Banco de Projetos

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, UMA META ESTABELECIDA EM NOVA ESPERANÇA.

Ano / Edição: 2020
Município: Nova Esperança
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

O intuito do projeto foi revitalizar áreas de flora do município, criando parque urbanos, como também, dar uma nova visão ao município, criando espaços de lazer para a população, renovando a flora do município.
Buscou também recuperar as nascentes que exercem um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos, mas também para preservar a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora.
Para melhorar a qualidade de vida da população, o município empenhou-se na criação de novos espaços verdes destinados ao lazer e entretenimento, além de manter e revitalizar parques, praças, jardins e criação de novas pistas de caminhada na cidade.
Visou também intensificar a produção de mudas nativas do Bioma Mata Atlântica, bem como, flores para plantio nas via urbanas, praças e parques.

Descrição

O projeto buscou conciliar a preservação do meio ambiente, com o bem estar da população, através de parques urbanos, que são áreas verdes que podem trazer qualidade de vida para a população. Pois proporcionam contato com a natureza e suas estruturas e qualidade ambiental, quando adequadas e atrativas, são determinantes para a realização de atividade física e o lazer.
Preservar o meio ambiente é um ato importante não só para a humanidade, mas para todos os seres que habitam a Terra. Afinal, é nela que estão os recursos naturais necessários para a sua sobrevivência, como água, alimentos e matérias-primas. Sem esses recursos, todas as formas de vida do planeta poderão acabar.
Para o levantamento e execução do projeto foram unidas Secretaria de Meio ambiente e Secretaria de Agricultura, e o Prefeito municipal diagnosticar os pontos que deveriam ser preservados e revitalizados, como também, as novas construções de parque urbanos.

Objetivos

Gerais:

I – Recuperar nascentes do município e incentivar a construção de fossas sépticas em propriedades rurais;
II – Intensificar a produção de mudas nativas e flores do Viveiro municipal;
III – Efetuar plantio, bem como, a substituição de Arvores em todo Perímetro Urbano;
IV – Implantar a compostagem de folhas e galhos advindos das podas de arvores do município;
V – Construção do Jardim botânico municipal com trilha de caminhada, Auditório, Museu histórico, Estufas para produção de flores e mudas e compostagem;
VI – Construção de galerias pluviais e pavimentação asfáltica visando melhorar o saneamento básico municipal.

Específicos:

Preservar e revitalizar os parques, praças, jardins e nascentes já existentes, como também, construir novos espaços visando a sustentabilidade ambiental, preservação do meio ambiente e saneamento básico, visando uma melhor qualidade de vida e lazer a todos munícipes, conciliando o útil ao agradável, buscando instituir uma formação de uma nova consciência ecológica.

Metas a atingir:

Diante de um levantamento prévio entre as secretarias, foi diagnosticado os pontos descritos acima, como prioridade nas secretarias de Agricultura e Meio Ambiente.

Cronograma

Físico:

Foi instaurado uma estimativa de 18 (dezoito) meses como cronograma, entre início e fim do projeto, deste a autorizações legislativas para operações de credito até o investimento do recurso.

Financeiro:

O projeto seguiu a LDO – Lei de Diretrizes Orçamentarias do Exercício de 2019.

Orçamento:

Recursos próprios;
Recursos advindos de operação de credito;

Beneficiários Diretos:

População de aproximadamente 30 (trinta) mil habitantes.

Beneficiários Indiretos:

Administração municipal de Nova Esperança

Resultados:

De acordo com os objetivos estabelecidos, foram atingidos os seguintes resultados:
I – Foram efetuadas as proteções ambientais em 30 (trinta) nascentes, bem como, a construção de 97 (noventa e sete) fossas sépticas biodigestoras, resultando em 1.412 (um mil quatrocentos e doze) horas maquinas para execução.
II – Produção de aproximadamente 10.000 (dez mil) mudas de arvores nativas frutíferas do bioma mata atlântica e aproximadamente 30.000 (trinta mil) mudas flores, que estão sendo plantadas em vias públicas, escolas, praças, entre outros prédios públicos.
III – Efetuado plantio de 2.500 (dois mil e quinhentos) novas arvores em vias e prédios públicos e substituição de 500 (quinhentos) arvores que estavam em saúde frágil ou risco de queda,
IV – Implantação da compostagem junto ao Jardim botânico, utilizando como matéria prima, os galhos oriundos das podas de arvores, bem como as folhas resultantes das varreduras efetuadas no município, resultando em um período de 12 (doze) meses em aproximadamente 200 (duzentas) toneladas de esterco composto;
V – Criação do Jardim Botânico com as seguintes requisitos:
a) Área de aproximadamente 120.000 (cento e vinte mil) metros quadrados;
b) Plantio de aproximadamente 1.000 (um mil) espécies de arvores nativas incorporadas a mata pré-existente;
c) Aproximadamente 200 (duzentos) arvores pré-existentes catalogadas;
d) Construção da trilha de caminhada de aproximadamente 1.500 (um mil e quinhentos) metros, com calçamento em paver;
e) Construção da Trilha de ciclismo de aproximadamente 2.000 (dois mil) metros;
f) Construção da trilha simples de visitação do Parque, para apreciação da paisagem e espécies nativas de aproximadamente 1.000 (um mil) metros;
g) Construção do Auditório para educação ambiental com recursos advindos de multas ambientais;
h) Reforma de prédio público já pré-existente para criação do Museu histórico municipal;
i) Construção de 3 (três) estufas para produção de flores;
j) Construção de estrutura em sombrite para produção de mudas nativas;

VI – Construção de 11.478 (onze mil quatrocentos e setenta e oito) metros de Galerias de Aguas Pluviais, 74.883,50 (setenta e quatro mil, oitocentos e oitenta e três virgula cinquenta) metros quadrados de Pavimentação Asfáltica e 75.977,98 (setenta e cinco mil, novecentos e setenta e sete, virgula noventa e oito) metros quadrados de Recape Asfáltico.

Anexos

Banco de Projetos