Banco de Projetos

Programa Atenção Primária nos Anos Iniciais da Educação

Ano / Edição: 2014
Município: São Jorge do Patrocínio
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

Diretora do CMEI Pe. Ernesto Pereira

Diagnóstico

O município de São Jorge do Patrocínio localiza-se na região noroeste do estado do Paraná e possui uma população estimada em 6041 habitantes (IBGE/2013). Na região é conhecido por se tratar da localização a beira do Rio Paraná, com parte de sua extensão incluída a uma unidade de conservação brasileira denominada Parque Nacional de Ilha Grande, inserido no complexo ecossistema que integra o Corredor de Biodiversidade do Rio Paraná.
Na área da saúde, o município de São Jorge do Patrocínio possui gestão plena (hospital), hospital bem equipado com aparelhagem de raios–X e ultrassonografia e está inserido no Programa Mais Médico e conta atualmente com uma médica cubana que atuará por três anos na atenção primária à saúde.
Nas escolas municipais e nos colégios estaduais foram realizadas palestras durante do ano letivo de 2013 sobre D.S.T., Saúde Bucal, o Tabaco, o Álcool e seus tratamentos.
Diversas campanhas são desenvolvidas no setor da saúde durante o ano, uma delas é o Outubro Rosa que tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.
Outra campanha importante foi intensificada no sentindo de realizar um trabalho preventivo contra a proliferação do mosquito da dengue no final de 2013 com bons resultados evitando casos de dengue no município.
O Programa Brasil Sorridente também foi implantado no município onde o tratamento de implante dentário beneficiou boa parte da população.
Mas ainda há de se fazer sempre mais em busca de qualidade de vida, principalmente quando há oportunidades de se trabalhar com a prevenção.


Descrição

A partir da formalização concreta desse programa, semanalmente a equipe se desloca ao C.M.E.I. onde, de acordo com escalas pré-definidas, realizam visitas nas salas e após os relatos dos professores, as crianças são examinadas pela médica e dentista, que agendam consultas e fazem reservas em diversos casos, de forma que os pais são informados apenas dos horários e datas dos encaminhamentos.

Objetivos

Gerais:

Objetivos Gerais:
O Programa Atenção Primária nos Anos Iniciais da Educação visa o despertar para uma ação positiva, cujo objetivo é assegurar o acompanhamento e tratamento integral da saúde das crianças de zero a cinco anos.

Específicos:

Objetivos Específicos:
Acompanhar o crescimento das crianças de zero a cinco anos em seus quadros de desenvolvimento nutricional e dentário, além de diagnósticos diversos, prevenção, controle de infecções e encaminhamentos para exames.
Orientar as famílias em relação à saúde das crianças, quanto a sintomas de algumas doenças comuns da infância.
Demonstrar fatores do desenvolvimento dentário, cuidados com a alimentação e sistemas de prevenção da cárie.
Promover uma vida saudável, cuidando dos primeiros sinais de mal-estar nas crianças antes que a doença se agrave, fazendo com que a mesma venha a sofrer as consequências de um tratamento tardio e às vezes sem eficácia.

Metas a atingir:

Metas a atingir:
O atendimento preventivo das diversas doenças da infância a serviço de 226 crianças matriculadas no Centro Municipal de Educação Infantil Padre Ernesto Pereira, ofertando qualidade de vida desde a mais tenra idade, possibilitando as famílias das crianças atendidas o agendamento das consultas vindo a facilitar aos pais essa ação.
Uma forma dos pais e a escola estarem em sintonia para o bem estar das crianças e construir uma parceria real, na busca de promover e garantir cidadãos mais saudáveis

Cronograma

Físico:

Cronograma
Físico:
Local: Prédio onde acontecerá o Programa: Centro Municipal de Educação Infantil Padre Ernesto Pereira. Execução permanente (início em março de 2014).




Financeiro:

Financeiro:
Despesa de pagamento com 1 médico, 2 enfermeiras, 1 cirurgiã-dentista.

Orçamento:

Segue

Beneficiários Diretos:

Beneficiários Diretos:
As crianças do C.M.E.I. se beneficiam do atendimento primário, inseridas em ações preventivas que garantem seu bem-estar e promovem qualidade de vida.

Beneficiários Indiretos:

Beneficiários Indiretos:
As famílias das crianças do C.M.E.I. Padre Ernesto Pereira de São Jorge do Patrocínio são beneficiários indiretos do programa, que visualizam a atenção privilegiada às suas crianças e sentem o respeito e o cuidado que merecem ter como cidadãos de uma sociedade que prioriza o cuidado com a saúde dos pequenos. Criança saudável hoje, melhor idade com qualidade de vida amanhã.

Resultados:

Resultados:
Redução de atendimentos de emergência à doenças agravantes por falta de atenção primária aos sintomas apresentados pela criança.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos