Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

PRÓ LEITE - Projeto de incentivo ao melhoramento da produção leiteira em Nova Tebas.

Ano / Edição: 2020
Município: Nova Tebas
Função de Governo: Agricultura

Diagnóstico

O Projeto PRO LEITE, é uma iniciativa do poder executivo municipal que iniciou com a parceria com o SEBRAE e tem continuidade com os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural de Nova Tebas. A partir do levantamento das demandas junto aos produtores elaborou-se um plano de trabalho conjunto para atuação diretamente na propriedade.
No levantamento inicial foram selecionadas 10 famílias de produtores para acompanhamento direto através de visitas mensais, famílias estas que serão as referências para as demais famílias produtoras para onde o projeto será expandido. Nesse levantamento foram verificadas as condições daquele momento (Agosto de 2017) em cada propriedade (Relatório em anexo). Em cada propriedade foram levantados: totais de animais no plantel, animais com aptidão para produção leiteria, % de animais em lactação, Produção média diária e área de pastagens.
Verificou-se nas propriedades que;
 Falta de planejamento para a produção de alimentos para os animais resultando em aumento de custos produção;
 Propriedades com alto índice de vacas secas (Sem produção); Baixa média de produção/animal;
 animais com pouca aptidão para produção de leite;
 Áreas de pastagens extensas com poucos animais;
 Necessidade de melhorar a qualidade do produto para receber um melhor preço por litro de leite .

Descrição

Com a realização do levantamento das demandas e necessidade de intervenção técnica nas propriedades, as ações foram direcionadas para enfrentar os problemas de escassez na produção de alimentos para os animais; Propriedades com alto índice de vacas secas; animais com pouca aptidão para produção de leite; Baixa média de produção/animal; Áreas de pastagens extensas com poucos animais e necessidade de melhorar a qualidade do produto para receber um melhor preço por litro de leite.

Na propriedade, a produção de forragens deve ser a primeira preocupação dos produtores de leite e é o fator de maior concentração dos esforços no início das atividades dentro das propriedades. Através de levantamentos referentes as condições e tamanho das áreas que são destinadas para a produção de leite em cada propriedade, inicia-se intervenções e ajustes necessários, observando que o volume de área em vários casos pode ser reduzido quando são adequadas as condições de fertilidade tendo como resultado a ocupação para pastejo racionalizada.
Em contrapartida, uma preocupação é a disponibilidade de alimentos para os animais no período de inverno, quando em geral ocorrem geadas e naturalmente o clima é mais seco, limitando o desenvolvimento de culturas forrageiras nessa fase. Para tanto, os produtores são orientados para a implantação de culturas forrageiras de inverno, geralmente em áreas agrícolas, ou em sobres semeadura nas áreas das forrageiras de verão.
No que se refere ao alto índice de vacas secas (vacas que não estão em lactação); média de produção baixa, e animais sem aptidão para a produção, o produtores são orientados e acompanhados pelos profissionais no sentido de melhorar esses quesitos. O município disponibiliza incentivo para a inseminação artificial através do custeio do nitrogênio para armazenamento do sêmem utilizado na propriedade, isso aumenta qualidade genética dos animais. Ainda, para melhorar os índices de confirmação de gestação das vacas, o município adquiriu um aparelho de ultrassom veterinário que é utilizado nas propriedades.
Para melhorar a media diária de produção, além da melhoria na nutrição os produtores são incentivados a buscar o melhoramento genético do rebanho. Em todas as propriedades foram orientadas adequações no fornecimento de suplementação mineral. A partir da definição da idade, peso vivo, fase de produção (vaca seca, pré parto) e média de produção diária de leite, os produtores são orientados para o fornecimento de sal mineral de acordo com a necessidade de cada animal, para cada fase, desde bezerras, novilhas e vacas, diminuindo em 70% as enfermidades ocorridas principalmente na questão reprodutiva, (dificuldade de parto, ausência de cio, retenção de placenta entre outras).
Para melhor aproveitamento das áreas os produtores são orientados a fazer piquetes (sistema de rotação de pastagens) assim o numero de animais pode ser maior e com a pastagem em melhor qualidade. Em algumas propriedades já foram instalados bebedouros nos piquetes ou em áreas de livre acesso para os animais ao longo de todo o dia, e de acordo com os produtores, observaram mudanças no comportamento das vacas quanto ao consumo de água e forragens e consequente aumento na produção de leite.
No tocante a qualidade, as ações do PRO LEITE são voltadas para garantir que o produto tenha a melhor valorização possível. Nesse sentido os técnicos da secretaria da agricultura adaptaram e instalaram em algumas propriedades um sistema de cloração artesanal para ser usado nas ordenhas. Conforme relato dos próprios produtores esse é um sistema de baixo custo e que funciona na higienização dos utensílios utilizados na hora da ordenha. Conforme cita a produtora Leonice A. Daufembach “O clorador substitui o produto usado no pré diping na hora da ordenha (...) o clorador foi elogiado pelo instrutor do Senar que veio dar curso na aqui” (depoimento no vídeo em anexo). O pré diping é feito com um produto que é comprado para higienizar o teto da vaca antes da ordenha.
Quanto ao acondicionamento do leite, a prefeitura adquiriu através de parceria com o Estado, resfriadores a granel para atender o produtores.

Objetivos

Gerais:

Fomentar a Bacia Leiteria no município de Nova Tebas visando o aumento de produção de leite seguro e saudável com baixos custos onde através de orientações técnicas busca-se a produção de alimentação alternativa para os animais (forragens e outros); aumento de produção; melhor qualidade genética; melhor qualidade do produto e conseqüentemente maior renda para o produtor.

Específicos:

 Manejo nutricional do gado leiteiro através do planejamento de produção e uso adequados das forragens;
 Apoio técnico e tecnológico, incentivando o melhoramento genético dos plantéis através da inseminação artificial;
 Controle zootécnico do desenvolvimento e desempenho de bezerras e novilhas para formação de plantel com qualidade genética superior;
 A compra de um aparelho de ultrassom veterinário;
 Piqueteamento com reservatório de água e Sombreamento de pastagens;
 Manejo nutricional pré e pós parto e Controle sanitário;
 Tratamento da água para desinfecção no processo de ordenha, bem como para o consumo das famílias;
 Adquirir resfriadores a granel para acondicionamento do leite.

Metas a atingir:

Meta 1 – Levantamento de dados em 10 propriedades abrangendo todas as regiões do município;
Meta 2 – Levantamento da produção total do município;
Meta 3 – Para produção de forragens serão sugeridos análise para correção do solo para manutenção de pastagens perenes bem como o plantio de sorgo, capim Sudão, silagem e aveia para servir de alternativas de alimentação para os animais. Nessas propriedades serão realizadas dias de campo aberto para outros produtores participarem. O executivo municipal planejou adquirir maquinários como trator, carreta, forrageira e uma esterqueira liquida para ser utilizado pelas associações nessas propriedades.
Meta 4 – Para inseminação artificial e conseqüentemente a melhoria genética o município irá oferecer além do acompanhamento técnico o custeio do nitrogênio que é utilizado para armazenar o sêmen. Ainda, faz-se necessário a compra de um aparelho de ultrassom para atender as propriedades.
Meta 5 – Durante a execução do projeto, as orientações técnicas serão no sentido de que as novilhas recém nascidas devem ter acompanhamento de seu desenvolvimento desde o nascimento, com isso as novilhas são acompanhadas através de medidas de tamanho bem como os produtores são orientados em como proceder na alimentação das mesmas.
Meta 6 – Todas as propriedades serão orientadas a aderirem aos sistema de piqueteamento e sombreamento com reservatório de águas individual para que as áreas possam ser melhores utilizadas e o aproveitamento da pastagem seja mais adequado.
Meta 7 – Todos os animais devem receber a complementação mineral adequada e na quantia certa. Com isso os produtores serão orientados quanto a melhor maneira de usar os complementos minerais e na quantidade certa.
Meta 8 – Instalar cloradores artesanais nas propriedades. Com isso, a água utilizada nas ordenhas serão tratadas e possibilitarão melhor qualidade no leite produzido.
META 9 – A prefeitura busca parceria com o governo do Estado para aquisição de resfriadores a granel para melhor acondicionar o produto, com essa ação pretende que todos os produtores de leite atendam as normativas e possam receber o leite por qualidade.

Cronograma

Físico:

maneira simultânea e compatível com o cronograma físico.)
ACÃO ORGÃO RESP DATA
Reunião com para selecionar produtores SDR/SEBRAE Agosto/2017
Levantamento nas propriedades selecionadas SDR/SEBRAE Agosto/2017
Visita Técnica nas propriedades SDR/SEBRA E Setembro/2017 a Fevereiro/2018
Dia de Campo SDR/SEBRAE Março/2018
Visita Técnica nas propriedades SDR/SEBRAE Abril/Junho 2018
Dia de Campo com palestras técnicas SDR/SEBRAE Julho/2018
Aquisição de Equipamentos Prefeitura de Nova Tebas Agosto a Dezembro de 2018
Visita Técnica nas propriedades SDR/SEBRAE Agosto/Dezembro 2018
Visita Técnica nas propriedades SDR Janeiro/Junho 2019
Dia de Campo SDR Julho/2019
Visita Técnica nas propriedades SDR Agosto/Dezembro 2019
Visita Técnica nas propriedades SDR Janeiro/Junho 2020

*SDR – Secretaria de Desenvolvimento Rural

Financeiro:

META VALOR FINANCEIRO EM R$
01 1500,00
02 1800,00
03 200,000,00
04 30,000,00
05 1,000,00
06 1,000,00
07 1,000,00
08 1,200,00
09 130,000,00

Orçamento:

Despesas em R$ 2017 2018 2019 2020
Pessoal 24000,00 74600,00 78000,00 39000,00
Material de expediente 1100,00 1140,00 1645,00 943,00
Combustível 4200,00 4500,00 4500,00 1200,00
Máquinas/Equipamentos 0,00 75000,00 140510,00 14230,00

Beneficiários Diretos:

O projeto piloto iniciou-se com 10 propriedades nas 4 regiõess do município. O município possui 7 389 habitantes (IBGE, 2010). Destes 61 % encontram-se no meio rural.

Beneficiários Indiretos:

Indiretamente o projeto beneficia cerca 300 agricultores que recebem atendimento dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural que replicam as praticas adotadas no projeto para as demais propriedades.

Resultados:

Como resultado do projeto, destaca-se;
a) Foram feitos levantamentos iniciais em 10 propriedades previamente estabelecidas com aplicação de questionário que baseou as ações em cada uma delas;
b) Foi realizado o levantamento da produção leiteira do município de Nova Tebas. Foram pesquisadas in loco 301 propriedades. Quantificou o numero de 31909 mil litros de leite dias os quais são entregues para 7 empresas de diferentes cidades do Paraná. Esse levantamento deveria ser realizado em 2020 mais devido á pandemia da Covid-19 não foi possível. (Relatório completo em anexo).
c) Foram realizadas as análises de solos nas propriedades selecionadas. Bem como foram implantadas culturas alternativas de pastagens. Também foram realizados dias de campos em propriedades onde foram abertas ao público. O poder público adquiriu em parceria com o Estado, tratores, carreta agrícola, Esterqueira liquida as quais foram destinadas para associações para ser utilizadas no trabalho com silagem e adubação de solo.
d) O município auxilia os produtores para a realização de inseminação artificial, mantendo o custeio do nitrogênio que utilizado para o armazenamento do sêmen. Desse trabalho já e possível ter novilhas que irão entrar em produção no próximo ano (2021), com isso melhorou a géntica do gado dos produtores e conseqüentemente aumentara a produtividade. Nesse programa são atendidos cerca de 45 propriedades.
O município adquiriu um aparelho de ultrassom que é disponibilizado para o atendimento dos técnicos nas propriedades. Essa tecnologia permite constatar a prenhez de uma vaca com cerca de 30 dias após a inseminação. Isso permite diminuir o numero de vacas secas, aumentando a porcentagem de vacas em lactação no rebanho.
e) Os produtores são orientados quanto ao manejo de novilhas recém nascidas na propriedades. Essas tem acompanhamento como medição e calculo de peso para acompanhar o desenvolvimento.
f) O uso de complemento mineral não era pratica habitual dos produtores em seu rebanho. Com a orientação dos técnicos do projeto, nas propriedades em que se faz esse trabalho regularmente houve ganho de produção de até 1,5 litros por animal. Além do beneficio na produção houve diminuição de problemas clínicos no rebanho.
g) Foram instalados cloradores artesanais em cerca de 20 propriedades. Esses cloradores tratam a água que é utilizados na lavagem e manutenção das ordenhas e resfriadores. No caso da propriedade do senhor Wilson José Daufembach, além de utilizar a água para a limpeza o clorador é utilizado no pré diping, que é processo de desinfecção dos tetos das vacas antes da ordenha. Isso possibilitou melhor qualidade do leite e melhor valor na hora da venda. O Clorador artesanal tembém é utilizado em algumas propriedades para o tratamento dá água utilizado nas residências onde a água da mina não é tratada.
h) Devido a necessidade de adquação a normativas referente ao leite, o município adquiriu e cedeu para os produtores locais cerca de 26 resfriadores a granel para o armazenamento do leite produzido. Esses resfriadores beneficiam grupos que juntos somam cerca 75 familias produtoras em Nova Tebas. O Produtor João Ananias Smaha, em depoimento em vídeo anexo relata que recebe seu leite com bônus por qualidade devido á forma de armazenamento que o mesmo utiliza.

Todas as ações são registradas em documentos, fotos e vídeos anexos.

Anexos

Banco de Projetos