Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

A implantação da tecnologia dos tablets no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nos domicílios de Santa Terezinha de Itaipu.

Ano / Edição: 2014
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

Não

Diagnóstico

O município de Santa Terezinha de Itaipu teve origem na pequena Vila de Criciúma, formada na década de 50. As terras pertencentes então ao município de Foz do Iguaçu foram ocupadas por colonos catarinenses da região de Criciúma – daí a denominação original. Posteriormente o povoado teve seu nome alterado para Santa Terezinha em homenagem a padroeira escolhida pela população. Criada pela Lei Estadual nº 7.512 de 03 de março de 1982 e instalado em 01 de fevereiro de 1983, a cidade foi desmembrada do município de Foz do Iguaçu.
Santa Terezinha de Itaipu possui uma área total de 248.133 Km2 e clima subtropical úmido mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22º C) e invernos com geadas pouco freqüentes (temperatura média inferior a 18º C), sem estação seca definida.
O IDH – M de Santa Terezinha de Itaipu é de 0,778, o PIB per capita de 2010 é de R$ 9.493,00 (IPARDES) e a economia baseia-se no setor de serviços e agropecuária, seguido de indústrias.
A população economicamente ativa (PEA) no ano de 2010 é de 10.842 (dez mil oitocentos e quarenta e dois) habitantes e a população ocupada, segundo dados do IBGE (2010), é de 10.229 (dez mil duzentos e vinte e nove) pessoas. A economia informal está vinculada ao trabalho na fronteira com o Paraguai.
A população total do município é de 20.841 habitantes e o crescimento anual é de 1,27% a.a., segundo Censo IBGE – 2010, destes a grande maioria residente na área urbana, com um grau de desenvolvimento urbano de 90,38% (IBGE – 2010) e 1.149 famílias em situação de pobreza (IPARDES – 2010).
A questão de saúde que mais exige cuidados no município é a infestação por Aedes Aegypti, onde sua incidência mundial aumentou cerca de 30 vezes devido à expansão geográfica e sua transmissão coincide com o verão, onde temos fatores climáticos favoráveis à proliferação de seu vetor. O índice de infestação predial de Santa Terezinha de Itaipu em 2012 foi de 4,8% e em 2014, com todos os esforços da administração municipal no combate a este problema de Saúde Pública, esse índice abaixou para 1,6% (LIRA junho/2014).
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, localizada junto ao Centro de Especialidades, conta hoje com infra-estrutura e recursos materiais e humanos para dar suporte a um dos pontos fortes da administração municipal: o alto nível da qualidade na assistência básica à saúde.
Atualmente são 04 (quatro) Unidades de Saúde da Família sendo 03 (três) equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) + Saúde Bucal (SB) implantadas em 2002 (BNH/Cohapar, Santa Mônica e Parque dos Estados) e mais 04 (quatro) equipes da ESF habilitadas em 2013, das quais 02 (duas) – região do Centro – já estão implantadas, ou seja, são 05 (cinco) equipes no total. As duas equipes habilitadas serão ainda implantadas no BNH/Cohapar e no Santa Mônica.
O Centro Municipal de Internamento de Urgência 24 horas (CEMIU), também implantado em 2002, conta com clínico geral, enfermeiro, auxiliares e técnicos de enfermagem e serviço de ambulância social, e atende em média 2.300 pacientes ao mês em consultas que geram aproximadamente 60 mil procedimentos de enfermagem ao ano.
O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), inaugurado em dezembro de 2005, conta com atendimento em periodontia, ortodontia, prótese dentária, cirurgia de menor porte e atendimento a pacientes especiais.
O Departamento de Vigilância em Saúde implantado em julho de 2006 engloba a Vigilância Sanitária, a Vigilância Epidemiológica, Controle de Endemias e a Saúde do Trabalhador.
Anexo ao CEMIU existe uma unidade do SAMU, implantada em 2012, que conta com auxiliar de enfermagem e motorista, numa média de 100 atendimentos/mês.
Todo atendimento hospitalar do município de Santa Terezinha de Itaipu é realizado em Foz do Iguaçu, para onde são direcionadas as AIH’s (Autorizações de Internamentos Hospitalares), pactuadas e autorizadas pelo Conselho Municipal de Saúde. A referência é o Hospital Municipal Padre Germano Lauck, onde os pacientes são encaminhados via CEMIU, através de referência e contra-referência, e as gestantes, cardiologia e oncologia encaminhados ao Hospital Ministro Costa Cavalcante.
O Centro de Especialidades, inaugurado em janeiro de 2014, atende aos serviços burocráticos e especializados da secretaria e oferece atendimento médico em clínica geral e cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, ortopedia, cardiologia, dermatologia, urologia, otorrinolaringologia e psiquiatria, além de, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e nutricionista.
A secretaria conta ainda com convênios intermunicipais de saúde para atendimento nas demais especialidades e apoio diagnóstico terapêutico para suprir as necessidades da demanda em saúde.
O Município tem uma farmácia central sob a coordenação de uma farmacêutica, sendo que seu abastecimento provém de recursos próprios municipais, Consórcio Paraná Medicamentos (trimestral) e Programas Federais (hipertensão, diabetes, saúde mental).
Todo sistema de saúde municipal é informatizado, desde o agendamento para a consulta, passando pelo momento do acolhimento, até a consulta com a enfermagem, os médicos e os demais profissionais de saúde, bem como todo exame e procedimento clínico e cirúrgico realizado. As unidades de saúde contam com computadores nos ambientes de atendimento e acesso à internet. O sistema é gerenciado por programa que armazena dados de cada pessoa e de seus atendimentos na saúde e é interligado em todos os pontos de atenção da secretaria.
O cadastro dos habitantes e famílias assistidas pelas 05 (cinco) Equipes da Estratégia Saúde da Família, formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares de consultório dentário, e que cobrem em torno de 82% do território municipal , era feito pela ficha A do SIAB e posteriormente digitada no sistema nas unidades de saúde.

Descrição

Conceitua-se informatização da saúde como “a área do saber que trata das aplicações e usos de ferramentas de automação de processamento de dados nos vários seguimentos de atividades relacionadas à saúde do indivíduo e da coletividade.” (BRASIL, 1988)
Como todo sistema de saúde municipal de Santa Terezinha de Itaipu é informatizado foi necessária apenas a aquisição de tablets e a instalação do servidor nos aparelhos para o desenvolvimento dessa atividade pelo ACS em domicílio.
Todo agente comunitário de saúde recebeu o seu aparelho e assinou um termo de uso e conduta desta ferramenta, bem como, passou por treinamento prático com a equipe técnica do município.
A ficha A bem como outras informações pertinentes para o sistema de informação da saúde estão disponíveis no aparelho, assim como, um dispositivo em GPS que permite ao ACS acessar o sistema com a localização exata do domicílio em que fará a visita.
Todo o acesso ao sistema do tablet é feito off-line e a exportação dos dados para o sistema municipal é realizado na Unidade de Saúde através de sistema wi-fi.

Objetivos

Gerais:

- Implantar a tecnologia dos tablets como instrumento de trabalho diário das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu.

Específicos:

- Garantir atendimento universal e equânime aos cidadãos itaipuenses;
- Garantir maior qualidade e resolutividade nos serviços de saúde ofertados à população;
- Ampliar a abrangência e o escopo da atenção básica e da Estratégia Saúde da Família;
- Garantir a fidedignidade dos dados cadastrais e domiciliares da família no sistema municipal de saúde;
- Diminuir o tempo e os recursos materiais dispensados com o cadastro e acompanhamento dos usuários do SUS e colaborar com o ambiente;
- Facilitar e valorizar o trabalho de campo dos Agentes Comunitários de Saúde.

Metas a atingir:

- Implantação dos tablets para 100% dos Agentes Comunitários de Saúde;
- Treinamento para uso dessa ferramenta para 100% dos Agentes Comunitários de Saúde;
- Uso dos tablets em 100% das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde.

Cronograma

Físico:

1- Elaboração do projeto e aprovação do Conselho Municipal de Saúde;
2- Planejamento e previsão orçamentária;
3- Processo de licitação e aquisição dos tablets;
4- Instalação do Sistema Municipal de Informações da Saúde nos tablets;
5- Reunião com a Equipe e Coordenações da Secretária Municipal de Saúde e com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) para a implantação do programa e da rotina de trabalho;
6- Treinamento individual com cada ACS in loco nas ESF do BNH/Cohapar, Parque dos Estados, Santa Mônica e Centro;
7- Monitoria constante do sistema e do uso do programa através dos tablets, com acompanhamento do trabalho realizado nas visitas domiciliares;
8- Reuniões periódicas de avaliação com os ACS e Equipe.

Financeiro:

60 tablets tela 7" SM-T2110, 8GB, processador dual core de 1,2GHZ, câmera 3MP, WI-FI, AGPS, bluetooth e android 4.1, no valor individual de R$1.390,00.

Orçamento:

Recursos destinados à execução na ordem de: R$83.400,00 previstos nas seguintes rubricas orçamentárias 0801.10.301.0010.1.181.4.4.90.52 – 3782 – Equipamento e Material Permanente e 0801.10.301.0010.1.181.4.4.90.52 – 3783 – Equipamento e Material Permanente.

Beneficiários Diretos:

População coberta pelas 05 Equipes da Estratégia Saúde da Família:
- Unidade de Saúde da Família Parque dos Estados: 1.361 famílias com 4.148 pessoas;
- Unidade de Saúde da Família Cohapar/BNH: 1.021 famílias com 3.267 pessoas;
- Unidade de Saúde da Família Santa Mônica: 1.053 famílias com 3.753 pessoas;
- Unidade de Saúde da Família do Centro: Equipe 1 – 583 famílias com 1.786 pessoas e Equipe 2 – 592 famílias com 1.860 pessoas.

Beneficiários Indiretos:

- A população em geral do município que usufruirá de um atendimento de visita domiciliar mais ágil e confiável, o que reflitirá diretamente no Sistema Municipal de Informações da Saúde ;
- Os ACS e todos os profissionais e seguimentos da área da saúde com a praticidade do sistema na sua rotina de trabalho e assistência em saúde;
- O SUS, na implementação de suas diretrizes e princípios.

Resultados:

- 100% da população cadastrada no sistema de saúde municipal por família e domicílio;
- 100% de acompanhamento das famílias por visita domiciliar do ACS da área.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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