Banco de Projetos

Projeto de Educação Ambiental - Ajuda que se espera, está nos Filhos da Mãe de Terra.

Ano / Edição: 2020
Município: São Jorge do Patrocínio
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

Durante a vida são aprendidos e fixados os valores de cada um, como o respeito ao próximo e ao ambiente. Assim, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social realiza o projeto de Educação Ambiental “AJUDA QUE SE ESPERA, ESTÁ NOS FILHOS DA MÃE TERRA”, em São Jorge do Patrocínio PR, com crianças entre seis e dezesseis anos e idosos entre cinquenta e cinco e oitenta anos . São realizadas atividades baseadas no processo dinâmico de aprendizagem que enfoque a realidade ambiental e suas possíveis soluções a partir da sustentabilidade, formando a partir dessa perspectiva pessoas hábeis em dar continuidade a prática instituída. Os temas trabalhados envolvem as interações ecológicas, introduzindo diversas problemáticas ambientais relacionadas ao cotidiano dos integrantes e trabalhamos conteúdos que possibilitem o objetivo final - desenvolver a consciência socioambiental nas atuais condições do meio em que vivem, promovendo crianças e idosos com senso crítico sustentável.

Descrição

O Projeto de Educação Ambiental “Ajuda que se espera está nos filhos da Mãe Terra” vem sendo trabalhado de forma contínua, de acordo com a demanda dos trabalhos e atividades requisitados e realizados pela Secretaria de Meio Ambiente.
As crianças e idosos assistidos pela Assistência Social, aproximadamente 100 (cem) crianças vinculadas ao Centro de atendimento Espaço Criança, e 100 (cem) idosos vinculados ao Grupo Melhor Idade, estão inseridas ao nosso meio de trabalho, nas atividades que demandam Educação Ambiental, sendo de participação direta ou indireta. Sempre colocando a conscientização, proteção e preocupação com o Planeta Terra como foco principal.
Estão envolvidos desde o trabalho à campo no dia a dia ou em sala de aula, através de palestras e oficinas educativas. O campo a ser trabalhado é muito amplo, pois quando nos tratamos de meio ambiente trabalhamos a vida em um todo.
O Projeto envolve várias temáticas ambientais que abrangem as pessoas no seu cotidiano sejam elas em sua moradia, trabalho, lazer, escolas enfim, tudo está vinculado a um único meio chamado Planeta Terra.

Objetivos

Gerais:

Tomar conhecimento das problemáticas ambientais que assolam a comunidade de São Jorge do Patrocínio-PR, buscando alternativas em atuações que promovam a sustentabilidade através da educação ambiental, envolvendo crianças e idosos em um trabalho coletivo em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente desenvolvendo em âmbito inter geracional cidadãos multiplicadores da preservação ambiental.

Específicos:

Inserir crianças e idosos assistidas pela Assistência Social Municipal, nas atividades de multiplicação de Educação Ambiental.
Ocupar o tempo extracurricular das crianças, participantes do projeto com atividades educativas, que promovam situações de aprendizado para com a cidadania ambiental.
Estimular os idosos para que percebam a importância da humanidade na transformação do meio em que vivem e as interferências negativas que as pessoas que tem causado à natureza.
Conciliar crianças e idosos em um trabalho coletivo, com abordagens diferentes mas direcionados a um foco principal, formadores de cidadãos conscientes, na busca por atitudes sustentáveis para com o nosso Planeta.

Metas a atingir:

Este projeto busca transformar o cotidiano dos envolvidos, para que possam de fato em sua atuação, contribuir na construção de uma nova sociedade ambientalmente sustentável. Uma vez que, além do aprendizado adquirido durante o desenvolver do Projeto, os protagonistas da obra, possam repassar esse conhecimento a população, tornando assim multiplicadores ativos e prontos a potencializar a sustentabilidade.

Cronograma

Físico:

Após as crianças e idosos se aperfeiçoarem nas boas praticas em sustentabilidade, foram desenvolvidas várias atividades de educação ambiental em parceria com aos menores do Centro de Atendimento Espaço Criança, grupo Melhor Idade, equipe de monitores e a comunidade local. Após as devidas capacitações, tais atividades resultaram em ações viáveis e ambientalmente corretas, onde todos se envolveram diretamente demonstrando todo o aprendizado adquirido. Essas atividades entre várias, foram: 1- Barreiras de Pesca para a conscientização de pescadores e Turistas que usufruem do Rio Paraná. 2- Limpeza nas Ilhas do Parque Nacional de Ilha Grande, retirando da natureza resíduos sólidos que demorariam décadas para se decompor. 3- Coleta Seletiva, orientação a população do município sobre a correta separação dos resíduos domésticos. 4- Plantio de mudas nativas em vários locais do município, recuperando áreas degradadas, arborizando locais públicos e reflorestando nascentes. 5- Repassando conhecimento, onde crianças e idosos conscientizam outras crianças a partir de mini palestras dinâmicas com desenhos, cartazes, depoimentos e brincadeiras.

Financeiro:

A criação do Projeto de Educação Ambiental " Ajuda que se espera está os Filhos da Mãe Terra" aconteceu no ano de 2017, quando iniciamos com a aquisição das camisetas, os materiais de divulgação, os custos com o lançamento do projeto e as capacitações. Com o desenvolvimento da obra nos anos a seguir, foram então realizados planejamentos orçamentários das atividades decorrentes e todos os investimentos para custear o projeto, foi transmitindo em assembléia ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, para aprovação e conhecimento dos trabalhos desenvolvidos em prol a educação ambiental. O projeto seguiu sendo desenvolvido e aprimorado com o consentimento deste Conselho, autorizando uma margem de investimento de aproximadamente R$ 15.000,00 anuais.

Orçamento:

Orçamento Global do Projeto se aproxima dos R$ 60.000,00, com planejamento até dezembro de 2020.

Beneficiários Diretos:

Estão diretamente ligados ao Projeto 230 pessoas, obtendo benefícios imediatos, quanto ao conhecimento adquirido, bem como a oportunidade de expressar as práticas assimiladas, todos os envolvidos na obra, desde crianças, adolescentes, idosos e a equipe de apoio que se tornam parte integrante e essencial para o correto desenvolvimento do mesmo.

Beneficiários Indiretos:

A efetividade do Projeto de Educação Ambiental "Ajuda que se espera está nos Filhos da Mãe Terra", requer necessariamente o envolvimento de toda comunidade, beneficiando indiretamente os 5.700 (cinco mil e setecentos) cidadãos do município. Uma educação ambiental participativa, acarreta a boa gestão nos resíduos sólidos municipais, proporcionando aos munícipes melhores condições na saúde publica, em uma arborização urbana relevante, assim como reflete também nos cuidados com a conservação e preservação das áreas de proteção ambiental existentes. Por fim, desde que as ações da sociedade civil tem apresentado mudanças em seu conteúdo e em suas praticas habituais, a problemática urbana ambiental tem apresentado pontos positivos.

Resultados:

Esse trabalho proporcionou aos envolvidos a compreensão de um problema ambiental significativo, direcionando a formação de opiniões que podem despertar o desejo de agir em prol de soluções para a situação vivenciada. É dessa formação de opinião e do desejo de atuar e, assim, concretizar ações a favor de uma causa coletiva que o indivíduo passa a exercer sua cidadania, transformando conhecimento adquirido em atitudes de procedência para com a sociedade. Por outro lado as pessoas atingidas por essa ação de cidadania se demonstram estimuladas por esse processo solidário de mudança de hábitos para o bem comum da coletividade, e como resultados do empenho dessas ações, boas práticas de sustentabilidade são inseridas na comunidade local, atingindo e beneficiando a esfera econômica, social e ecológica.

Anexos

Banco de Projetos