Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

INTERVENHA

Ano / Edição: 2014
Município: Santo Antônio da Platina
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

Santo Antônio da Platina, assim como alguns municípios da região, por muito tempo sofreu com a falta de atividades culturais destinadas a formação de público e profissionalização e divulgação do trabalho dos artistas locais. Esse tempo de hiato provocou um grande afastamento entre artista/produtor cultural e Departamento de Cultura.

Descrição

O INTERVENHA é um projeto cultural, que foi iniciado em 20 de julho de 2011, através de uma iniciativa independente de André Oliveira, Celso Felizardo e Antônio Altvater. A princípio, o projeto era um festival de música, com exposição fotográficas e poesia, sediado na praça Frei Cristóvão Capinzal. O projeto aconteceu em mais 2 edições, de maneira independente, no mesmo formato.
A partir do momento em que um dos curadores do festival (Antônio Altvater) assumiu a diretoria da gestão de cultura municipal, em abril de 2014. Foi constatada a expansão do projeto INTERVENHA, dentro da esfera pública, considerando as possibilidades que esta favorece.
A primeira etapa a ser executada veio da necessidade de se montar um projeto que criasse uma unidade entre os artistas e produtores culturais do município de Santo Antônio da Platina. Onde o Departamento de Cultura Municipal promovesse uma ação de aproximação entre esses dois polos, podendo assim fazer uma consultoria sobre cada um dos projetos culturais que acontecem dentro do município, que até então se davam de forma isolada e sem grande visibilidade.
A partir dessa ideia, foi lançada a campanha de cadastramento cultural (anexo I), onde o departamento desenvolveu uma ficha de inscrição simples e objetiva, onde o artista ou produtor cultural pudesse descrever seu trabalho ou carreira dentro do campo das artes e cultura. Diante das adesões significativas do cadastramento cultural, o departamento pôde erguer um mapeamento dessas atividades, desenvolvendo assim um banco de dados simples, através de uma planilha, com todas as informações dos cadastrados. Facilitando o contato entre o produtor cultural e departamento.
Com a primeira etapa concluída. O departamento pode estudar, qual o melhor formato para montar o festival INTERVENHA PARA O BEM, que foi incluído na agenda cultural das comemorações do centenário do município de Santo Antônio da Platina.
Os preparativos para o festival, começaram na data de 20 de maio de 2014. Com reuniões frequentes com cerca de 20 artistas e produtores culturais, inscritos no cadastro municipal de cultura, tais reuniões tiveram como objetivos: definir o cronograma das apresentações musicais, logística das exposições de artes plásticas e fotografia, além de futuras ações que pudessem ser realizadas a partir daquele momento.
O evento foi realizado no dia 19 de julho, na praça pública Frei Cristóvão Capinzal e contou com a participação de mais de 30 artistas, sendo eles das áreas: Música, dança, artes visuais e poesia. A praça foi dividida em setores, preenchendo assim, cada espaço vago, com alguma atividade artística. A ideia de levar o evento para uma praça pública atende justamente a necessidade de formação de público. Como o festival foi realizado em um sábado das 10 até as 21 horas, o local acabou recebendo o público que geralmente frequenta o comércio, além do público alvo atingido pela divulgação em rádio e jornais locais, totalizando uma estimativa de mil pessoas durante todo o evento. A aceitação da população, e dos artistas locais e regionais que participaram do festival foi demasiada grande, que se fez necessário o agendamento de outra edição ainda em 2014, que vai acontecer no dia 7 de setembro, em parceria com o 5º MOTORSHOW (Encontro de carros antigos).
O INTERVENHA, além de promover os artistas e produtores locais, possibilitou um brainstorming saudável para futuras ações dentro do time de colaboradores formados a partir deste projeto. Da mesma maneira, o festival abriu os olhos de futuros parceiros da iniciativa privada, que se interessou em doar material de trabalho para as próximas ações. Como é o caso da ação INTERVENHA: GRAFITE NÃO É CRIME, ARTE NÃO É PIXO!. Que se trata de um projeto a ser realizado em uma escola pública, e irá promover um concurso de desenho com alunos, onde as melhores obras selecionadas serão interpretadas por um grupo de grafiteiros locais no muro da escola UBALDINO DO AMARAL.
Para que se possa descrever o projeto INTERVENHA, é necessário afirmar que a iniciativa vai além de um festival multicultural que acontece de forma isolada no calendário de um município como Santo Antônio da Platina. O INTERVENHA está se edificando, como um coletivo cultural, um pequeno núcleo de artistas, que aos poucos vem gerando ideias criativas e pequenas ações para mudar a história cultural e artística de seu município. É o artista interagindo como colaborador para uma sociedade melhor. A partir dessa ideia, o projeto INTERVENHA se torna um movimento cultural que está em constante transformação.

Objetivos

Gerais:

Objetivos: Fomentar a produção cultural local e intervir dentro da sociedade através de expressões artísticas, resgatando os conhecimentos e saberes culturais locais.

Específicos:

Criar um grupo de conscientização artística. Inserir o artista e produtor cultural como um indivíduo que pode trazer melhorias para a sua comunidade e sociedade. Valorizar a produção local e regional. Formação de público e plateia para eventos de cultura e locais de exposição artística.

Metas a atingir:

Afirmar a cultura como processo vital na gestão pública, mostrar suas possibilidades dentro de outros setores como a educação e assistência social. A meta consiste em atingir as camadas sociais indistintamente a fim de afirmar o desenvolvimento cultural como o componente básico na formação do cidadão.

Cronograma

Físico:

Cronograma:
19 de março de 2014: Início da campanha de cadastramento cultural.
09 de maio de 2014: Início das inscrições para o festival INTERVENHA
20 de maio de 2014: Reunião geral de artistas e colaboradores do projeto INTERVENHA
20 de junho de 2014: Encerramento das inscrições para o festival INTERVENHA
10 de julho de 2014: Reunião para definir detalhes de logística e cronograma de apresentações do festival INTERVENHA
19 de julho de 2014: Festival INTERVENHA para o bem – Edição Centenário.
1 de agosto de 2014: Anúncio da 2º edição do festival INTERVENHA para o bem, para o dia 7 de setembro de 2014
5 de agosto de 2014: Reunião para debate da ação INTERVENHA: GRAFITE NÃO É CRIME/ ARTE NÃO É PIXO.
6 de agosto – 30 de outubro: Montagem do projeto, captação de parceiros, escolha de escola piloto para projeto INTERVENHA: GRAFITE NÃO É CRIME/ARTE NÃO É PIXO.
7 de setembro: Segunda edição do festival INTERVENHA PARA O BEM, em parceria com o 5ºMOTORSHOW (Encontro de carros antigos)

Financeiro:

Locação de estrutura de som e iluminação: R$7066,66 por edição do festival.
Confecção de faixas e banners: R$1365,72
Aquisição de tintas para INTERVENHA: GRAFITE NÃO É CRIME/ARTE NÃO É PIXO: Captado via doações;

Orçamento:

total de recursos: $ 15499,04

Beneficiários Diretos:

Artistas e produtores locais que buscam espaço e melhorias em seus respectivos projetos.

Beneficiários Indiretos:

Mercado cultural local e regional. População interessada em eventos culturais de qualidade apresentados de forma gratuita.

Resultados:

Os primeiros resultados foram obtidos na realização do projeto, com o encontro de artistas da região que não se conheciam, formando um networking entre os mesmos e o Departamento de Cultura e posteriormente fomentando ações do gênero em outras cidades, movimentos estes ora produzidos pelos departamentos de cultura, ora reproduzidos pela própria população. Nota-se que o propósito simples do evento pode ser reproduzido em diversas comunidades sem que seu intuito principal seja deturpado: a valorização da arte e do artista.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos