Banco de Projetos

INFÂNCIA NA BALANÇA

Ano / Edição: 2014
Município: Engenheiro Beltrão
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Secretaria de Educação

Diagnóstico

Baseados em dados do Programa Saúde na Escola (PSE) 25% dos escolares Beltrãoenses estavam acima do peso no de 2012, segundo o mesmo Programa durante o ano de 2013 tivemos um aumento de 5%, isto é, 29% dos escolares estão acima do peso tendo como parâmetros a Organização Mundial de Saúde.

Descrição

Para início do desenvolvimento do projeto, foi necessário a seleção dos escolares obesos graves e obesos através das fichas do Programa Saúde na Escola (PSE) para encaminhamento dos mesmos a atendimento clínico Nutricional. Os pais destas crianças receberam um bilhete para que tivessem conhecimento do estado de saúde de seu filho (a) e assim comparecer com ele até o local de atendimento.
São feitos exames bioquímicos antes mesmo de tal atendimento para que a dieta prescrita seja totalmente individualizada e sempre privilegiando e atendendo a necessidade de cada criança.
Os escolares têm atendimento mensal de forma que o acompanhamento nutricional seja realmente satisfatório, durante o atendimento a criança vai receber orientação nutricional e incentivo à atividade física.
Trimestralmente acontece reuniões com os pais para que estes também sejam meio de transformação de hábitos alimentares e tenham conhecimento das conquistas de seus filhos.
Os escolares envolvidos terão alta nutricional do projeto assim que entrarem em uma faixa de peso adequado para idade, gênero e estatura usando como referencia parâmetros da Organização Mundial da Saúde. Mas não terão que abandonar as atividades físicas que participam e continuarão com acesso as hortaliças, pois, nesse período estarão conscientes da importância de ambos em seu cotidiano.

Objetivos

Gerais:

Fazer atendimento clínico nutricional em escolares diagnosticados através do PSE com sobrepeso, obesidade e obesidade grave, combatendo a Obesidade Infantil de forma racional e menos onerosa.

Específicos:

Orientar os pais sobre o estado nutricional de seus filhos
Mostrar a importância da educação alimentar tanto paras as crianças quanto para seus responsáveis
Incentivar à educação nutricional inserido na proposta pedagógica a escola e no currículo escolar.
Conscientizar os gestores quanto à capacitação dos educadores e demais profissionais que atendem os alunos;
Encaminhar inicialmente essas crianças para atividades físicas já existente em nosso Município (futebol de campo, futebol de salão, capoeira, ballet, street dance)
Implantar juntamente com este projeto um programa de atividades físicas, respeitando a capacidade e a individualidade de cada criança, sem privilegiar a performance. Extraindo o maior grau de benefício fisiológico possível em cada prática esportiva (resistência, força, coordenação, além de queima calórica).
Facilitar o acesso das famílias envolvidas no projeto Infância na Balança à hortaliças existentes em programas já implantados no município como: Escola Agrícola e Horta Comunitária, fortalecendo assim programas municipais e buscando meios de melhor aderência a novos projetos.

Metas a atingir:

O projeto tem como meta atender todos os alunos do Município estando ele matriculado na rede publica Municipal, Estadual ou mesmo Particular de ensino diagnosticados com obesidade grave, obesidade e sobrepeso nessa ordem de preferência usando dados fornecidos pelo PSE e assim diminuir a curto prazo o índice de crianças acima do prazo e como conseqüência a longo prazo diminuindo de adultos com doenças crônico-degenerativas.

Cronograma

Físico:

ATIVIDADES Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Elaboração do projeto X X
Levantamento dos Alunos X X
Primeira reunião com os pais X
Início dos atendimentos X X X X X X
Segunda reunião com os pais X
Terceira reunião com os pais X
Levantamento da eficácia do projeto X

Financeiro:

Sera custeado com recursos próprios do município, mensalmente, montante anual máximo de R$ 50.000,00

Orçamento:

Previsto no item financeiro

Beneficiários Diretos:

Crianças matriculadas em escolas de Ensino fundamental ou Médio Municipal, Estadual ou Particular que encontram-se acima do peso.

Beneficiários Indiretos:

Familiares dos escolares participantes do Projeto Infância na Balança , através da facilidade de aquisição de hortaliças frescas na Escola Agrícola e Horta Comunitária que são projetos já existentes no Município.

Resultados:

Com base no cronograma físico os resultados serão avaliados no mês de dezembro do corrente ano.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos