Banco de Projetos

Volta às Aulas sem Cárie

Ano / Edição: 2020
Município: Terra Roxa
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

A percepção da necessidade de um trabalho com enfase nas crianças ocorreu após o número de atendimentos odontológicos de urgência infantil aumentarem. Percebemos também que quando o atendimento odontológico era procurado a condição de saúde bucal da criança, já se encontrava com um comprometimento significativo.

Descrição

O Trabalho consiste na realização de apresentações de teatros, atividades musicais, fantoches e entre outros, nas escolas da rede municipal. Sendo esse dia conduzido com a ajuda da personagem lúdica "Fada do Dente". Ao Final das Atividades na escola, cada criança é avaliada individualmente e estratificada quanto ao risco de saúde bucal. Quando a mesma apresenta um risco Médio ou Alto, entramos em contato com o responsável da criança, e é oferecido o agendamento da consulta odontológica na unidade de saúde. Inicialmente as consultas odontológicas eram realizadas no período de ferias escolares, porem com o sucesso das atividades, estendemos os atendimentos para mensais. No dia da consulta odontológica a unidade de saúde recebe aparatos que facilitam e deixam o ambiente de consultório mais lúdico. Durante a consulta odontológica além da realização do tratamento, o responsável recebe informações e instruções pertinente a correta higienização da cavidade oral da criança.

Objetivos

Gerais:

Realizar atendimento odontológico restaurador em crianças através da técnica de ART;
Conscientizar a população sobre a importância da manutenção da saúde bucal.

Específicos:

Reduzir a fila de espera por atendimento; Diminuir o risco de agravos decorrentes das cáries dentais.

Metas a atingir:

Desmistificar a ideia de que a ida ao dentista é algo ruim.

Cronograma

Físico:

O trabalho começou a desenvolvido em 2019 e se encontra suspenso por conta da pandemia do covid-19.

Financeiro:

Nao utilizado

Orçamento:

nao utilizado

Beneficiários Diretos:

Foram atendido de forma direta 320 Crianças. Porem o projeto visa atender as 2 196 crianças matriculadas na rede municipal de ensino.

Beneficiários Indiretos:

De forma Indireta, funcionários, educadores, pais e responsáveis são beneficiários.

Resultados:

Como não esta finalizado, não temos computado os resultados. Porem é perceptível a diminuição do atendimento de urgência infantil nas unidades de saúde.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos