Banco de Projetos

Educação Ambiental: dever de todos!

Ano / Edição: 2014
Município: Assis Chateaubriand
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Em 2013, Assis Chateaubriand estava no ranking da dengue. A população de aproximadamente 34 mil habitantes, assustou-se com os 600 casos confirmados. Com a nova gestão, uma das metas era a erradicação da dengue. Preocupado, o prefeito delegou ações às secretarias de Saúde, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e Secretaria de Educação cultura. Esta última, ficando responsável em conscientizar os alunos através da educação formal, contemplando no currículo escolar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar. Assim, ficou responsável pela proposta e consolidação de todo o projeto.
Além da questão dengue, outros temas precisavam ser debatidos e superados, a exemplo dos cuidados com os mananciais, com agrotóxicos, reciclagem e separação do lixo, limpeza de quintais e terrenos baldios.Estas problematizações foram debatidas nas instituições de ensino, ficando livre a escolha de subtemas, desde que contemplassem a questão ambiental teorizada no macroprojeto.
Em fevereiro de 2014, iniciou-se os primeiros trabalhos para consolidação do macroprojeto “Educação Ambiental: um dever de todos”. Ainda no 1º semestre, a 20ª Regional de Saúde, informou-nos que Assis Chateaubriand tinha praticamente erradicado a dengue. Percebeu-se que estávamos no caminho certo, assim, o projeto tomou corpo e força e das 37 instituições de ensino do município, 33 aderiram ao macroprojeto, elaboraram seus subprojetos enfocando a questão ambiental. Todos os 33 projetos foram entregues à secretaria de educação para que fossem orçadas todas as solicitações para sua execução. Enquanto as ferramentas de trabalho para as ações concretas tramitavam via licitação, as CMEIS, escolas e faculdade trabalhavam de forma interdisciplinar os conteúdos referentes a Educação Ambiental.
O projeto visava, também, envolver todas as redes de ensino quer municipal e estadual pública e privada, pois não havia um diálogo entre estes sistemas de ensino. Acima, descrevemos o total de participações, isso nos provou o quanto todos estavam interessados e empenhados em melhorar a condição ambiental da cidade.

Descrição

Cientes de que saúde pública não é responsabilidade apenas do gestor do executivo, do setor legislativo e judiciário, a busca pelos meios de superação de problematizações, que vitimam o Meio Ambiente, e, consequentemente, os seres vivos, é de responsabilidade de todos. Por isso, as ações vão desde conscientizar os pequeninos até os universitários, como forma de chamar a todos para a responsabilidade com o meio ambiente, superarmos a ignorância e/ou a falta de compromisso com toda forma de vida presente na natureza.
Algumas leis acabam comprometendo os poderes públicos pelo planejamento de ações que contribuam com a não degradação ambiental. Se não há leis que instiguem a tomada de iniciativa, a consciência humana pouco se envolve em planejar ações, a não ser que as consequências põem em risco a sobrevivência humana.
Se degradamos, desmatamos, jogamos lixo em áreas não permitidas, não temos propostas de base científica para escoamento de lixos, não temos projetos que conscientizam, somos irresponsáveis com o ser vivo, então sentiremos as consequências causadas por nós mesmos contra alguns dos determinantes da vida como: a água e o ar.
Consciente de seu papel como cidadão, o gestor político municipal, preocupado com proliferação de dengue no município, com a falta de conscientização de grande parte dos munícipes em relação a seleção do lixo doméstico, entulhos sobre calçadas, falta de zelo dos terrenos baldios, propôs à Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ações, para que, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, e demais secretarias se empenhassem em desenvolvê-las a curto e médio prazos, para o despertar da consciência ambiental por parte de toda educação básica e os diferentes segmentos da sociedade, para fins de concretização de metas.

Objetivos

Gerais:

Através da apresentação do macroprojeto "Educação ambiental: dever de todos", propor para todas as redes de educação básica e nível superior a elaboração de subprojetos tematizando a questão ambiental.

Inclusão da Educação Ambiental no currículo do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, de forma interdisciplinar.

Reunir o máximo de instituições de ensino, em parceria com todos os segmentos da sociedade, para o chamamento de toda a comunidade chateaubriandense ao combate à dengue, propondo também, outros temas relevantes sobre os cuidados com Meio ambiente.

Específicos:

• A curto prazo: Diminuir a proliferação de dengue no município.
• A médio prazo: Erradicar a dengue no município.
• Ofertar a disciplina de Educação Ambiental para compor o currículo de forma interdisciplinar.
• Envolver todas as redes de ensino de educação básica e ensino superior do município para a elaboração de subprojetos enfocando o macroprojeto “Educação Ambiental: dever de todos.”
• Envolver todas as entidades e segmentos da sociedade chateaubriandense como parceiros do desenvolvimento e acompanhamento das metas dos diferentes temas dos subprojetos.
• Atingir maior número possível dos habitantes através dos projetos escolares que estarão sendo realizados por diferentes instituições de ensino.

Metas a atingir:

12/02/14
• A Secretaria de Educação e Cultura promoverá reunião com as demais secretarias para discussão, planejamento, parcerias e consolidação da proposta do projeto, pelo gestor executivo municipal, para seu posterior encaminhamento aos segmentos da sociedade chateaubriandense, tendo como executor o setor educacional.
20/02/14
• A coordenação geral, representada pela Secretaria de Educação e Cultura, o secretário de agricultura e o departamento de contabilidade apresentarão, ao chefe do executivo municipal, o projeto concluído com planejamento orçamentário e as metas.
• Buscar apoio financeiro junto ao Fundo Municipal do Meio Ambiente.
27/02/14
• Lançamento do projeto para 200 pessoas, entre elas, Gestão Municipal de Assis Chateaubriand; Secretaria de Agricultura; Meio Ambiente e Transportes; Secretaria Municipal de Educação e Cultura; Secretaria de Saúde; Secretaria de Assistência Social e da Mulher; Secretaria de Serviços Urbanos e Obras Públicas; Secretaria de Governo; Secretaria de Esportes; Núcleo Regional de Educação; Câmara de Vereadores; 20ª Regional de Saúde; Itaipu Binacional; IAP; EMATER; COAMO; C.VALE; COPEL; SANEPAR; ACIAC; UNEBAC, APMFs; Presidentes de bairros; Clubes de Serviços; Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (ACAMAR); Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA); representantes das igrejas católica e evangélicas; Imprensa; equipe diretiva e coordenação pedagógica das instituições de ensino pública e privada de Assis Chateaubriand; no Centro Ambiental Dionísio Binati, no Horto São Francisco de Assis. O evento contará com abertura e protocolo oficial pela Secretaria de Educação e Cultura, palestra com o diretor da 20ª Regional de Saúde, palestra com o técnico agrícola da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, mostra de slaids e vídeos sobre a degradação ambiental e suas consequências; café e enceramento.
• Posterior ao lançamento, explanação do projeto às instituições de ensino, objetivando convidá-los e orientá-los sobre a elaborarão de seus projetos subtematizados pelo macrotema “Educação Ambiental: compromisso de todos”, oportunizando ao município, em toda sua extensão, passar por um raio x com ações das escolas que promoverão ações na área ambiental.

28/03/14
• Reunião para esclarecimento e diálogo com toda comunidade escolar sobre as propostas e objetivos do projeto macro e orientação para posterior elaboração técnico-pedagógica de seus projetos por instituição, atribuindo a cada uma delas, recursos até mil reais em materiais de consumo para sua concretização.
29/07/14
• Apresentação do desenvolvimento dos projetos por cada instituição de Ensino Fundamental, anos iniciais, para partilha entre ações, autoavaliação e citação de problemáticas para posterior replanejamento de ações.

Semana de 15 a 19 de setembro
• Entrega de 1 kit recipiente para coleta de lixo seletivo para cada uma das instituições escolares que participaram do projeto.

De 19 a 23 de novembro de 2014
• Mostra dos projetos através de banners que apresentarão resumo das ações com fotos para toda a comunidade participante da ExpoAssis, par afins de informação, envolvimento e conscientização do que é possível fazer para cuidar bem do Meio Ambiente e prevenir manifestação de doenças por conta da falta de cuidados com o saneamento básico, entre outros.
12/12/14
• Reunião avaliativa do projeto e encaminhamento de novas propostas para continuidade do projeto em 2015.

A partir de abril até final do ano letivo.
• Definido o projeto de cada instituição, as mesmas deverão contemplá-lo em seu PPP (Projeto Político Pedagógico), PPC (Proposta Pedagógica Curricular) e PTD (Plano de Trabalho Docente), para a imediata organização do trabalho pedagógico e sua realização interdisciplinar e transversal.
• Deverão registrar todos os trabalhos para a Mostra Ambiental. Lembrando que cada instituição deverá encaminhar para confecção do banner o projeto descrito com registros/fotos que achar conveniente e importante para a divulgação de seu trabalho que será exposto em estande própria na ExpoAssis.
• Deverão não perder o foco de que toda a ação deverá estar a favor da construção de uma cultura que desperte o interesse nos educandos em participar e zelar por um Meio Ambiente saudável para todos.
• A equipe pedagógica, formadas por membros do Núcleo Regional de Educação, Secretaria de Educação e professores da rede municipal, estarão visitando as instituições de ensino, a fim de participarem de todo o processo e desenvolvimento do projeto.
• Todas as instituições educativas do município de Assis, terão direito a 1 banner do mesmo tamanho: 1m cump. x 80 cm larg.. As fotos e a arte serão de responsabilidade de cada instituição em encaminhá-las ao Secretário de Finanças para diagramação e encaminhamento à empresa responsável até final de outubro de 2014. Aguardar cronograma.
• As instituições que necessitarem de mais banners deverão arcar com as despesas.
• O espaço da estande atenderá à demanda de banners.
• A estande contará com um banner indicando o nome do projeto e os participantes, a fim de divulgar do que se trata aquele local.
• Instituições que requererem o palco alternativo para apresentações deverão expor minuciosamente no projeto esta solicitação, arcando com todas as despesas com roupas, acessórios, equipamentos, entre outros.
• Todos deverão entregar seus projetos, para que a Secretaria de Educação e Cultura tome ciência das atividades a serem desenvolvidas, com calendário das ações para cobertura da imprensa local.
• Após exposição dos banners na ExpoAssis, os mesmos ficarão expostos na Casa da Cultura para apreciação dos munícipes e memória sobre as ações do projeto, as quais não poderão parar.

Cronograma

Físico:

As ações iniciais em fevereiro de 2014, trataram-se dos encaminhamentos para viabilização do projeto.
A 1ª reunião para seu lançamento, não obteve custos. Os palestrantes a exemplo do Sr Odacir Fiorentin, diretor da 20ª Regional da Saúde, e o senhor Gilmar Echhardt, técnico em psicultura, não cobraram, e o lanche servido foi custeado pela empresa C.Vale.
Durante toda a elaboração do projeto o capital utilizado foi mais cultural, ou seja, as palestras, as teorias e elaboração dos subprojetos, assessoria técnico-pedagógica.
A partir de 22 de julho, pela Ata de Registro de preços 145/2013, cuja fonte de despesa 555 - SANEPAR - Manutenção do Fundo Municipal do Meio Ambiente, passamos a comprar e encaminhar aos subprojetos das instituições de ensino participantes, equipamentos e materiais, solicitados para sua execução. Lembrando que outros equipamentos com as lixeiras para seleção do lixo, estão em processo licitatório, entre outros materiais necessários de acordo com a solicitação de cada projeto, pois, a cada um foi combinado o repasse de até 1000 reais em equipamentos e materiais para sua efetivação, através do Fundo Municipal do Meio Ambiente.
Até o mês de agosto foram investidos R$9.035,04 (Nove mil, trinta e cinco reais e quatro centavos).

Financeiro:

O valor estimado para consolidação dos 33 projetos participantes é o seguinte:
R$ 33.000,00 mil reais, cada projeto participante, tem direito a 1000 (mil reais) em equipamentos e materiais.
R$ 13.200,00 mil reais. Esta verba é para a compra de 33 kits de lixeiras para a coleta seletiva do lixo, cada projeto participante terá direito a 1 kit, no valor de 400 reais cada kit.

Orçamento:

Orçamento global: R$ 46.000,00 mil reais.
Pessoal: sem custos
Material: R$ 46.000,00 (quarenta e seis mil reais)
Serviços: sem custos
Destino dos recursos: CMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) e escolas da Educação Básica das redes municipal - tanto públicas como privadas - estadual e ensino superior privado de Assis Chateaubriand.

Beneficiários Diretos:

18 (dezoito) instituições de ensino, sendo quatro Centros de Educação Infantil e quatorze escolas do Ensino Fundamental - Anos Iniciais - ambas da rede pública municipal.
02 (duas) Escolas de Ensino Fundamental, Anos Finais, rede pública estadual de ensino.
08 (oito) Colégios da rede pública estadual de ensino.
01 (um) Colégio Integração, 01 (um) Escola Renascer - ambas da rede particular de ensino.
UNIMEO CTESOP - Ensino Superior - Rede particular de ensino.
ADAV (Associação dos Deficientes Auditivos Visuais) - Escola Raio de Sol.
APAE - Escola Ternura.
Ao todo 33 projetos inscritos.

Beneficiários Indiretos:

Munícipes da cidade de Assis Chateaubriand e região, totalizando, aproximadamente 34.000 (trinta e quatro mil) habitantes.
Todos os bairros, distritos e patrimônios do município participam do projeto, segundo o tema escolhido pela comunidade, pois todas as escolas do município aderiram ao projeto, entre elas as redes particulares de ensino.
Como a exposição dos banners (com resumo do projeto desenvolvido) será feita de 19 a 23 de novembro na EXPOASSIS (Festa da Cidade), atingiremos aos demais municípios da região que vierem para a festa.

Resultados:

O projeto finalizará no final do ano letivo de 2014. As ações ainda estão acontecendo. O produto final estará sendo divulgado a todos os munícipes de 19 a 23 de novembro na festa da EXPOASSIS, através de 33 banners que com fotos e textos informativos, descreverão que sua escola ou CMEI realizou na comunidades escolar. A intenção foi iniciarmos um grande debate e ações a curto e médio prazos, mas que não, não pararão em 2014. O objetivo maior foi iniciarmos ações envolvendo a todos para depois darmos continuidade com identidade já formada.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos