Banco de Projetos

Práticas de Higiene e de Cuidados com a Saúde na Escola

Ano / Edição: 2014
Município: Palmeira
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

A "Educação" e a "Saúde" sempre foram temas principais nas politicas públicas por serem amplamente reconhecidas como necessidades básicas e universais do ser humano. Surge, assim a importância de conhecer dispositivos sociais que contribuam para a promoção de saúde e que possam efetivamente atender às necessidades de saúde e que possam efetivamente atender às necessidades de saúde dos indivíduos. Nesse contexto, esta a escola, que pode se tornar importante aliada para o fortalecimento da atenção primária de saúde.
No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Unidade Básica de Saúde - USF do Bairro da Vila Rosa, busca desenvolver práticas de promoção de saúde e prevenção de agravos e doenças na Escola Gabriel Prestes e no Centro Municipal de Educação Infantil Recanto dos Pequeninos, na sua área de abrangência no município.

Descrição

O projeto visa desenvolver ações de promoção e prevenção de educação em saúde, abordando vários temas como hábitos de higiene, saúde bucal, higiene coletiva, cuidados com a saúde, obesidade, reeducação alimentar, pediculose, escabiose e outros temas relacionados a saúde e higiene iondividual e coletiva.

Objetivos

Gerais:

Estabelecer relações entre o desenvolvimento de hábitos de higiene corporal, higiene coletiva, organização do ambiente, de integração familiar, escolar e comunidade, colocando em prática o aprendizado do projeto em seu cotidiano.

Específicos:

- Incentivar aos alunos a adoção de postura e hábitos que valorizem uma vida saudável seja em casa, ou na escola.
- promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre condições de saúde dos estudantes.
- Conscientizar o aluno a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene.
- Orientar para a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo, valorizando as atitudes relacionadas com o bem estar individual e coletivo.
- Sensibilizar para que os alunos sejam multiplicadores de ações desenvolvidas no encontro.
- Discutir e orientar sobre saúde bocal

Metas a atingir:

Melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem nas creches e escolas partindo do pressuposto da saúde organizacional e coletiva, orientando nas ações de higiene e gerando indivíduos conscientes e disseminadores das orientações recebidas. O aluno deve despertar consciência através das orientações sobre a importância do senso de higiene individual, resultando positivamente no resultado coletivo.

Cronograma

Físico:

data show, vídeos, livros, revistas, abordagens com personagens infantis, músicas, E.V.A, folha A4, pincel, cola, lantejoula, glitter, lápis de colorir e matérias de artesanato em geral.

Financeiro:

Os recursos são provenientes de dotações orçamentárias consignadas no orçamento municipal através de recursos próprios do município para folha de pagamento dos servidores atuantes na Secretaria Municipal de Saúde.

Orçamento:

R$1.000,00

Beneficiários Diretos:

Alunos, professores e funcionários do ambiente escolar.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar e familiares.

Resultados:

Conscientização da importância de adquirir hábitos de higiene pessoal, resultando na saúde organizacional de todo os sistema escolar.

Anexos

Documentos Anexados:

- 1.jpg

- 2.jpg

- 3.jpg

Banco de Projetos