a reinserção social dos usuários através de ações multiprofissionais que envolva trabalho terapêutico, atividades esportivas e pedagógicas, oficinas de artesanato e geração de renda, inclusão social, cursos profissionalizantes, orientação familiar, prevenção e redução de danos para o uso e abuso de álcool e outras drogas, acompanhamento de pacientes com medida judicial ou medida sócio educativa e tratamento aos portadores de doença mental moderada e grave. Para avaliação deste processo há uma parceria com o Comitê de Saúde Mental.

Outro serviço especializado para a população é do Centro de Especialidades Odontológicas, através do atendimento com prótese dentária, endodontia, periodontia, cirurgia odontológica e atendimento a pessoas especiais.

Na região da Associação dos Municípios de Campo Mourão – a COMCAM somente Ubiratã e Campo Mourão possuem Centro de Especialidades Odontológicas.

A Vigilância Epidemiológica é o setor que adota medidas de prevenção e controle de doenças que podem afetar a população, monitora e organiza os programas do Ministério da Saúde quanto à Imunização, campanhas de vacinação, Doenças de Notificação compulsória, Sistema de Informação de Mortalidade e Nascidos Vivos, além de investigar as mortes infantis, maternas e mulheres em idade fértil.

Há também a sala de vacina, que mantêm as vacinas em condições ideais de conservação, prevê a quantidade de vacinas necessárias para o município, realiza busca ativa de faltosos, realiza treinamento contínuo da equipe de enfermagem e avalia os efeitos adversos das vacinas.

O setor de VIGILÂNCIA SANITÁRIA em Ubiratã avalia a qualidade da água e do solo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, realiza ações da Saúde do Trabalhador de prevenção, promoção e também Notificação e Investigação de acidentes de trabalho. Realiza inspeção sanitária nos estabelecimentos, monitora o cumprimento da legislação anti-fumo, realiza notificação e investigação dos surtos alimentares, acolhe e atende denúncias e reclamações, aplicando multas, instaurando processo administrativo sanitário e envio de amostras para identificação de Animais Peçonhentos, além de realizar o Controle de raiva animal.

A Secretaria da Saúde conta também com o setor de agendamento para tratamento fora do município, com estrutura adequada para receber a população.

Cronograma

Físico:

Unidades Básicas de Saúde
Ambulatórios
Veículos - ambulâncias

Financeiro:

R$ 12.000.000,00 por ano (Recursos Federal, Estadual e Municipal)

Orçamento:

R$ 12 milhões por ano (recursos Federal, Estadual e Municipal)

Beneficiários Diretos:

População de Ubiratã e região

Beneficiários Indiretos:

População de Ubiratã e região

Resultados:

Atendimento pleno da saúde para a população.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos