Banco de Projetos

EducAÇÃO Trabalho sério em busca de um “Futuro Melhor”

Ano / Edição: 2014
Município: Ortigueira
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A Secretaria Municipal de Educação, realizou um estudo para identificar as dificuldades de aprendizagem que estavam ocorrendo nas turmas de 3º e 5º anos, identificados problemas de leitura, interpretação, produção textual e cálculos matemáticos, nesse sentido foram elaborados projetos que viessem minimizar os problemas identificados.

A relevância do estudo está em conhecer bem os alunos, além do contexto em que estão inseridos e de acordo com os dados verificou-se a necessidade implantação de projetos que pudessem colaborar em curto prazo com a redução das dificuldades.

Descrição

O município, preocupado com os baixos índices do IDEB e o fato desses índices não identificarem as dificuldades no conteúdo educacional avaliado, realizou-se uma pesquisa e diagnóstico profundo pela Equipe de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

Assim elencado o problema, foi elaborado e desenvolvido o projeto que consiste no apoio pedagógico focado nas dificuldades do aluno, além dos encaminhamentos necessários foram abertas salas de apoio para atenderem os alunos de forma mais objetiva em cima de suas particularidades. No entanto, também foi criado e desenvolvido o Projeto de Leitura com Contação de História, tendo como objetivo melhorar a leitura, a interpretação e a produção textual, já a Aprendizagem Digital os alunos frequentam o Bolsa Digital com suporte de monitores e apoio pedagógico da Secretaria Municipal e dos professores elaborando e pesquisando jogos matemáticos, questões ambientais, gêneros textuais e outros. Já a Oficina de Matemática vem de encontro com os conteúdos matemáticos, onde são construídos jogos matemáticos que são trabalhados em sala de aula, além da grade curricular que foi alterada incluindo a disciplina de Oficina de Matemática, também durante todo o ano letivo são realizadas capacitações com nossos educadores, tais ações foram elaboradas e realizadas com o intuito de melhorar a qualidade da educação no município.

Objetivos

Gerais:

- Avaliar e desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre Secretaria Municipal de Educação e instituições educacionais, bem como o processo de ensino aprendizagem de toda a rede de ensino municipal;
- Despertar, incentivar e promover a leitura, a aprendizagem digital e a matemática inovadora no âmbito escolar, visando à formação do caráter no educando, a melhor qualidade ensino- aprendizagem e o desenvolvimento sociocultural;
- Proporcionar aos educadores e a sociedade uma visão clara dos resultados do processo de ensino e aprendizagem;

Específicos:

- Promover avaliação interna, observadas todas as peculiaridades com proposta de correções das áreas problemáticas diagnosticadas num processo permanente de reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem.
- Oferecer suporte de forma a manter uma unidade de propósitos, bem como apoio através das salas de apoio nas escolas para atender os alunos com maior dificuldade de aprendizagem.
- Despertar na criança o gosto pela leitura oferecendo-lhes acesso aos diversos gêneros textuais e possibilitando assim o potencial cognitivo e criativo através da escrita e de novos vocabulários.
- Proporcionar o uso de computadores e da internet aos alunos das escolas públicas que não tem acesso, capacitando-os a utilizar da internet e de outros recursos que possibilite o acesso a informações.
- Estimular o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação pelos conhecimentos matemáticos como meios para transformar o mundo a sua volta.

Metas a atingir:

- Ampliar o conhecimento científico dos nossos alunos utilizando-se de materiais diversificados e de novas metodologias de ensino.
- Acompanhamento da evolução do desempenho das escolas e do sistema como um todo, através da comparação dos resultados dessas avaliações ao longo do ano letivo.
- Apoio e formação continuada dos educadores, bem como o aprimoramento da qualidade da educação no município de Ortigueira.
- Disponibilizar profissional para dar atendimento nas salas de apoio aos alunos com dificuldades de aprendizagem.
- Melhorar o desempenho dos alunos em todas as disciplinas através da leitura.

Cronograma

Físico:

Escolas Municipais

Financeiro:

Material de consumo ( papel sulfite, impressão)
Transporte ( carro, combustível)

Orçamento:

Os valores utilizados já fazem parte da pasta da Secretaria Municipal de Educação como material de consumo.

Beneficiários Diretos:

Alunos matriculados nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal nas turmas de 3º e 5º anos.

O projeto abrange o universo de 17 escolas municipais atendendo diretamente um total de 589 alunos/alunas.

Beneficiários Indiretos:

- Toda a comunidade escolar.
- Secretaria Municipal de Educação.

Resultados:

Identificação das deficiências educacionais do município (leitura, interpretação e compreensão de texto, produção textual e raciocínio matemático) com 589 alunos em atendimento e melhorando a cada dia o processo de ensino aprendizagem.

As expectativas se referem às possíveis mudanças que irão acontecer no processo de ensino aprendizagem nas escolas públicas do nosso município, a partir das atividades implementadas e também das salas de apoio aos alunos/alunas com maior dificuldade de aprendizagem. Além disto pretende-se acompanhar e orientar os educadores com formações continuadas no decorrer de cada ano letivo.

Esperamos contribuir em muito para a melhoria da qualidade do ensino. Em segundo plano, este projeto contribuirá para a reflexão-ação dos professores municipais, Equipe pedagógica das escolas, bem como na Secretaria Municipal de Educação implantando novos projetos que venham efetivar o ato de ensinar junto com toda a comunidade escolar, com ampla participação, inicialmente dos alunos, professores, pedagogos e direção.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos