Banco de Projetos

Acreditar na educação para crescer e transformar

Ano / Edição: 2020
Município: Mandaguari
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A Rede Municipal de Educação de Mandaguari é composta por dezesseis instituições escolares, sendo 10 (dez) Centros Municipais de Educação Infantil,03(três) parciais e 07 (sete) de tempo integral; e 06 (seis) Escolas de Ensino Fundamental, onde destas, 03(três) são de tempo integral e 03 (três) de ensino parcial, totalizando aproximadamente 3.500 alunos matriculados na Rede.
Entendendo que, para a Educação, o ano de 2019 seria um ano importante, pois os alunos dos 5º anos realizariam o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), instrumento utilizado pelo governo para avaliar o rendimento das escolas públicas do país, avaliando o conhecimento dos alunos em língua portuguesa e matemática e, consequentemente, resultando a nota do IDEB(Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) principal indicador de qualidade de educação brasileira de cada escola e município.
A frente da coordenação das escolas integrais, notamos que havia uma das escolas que o 5º ano vinha apresentando dificuldades, de acordo com as avaliações e simulados aplicados pela Secretaria da Educação, sendo a Escola M. Professora Angelina Teixeira Pinheiro. Trata-se de uma escola de Tempo Integral, que a maioria das famílias necessitam para deixar seus filhos com segurança durante a jornada de trabalho, contribuindo assim com a realidade social do bairro.
Diante dos resultados obtidos das avaliações percebemos a necessidade de iniciar o projeto “Acreditar na Educação para Vencer e Transformar” no 5º ano A da Escola Angelina. Demos início com as visitas e observações na referida turma, para acompanharmos o processo pedagógico e verificarmos os problemas, possibilidades e elaborar um plano de ação com foco nas necessidades reais desses alunos. Pois confiávamos e acreditávamos no potencial dos alunos.
. Após observações, avaliação diagnóstica, conversas com alunos e professores, equipe diretiva e pedagógica verificamos que o trabalho pedagógico vinha acontecendo de maneira adequada, com o professor recebendo as orientações e capacitações que era de praxi, mas mesmo assim o desempenho dos alunos estava a desejar. Foi onde com o passar do tempo e de trabalho na escola notou-se que o problema poderia estar relacionado com a falta de interesse e desmotivação de grande parte dos alunos deste 5º ano A. Como prova disto, durante aplicação dos Simulados realizado pelas supervisoras da Secretaria da Educação, nos era relatado que ao entregarem as avaliações referentes as disciplinas de português e matemática, que tinham como regras semelhantes à do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), dividas em blocos de 30 minutos para resolução de cada um, os alunos desta escola com aproximadamente 40 minutos de simulado diziam ter finalizado o todo.
Com uma visão de Educação Empreendedora mergulhamos fundo para entender quais as reais necessidades destes alunos e quais problemas precisavam ser resolvidos para alcançarmos nosso objetivo.
Através de conversas, reuniões e acompanhamento com as famílias dos alunos deste 5º ano A, constatamos que a realidade destes alunos era muito limitada quanto a valorização da Educação formal e compreendemos as atitudes destes em relação ao desinteresse, falta de motivação e baixo autoestima poderia estar relacionada ao meio em que estavam inseridos, pois a maioria são crianças vulneráveis a diversas situações de risco, como exposição às drogas, abuso sexual, violência doméstica, trabalho infantil, entre outros.
Sendo assim nos reunimos com a comunidade escolar para nos comprometer em realizar um trabalho em Rede buscamos investir e empreender no “Ser” aluno, mostrando a eles que eram capazes, que deviam sonhar, lutar, acreditar e ir em busca de um ideal para transformar a realidade onde estavam inseridos, pois, como acreditava nosso saudoso Paulo Freire, “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Como Empreendedores da Educação vimos que os alunos tinham potencial e podiam assumir o aprendizado, cada um no seu ritmo. Sabíamos que não seria uma tarefa fácil de realizar, ajudar os alunos a superar e vencer seus próprios obstáculos e acreditar que a Educação é uma das melhores possibilidades de mudanças para suas vidas. Acreditamos nessa verdade e investimos nela, essa foi nossa melhor escolha!

Descrição

Diante desta perspectiva, o Projeto “Acreditar na Educação para Vencer e Transformar”, significa sonhar, investir, acreditar que é possível transformar a vida dos alunos e de seus familiares. Este foi um dos melhores investimentos que a Educação poderia fazer, no “Ser” aluno, para a melhoria na qualidade da educação.
O projeto é direcionado a todos alunos do 5º ano A da Escola Municipal Professora Angelina Teixeira Pinheiro que apresentaram dificuldades relacionadas a desenvolver as atividades como: provas, simulados, atividades e trabalhos do dia a dia. Neste sentido, o trabalho desenvolvido visa à melhoria do rendimento escolar e a formação como cidadão para que ele sinta-se capaz de transformar a si e ao seu meio.
Haja vista que no decorrer da necessidade deste trabalho, os profissionais da Educação desta escola se deparavam com inúmeros desafios e, por isso, é fundamental destacar a compreensão de “Escola” que este Município deseja afirmar no âmbito de sua Rede de Ensino, como um espaço de crescimento e transformação pessoal e social de nossos educandos. Sendo a escola o lugar privilegiado para oportunizar desenvolvimento da criança, que por sua vez potencializa o pleno desenvolvimento do “Ser” aluno em sua integridade.
O combate ao fracasso escolar é um compromisso dos educadores, Estado e de toda sociedade, porém, como é um fator que prejudica muito o processo ensino de aprendizagem, se fez necessário a implementação de estratégias de trabalho que contribuíssem para a melhoria da qualidade e aprendizagem dos alunos, surgindo a ideia de desenvolvimento de um trabalho em rede dentro da escola. O foco no “Ser” aluno é sair do convencional e inovar.

Objetivos

Gerais:

• Acompanhar, monitorar e incentivar os alunos do 5º ano A, a melhorarem o seu desempenho no processo ensino/aprendizagem, oportunizando trocas de experiências, reflexões, informações e conscientização destes e de seus responsáveis sobre a importância dos estudos para proporcionar avanços significativos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos da Escola Municipal Angelina Teixeira Pinheiro.

Específicos:

• Possibilitar ao aluno acreditar em seu potencial;
• Oportunizar uma aprendizagem significativa;
• Elevar a autoestima do Educando;
• Aumentar o índice de desenvolvimento da educação básica;
• Contribuir para formação integral de um verdadeiro cidadão.

Metas a atingir:

I - Acreditar no potencial do “Ser” aluno que pode transformar a sua realidade;
II – Elevar a autoestima do Educando;
III - Reduzir o número de alunos com dificuldade de aprendizagem;
IV - Promover o desenvolvimento pela formação de valores e transformação de atitudes e comportamentos das famílias assistidas;
V - Valorizar a Educação;
VI – Melhorar a qualidade da Educação;
VII – Aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de nosso município);

Cronograma

Físico:

O projeto “Acreditar na Educação para Vencer e Transformar” foi desenvolvido da seguinte maneira:
A essência do trabalho estava relacionada a mostrar aos alunos que ele podia e devia acreditar no potencial deles, que eram tão suficientes quanto qualquer outro aluno de outra escola, podendo competir de igual para igual. Fomos resgatar este potencial através de atividades motivacionais agregando esporte, visitas ecológicas e atividades diferenciadas;
1º passo – palestra com os alunos do 5º ano A, conscientizando-os sobre a importância do esforço e dedicação ao fazer as atividades na escola para o futuro deles; combinando que a cada três simulados iriamos avaliar o rendimento pedagógico individual e valorizar o esforço dentro das possibilidades de cada um , não focando em nota, acreditávamos no potencial de cada aluno;
A cada resultado positivo, consequentemente, um efeito motivador. Iniciando com passeio ecológico no período das aulas do Integral no Pesqueiro Lagoa Azul, realizando a atividade de pesca esportiva; (anexo 1, 2 e 3)
2º passo – Criaram e aplicaram um plano de ação;( anexo 4)
3º passo – Elaboração de uma tabela de controle entre Escola e Secretaria da Educação para acompanhar o processo avaliativo dos alunos; (anexo 5)
4º passo - Registro de atividades didáticas motivacionais para preparação dos alunos para a realização da prova SAEB. (anexo 6, 7, 8 e 9)

Financeiro:

Os gastos com o projeto já estão previstos no orçamento anual da Secretaria Municipal de Educação, uma vez que representam apenas gastos com pessoal e material de expediente e permanente.

Orçamento:

DESPESAS COM PESSOAL
O projeto conta com a professora, equipe pedagógica da escola, diretora com a coordenadora da Educação Integral aproximado de R$ 15.000,00 (quinze mil reais), são despesas já programadas pelo governo municipal.
CUSTO OPERACIONAL
O projeto tem como custo operacional, o valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) mensais aproximadamente, relativo a custo com material de expediente, lanches variados e passeios. Neste sentido, o custo reduzido na execução por volta de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) mensais, acrescido de despesas com pessoal no montante de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) mensais, representa um custo-benefício singular ao presente projeto, dado o alcance positivo no processo de aprendizagem da Rede Municipal de Ensino.

Beneficiários Diretos:

Alunos da Rede Municipal de Ensino, em especial aqueles que possuem dificuldades em aprendizagem.

Beneficiários Indiretos:

Pais e responsáveis e a sociedade de modo geral.

Resultados:

Após iniciado o trabalho de acompanhamento com os alunos do 5ºano A da Escola Municipal Angelina Teixeira Pinheiro pelo Projeto “ Acreditar na Educação para Vencer e transformar”, ficou muito nítido as mudanças de comportamentos e atitudes dos alunos quanto ao desenvolvimento em relação as atividades pedagógicas em fotos, nos registros de acompanhamentos, tabelas e resultados preliminares do IDEB, quanto os alunos superaram nossas expectativas. O melhor investimento e valorização que a educação poderia ter feito, foi no “Ser” aluno, onde poderão acompanhar nos anexos ao final do projeto.
O resgate da autoestima destes alunos foi fundamental para alcançarmos nossos objetivos. Indicamos os seguintes resultados da proficiência das Escolas da Rede Municipal de Mandaguari:
1º - Escola Municipal Angelina Teixeira Pinheiro: pontuação da proficiência foi de 34,48.
2º - Escola Municipal Francisco Romagnole Junior: proficiência foi de 15,00.
3º - Escola Municipal Yolanda Cercal da Silva: proficiência foi de 12,52.
4º - Escola Municipal Drº Ary da Cunha Pereira: proficiência foi de 10,11.
5º - Escola Municipal Walter Antunes Pereira: não apresentou avanços ficou 6,00 negativo.
6º - Escola Municipal Bom Pastor: Não apresentou avanços ficou18,46 negativo.
Ficamos surpresos com o resultado da proficiência dos alunos do 5º ano A da Escola Municipal Angelina Teixeira Pinheiro, pois era a escola que vinha sempre computando baixa nos resultados até então. Mas para a surpresa de todos foi a melhor no quesito de aprendizagem.
Levando em conta que a proficiência considera o nível de aprendizagem dos alunos na Prova SAEB, o Projeto “Acreditando na Educação para vencer e transformar”, indiscutivelmente, contribuiu e muito para a obtenção da melhoria da aprendizagem, e para projetar os alunos da Rede Municipal de Ensino para um futuro digno e promissor, mostrando a eles que são capazes e que podem ser os escritores de sua história.

Anexos

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