Banco de Projetos

Modelo de 2ª. opinião formativa virtual no atendimento ao idoso, no contexto da pandemia de SARS-Cov 2

Ano / Edição: 2020
Município: Curitiba
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

A pandemia do COVID trouxe uma demanda de utilização de recursos digitais para manutenção da assistência à população usuária do SUS dos municípios da região Metropolitana de Curitiba.

Descrição

Desde o início da pandemia o Comesp buscou alternativas que tornassem possível manter o vínculo e assistência com a atenção primária à saúde (APS). Assim surgiu a idéia de utilizar uma ferramenta de apoio aos médicos do serviço primário, que possibilitasse, com segurança, auxiliar no diagnóstico, tratamento e monitoramento de pacientes idosos, promovendo o distanciamento social recomendado para esta população. O processo se iniciou em julho de 2020.
A operação da ferramenta se dá inicialmente pelo preenchimento da plataforma virtual com informações do paciente atendido pelo médico da APS, aonde são incluídos dados de anamnese, exame físico, exames complementares e questionamento clínico. A partir destas informações o Geriatra do Comesp pode seguir três caminhos: 1) Responder a dúvida clínica com orientações sobre o caso, finalizando o atendimento; 2) Solicitar mais informações antes de finalizar a resposta; 3) Solicitar agendamento de teleinterconsulta médica, na qual os dois profissinais médicos poderão se conectar virtualmente para discussão presencial do caso em questão, com ferramenta de vídeochamada.

Objetivos

Gerais:

Manter o vínculo de atendimento com a APS, propiciando discussões dos casos através de orientações especializadas, com o objetivo de auxiliar no diagnóstico e tratamento dos pacientes idosos, assim como manter bom controle de suas condições de saúde através de ajustes terapêuticos, análise de interações medicamentosas e de possíveis iatrogenias causadas por fármacos inapropriados para esta população.

Específicos:

Estabelecer novo fluxo de atendimento e regulação, que possam ser utilizados por outras especialidades focais.

Metas a atingir:

Manter o controle satisfatório dos pacientes dentro do sistema único de saúde e continuar prestando auxílio aos profissionais da atenção primária no contexto da pandemia de Covid-19.

Cronograma

Físico:

Início programa em julho de 2020

Financeiro:

Não houve previsão orçamentária para a execução deste projeto

Orçamento:

Não houve previsão orçamentária para a execução deste projeto

Beneficiários Diretos:

Idosos usuários do SUS

Beneficiários Indiretos:

Gestores, cuidadores e familiares

Resultados:

Até o momento o fluxo se mostrou capaz se suprir as expectativas esperadas.
Dos 21 pacientes encaminhados, somente 5 tiveram que ser encaminhados para agendamento presencial.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos