Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

CENTRO DE ATENDIMENTO E PROTEÇÃO AO IDOSO - CAPI

Ano / Edição: 2014
Município: São Jorge do Ivaí
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

Nao se aplica

Diagnóstico

São Jorge do Ivaí é um município que vem trabalhando para melhorar a qualidade de vida de sua população nas diversas faixas etárias. Com relação à população idosa, o município conta com diversos programas e atividades nas áreas social, cultural, entre outras. No entanto, há uma parcela da população que se encontra em situação vulnerável, fragilizada com doenças degenerativas, as quais não permitem que desenvolvam sozinhas as atividades básicas da vida diária.
Pensando nestes idosos e em seus familiares, que por sua vez trabalham e não têm condições de manter os cuidados diários desses idosos, a prefeitura de São Jorge do Ivaí mantém o Centro de Atendimento e Proteção ao Idoso (CAPI) como alternativa ao asilamento.
Com foco na área social e um olhar orientativo de saúde para a família e seu idoso, o Centro é um serviço de proteção social, que oferece atendimento multiprofissional ao idoso, assim como, incentivando a socialização de seus frequentadores.
Com ênfase ainda na promoção e proteção à saúde dos idosos, o Centro busca uma redução na freqüência dos idosos nas Unidades Básicas de Saúde do município bem como nos serviços de pronto-atendimento.
Dessa forma, esta modalidade de prestação de serviço é um exemplo inovador e de excelência de atenção ao idoso fragilizado e a sua família.

Descrição

O Centro de Atendimento e Proteção ao Idoso (CAPI) é um programa de atenção às pessoas idosas que por suas carências familiares e funcionais, não podem ser atendidas em seus próprios domicílios. O CAPI proporciona o atendimento das necessidades básicas, reforça o aspecto de segurança, autonomia, bem- estar e a própria socialização do idoso.
O Centro está situado na rua São João 97, lote 22 A, quadra 17, localizado no centro do município, numa área de 274 metros quadrados, contando com 119 metros de construção, dormitórios, sala, cozinha, lavanderia, banheiro adaptado e área livre para caminhadas e banho de sol. Dispõe de pessoal qualificado nas diversas áreas para o atendimento das necessidades de cada idoso.
O Centro atende atualmente 9 (nove) idosos por dia, de forma gratuita, para os quais são desenvolvidos trabalhos com ênfase na qualidade de vida, socialização, alimentação adequada, exercícios e atividades lúdicas, sempre buscando proporcionar o carinho e conforto aos idosos.
As atividades desenvolvidas no centro são acompanhadas por cuidadoras, e quando necessário, por equipe técnica multidisciplinar composta por clínico geral, psicólogo, assistente social e fisioterapeuta, auxiliando desta forma na qualidade dos serviços prestados.
Diariamente, o trabalho realizado no Centro busca a estimulação das funções cognitivas e comportamentais dos idosos, além de amenizar o avanço da demência e manutenção das capacidades funcionais. Também estimula o convívio social e auxilia no relacionamento interpessoal transformando o idoso em uma pessoa mais atenta, cooperativa, comunicativa e ativa, visando preservar a dignidade humana.


Objetivos

Gerais:

Objetivos: (gerais)

O objetivo é prestar assistência ao idoso fragilizado, quanto à saúde, alimentação, transporte, atividades ocupacionais e lazer, visando a melhoria de sua qualidade de vida e integração comunitária.

Específicos:

Objetivos Específicos:
Desenvolver hábitos saudáveis de alimentação.
Atender as necessidades básicas de higiene.
Promover assistência médica e psicológica que garanta sua saúde física e mental.
Estimular as funções cognitivas.
Estimular o convívio social.
Propiciar condições mínias de dignidade e auto-estima.

Metas a atingir:

Garantir aos integrantes do Projeto o acesso à saúde, a assistência psicológica, a arte, a cultura e ao lazer como direito de qualquer cidadão;
Possibilitar aos idosos a inserção na sociedade, oferecendo-lhes oportunidades de usufruir plenamente dos seus direitos de cidadão;
Reduzir a frequência dos idosos nas Unidades Básicas de Saúde e em serviços de pronto atendimento;
Aprimorar a manutenção dos sinais vitais dos idosos, bem como garantir o controle da pressão arterial e glicemia capilar;
Resgatar o vínculo familiar.

Cronograma

Físico:

Cronograma:

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. Uma cuidadora acompanha o ônibus que busca os idosos em suas residências.
Chegando ao Centro, são realizados exames de glicemia capilar para os idosos diabéticos e verificação da pressão arterial para todos os idosos.
Inicia-se logo após o processo de higienização, na qual as cuidadoras auxiliam os idosos na lavagem das mãos, escovação dos dentes, entre outras e então é servido o café da manhã.
A cuidadora faz anotações diárias com relação à saúde e comportamento dos idosos, sempre observando as alterações positivas e negativas.
São realizadas atividades físicas, atividades de artesanato, encontros com a psicóloga entre outros, de acordo com as necessidades de cada idoso.
Às 11:00 horas é servido o almoço, com dietas específicas para cada idoso e sob supervisão da nutricionista.
ÀS 13:00 horas os idosos tomam banham, acompanhados de uma cuidadora e logo após são realizadas atividades de leitura, canto, crochê, vídeos educativos, Piquenique ao ar livre, banho de Sol, brincadeiras lúdicas, passeios no bosque e parque ambiental, visitas à APAE, biblioteca cidadã e na comunidades do KM 14, para se socializarem, com atividades diversas, tornando o dia mais dinâmico e alegre.
Às 15:00 horas é servido o café da tarde e às 16:00 horas os idosos são levados de ônibus de volta às suas residências, acompanhados por uma cuidadora.

Financeiro:

A Prefeitura dá total apoio financeiro para a manutenção do Centro.

Orçamento:

O projeto é realizado na sua totalidade com recursos próprios do Município.

Beneficiários Diretos:

Beneficiários Diretos:
Atualmente estão sendo beneficiados 9 idosos

Beneficiários Indiretos:

Beneficiários Indiretos:
As famílias dos idosos também são beneficiadas, pois podem realizar suas atividades diárias de trabalho, evitando gastos com as cuidadoras durante o dia e gastos com a alimentação dos idosos, propiciando condições mínimas de dignidade e auto-estima para toda a família.

Resultados:

Resultados:

Para os familiares, o Centro de Atendimento e Proteção aos Idosos (CAPI) proporciona o ganho na segurança do idoso e mais tempo para si e para sua família. Observa-se a mudança nos idosos com relação à troca de informações, interação com outras pessoas e qualidade de vida. Observa-se melhoria na mobilidade física e no desenvolvimento comportamental.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos