Banco de Projetos

O ESPORTE NA FORMAÇÃO INTEGRAL DOS JOVENS

Ano / Edição: 2014
Município: Assaí
Função de Governo: Desporto e Lazer

Diagnóstico

O Município de Assaí possui cerca de 16.368 habitantes dos quais cerca 2800 são jovens na faixa etária entre 09 e 17 anos (IBGE, 2010). A realidade nos mostra que muitos dos estudantes permanecem ociosos em contraturno escolar, estando susceptíveis a permanecer na rua praticando atos inadequados diante da sociedade.
A falta de projetos voltados para crianças e adolescentes com orientações adequadas se torna fator predisponente para má formação e desenvolvimento integral destes.
É fundamental criar ferramentas que possibilitem as estes jovens oportunidades e que contribua diretamente na formação integral dos mesmos. No Brasil há muitos projetos esportivos, porém, só se preocupam em trabalhar rendimento, desempenho e conquistas em competições e não utilizam estratégias metodológicas com aulas dinâmicas que possam contribuir no ponto de vista biológico, psíquico e principalmente social, pontos importantes para ajudar na sua formação integral.

Descrição

O esporte tem sido instrumento de muitos projetos em pequenas e grandes cidades, porém, a grande maioria tem a preocupação em focar nos conteúdos práticos como a preparação física, tática, técnica, resultados e também visando a melhoria da saúde.
O projeto visa sim a melhor performance possível dos atletas mas seu foco é voltado também para a questão da formação geral nos aspectos de socialização, aprendizado teórico que é imprescindível nesta fase de infância e adolescência, assim, a Secretaria de Esportes e Lazer possui as modalidades de atletismo, tênis de mesa, futsal, futebol, voleibol e vôlei de praia.
No atletismo conta com a parceria das escolas municipais Maria José Silva Santos, Maria Mitiko Tsuboi, Padre França Wolkers e Princesa Izabel que possuem a oficina de atletismo do Projeto Mais Educação (que segue a mesma metodologia) dando assistência e qualificação para os responsáveis e estagiários de cada turma e periodicamente treinam na pista de atletismo do município.
Além disso, a rede estadual (Colégio Estadual Conselheiro Carrão, Colégio Estadual Barão do Rio Branco) e privada de ensino (Colégio Sesi e Colégio Irmão Francisco Vecchi) e do projeto AABB Comunidade fazem parte do projeto nas modalidades ofertadas.
É necessário compreender que há atletas com pouco contato com os pais porque estes saem para trabalhar cedo ou são separados e/ou que convivem com parentes ou outro(s) membros(s) da família. Isso pode resultar na falta de dialogo na casa dos jovens e influenciando diretamente na formação de cada atleta. Partindo desta premissa houve a necessidade de desenvolver uma metodologia de ensino diferenciada (em fase de implantação) que além dos treinamentos há a preocupação de destinar parte do tempo do treino para dialogar e discutir temas que visam na formação integral dos envolvidos relacionando com cada modalidade esportiva e em alguns casos associando com o(s) objetivo(s) da sessão de treino. Desta forma, o projeto O Esporte Contribuindo Para a Formação Integral dos Jovens trabalha com a metodologia onde objetiva diretamente nos fatores influenciadores da formação dos jovens onde logo abaixo incluem:



a) Atletas – que são os praticantes e freqüentadores direto do projeto; b) Esporte – é a forma de atrair as crianças e adolescentes e aplicar a metodologia e dentro dos treinos descobrir qual ou quais problemas que atinge(m) os jovens e como ajudar a solucionar o problema; c) Escolas/Colégios – o projeto é parceiro das instituições de ensino para incentivar os alunos a melhorar seu rendimento escolar; d) Pais/Responsáveis – estes, têm livre acesso para assistir aos treinamentos e dialogar com os treinadores em algum momento (preferencialmente após os treinos) em relação ao atleta para identificar alguns pontos a serem discutidos para que possam ajudar os envolvidos de forma direta. A próxima etapa é realizar reuniões periódicas para melhorar o relacionamento entre todos e ajudar no que for necessário, apresentar nestes encontros como o projeto está sendo desenvolvido, no que precisa melhorar e ainda aceitar sugestões para a melhorar em todos os sentidos; e) Ambiente - é um grande fator influenciador para a formação dos envolvidos. O projeto também tem o intuito de orientá-los de que os atletas não devem de ficar exposto nas ruas aprendendo algo inadequado. Ainda, dentro de uma sessão de treino é destinada para a etapa inicial cerca de dez minutos para a aula teórica seguido do conteúdo prático e finaliza-se em média com a utilização entre sete a dez minutos de diálogo reforçando a aula prática e a teórica e ainda fazendo com que os jovens participem e que eles possam expor suas idéias. Na teoria é lecionado os seguintes temas: a) como organizar e planejar os estudos e melhorar o comportamento e as notas na escola; b) respeitar os pais e ajudá-los nas tarefas da casa; c) como evitar o uso de drogas e bebidas alcoólicas; d) como funciona o organismo humano durante a atividade física, o histórico e as regras do atletismo; e) o aprendizado em cada competição; f) quais são as exigências que o mercado de trabalho solicita; f)qual a importância de trabalhar em equipe; e que cada participante possa utilizar isso no dia a dia, entre outros assuntos que somam diretamente para a boa formação dos mesmos. Deve-se destacar também que os resultados em termos de desempenho esportivo também estão sendo obtidos graças ao empenho dos atletas.

Objetivos

Gerais:

Oportunizar a prática esportiva para os estudantes assaienses para que todo o aprendizado adquirido nos treinos e competições possam ajudar os jovens a se socializarem, melhorar o desempenho escolar, disciplina em geral, as condições de saúde e melhorar o desempenho atlético para que todos tenham uma boa formação integral.

Específicos:

• Oportunizar aos atletas as orientações dos professores e estagiários para que, além dos treinos práticos possam estar recebendo informações importantes, que poderão transferir este aprendizado para o seu cotidiano.
• Formar cidadãos através dos conteúdos práticos bem treinados e os jovens recebendo boas informações.
• Incentivar os atletas a estudar, como requisito para participar de competições.
• Melhorar o rendimento dos atletas em termos de resultado.
• Diminuir os índices de evasão escolar, bem como melhorar os vínculos familiares e assim contribuir para a formação integral.
• Formar verdadeiros cidadãos que venham a contribuir com o pleno desenvolvimento do município de Assai.

Metas a atingir:

Diminuir a evasão escolar na faixa etária de 09 a 17 anos (alguns projeto há crianças mais novas) e fazer com que os atletas melhorem seu desempenho escolar como notas e disciplina e ainda melhorar o relacionamento no ambiente familiar ou onde estiverem. Diminuir também a evasão escolar e o índice criminalidade decorrente nesta faixa etária, além do desempenho como atleta.

Cronograma

Físico:

Escola de Atletismo da Secretaria de Esportes e Lazer de Assaí.
Local: Pista de Atletismo Mario Hirakuri no Centro de Eventos Toyossaburo Ikeda de Assaí situada na Avenida Paul Harris, s/n.
Dias e horários dos treinos:
Categoria sub-11 (9 a 11 anos): segundas e quartas das 17:00-18:00.
Categoria sub-14 (de 12 a 14 anos): terças, quintas e sextas das 15:30-17:00.
Categoria sub-17 (de 15 a 17 anos): de segunda a sexta das 15:30-17:00.
*OBS: muitos atletas fazem cursos, catequese ou outra atividade, por isso, há uma flexibilização dos horários para que possamos atender a todos. E está sujeito às alterações por causa do horário de verão e condições climáticas.
Número de atletas no projeto da Escola de Atletismo de Assaí da Secretaria de Esportes e Lazer:
Categoria sub-11: 20 atletas
Categoria sub-14: 20 atletas
Categoria sub-17: 20 atletas
Total de 60 atletas.
Local de treinamento em parceria com o projeto Mais Educação (no contraturno escolar) na quadra poliesportiva das seguintes escolas e com os respectivos números de atletas:
Escola Municipal Profa. Maria Mitiko Tsuboi, 57 alunos, situada na rua Manoel Ribas, 121.
Escola Municipal Profa. Maria José Silva Santos, 30 alunos, situada na rua Bolívia s/n.
Escola Municipal Princesa Izabel, 35 alunos, situada na rua Vereador Euclides de Oliveira, 181.
Escola Rural Municipal Padre França Wolkers, 45 alunos no distrito do Pau D`alho do sul situada na Avenida principal s/n.
Projeto AABB Comunidade.
Local: rua Antenor H. Monteiro, 01 ou rua Primavera 23, s/n. conforme o dia e as condições climáticas.
Dias e horários dos treinos: quintas e sextas-feiras das 8:00-11:00 e das 13:00-15:45.
Sub-8: 20
Sub-9: 17
Sub-11: 23
Sub-13: 22
Sub-15: 18
Número de atletas: 100

Atletas pela Secretaria de Esportes e Lazer: 60.
Atletas da rede municipal de ensino (parceria) e projeto AABB Comunidade em parceria: 267
Total: 327 atletas.
Calendário de competições:
Campeonato Panamericano Nikkei de Atletismo em fevereiro de 2014: Santa Cruz de La Sierra – Bolívia.
CAJINA – Competição Adulto, Infantil, Juvenil Nikkei de Atletismo - São Paulo-SP.
Grande Premio Caixa (GP Caixa) de Atletismo – na pista de Atletismo da Universidade Estadual de Londrina-PR.
Jogos Escolares do Paraná- fase regional- em Assaí-PR.
Campeonato Assaiense de Atletismo- em Assaí-PR.
Jogos Escolares do Paraná – fase macrorregional - em Santo Antonio da Platina-PR.
Jogos Escolares do Paraná – fase final - categoria B (ensino fundamental) em Cianorte-PR.
Campeonato Brasileiro Intercolonial de Atletismo- em São Paulo-SP.
Jogos Escolares do Paraná – fase final – categoria A (ensino médio) em Foz do Iguaçú-PR.
JOTA- Jogos Organizadores dos Traballhadores de Assaí – outubro de 2014 em Assaí-PR.
* Participação em outras competições caso seja convidado.
Cronograma (Tênis de Mesa – masculino e feminino)
Físico:
Local: Rodovia PR 090, s/n.
Dias e horários dos treinos: iniciantes – de segunda a sexta das 14:00 às 16:00 (categorias de 07 a 12 anos) e atletas de competição de segunda a sexta das 16:00 às 18:00 (acima de 13 anos).
Número de atletas: 60 atletas iniciantes e 20 atletas de competição.
Total: 80 atletas
Calendário de Competições:
7 etapas do Campeonato Paranaense (de março a setembro).
3 etapas da Copa Brasil.
JOTA- Jogos Organizadores dos Trabalhadoras de Assaí -PR.
Jogos Escolares do Paraná- fase regional- em Assaí-PR.
Jogos Escolares do Paraná – fase macrorregional - em Santo Antonio da Platina-PR.
Jogos Escolares do Paraná – fase final - categoria B (ensino fundamental) em Cianorte-PR
Jogos Escolares do Paraná – fase final – categoria A (ensino médio) em Foz do Iguaçú-PR.
Jogos da Juventude do Paraná – fase final. Divisão A – São José dos Pinhais.
Campeonato Intercolonial Paranaense- Maringá – PR.
Cronograma (Futsal Masculino)
Físico:
Local: quadra do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, rua Riichi Tatewaki, 755.
Dias e horários dos treinos: As categorias sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17 treinam nas segundas, terças e sextas das 17:30 às 20:00.
Número de atletas:
Sub-11: 20 atletas
Sub-13: 25 atletas
Sub-15: 17 atletas
Sub-17: 13 atletas
Número total de atletas: 75.
Resultado: medalha de ouro nos Jogos Escolares do Paraná-fase regional 2013 na categoria A e medalha de bronze nos Jogos Escolares do Paraná-fase regional 2014 na categoria A.
Calendário de competições:
Jogos Escolares do Paraná- fase regional- de Assaí-PR.
Jogos da Juventude do Paraná – fase regional.
JOTA- Jogos Organizadores dos Traballhadores de Assaí-PR.
E competições da região.
Cronograma (Futebol Masculino)
OBS: Os mesmos atletas do futsal masculino participam do projeto do futebol masculino.
Físico:
Local: Estádio Municipal Dr. Durval José da Silva, rua Orlando Gregório, s/n.
Dias e horários dos treinamentos: quartas e quintas das 17:30 às 20:00.
Número de atletas: 75.
Calendário de competições:
Jogos Escolares do Paraná- Bom de Bola - fase regional- em Santa Mariana-PR.
JOTA- Jogos Organizadores dos Trabalhadores de Assaí-PR.
Campeonatos de Assaí e região.
Cronograma (Futsal Feminino)
Físico:
Local: Ginásio de Esportes Municipal Yoshihiro Nonomura, rua Paraguai, s/n.
Dias e horários dos treinamentos: terças e quintas das 9:00 às 11:00.
Número de atletas: 18
Calendário de competições:
Jogos da Juventude do Paraná – fase regional.
Jogos Escolares do Paraná- fase regional- em Assaí-PR.
Jogos Escolares do Paraná - fase Macrorregional em Santo Antonio da Platina-PR.
Jogos Escolares do Paraná - fase final em Foz do Iguaçú-PR.
Campeonatos de Assaí e região.
Cronograma (Futebol Feminino)
OBS: Os mesmos atletas do futsal feminino participam do projeto do futebol feminino. E conforme o calendário há períodos em que é efetuado o treino de futsal e somente o treino de futebol.
Físico:
Local: Local: Estádio Municipal Dr. Durval José da Silva, rua Orlando Gregório s/n
Dias e horários dos treinos: De segunda a sexta das 15:00 às 17:00.
Número de atletas: 18
Calendário de competições:
Jogos Escolares do Paraná- Bom de Bola - fase regional - em Santa Mariana.
Campeonato Paranaense de Futebol Feminino.
JOTA- Jogos Organizadores dos Traballhadores de Assaí-PR.
OBS: * 02 atletas na Seleção Brasileira sub-15.
Cronograma (Voleibol masculino e feminino)
Físico:
Local: Ginásio de Esportes da APAE, rua Paraguai, 01.
Dias e horários de treinamento: quintas-feiras das 18:00-21:30 e aos domingos das 9:00-12:30.
Número de atletas:
Sub-11: 18
Sub-13: 21
Sub-15: 22
Sub-17: 19
Número total de atletas: 80 atletas.
Calendário de competições:
Jogos Escolares do Paraná – fase regional.
Jogos da Juventude do Paraná – fase regional.
Campeonatos regionais.
Cronograma (Voleibol de praia masculino e feminino)
Físico:
Local: Avenida Paul Harris, s/n (Zerinho)
Dias e horários de treinamento: terças-feiras das 17:00-19:00 e aos sábados das 14:00-17:30.
Número de atletas:
Sub-13: 10
Sub-15: 10
Sub-17: 20
Número total de atletas: 40 atletas.
Calendário de competições:
Jogos Escolares do Paraná – fase macrorregional.
Jogos da Juventude do Paraná – fase final.
JOTA- Jogos Organizadores dos Trabalhadores de Assaí-PR.
Campeonatos regionais.
Verificando todos as modalidades, nota-se que cada modalidade atende o seguinte número de crianças e adolescentes: atletismo em parceria possui 327 atletas, tênis de mesa 80, futsal masculino 75, futsal feminino 18, futebol masculino 75, futsal feminino 18, voleibol masculino e feminino 80 e voleibol de areia 40, totalizando 713 atletas.

Financeiro:

Planejamento de gasto de: R$5.000,00 em diárias de pessoas civis, de R$36.000,00 em material educativo e esportivo, de R$25.000,00 em uniformes, tecidos e aviamentos, gastos com recursos humanos incluindo administradores, técnicos, setor de limpeza, estagiários aproximadamente R$200.000,00.

Orçamento:

Os recursos financeiros gastos diretamente com o projeto estão relacionados com gasto em diárias de pessoas civil no valor aproximado de R$4.000, dotação 08.003.27.811.0032.2372.339030, compra de material educativo e esportivo no valor aproximado de R$33.500,00, dotação 08.005.27.811.0032.2374.339030, compra de uniformes, tecidos e aviamentos no valor aproximado de R$21.476,00, dotação 08.003.27.811.0032.2372.3390.30. Os gastos com recursos humanos incluindo administradores, técnicos, setor de limpeza, estagiários foram de aproximadamente de R$200.000,00.

Beneficiários Diretos:

Alunos da rede municipal de ensino e alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual e particular da cidade de Assaí de 09 a 17 anos, totalizando 713 atletas.

Beneficiários Indiretos:

Ao atingir as metas a sociedade assaiense será beneficiada pela diminuição da evasão escolar e da criminalidade e ainda havendo o incentivo para estudar melhorando assim o rendimento escolar dos envolvidos. Famílias também serão beneficiadas, pois, Jovens bem instruídos também contribuem para que haja um bom relacionamento no ambiente familiar e no ambiente onde cada jovem freqüentar e cada instrução recebido nos treinos e o aprendizado nos campeonatos serão experiências que o atleta levará para o resto de sua vida melhorando a qualidade de vida dos jovens do nosso município.

Resultados:

Resultados na formação geral dos atletas:
- Diminuição do índice de evasão escolar, atos inadequados e criminalidade;
- Melhoria do convívio entre os atletas nos treinamentos;
- Aumento da exigência dos pais no desempenho escolar dos filhos para poder continuar a participar dos treinos;
- Aumento nas notas e disciplina na escola (a meta é aumentar o número de atletas na melhoria do desempenho escolar);
- Mais comprometimento e responsabilidade para com os treinamentos e competições e começaram a transmitir isso para o seu dia a dia;
- Aumento do rendimento no desempenho como atleta pelos resultados conquistados.
Resultados da performance dos atletas:
Atletismo:
Jogos Escolares do Paraná - fase regional 2013- categorias A e B: 17 medalhas - 10 de ouro, 4 de prata e 3 de bronze
Jogos Escolares do Paraná – fase macrorregional 2013- categorias A e B: 9 medalhas – 6 de ouro, 3 de prata.
Jogos da Juventude do Paraná – fase final 2013: 1 medalha de bronze
Campeonato Brasileiro Intercolonial (Colônia Japonesa) 2013: 8 medalhas – 1 de ouro, 3 de prata e 4 de bronze.
Panamericano Nikkei de Atletismo 2014: Santa Cruz de La Sierra – Bolívia: Leticia Lika Saiki – ouro nos 400m e revezamento 4x400m e Nilson Frizzo Yoshitomi Filho – Ouro nos 100m rasos e prata no revezamento 4x100m.
GP Caixa de Atletismo Mirim e Pré-mirim 2014 – Londrina – 12 medalhas: 2 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze.
Jogos Escolares do Paraná – fase regional 2014- categorias A e B: 24 medalhas – 10 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze.
Jogos Escolares do Paraná – fase macrorregional 2014:- categorias A e B: 15 medalhas – 7 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze.
Jogos Escolares do Paraná – Fase final 2014: categoria A – medalha de bronze no revezamento medley masculino e categoria B – medalha de bronze nas provas de 250m e salto em distância ambas no feminino.
Campeonato Brasileiro Intercolonial (Colônia Japonesa) 2014: 11 medalhas –3 de prata e 8 de bronze.
CAJINA – Competição Adulto, Infantil, Juvenil Nikkei de Atletismo 2014: 12 medalhas- 4 de ouro, 5 de prata e 3 de bronze.
Tênis de mesa
Jogos Escolares do Paraná – fase regional 2013- categorias A e B: 6 medalhas – 2 de ouro e 4 de prata.
Jogos Escolares do Paraná – fase Macrorregional 2013- categorias A e B: – 2 de ouro e 4 de prata.
Jogos Escolares do Paraná – final 2013- categorias A: – 1 de ouro.
Jogos da Juventude 2013 – 1 de prata.
Jogos Escolares do Paraná – fase regional 2014- categorias A e B: 7 medalhas – 3 de ouro e 4 de prata.
Jogos Escolares do Paraná – fase Macrorregional 2014- categorias A e B: – 4 de ouro e 1 de prata.
Jogos Escolares do Paraná – final 2014- categorias A: – 1 de ouro e 1 de prata.
1ª. etapa da Copa Brasil 2014 – 1 de ouro (rating J) e 1 de prata (rating L).
Futsal Masculino
Jogos Escolares do Paraná-fase regional 2013 - medalha de ouro na categoria A.
Jogos Escolares do Paraná-fase regional 2014 - medalha de bronze na categoria A.
Futsal feminino
Jogos Escolares do Paraná-fase regional 2013 - medalha de ouro na categoria B.
Jogos Escolares do Paraná-fase macrorregional 2013 - medalha de ouro na categoria B.
Jogos Escolares do Paraná – ouro nas fases regional e macrorregional e bronze na final na categoria A (2014).
Jogos da Juventude do Paraná – fase regional – 2013 – medalha de prata.
Jogos da Juventude do Paraná – fase regional – 2014 – medalha de bronze.
Futebol feminino
Campeonato Paranaense de Futebol feminino – medalha de bronze
Jogos Escolares do Paraná- fase regional 2013 - medalha de ouro na categoria A.
Jogos Escolares do Paraná- fase macrorregional 2013 - medalha de ouro na categoria A.
Jogos Escolares do Paraná- fase macrorregional 2013 - medalha de bronze na categoria A.
Voleibol de Praia
Jogos Escolares do Paraná – Fase macrorregional 2013 – medalha de prata na categoria A masculino.
Jogos Escolares do Paraná – Fase macrorregional 2014 – medalha de prata na categoria A masculino.
Vale destacar que o município de Assaí foi o grande destaque nas fases regional (14 medalhas de ouro, 8 de prata e 4 de bronze) e macrorregional (9 de ouro, 9 de prata) dos Jogos Escolares do Paraná em 2013. E no ano de 2014 sagrou-se campeão geral em ambas as fases (14 de ouro, 10 de prata e 8 de bronze na fase regional e 12 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze na fase macrorregional) consolidando o município como a maior força do esporte do Norte e Norte pioneiro do Paraná em nível escolar. Além disso, houve algumas conquistas de medalhas na fase final o que coloca Assaí também reconhecido na fase estadual. Grande destaque também para o atletismo e tênis de mesa que obtiveram resultados com atletas campeões em nível nacional e internacional. Isso demonstra que o investimento no esporte traz benefícios não só em termos de desempenho esportivo, mas, também no ponto mais importante que é a melhoria da condição social, valorização do cidadão e do aprendizado teórico-prático que cada atleta recebe e utiliza para o seu dia a dia.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos