Banco de Projetos

Projeto Cidadão Ambiental Mirim

Ano / Edição: 2014
Município: Colombo
Função de Governo: Educação

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Educação

Diagnóstico

Colombo se inclui entre os municípios brasileiros cujo crescimento da população e as transformações na estrutura produtiva estão diretamente associadas à expansão da metrópole. Desde 1970, o município apresenta elevadas taxas de crescimento populacional, resultando numa população atual superior a 212.967 habitantes (IBGE, 2010, apud IPARDES, 2012) em uma área de 198,700 km², sendo que a população urbana é composta por 203.203 habitantes e a população rural, por 9.764 habitantes.
O crescimento populacional de Colombo (5,09% a.a. desde a década de 70) foi incentivado pelo Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da RMC de 1978, que direcionava a expansão da ocupação urbana de Curitiba para os municípios fronteiriços ou periféricos, já que esta não comportava uma maior expansão. Segundo Almeida (2003), esse processo configurou uma distinção, não só espacial, mas socioeconômica da população.
Ao sul do município, está a população cuja chegada, considerada recente, ocupou o espaço de forma desordenada e tem fortes vínculos econômicos com o município de Curitiba, do qual é uma continuidade. Esta inserção metropolitana da parte sul, marcada por loteamentos populares e maior concentração das atividades socioeconômicas, apresenta um grande contraste com a região norte de Colombo, em que estão situadas a sede e região rural deste município. A sede conserva dimensões e características de um centro urbano pequeno e tradicional, e, juntamente com a área rural, apresentam uma ocupação relativamente ordenada, com população próxima de 5% do total e um número restrito de atividades econômicas; são regiões caracterizadas por uma população tradicional, cuja ocupação remonta o século XIX, com a imigração italiana. As diferenças relacionadas à urbanização metropolitana deste território decorrem das limitações ambientais caracterizadas pela existência de um aqüífero subterrâneo – o Aquífero Karst, que mantém parte de seu território preservado desta urbanização.
O sistema Karst abrange uma área aproximada de 5.740 Km², equivalente à 2,87% do território paranaense. Em Colombo, o Aquífero situa-se principalmente na região rural, ao norte do município, e ocupa uma área de 8.677 hectares (86,77 Km²), cerca de 43% do território municipal. O Aquífero tem um grande potencial para abastecimento público de água potável e sua exploração tem sido justificada pelas administrações públicas e pela Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), para atender o abastecimento de água à população de Colombo – dada a ocupação populacional do município, a ausência de rios com volume suficiente para abastecer a população e a elevada altitude, que dificulta o recebimento de água de outras regiões (ALMEIDA, 2003). É importante ressaltar que as áreas cársticas, por sua natureza física de fragilidade natural, sofrem com a ação humana, em virtude da ocupação urbana, das atividades agrícolas, da captação de água subterrânea e da mineração, principalmente da extração de calcários para correção da acidez do solo e para a construção civil.
Segundo dados do IPARDES (2012), dentre as principais atividades econômicas deste município, encontram-se as indústrias metalúrgicas, de madeira e mobiliária, comércios e serviços; já na região central de Colombo, concentram-se na extração de minerais não metálicos. Colombo é considerado um dos maiores produtores de cal do Paraná. As rochas calcáreas e dolomíticas aflorantes constituem a matéria-prima para a indústria produtora de cimento, cal e corretivo do solo. Colombo também é referência regional na produção de olerículas na RMC. Conforme Almeida (2003), a agricultura ocupa 11% do território municipal; a produção agrícola, predominantemente convencional e centrada na produção intensiva de hortaliças, também é composta de culturas tradicionais de milho e feijão e do cultivo de tomate. Entretanto, a combinação de solos ambientalmente frágeis com o manejo intensivo destes, leva a fortes impactos, em termos de processos erosivos e riscos de contaminação dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Vale ressaltar que a SANEPAR (2001) - empresa responsável pelo fornecimento da água do município -, manifestou sua preocupação em relação à agricultura convencional e ao uso de agrotóxicos praticados na região do Karst, observando a necessidade de mudanças na forma de cultivo do solo.

Descrição

A equipe de Educação Ambiental (EA), da Secretaria de Meio Ambiente de Colombo, iniciou em 2010 um projeto piloto em escolas municipais, para sensibilizar crianças, seus pais e demais moradores dos entornos escolares, quanto ao cuidado e respeito pelo meio ambiente. Foram convidadas três escolas e constituídos grupos de “educadores ambientais mirins” por alunos de 4º e 5º anos – cerca de 100 crianças, 05 professoras e equipes pedagógicas. O nome do Projeto, “Cidadão Ambiental Mirim”, foi escolhido pelos alunos e professoras participantes, mediante votação nas escolas. Por meio do Projeto eram realizados encontros nas escola, onde a equipe de EA orientava os professores e os alunos, em conversas, com textos de apoio, atividades extra-classe, jogos educativos e oficinas no viveiro de mudas da SEMA. O foco de trabalho foram características naturais do ambiente local de Colombo (flora, fauna, relevo e hidrografia) e seus estados de preservação e/ou degradação. Dentre os materiais de apoio, foi distribuída aos alunos e professores uma cartilha de EA, com noções conceituais sobre os temas explorados, propostas de ações conjuntas nos bairros e atividades lúdicas; a cartilha deveria ser trabalhada posteriormente nas aulas.
Após um ano de ação com as escolas, a equipe de EA levantou a avaliou a intenção destas quanto à continuidade do projeto; observou-se junto às docentes e equipe técnico-pedagógicas das escolas o interesse na continuidade do Projeto, dada a colaboração que o mesmo propiciava para o desenvolvimento dos temas ambientais. Dessa maneira, o Projeto Cidadão Ambiental Mirim vem sendo valorizado na comunidade escolar, além de ser um trabalho que se difere dos outros projetos, no sentido de ser desenvolvido diretamente com a escola e tratando de aspectos e problemas de relevância local. E nessa perspectiva, o projeto atende a um dos princípios básicos da EA, segundo a Lei 9795/99, em seu artigo 4º, inciso VII: a abordagem da EA articulada com as questões ambientais locais.
Durante os anos de 2011/2012, o projeto foi avaliado durante uma pesquisa acadêmica do mestrado em Educação da Universidade Federal do Paraná, intitulada “Projeto Cidadão Ambiental Mirim: Contribuições para a formação da consciência socioambiental cidadã nos anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Colombo-Pr”, sendo o objetivo da pesquisa: analisar as contribuições do projeto no desenvolvimento da EA sob o foco da cidadania local, nos anos iniciais do ensino fundamental, nas escolas participantes.
Os resultados desta pesquisa evidenciaram o potencial educativo do Projeto. Ainda que seja novo, já vem alcançando resultados significativos, especialmente por parte dos “educadores ambientais mirins”, que se mostraram engajados na defesa de um ambiente saudável, buscando influenciar o comportamento adulto para a mudança de atitudes quanto ao meio ambiente. Neste horizonte, o Projeto constitui-se num instrumento no avanço da conscientização socioambiental cidadã dos alunos e da comunidade escolar.
A partir do ano de 2013, o Projeto Cidadão Ambiental Mirim passou a ser coordenado pela Secretaria de Educação, que incentivou a inserção deste nas demais escolas da rede. Esta proposta educativa foi apresentada, de maneira optativa, aos diretores das 46 escolas municipais: 41 urbanas e 05 rurais, sendo que 25 escolas aderiram ao Projeto.
Atualmente, o Projeto atende a 60 docentes e aproximadamente 1500 alunos dos 3º anos, tendo em vista que a Diretriz Curricular de Colombo aborda os conteúdos referentes ao município neste período letivo. Também foram estabelecidas parcerias com o Departamento de Turismo, que desenvolve atividades de Turismo Pedagógico e com a Secretaria da Agricultura, com o Programa Agricultura na Escola, que corroboram ao Projeto.
A formação dos professores em EA está sendo realizada de maneira gradativa, iniciando com os docentes de 3º anos. As orientações metodológicas ao Projeto acontecem durante os encontros bimestrais, por meio de oficinas, minicursos, e assessoramentos individuais nas escolas, durante a permanência dos professores. Serão direcionadas para uma intervenção problematizadora, possibilitando ações integradas entre pesquisa e ensino, diante da reflexão e resolução da problemática socioambiental. Nesta direção, como base de apoio será utilizada a Pedagogia de Projetos. Segundo Alvarez Leite (1996) esta metodologia traz uma perspectiva de entendimento dos processos de ensino e de aprendizagem pelos quais o conhecimento é construído em relação com o contexto de vida dos sujeitos-alunos.

Objetivos

Gerais:

Promover a Educação Ambiental nas escolas municipais de Colombo, por meio do Projeto Cidadão Ambiental Mirim, como instrumento de conscientização na gestão dos bens naturais, oferecendo suporte teórico-metodológico aos docentes, para o encaminhamento de ações e projetos interdisciplinares voltados à formação cidadã dos alunos e contextualizados à realidade local, em prol da qualificação do ambiente de vida e da ampliação da consciência socioambiental cidadã.

Específicos:

a. Desenvolver nos educandos valores, atitudes, conhecimentos e habilidades que os capacitem a serem responsáveis quanto aos direitos e deveres, oportunizando diferentes experiências educativas e vivências que possibilitem aos alunos o contato direto com o meio natural, e favorecendo a compreensão das questões relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade socioambiental.
b. Estabelecer um plano de formação continuada para os professores envolvidos com a EA formal – docentes e coordenadores pedagógicos, sob o foco da educação socioambiental cidadã, para o desenvolvimento contínuo do Projeto nas escolas, na perspectiva de um trabalho interdisciplinar em consonância com o previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (Resolução n.º 2, de 15/06/2012);
c. Articular o diálogo entre órgãos ambientais, instituições e a sociedade civil organizada para a promoção de políticas públicas em nível municipal, voltadas à Educação Ambiental, em sintonia com Política Nacional de EA e com o PRONEA, assegurando a Formação de Educadores (as) ambientais multiplicadores – cidadãos conscientes, engajados e comprometidos com a construção de sociedades sustentáveis.
d. Promover e apoiar a produção e a disseminação de materiais didático-pedagógicos e instrucionais que permitam o acesso às informações e ao conhecimento sobre as problemáticas socioambientais de Colombo, principalmente em razão da fragilidade ambiental caracterizada pela presença do Aquífero Karst, de modo a propiciar a exercício da cidadania voltada para a conservação do meio ambiente e articular o conhecimento científico ao contexto socioambiental onde está inserido.

Metas a atingir:

? Ampliar gradativamente o número de escolas atendidas pelo Projeto Cidadão Ambiental Mirim.
? Elaborar, em conjunto com os profissionais das escolas envolvidas, materiais didático-pedagógicos (cartilhas, jogos educativos de EA, textos informativos) direcionados aos professores e alunos e contextualizados à realidade local.
? Estabelecer parcerias que se fizerem necessárias para disponibilizar transporte coletivo aos alunos das escolas municipais nas atividades relacionadas ao Projeto Cidadão Mirim.
? Implantar um plano de formação continuada para os profissionais envolvidos com a EA formal - docentes, coordenadores pedagógicos, sob o foco da educação socioambiental cidadã, diante da necessidade de fundamentação teórico-metodológica aprofundada e atualizada;
? realizar encontros/ reuniões de trabalho com os diretores e coordenadores das 46 escolas da rede pública municipal de ensino para encaminhar as discussões relativas à criação do Programa Municipal de Educação Ambiental e estruturação da Diretriz Curricular Municipal de Educação Ambiental.
? promover palestras e mini-cursos voltados ao resgate histórico, cultural e ambiental de Colombo e realizar uma Mostra de materiais e projetos educativos voltados às temáticas, com apoio do Departamento de Turismo e de Cultura da Prefeitura Municipal de Colombo.

Cronograma

Físico:

As orientações metodológicas acontecem durante os encontros bimestrais, por meio de oficinas, minicursos, e assessoramentos individuais nas escolas, durante a permanência dos professores. Distribuição de cartilhas de Educação Ambiental (EA) a ser trabalhada em sala de aula

Financeiro:

Os recursos financeiros estão inseridos no projeto pedagógico.

Orçamento:

Cartilhas para os estudantes.
Oficinas bimestrais nos encontros pedagógicos realizados nas escolas em período normal de aula.

Beneficiários Diretos:

Do projeto piloto: 05 docentes e equipes pedagógicas e 100 alunos dos 4o. e 5o. anos (educadores ambientais mirins) do projeto piloto.
Do projeto 2013: 60 docentes e aproximadamente 1.500 alunos da 3o. ano

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar
Comunidade dos bairros das escolas participantes
Sociedade em geral.

Resultados:

Das 41 escolas urbanas e das 05 rurais, 25 escolas aderiram do Projeto.
Com este propósito, busca-se alcançar o que está previsto na Lei 9.795/99, que coloca dentre os principais objetivos da EA “[...] o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social” e o “[...] incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania”.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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