Banco de Projetos

Promupe - Programa Municipal do Primeiro Emprego

Ano / Edição: 2013
Município: Umuarama
Função de Governo: Trabalho

Diagnóstico

Verificando a necessidade de oportunizar a primeira experiência para jovens serem inseridos no mercado de trabalho, o projeto foi criado com total iniciativa do prefeito em gestão. Além disso, as empresas também podem ser beneficiadas com redução no pagamento de impostos municipais. Entre jovens e empresas, temos 186 beneficiários. Isto porque, segundo a lei número 3695, até 5 jovens podem ser contratados pela mesma empresa.

Descrição

O projeto funciona da seguinte forma: Os jovens (com documentos) preenchem uma ficha com seus dados e perfil de trabalho para serem encaminhados às empresas.Os jovens são encaminhados para uma psicóloga da agência do trabalhador, onde é analisado seu perfil e encaminhado para uma empresa de melhor condição ao candidato.Quando o cadastro acontece pela prefeitura diretamente na Indústria e Comércio, o candidato é encaminhado às empresas cadastradas conforme o termo de adesão. As empresas interessadas terão que preencher um requerimento e anexar os documentos que comprovem que as empresas estejam em dia com as obrigações municipais. Aprovando, a empresa assinará o termo de adesão para iniciar o Programa e a contratação do jovem. A Prefeitura oferece para empresa 40% sob o salário-mínimo vigente para obter descontos em tributos Municipais como IPTU, ALVARÁ, ISSQN e ITBI, sendo que estes terão que ser comprovados no nome da empresa. O IPTU se estende aos sócios, proprietários e acionistas desde que tenha a comprovação do imóvel através da matrícula expedida pelo cartório. Cada empresa poderá contratar 05 jovens, de 16 a 24 anos, para uso do beneficio. Os jovens inscritos no Promupe não devem ter registro em carteira, mas o programa ainda é válido para empregos com menos de 90 dias ou apenas registro como menor aprendiz. Quanto aos recursos para implantação do projeto, nada além foi investido, uma vez que ele trabalha com o recurso humano. Pessoas que querem trabalhar e empresas que querem contratar.O Promupe poderá atender, simultaneamente, no máximo 200 jovens trabalhadores.

Objetivos

Gerais:

Este programa tem o intuito de dar oportunidade ao jovem, de 16 a 24 anos, para o primeiro emprego. Oportuniza também que as empresas paguem menos impostos pela contratação de jovens inscritos no Promupe.

Específicos:

É intenção desta gestão municipal abrir portas para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho e não fiquem ociosos ou se envolvam com coisas ilícitas. Desta forma, acreditamos também que o jovem possa ser mais uma fonte de renda, no auxílio à família e às oportunidades de estudo e formação ampliadas. Com o incentivo que é oferecido às empresas, destacamos também a possibilidade de preparação destes jovens, que podem construir grandes carreiras e firmarem-se em suas profissões.

Metas a atingir:

Não existem metas a serem alcançadas, além daquelas que o projeto se propõe a fazer. Até porque o número de inscritos é grande, atualmente 2380 jovens já fizeram seu cadastro.

Cronograma

Físico:

anexo

Financeiro:

nada consta

Orçamento:

nada consta

Beneficiários Diretos:

Possibilita a todos os jovens de Umuarama a inserção no mercado de trabalho - via Promupe. Todas as famílias em que estes jovens são parte, acabam sendo beneficiadas, sem contar as empresas que empregam os mesmos.

Beneficiários Indiretos:

O próprio mercado de trabalho é beneficiado indiretamente com mão de obra disponível e apta ao trabalho.

Resultados:

Os principais resultados do sucesso do projeto são apresentados pelo número de jovens que procuram se inscrever no Promupe. Embora só possa estar com o máximo de 200 jovens, a procura é grande, são 2380 jovens já inscritos até o mês de junho.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos