Banco de Projetos

Oportunidade e Cidadania transformando vidas

Ano / Edição: 2015
Município: Presidente Castelo Branco
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

O município de Presidente Castelo Branco, localizado no noroeste do Estado do Paraná possui segundo dados do IBGE de 2014 aproximadamente 5100 habitantes. Sua economia baseia-se na agricultura e criação de animais além de algumas pequenas indústrias e do comércio local.
Apesar de um município de pequeno porte, a administração se preocupa em oferecer para a população atendimento de qualidade nos setores públicos e oportunidades igualitárias em seus projetos e atividades.
Assim, comprometidos com a busca pelo bem-estar e qualidade de vida de nossa população,em especial nossas crianças e adolescentes é que a Prefeitura Municipal atrávés de sua Secretaria Municipal de Assistência Social desenvolve o programa: " Oportunidade e Cidadania transformando vidas". Buscando transformar vidas, oportunizar atividades gratuítas para nossas crianças e adolescentes e fortalecer os vínculos familiares estamos desde 2013 oferecendo as oficinas e ampliando o atendimento no referido projeto.

Descrição

Nosso projeto é oferecido desde 2013.
Funciona com a contratação de professores de JUMP, balé, dança complementar e folclórica, capoeira e artesanato. Os participantes são crianças cadastradas no Cad-Único na Secretaria Municipal de Assistência Social em situação de vulnerabilidade social ou que precisam fazer as atividades em contraturno devido a ausência dos responsáveis durante o periodo que não estão na escola e também as crianças da comunidade que tiverem interesse.
As aulas ocorrem de terça à sexta-feira nos períodos da manhã e da tarde e são atendidadas aproximadamente 130 entre crianças e adolescentes de 03 à 17 anos de idade.
São oferecidos lanches para as crianças no periodo das aulas como café da manhã e frutas além do almoço para as que ficam após a escola no periodo da manhã.
O projeto inclui ainda o acompanhamento de toda a equipe da Assistência Social, uma professora pedagoga, uma educadora social e uma psicóloga de forma a identificar problemas e orientar as crianças e famílias quando necessário.
São realizados festivais e amostras culturais e de danças.
Para as crianças são oferecidades também atividades interativas como passeios ao cinema, boliche, almoços especiais e comemorações de fim de ano.

Objetivos

Gerais:

- Possibilitar às nossas crianças e adolescentes atividades físicas, culturais e artísticas gratuitamente de forma que possam interagir uns com os outros, fortalecendo os vínculos familiares, proporcionar mais saúde e qualidade de vida, mostrar os resultados das atividades nos festivais ou exposições, promover bem-estar e cidadania dentro de nossas possibilidades.

Específicos:

- Investir recursos públicos para o desenvolvimento da cidadania e promoção do bem estar de crianças e adolescente do município.
- Através das danças e artesanato desenvolver cultura, coordenação motora, auto-estima.
- Incentivar a socialização e o trabalho em equipe.
- Desenvolver respeito e cidadania.
- Oferecer conhecimentos culturais e artísticos.
- Promover o fortalecimento dos vínculos familiares prestigiando os eventos e ajudando na organização das atividades assim como no acompanhamento das crianças nas aulas.

Metas a atingir:

- Oferecer atividades em contraturno.
-Desenvolver a solidariedade e os vínculos de amizade e familiares.
- Acesso a cultura, esporte, dança e artesanato.
- Oferecer atividades para todas as crianças e adolescentes interessados igualitariamente.
- Manter as crianças em atividades produtivas, de conhecimentos, oportunidade e momentos de alegria e descontração.

Cronograma

Físico:

As atividades ocorrem semanalmente de terça à sexta-feira nos períodos da manhã e tarde no Centro de Convivência Abílio Liberato.

Financeiro:

Os recursos são provenientes do governo municipal ( recursos livres) além de recursos vinculados do Ministério do Desenvolvimento Social e repasses trimestrais através do FIA ( Fundo da Infância e Adolescência) da VIAPAR.

Orçamento:

Provenientes de recursos livres do município e dos recursos geridos pelo Fundo Municipal de Assistência Social.

Beneficiários Diretos:

Aproximadamente 130 crianças entre 03 e 17 anos que frequentam as atividades.

Beneficiários Indiretos:

Familiares e comunidade em geral.

Resultados:

- Novas amizades.
- Novos conhecimentos.
- Atividades físicas com desenvolvimento motor.
- Apresentações em festivais e no encerramento do ano.
- Participação e envolvimento dos pais em todas as atividades.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos