Banco de Projetos

ACOLHIMENTO

Ano / Edição: 2014
Município: Piraquara
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Atualmente evidencia-se que a Atenção Básica, para ser resolutiva, deve ter tanto capacidade ampliada de escuta e análise quanto um repertório ampliado de ofertas para lidar com a complexidade de adoecimentos, demandas e necessidades de saúde às quais as equipes estão constantemente expostas. Neste contexto, o “acolhimento” é um dos temas que se apresentam com alta relevância e centralidade (Ministério da Saúde, 2011). Os objetivos principais da experiência foram acabar ou diminuir as filas madrugadoras e deixar o atendimento mais humanizado e menos robotizado.

Descrição

Unidade de Saúde da família, com área de abrangência de cerca de 12.000 pessoas, em pleno crescimento.
Região carente, com dificuldade de saneamento básico e sem pavimentação. Unidade de saúde na ocasião do início do projeto com pouca oferta de consultas médicas e grande demanda. Paciente evadidos dos programas e fluxo desorganizado, formando filas na madrugada.

Os objetivos principais da experiência foram acabar ou diminuir as filas madrugadoras e deixar o atendimento mais humanizado e menos robotizado. Este projeto piloto foi implantado na UBS TIA TIANA devido à grande demanda de usuários que chegavam de madrugada para conseguir atendimento.Sabemos que vários tipos de demanda podem, em grande parte, ser acolhidos e satisfeitos na atenção básica, inclusive com as modalidades de tecnologias que podem e devem estar disponíveis nesse tipo de serviço.

Este projeto foi implantado na UBS TIA TIANA devido à grande demanda de usuários que chegavam de madrugada para conseguir atendimento. Para fortalecer a experiência, inicialmente buscou-se a consolidação do conhecimento sobre o tema “acolhimento”. A metodologia utilizada foi do tipo quali e quantitativa inicialmente estruturada na realização de reuniões envolvendo toda a equipe de saúde para levantamento e análise crítica do modo de organização do serviço, fluxo de atendimento ao usuário e principais problemas enfrentados resultando na sensibilização da equipe. Posteriormente, foram criados protocolos específicos para subsidiar o projeto e assim foi instituído um modelo diferenciado ao prolongado tempo de espera por atendimento. Além disso, visando a ampliação de acesso contemplar adequadamente tanto a agenda programada quanto a demanda espontânea, abordando-se cada uma dessas situações segundo as especificidades de suas dinâmicas e tempos. Após 30 dias da implantação foi realizada através de questionário pré-elaborado, a análise da organização do serviço do ponto de vista dos profissionais, bem como a análise da visão da comunidade acerca do serviço ofertado na UBS. - Conhecimento do Programa – “Acolhimento à demanda espontânea”; contando com as etapas:
Apresentação e sensibilização da equipe para o acolhimento;
Adequação da Agenda da Médica da ESF;
Palestras pela manhã à população, informando do atendimento;
Discussão diária de casos atendidos no acolhimento pela equipe.
O TRABALHO EM EQUIPE É ESSENCIAL PARA O FUNCIONAMENTO DO ACOLHIMENTO...

Objetivos

Gerais:

Humanizar o atendimento;
Acabar ou diminuir as filas na madrugada.

Específicos:

Organizar o fluxo de atendimento da Unidade de Saúde;
Otimizar as agendas médicas;
Diminuir a demanda espontânea;
Melhorar o vínculo com a população.

Metas a atingir:

Diminuir as filas madrugadoras e deixar o atendimento mais humanizado e menos robotizado

Cronograma

Físico:

UBS de Saúde

Financeiro:

Este projeto não necessitou de nenhum aporte financeiro extra. somente o que já existia no serviços:
Recursos Humanos
Materiais contendo informações sobre o tema “Acolhimento”, bem como assuntos relacionados – cartilhas, textos, vídeos;
• Materiais de papelaria para confecção de cartilhas, folders, cartazes para a capacitação e também para a apresentação do projeto;
• Materiais de mídia (notebook, projetor, DVD).

Orçamento:

Fonte Oriunda fundo a fundo nº 344

Beneficiários Diretos:

Profissionais das Unidades Básicas de Sáude

Beneficiários Indiretos:

População como um todo com a melhoria do atendimento- atendimento humanizado.

Resultados:

Mudar a realidade, filas “madrugadoras” na porta, disputando sem critério algum, exceto à hora de chegada, algumas vagas na manhã. É preciso salientar que tais serviços atendem principalmente os “mais fortes” e não os que mais necessitam de assistência; Atendimento à demanda espontânea considerando as reais necessidades do atendimento. Identificar o risco e a vulnerabilidade deste paciente com o objetivo de organizar, priorizar e resolver o problema. Identificar o paciente que evadiu-se dos programas e reincluí-lo, evitando filas desnecessárias.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos