Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Programa de Atenção aos Estomizados

Ano / Edição: 2014
Município: Telêmaco Borba
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O município de Telêmaco Borba não possuía um programa onde suprisse as necessidades da pessoa estomizada. Havia somente a dispensação de dispositivos (bolsas coletoras de efluentes e adjuvantes), sem avaliação, orientação e acompanhamento da pessoa estomizada. Foi então que, através de inúmeros problemas relacionados à falta de orientação e complicações de estomas, surgiu a necessidade de elaborar e implementar um programa que promova a orientação para o auto cuidado, prevenção e tratamento de complicações nas estomias e padronização de dispositivos e adjuvantes, levando também de encontro á população um programa que promova a qualidade de vida e a humanização, devolvendo a dignidade ao portador de estomia, e seu retorno ao convívio social.

Descrição

O Programa de Atenção ao Estomizado é direcionado a pessoas Estomizada e também ao seus familiares e cuidadores. A Estomia é um processo cirúrgico onde cria-se uma comunicação entre o órgão interno com o exterior, com finalidade de eliminar os dejetos (fezes e/ou urina) do organismo
O programa realiza avaliação de inclusão da pessoa estomizada para a indicação de dispositivo e adjuvante.
E também nos casos onde os pacientes apresentam dificuldades em adaptação do dispositivo ou lesões de pele que favorecem o descolamento da placa são realizadas orientações.
Conta também com visitas domiciliares assumindo papel fundamental na organização dos casos de pessoas com dificuldade de locomoção e acamadas.
As reuniões são mensais com cronograma preestabelecido com os beneficiários do programa e seus familiares. Nesses encontros há abordagem com equipe multiprofissional como: Farmacêutica, Enfermeira, Assistente Social, Fonoaudióloga, Nutricionista, Psicólogo, Educadora Física e outros profissionais convidados, para levarem informações ao estomizado e familiares, sobre assuntos específicos e que promovam qualidade de vida e facilidade no tratamento, logo após realizamos a dispensação dos dispositivos e adjuvantes para as pessoas portadoras de estomia, avaliação de complicação de estoma e encerramento com lanche para interação do grupo e troca de experiências o que fortalece mais ainda sua caminhada como o estomizado.
O Programa contempla os moradores do município de Telêmaco Borba e os municípios pertencentes a 21ª Regional de Saúde Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania.

Objetivos

Gerais:

Garantir a pessoa Estomizada um atendimento humanizado e qualificado, a fim de promover a ressocialização do usuário ao meio social e familiar.

Específicos:

Compartilhar informações sobre estomia intestinal e urinária, por meio de palestras sobre apoio emocional, direitos e deveres, auto medicação, nutrição, atividade física, auto cuidado, entre outros, melhorando a qualidade de vida do indivíduo.

Metas a atingir:

Atender 100% os portadores de estomia do município de Telêmaco Borba;
Realizar o atendimento aos portadores de estomas que apresentarem complicações, resolvendo 100% dos casos;
Educação continuada e permanente aos profissionais da atenção primária envolvidos na assistência aos estomizados pertencentes ao programa.

Cronograma

Físico:

O Programa de Atenção ao Estomizado começou suas atividades em março de 2014 com reuniões mensais de inicio das 13:00 as 17:30 realizadas na sala de reuniões do Centro Regional de Especialidades, já a inclusão, avaliação e acompanhamento são realizadas em uma sala especifica para o programa anexa na Unidade Básica de Saúde Alto das Oliveiras, devido o melhor acesso aos usuários.

Financeiro:

Ocorre de acordo como as atividades vão sendo desenvolvidas e ofertadas, conforme a inserção de novos usuários e a necessidade específica destes com a inclusão de novos produtos que venham melhorar a qualidade de vida dos estomizados. Os produtos ofertados são conforme a necessidade do usuário, dispomos de diversos tipos de bolsas coletoras e adjuvantes. Bolsa drenável transparente e opaca de uma e duas peças, convexa e plana, creme protetor da pela, pasta protetora de efluentes, pó para estomia protege a pele exposta de efluentes, Cinto elástico que dá mais segurança, placa protetora que absorve umidade ao redor do estoma, esses produtos são utilizados para colostomia, ileostomia e urostomia.

Orçamento:

O Programa de Atenção ao Estomizados tem uma previsão de despesas anual com pessoal, material de distribuição gratuita e serviços aproximadamente de 200.000,00 (duzentos mil reais) o que gera uma despesa mensal de 16.083,33 (dezesseis mil e oitenta e três reais e trinta e três centavos) . Todas as despesas geradas com a execução deste projeto são suportadas e estão vinculadas ao Fundo Municipal de Saúde de Telêmaco Borba, para atender o município e uma contrapartida do Estado para atender os sete municípios da 21ª Regional de Saúde, através de recursos próprios e contrapartida do Ministério da Saúde. Dotação Orçamentária: 12.001.10.301.1001.2111 (Manutenção da Divisão de Administração e Programação).

Beneficiários Diretos:

Pessoas portadoras de Estomia Intestinal e/ou urinária.

Beneficiários Indiretos:

Familiares e cuidadores de pessoas portadoras de estomia.
Atenção primária frente à demanda deste público no que se refere ao fluxograma de atendimento.

Resultados:

Melhoria da qualidade de vida do usuário resultando na ressocialização;
Estabelecimento de fluxograma de atendimento;
Atendimento de 100% dos beneficiários.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos