Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

PROJETO EU CUIDO

Ano / Edição: 2014
Município: Sarandi
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A cidade de Sarandi no inicio do projeto em 2012 apresentava-se com um alto índice de violência, devido ao consumo de drogas e destorpecente, sobretudo a evasão escolar e baixo rendimento na aprendizagem de crianças e adolescentes. Neste sentido faz se necessário oferecer atividades esportivas e culturais em contra turno escolar.
Este projeto tem como objetivo atender uma demanda de aproximadamente 2000 crianças em contra turno escolar.

Descrição

O projeto tem como objetivo superar a situação problema apresentada no diagnostico que se refere ao alto índice de violência e consumo de drogas. Como principais ações a serem desenvolvidas o projeto oferece oficinas esportivas e culturas como: atletismo, Dança do Ventre, futsal, futebol, handebol, judô, natação, tênis, e voleibol. Como recursos materiais, serão utilizados todos os materiais necessários para as oficinas, sobretudo as quadras poliesportivas, ginásio de esporte, casa da cultura entre outros.
O recurso financeiro utilizado em 2014 é referende ao recurso livre destinado ao projeto de atividade criança e adolescente.

Objetivos

Gerais:

O objetivo geral deste projeto é articular ações existentes no município, afim de assegurar a efetivação dos direitos referente a vida, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e a convivência familiar e em comunidade, assegurando assim proteção integral aqueles que estão em condição peculiar de desenvolvimento indistintamente de suas origens.

Específicos:

- Assegurar as crianças, adolescentes e jovens, através das oficinas, atividades culturais, esportivas e profissionalizantes a promoção da formação cidadã e prevenção dos riscos sociais.
- Promover a melhoria da qualidade do ensino por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas e esportivas realizadas em contra turno escolar.
- Acompanhar o desenvolvimento social, afetivo, emocional e cognitivo de crianças e jovens nos diversos grupos de convívio (família, igreja, escola e outros).
- Proporcionar aos alunos a vivencia em torneios, competições e apresentações culturais.
- Possibilitar aos alunos atendimento com especialistas (psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogo).

Metas a atingir:

Fomentar o desenvolvimento cultural e esportivo como forma de inserção social para 3000 crianças, adolescentes e jovens do Município de Sarandi-PR, no ano de 2014.

Cronograma

Físico:

O cronograma de desembolso esta de acordo com o cronograma das oficinas ofertadas, seguindo um período de janeiro a dezembro.

Financeiro:

O valor anual gasto para a utilização de recursos físicos é de 382,700 .

Orçamento:

O recurso de 282,700 é referente ao pagamento de despesas com folhas de pagamentos, e o 100,000 esta destinado aos recursos materiais.

Beneficiários Diretos:

O atendimento sera voltado as crianças e adolescentes e jovens entre 4 a 18 anos de idade do Município de Sarandi-PR.

Beneficiários Indiretos:

A sociedade sarandiense.

Resultados:

Do inicio do projeto em 2012 até o presente momento foi possível verificar uma redução significativa nos índices de violência, evasão escolar e um melhor rendimento na aprendizagem.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos