Banco de Projetos

Projeto Educacional de Leitura e Socialização

Ano / Edição: 2014
Município: Serranópolis do Iguaçu
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Atualmente são várias as discussões que ocorrem no âmbito escolar sobre as questões que envolvem a família e escola. Podemos observar as grandes transformações que vêm ocorrendo na sociedade moderna e suas implicações no âmbito escolar. Devido o acesso fácil à tecnologia, os pais vêm perdendo o hábito do convívio familiar. É pouco comum encontrarmos famílias que têm o hábito de ler e vivenciar histórias com as crianças, bem como acompanhar a vida escolar de seus filhos. A falta desse hábito tem refletido de forma negativa tanto no aspecto da aprendizagem como no emocional das crianças. Tendo em vista que esta instituição faz parte desse diagnóstico, sentiu-se a necessidade de criar estratégias que viabilizem a solução de tais problemas.

Descrição

O presente Projeto retrata uma inovação na Educação Infantil, onde o aluno e sua família são valorizados em suas falas e sua realidade. Tanto a família quanto a escola podem oferecer diversas contribuições para o desenvolvimento dos seus filhos como dos alunos. Tendo em vista que é na infância que se formam hábitos e que se levam para a vida inteira, o CMEI vem trazer aos pais e alunos uma proposta onde através do exemplo, as crianças farão da leitura um hábito. Diante de todos esses benefícios, o Projeto de Leitura “Sacola Itinerante” é oferecido a todos os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Artista que atualmente atende 195 crianças que abrange desde o Berçário II (crianças de 1 a 2 anos) até o Pré II (crianças de 4 a 5 anos). Inicialmente apresentou-se o projeto para os docentes da instituição. No retorno do recesso escolar, no mês de julho, foi realizado o lançamento do projeto, contando com a presença de uma contadora de histórias como forma de incentivo à leitura e tornar mais atrativa à volta às aulas. Na oportunidade também foi realizada entrega das sacolas, uma para cada turma, a mesma continha um caderno, um livro de literatura infantil e outros materiais para desenvolver a atividade proposta. Neste dia, para tornar ainda mais atrativo para os alunos os funcionários se vestiram de alguns personagens que fazem parte da literatura infantil. O desenvolvimento do projeto consiste na seguinte forma: Uma vez por semana, o professor da turma escolhe um livro de história, de acordo com cada faixa etária e também que seja possível relacionar o tema da história conteúdos que serão trabalhados em sala de aula. Um aluno desta turma levará para casa uma sacola contendo todos os materiais conforme já mencionados. O aluno ficará quatro dias com o livro em casa. Com a ajuda dos pais, o mesmo terá de lê-lo, e, em seguida realizar a atividade proposta no caderno. Para as turmas de Berçário e Maternal, os pais farão o registro no caderno de acordo com as orientações contidas em um bilhete que consta nos anexo a este projeto. Para as turmas de Pré I e Pré II, os alunos registrarão no caderno de desenho em forma de desenho a parte que mais gostaram da história. Na data marcada, os alunos trarão a sacola com o material para escola acompanhados dos pais ou alguém responsável para compartilhar a história com os colegas. Este é considerado o ponto culminante do projeto, pois a presença da família em sala de aula faz com que aquele seja um momento único, tanto para a família como para a escola, momento este em que terão oportunidade de vivenciar uma experiência inédita até então, e, além disso, estreitar ainda mais a parceria entre escola e família. O projeto tem caráter de execução de seis meses para o ano de 2014, porém, a partir do ano de 2015, a proposta é de concretiza-lo durante todo o ano letivo, tendo em vista que a leitura deve se tornar um hábito constante em nossas vidas.

Objetivos

Gerais:

Incentivar, despertar e promover o hábito pela leitura tanto no âmbito escolar quanto na família, visando a formação do caráter no educando a melhor qualidade ensino aprendizagem, o desenvolvimento sociocultural e estreitamento de vínculos familiares.

Específicos:

• Envolver a família no cotidiano escolar aproximando-a da escola através de novas experiências;
• Incrementar a prática da leitura no âmbito escolar;
• Exercitar a leitura como prática democrática, fundamental na formação do senso crítico e da cidadania;
• Proporcionar ao aluno momentos agradáveis com sua família, possibilitando assim o diálogo, a troca e interação entre seus membros;
• Integrar a comunidade escolar mediante a multiplicidade de leitura;
• Enriquecer o conteúdo interdisciplinar, visando o aprendizado global;
• Desenvolver habilidades linguísticas como falar, ouvir, ler;
• Compreender a intenção, o ponto de vista de quem escreve fazendo uma leitura crítica, reconstruindo o sentido, segundo suas vivências, ampliando a visão de mundo;
• Auxiliar o aluno no processo de construção da sua identidade e na formação de valores próprios;
• Propor atividades em que os alunos tenham que perguntar, prever, opinar, comparar, confrontar e analisar.

Metas a atingir:

Através do projeto apresentado, o Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Artista pretende envolver todos os alunos da Educação Infantil e toda comunidade escolar definindo como meta a formação do hábito da leitura bem como estreitar os laços afetivos de forma integrada com a família.

Cronograma

Físico:

Será disponibilizada para a realização do plano de ação a colaboração da direção, coordenação e professores, bem como da APMF desta instituição, após apresentação e aprovação do projeto pelo corpo docente e APMF. Para obtenção e participação ativa dos alunos será realizado o lançamento do projeto na escola envolvendo alunos, funcionários, representantes da Secretaria Municipal de Educação e dos pais. A aplicação em sala de aula vai estender-se no decorrer do ano, uma vez por semana com a participação da escola e da família.

Financeiro:

O valor orçado e aprovado para aquisição do material para aplicação do projeto no ano de 2014 foi um total de R$ 295,80, sendo esses, 12 sacolas no valor de R$240,00 e de 12 cadernos de desenho no valor de R$ 55,80.

Orçamento:

Os gastos direto com a aquisição das sacolas para o projeto serão quitados com recursos da Secretaria Municipal de Educação e a aquisição dos cadernos, através de recursos oriundos da Associação de Pais, Mestres e Funcionários do CMEI Pequeno Artista , totalizando um valor de R$ 295,80. Quanto aos recursos humanos, os profissionais que atuam no projeto são da própria rede de ensino da instituição que pertencem ao quadro geral de funcionários da prefeitura.

Beneficiários Diretos:

Serão beneficiados 195 alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Artista.

Beneficiários Indiretos:

Através do incentivo e conscientização da importância da participação da família na vida escolar de seu filho, teremos como beneficiários indiretos toda a comunidade escolar/família.

Resultados:

Com a aplicação deste projeto pretende-se integrar família e escola, através da conscientização dos pais quanto a sua participação na vida escolar do aluno. Pretende-se ainda que nossos alunos sejam apaixonados por livros, que ouvir e ler histórias até o fim não seja obrigação, mas sim, uma possibilidade norteada pelo desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o lúdico tem. Acredita-se que “A educação não transforma o mundo, transforma o homem, o homem transforma o mundo”. (Paulo Freire).

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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