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Certificado de Reconhecimento

Projeto Formando Agentes Mirins de Saúde

Ano / Edição: 2014
Município: Assaí
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

A Estratégia Saúde da Família encontra grandes dificuldades para atingir os indivíduos da comunidade assistida, fato este agravado pelo grande contingente de atividade das pessoas que impossibilita que os profissionais encontrem-os em casa. A falta de sensibilização e conscientização destes indivíduos os coloca em uma posição de grande vulnerabilidade às doenças e agravos de saúde, isto porque a falta de informações ou a não execução de medidas de prevenção é o principal agravante das questões de saúde hoje no Brasil.
No que se refere à saúde pública, grandes dificuldades são encontradas para conscientização da prevenção de doenças, prova disto é a grande dificuldade de controle da dengue que é um grande problema de saúde coletiva, mas que para seu controle é necessário medidas simples, porém contínuas e executadas coletivamente. O município de Assaí não é diferente da grande maioria dos municípios da nação e enfrenta problemas como a Dengue.
As Unidades de Saúde estão sobrecarregadas pela demanda crescente e pelo aumento da procura dos serviços de saúde, porém um grande contingente é de patologias facilmente preveníeis apenas com a adesão de novos hábitos como higiene de alimentos, lavagem das mãos, cuidados com a higiene pessoas e bucal, além de inúmeras estratégias simples que podem ser usadas para prevenir doenças infecto contagiosas. Assim é de fácil caracterização de que a maioria dos problemas enfrentados está na falta de consciência coletiva a respeito da importância do autocuidado e da prevenção de doenças.
Uma breve avaliação de dados epidemiológicos e demográficos mostra a demanda e a necessidade de execução de estratégias que possam contribuir para a resolução destes problemas.
O município de Assai tem uma população total estimada em 16.368 pessoas segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o SIAB (Sistema de Informação de Atenção Básica), a cobertura da Estratégia Saúde da Família e de 85,22% e está divida em 4 Equipes de ESF atendendo cerca de 3.325 famílias, um total de aproximadamente 13.721 pessoas.
Estratégia Saúde da Família Central:
COMPOSIÇÃO DA EQUIPE Medico
Enfermeiro
Auxiliar de Enfermagem
Agentes Comunitários de Saude
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE UBS Central
NUMERO DE FAMILIAS 1.155
NUMERO APROXIMADO DE PESSOAS 3.614
ESCOLAS MUNICIPAIS NA ÁREA Escola Municipal Professora Maria José Silva Santos e Escola Municipal Rotary Clube

Estratégia Saúde da Família Vila Nova
COMPOSIÇÃO DA EQUIPE Medico
Enfermeiro
Auxiliar de Enfermagem
Agentes Comunitários de Saúde
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE UBS Vila Nova
NUMERO DE FAMILIAS 1.511
NUMERO APROXIMADO DE PESSOAS 4.541
ESCOLAS NA ÁREA Escola Municipal Professora Maria Mitiko Tsuboi.

Estratégia Saúde da Família Copasa
COMPOSIÇÃO DA EQUIPE Medico
Enfermeiro
Auxiliar de Enfermagem
Agentes Comunitários de Saúde
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE UBS Copasa
NUMERO DE FAMILIAS 790
NUMERO APROXIMADO DE PESSOAS 2.331
ESCOLAS NA ÁREA Escola Municipal Princesa Isabel.

Estratégia Saúde da Família Rural
COMPOSIÇÃO DA EQUIPE Medico
Enfermeiro
Auxiliar de Enfermagem
Agentes Comunitários de Saude
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE UBS Distrito Pau D’Alho do Sul
NUMERO DE FAMILIAS 1.024
NUMERO APROXIMADO DE PESSOAS 3.235
ESCOLAS NA ÁREA Escola Rural Municipal Padre França Wolkers.

Este parâmetro populacional e de abrangência da Estratégia Saúde da família mostra claramente a grande demanda de atendimento das ESF, porém as famílias tem ao menos um membro da família inserido em uma escola municipal da área de abrangência, estas escolas estão organizadas da seguinte forma segundo SERE 2014 (Sistema Escola):
Escola Municipal Rotary Clube
NUMERO DE ALUNOS MATRICULADOS 193
NUMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO 5 ANO 23
ESTRATÉGIA SAUDE DA FAMÍLIA DA AREA ESF Central
UBS DE REFERENCIA UBS central

Escola Municipal Professora Maria José da Silva Santos
NUMERO DE ALUNOS MATRICULADOS 571
NUMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO 5 ANO 78
ESTRATÉGIA SAUDE DA FAMÍLIA DA AREA ESF Central
UBS DE REFERENCIA UBS central

Escola Municipal Professora Maria Mitiko Tsuboi
NUMERO DE ALUNOS MATRICULADOS 545
NUMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO 5 ANO 63
ESTRATÉGIA SAUDE DA FAMÍLIA DA AREA ESF Central
UBS DE REFERENCIA UBS Vila Nova

Escola Municipal Princesa Izabel
NUMERO DE ALUNOS MATRICULADOS 377
NUMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO 5 ANO 54
ESTRATÉGIA SAUDE DA FAMÍLIA DA AREA ESF Copasa
UBS DE REFERENCIA UBS Copasa

Escola Rural Municipal Padre França Wolkers
NUMERO DE ALUNOS MATRICULADOS 107
NUMERO DE ALUNOS MATRICULADOS NO 5º ANO 19
ESTRATÉGIA SAUDE DA FAMÍLIA DA AREA ESF Central
UBS DE REFÊRENCIA UBS Pau D’Alho do sul

Assim sabemos que aproximadamente 246 alunos estão matriculados no ultimo ano do ensino fundamental I, ou seja, no 5 ano.

Descrição

O Projeto formando Agentes Mirins de Saúde esta fundamentado nos princípios da Educação em Saúde. A Educação em Saúde por ser um processo educativo, representa toda e qualquer influência sofrida pelo indivíduo, capaz de modificar-lhe o comportamento.
Distinguem-se dois tipos de educação em relação à influência exercida sobre o educando: A heteroeducação, onde as influências incidem sobre o indivíduo independente de sua vontade. É aquela que não há participação deliberada e intencional do próprio sujeito da educação, embora ele seja levado inconscientemente a participar do processo. A autoeducação ao contrário, existe a participação intencional do educando em procurar influências capazes de lhe modificar o comportamento. Mesmo considerando que a heteroeducação tem um papel objetivo importantíssimo em termos conceituais, os trabalhos a serem desenvolvidos no Projeto Formando Agentes Mirins de Saúde estão voltados para autoeducação, pois exprime a tomada de consciência por parte do indivíduo acerca da importância do processo educativo para sua formação e desenvolvimento. As atividades que serão realizadas estarão integralmente contidas nas ações de educação em saúde, com função: a) Estimulativa - que busca atrair o indivíduo para participar do processo educação; b) Exercitativa - dando condição para aquisição e formação de hábitos, assim como para a assimilação, construção e reconstrução de experiências; c) Orientadora - que enfoca os aspectos de liberdade, autoridade, autonomia e independência em relação a conhecimento; d) Didática - que se responsabiliza pela transmissão e vinculação dos conhecimentos; e) Terapêutica - que permite retificar os eventuais descaminhos do processo educativo.( Brasil, 1997) As atividades serão desenvolvidas por Agentes Comunitários de Saúde sob supervisão técnica de um Enfermeiro e supervisão pedagógico-metodológica das Pedagogas do estabelecimento de ensino, de acordo com os princípios da autoeducação para assimilação de conhecimento e transformação de hábitos. As atividades desenvolvidas serão aulas educativas em data show, dinâmicas de grupo, aulas práticas na comunidade, vídeos e músicas. O Conteúdo programático expressa todas as necessidades da comunidade, trabalhando as seguintes temáticas: Processo saúde-doença: como o meio ambiente interfere na saúde das pessoas. Meio ambiente e saúde: poluição do ar, poluição das águas, poluição do solo, poluição visual, poluição sonora e poluição radioativa. Reciclagem, tempo de degradação dos detritos e saneamento básico. Higiene pessoal e bucal. Parasitoses intestinais: Ascaridíase (lombriga), Amebíase, Giardíase, Enterobiose (oxiúros), Tricuríase, Ancilostomíase (amarelão), Esquistossomose (barriga d´água). Sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Patologias infecto-contagiosas: Tuberculose, Hanseníase, Hepatites e Gripe A H1N1 - Sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Patologias crônico degenerativas: Hipertensão e Diabetes - Sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Pediculose (piolho), Escabiose (sarna) e micoses - Sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e profilaxia. Doenças transmitidas por vetores: Leptospirose (rato), Hantavirose (rato), Dengue (Aedes), Febre Amarela (Aedes e Sabetes), Malária (Anopheles), Filáriose ou Elefantíase (Culex), Leishimaniose ou Ferida Brava (Flebótomo) e Doença de Chagas (Bicho barbeiro) - Sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e profilaxia. A importância da Lavagem das mãos no controle de infecções e infestações. Bullyng e Violência. Prevenção do uso de Álcool e outras droga.

Objetivos

Gerais:

Promover Educação em Saúde no ambiente escolar com a finalidade de integrar os órgãos de saúde e educação para concretizar as ações em saúde e através destes educandos atingir suas famílias e sua comunidade.

Específicos:

Os profissionais de saúde deverão:
• Criar vínculo de confiança entre o agente de saúde e o educando com a finalidade de fazer com que as orientações tenham o impacto e a assimilação necessária para verdadeiramente transformar hábitos.
• Transformar esses educandos em verdadeiros agentes mirins de saúde, desta forma os educandos, comunidade escolar, famílias e comunidade em geral serão alcançados concretizando o foco dessa estratégia de saúde da família.
Os educandos devem ser capazes de:
• Compreender o processo saúde-doença;
• Entender os processos Patológicos desde a contaminação, sinais e sintomas, diagnóstico e profilaxia;
• Motivar sua comunidade no combate a vetores transmissores de doenças como o Mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue;
• Saber a técnica correta de lavagens das mãos e sua importância no controle de infecções e infestações. Orientar sua família e sua comunidade de forma clara e objetiva.

Metas a atingir:

• Formar 200 Agentes Mirins de Saude em 2014.
• Diminuir o índice de infestação do Mosquito Aedes Aegypt para abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde
• Sensibilizar toda a comunidade para os problemas de saúde.
• Diminuir os casos de doenças diarréicas agudas,
• Promover a saúde e prevenir doenças,
• Desenvolver hábitos saudáveis na comunidade,
• Identificar sintomáticos respiratórios para Tuberculose,
• Melhorar os indicadores de saúde, além de dinamizar os conceitos de saúde e fazer com que a população conheça toda a organização dos serviços de saúde e reconheça a saúde como direito mas sua manutenção como dever.

Cronograma

Físico:

As atividades serão executadas em contra turno escolar, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Maria Mitiko Tsuboi, Princesa Izabel, Maria José da Silva Santos, Escola de Tempo Integral Rotary Club e Escola Rural Padre França Wolkers uma vez por semana, com 2 horas de duração por um período aproximado de 5 a 6 meses, totalizando aproximadamente 246 alunos atendidos.

Financeiro:

Valor de R$ 5.000,00 anual, para compra de camisetas e material didático.

Orçamento:

Os recursos financeiros gastos diretamente com o projeto, estão relacionados com a compra de camisetas e material didático.
Secretaria Municipal de Saude, recurso de Vigilancia em Saude dotação 06.001..10.304.0010.2353.339030.
Material Quantidade Valor Unitário Valor Total
Camisetas 300 unidades R$ 15,00 R$ 3.750,00

Secretaria Municipal de Educação, recurso de Manutenção das Escolas da Rede de Ensino, dotação 05.006.12.361.0015.2333.339030.

Material Quatidade Valor Unitario Valor Total
Cadernos 300 R$ 0,80 R$ 240,00

Beneficiários Diretos:

246 alunos dos 5° anos da rede municipal de ensino educando-os para o autocuidado e prevenção de doenças.

Beneficiários Indiretos:

Das cerca de 246 das 13.721 famílias cadastradas na ESF serão indiretamente assistidas e receberão informações que levarão a um impacto na comunidade, por conseqüência nos bairros e no Município de Assai.
Diminuindo a demanda nas Unidades de Saúde, melhora as condições de trabalho dos profissionais de Saúde.
Os doentes que necessitam de cuidados mais complexos serão melhores assistidos pela diminuição da demanda simples.
Para os alunos bom estado biológico, físico e mental contribuirá em melhor desempenho de aprendizagem dos alunos da rede municipal de educação
Assim com uma comunidade orientada, trabalhando coletivamente teremos uma melhora significativa nos padrões de qualidade de vida da população Assaiense

Resultados:

Como resultado do projeto segundo o Sistema de Informação do PNCD (Plano Nacional de Combate a Dengue) consultado em Junho de 2014, no ano de 2008 que foi o ano anterior a realização do projeto o Distrito Pau D´Alho do Sul apresentava um índice de 2,48% de infestação do mosquito Aedes Aegypt transmissor da Dengue. No segundo semestre do ano de 2009 durante a realização do projeto o índice foi rebaixado para 0,93% e no primeiro semestre do ano de 2010 após a formação dos Agentes Mirins de Saúde o índice ficou em 0,0% uma surpresa muito positiva, pois um dos maiores problemas de Saúde pública do Brasil foi controlado nesta comunidade durante o período de realização do projeto. Segundo a equipe de saúde daquela unidade melhoramos os quadros de doenças infecto contagiosos pelo estímulo ao hábito de lavar as mãos e profilaxia das patologias, melhoramos as infestações de parasitos por princípios de higiene pessoal. Os impactos em toda a comunidade foram visíveis pela mudança de hábitos significativa, onde conceitos básicos de saúde foram dinamizados e assimilados como hábitos diários. Os bons resultados garantiram a seleção do projeto para a I Mostra Nacional Programa Saúde na Escola e a IV Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas em Brasília, de 13 a 15 de junho de 2010. Com toda a repercussão recebemos visitas de vários municípios que vieram contemplar a experiência exitosa de intersetorialidade entre saúde e educação.
Desde 2009 foram formados cerca de 333 Agentes Mirins de Saúde:
ANO ESCOLA AGENTES MIRINS TOTAL
2009 Escola Rural Municipal Pe. França Wolkers. 66 66
2010
Escola Rural Municipal Pe. França Wolkers. 19 64
Escola Rotary Clube 45
2011 Escola Augusta Gino 25 25
2013 Escola Rural Municipal Pe. França Wolkers. 18 178
Escola Municipal Profª. Maria Mitiko Tsuboi. 52
Escola Municipal Profª Maria José Silva Santos 59
Escola Municipal Princesa Isabel 25
Escola Rotary Clube 24
TOTAL 333 Agentes Mirins de Saúde

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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