Banco de Projetos

Prêmio Gestor Público Paraná

PROGRAMA CAMPO MOURÃO + ATIVA

Ano / Edição: 2020
Município: Campo Mourão
Função de Governo: Desporto e Lazer

Administração Indireta:

FUNDAÇÃO DE ESPORTES DE CAMPO MOURÃO

Diagnóstico

Segundo os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) chama-se a atenção que um em cada quatro adultos é considerado sedentário, correspondendo a mais de 20 % da população mundial. Entre os adolescentes, o número é ainda maior, quatro a cada cinco estão no sedentarismo, fazendo o índice aumentar para mais de 80%.
No Brasil, conforme um estudo chamado “Vigitel 2016” realizado em 26 capitais mais o Distrito Federal pelo Ministério da Saúde, via inquérito telefônico, publicado em 2017, que 13,7% da população adulta nacional se autodeclara inativa. O estudo chama atenção para o fato de que a inatividade física é um dos fatores de risco de mortalidade no país, juntamente com outras doenças pré-existentes.
Para tentar combater a inatividade física, a OMS traçou metas para diminuição dos índices de sedentários no mundo. O plano de metas foi lançado em 2018 com prazos até 2030, sendo uma iniciativa para tornar o mundo mais ativo. Dentre as diretrizes traçadas no plano, destacam-se quatro ações: criar sociedades mais ativas; criar ambientes mais ativos; pessoas ativas e sistemas ativos. Dessa forma, a OMS vem constantemente pedindo atenção para a necessidade de fazer com que a população busque a prática de atividade física regular para a promoção da qualidade de vida.
É baseado neste princípio que o Município de Campo Mourão representado pela Fundação de Esportes reestruturou atividades já existentes com o intuito de fortalecer uma rede de combater o sedentarismo, por meio do Programa de Atividade Física Permanente nomeado “Campo Mourão + Ativa”.
O Programa Campo Mourão + Ativa visa combater o sedentarismo, promovendo atividade física e o conhecimento dos benefícios de um estilo de vida ativo aos munícipes da cidade. A mensagem central do Campo Mourão + Ativa segue a recomendação da OMS, de que os indivíduos devem praticar ao menos 150 minutos de atividade física semanal de forma contínua ou acumulada, tendo benefícios em diversos aspectos da vida, sejam eles, biológicos, psíquicos e sociais.
Silva et al (2010) apresenta que os benefícios com a prática são visíveis, como melhoras dos aspectos físicos se destacam, o controle de peso corporal, melhora da mobilidade, da força, da resistência e diminuição da pressão arterial. Os benefícios em relação aos aspectos psicológicos também são importantes, pois o indivíduo tem a melhora da autoestima, alívio do estresse, mantém a autonomia e diminui uma possível depressão.
Vale salientar ainda, que o Município de Campo Mourão possui uma grande potencialidade, e desde o lançamento do Programa Campo Mourão + Ativa em 2017 contempla atividades que vão muito além da prática de atividade física, ou seja, abrangem os diversos aspectos inerentes à promoção da qualidade de vida dos participantes, como orientações de psicólogos e nutricionistas.
Atualmente, por conta do cenário de pandemia mundial do Coronavírus, o pedido da OMS é que faça o isolamento social para conter a doença. Com isso, vale destacar, que as práticas de atividade física tem que obedecer todas as exigências sanitárias e/ou serem realizadas em domicílio.
Assim, um ponto importante a mencionar, é que inclusive na pandemia, os trabalhos do programa não cessaram, visto que com diversos relatos da importância da atividade física para nossos alunos, a equipe do programa analisou e decidiu dar início a gravações de vídeo-aulas, que foram encaminhadas desde março para todas as turmas via aplicativo de mensagem Whatsapp, após dois meses, verificou-se a necessidade de ir além das turmas atendidas para atender as pessoas que estão em isolamento, por isso o programa criou um canal do Youtube que leva atividade física em formato de vídeo a qualquer pessoa, até mesmo pessoas que não são de Campo Mourão.

Descrição

A proposta do Programa Campo Mourão + Ativa foi apresentada ao município e lançada em julho de 2015 com o nome Viva Mais, sendo este um projeto piloto. Após a experiência de 2015/2016 surgiu o interesse e a necessidade de ampliar o programa para atingir um maior número de cidadãos e de diferentes faixas etárias. É neste sentido que reformulamos e reestruturamos o projeto existente e o projeto passou a ser denominado de Programa Campo Mourão + Ativa, de maneira que este pudesse se tornar uma ferramenta para reestruturação e manutenção dos projetos já existentes e implantação de novos projetos envolvendo a qualidade de vida no Município de Campo Mourão.
Toda essa perspectiva foi alcançada, em 2017 após implantação, o trabalho foi sistematizado e os participantes passaram a ser monitorados por frequência nas aulas. Todos os dados dos cadastros de matrículas foram tabulados de maneira a classificar o público atendido, dando suporte teórico ao trabalho realizado na prática. Vale destacar, que em 2017 o programa realizou 34.730 atendimentos.
Em 2018, com os dados do diagnóstico, pudemos perceber que o impacto das atividades e ações do Programa se tornou de suma relevância na vida dos participantes. A partir o trabalho realizado, cerca de 5% das pessoas que tomavam medicamento de hipertensão deixaram de fazer o uso do medicamento, gerando um impacto até mesmo nos custos e gastos com saúde.
Ao todo, no ano de 2018, cerca de 1.200 pessoas frequentaram regularmente as atividades, espalhados em 29 turmas em diversos bairros da cidade. O número total de atendimentos em 2018 foi de 59.927 atendimentos.
Como já mencionado, o Programa Campo Mourão + Ativa: muito além da atividade física transformou alguns cenários em 2019. Com orientação nutricional, acompanhamento psicológico, palestras sobre qualidade de vida, integração e socialização com os jogos, gincanas e mostra de talentos chegamos a um patamar além do que foi proposto inicialmente.
Destaca-se o encaminhamento de mais de 50 pessoas que se autodeclaravam analfabetas apara a secretaria de educação. Ainda, foi encaminhada a secretaria da saúde uma listagem com cerca de 140 pessoas com depressão. Entretanto, como a demanda na saúde mental é elevada, optou-se pela parceria com as faculdades locais para o atendimento em grupo (terapia de grupo) nos bairros/turmas com maior índice.
Por intermédio de parcerias privadas conseguimos realizar um trabalho efetivo com grupos específicos, como os de depressivos e diabéticos, com orientação, palestras, testes físicos, cadastros de banco de dados bem como testes rápidos de saúde.
Sobre as parcerias, alguns apontamentos devem ser colocados, quando se usufruí espaços cedidos por meio de parcerias devemos levar em conta que pode ser um risco, pois utilizamos espaços que não são próprios, então a estrutura física cedida pode não ser a melhor para a prática, estamos sujeitos à desistência da parceria e resistência da continuidade da parceria em caso de troca da direção ou coordenação do local cedido. Mas, por enquanto para o atendimento nas periferias, faz-se necessário as parcerias, pois o município não dispõe de tantos espaços para o atendimento de toda a comunidade. Hoje as parcerias enriquecem o trabalho e nos dão possibilidade de abertura de turmas em mais localidades.
Outro risco que enfrentamos é a adesão de participantes, levar e/ou abrir uma turma em um bairro e não ter adesão. Até hoje, precisamos encerrar somente uma turma por esse motivo. Além dos riscos, temos que evidenciar as potencialidades do programa, e uma delas é que o Programa Campo Mourão + ativa está sendo referência para coletas de dados de inúmeros cursos de graduação, mestrado e doutorado. Em uma dessas parcerias, uma Instituição Federal ofereceu por meio de pesquisa de extensão, a inserção e acesso dos participantes do programa em um estudo de startup de apoio psicológico. O mesmo grupo, ainda está auxiliando na informatização dos dados, criando uma base de apoio e manutenção dos cadastros de matrículas.
Por conta do levantamento dos dados, remanejamento de horários e professores, a coordenação do Programa intensificou os trabalhos para o lançamento de mais dois projetos em 2019, intitulados “Escola + Ativa” e “Servidor + Ativo”.
O projeto “Escola + Ativa” tem como o foco crianças e adolescentes das escolas do município e tem como objetivo central trabalhar a sensibilização em relação ao conceito de qualidade de vida buscando a promoção da saúde e a mudança de estilos de vida em diferentes faixas etárias. A atividade é realizada por meio de palestra e uma vivência prática mostrando a importância dos jogos e brincadeiras enquanto atividade física.
O outro projeto lançado em 2019 foi o “Servidor + Ativo”, que tem como intuito incentivar os servidores à prática de atividade física regular, seja no trabalho ou para o trabalho. O projeto conta com alguns princípios: atendimento em grupos específicos (Ex: grupo piloto da FECAM – Fundação de Esportes de Campo Mourão – duração de 4 meses, com sessões de coaching, acompanhamento psicológico, aulas exclusivas de condicionamento físico, avaliações físicas e orientações nutricionais) focado no autoconhecimento e emagrecimento, e parcerias com as demais secretarias para o trabalho de ginástica laboral a partir de fevereiro 2020 (Iniciaremos com um colaborador direcionando a ginástica, no caso da Secretaria da Fazenda e Administração, uma funcionária apta está realizando o Tai Chi Chuan com os funcionários do Paço Municipal). Encerramos 2019 com 31 turmas, em média 1.300 pessoas atendidas e 63.232 atendimentos no ano, mostrando a eficiência da equipe.
Atualmente, o Programa conta com a participação de mais 1.300 pessoas em 33 turmas permanentes além dos projetos com prazos determinados. Porém, como o ano é atípico por conta da pandemia, as aulas presenciais estão suspensas. Para que o trabalho não ficasse parado e sem atendimento, a equipe optou em iniciar gravações das aulas e enviar para as turmas nos grupos de Whatsapp, de março a maio fizemos neste formato. Em 03 de junho, criamos o canal do Youtube para que as aulas fossem disponibilizadas para além das turmas atendidas, alcançando ainda mais pessoas, de nossa cidade, de outras cidades do Estado e do País. Antes da pandemia, o nosso atendimento era de duas aulas semanais presenciais, agora passamos a ofertar cinco aulas online na semana.
Mesmo com as aulas presenciais suspensas, conseguimos um número satisfatório de adeptos às aulas online, de janeiro a junho de 2020 já realizamos 25.505 atendimentos. E no primeiro mês do canal, em junho, obtivemos 1.632 visualizações.
Atualmente, para expansão das aulas presencias, em termos de planejamento, a única limitação é orçamentária, pois o orçamento pode interferir diretamente na contratação de novos profissionais e equipamentos. Em relação à continuidade das atividades do programa, no ano de 2020 iniciamos os textos para proposta de lei, que atualmente está em trâmite na Câmara de Vereadores. O desejo é que o programa se torne referência para outras cidades e que a população de Campo Mourão consiga continuar usufruindo de um trabalho voltado a melhoria da qualidade de vida e saúde.

Projetos e Ações do Programa Campo Mourão + Ativa

Os projetos e ações do Programa Campo Mourão + Ativa são voltados à população de diferentes faixas etárias, seguindo o objetivo central do programa. Entretanto, é um desafio que exige adoção de estratégias especiais para o êxito do mesmo.
Sendo assim, a FECAM, dentro de espaços próprios ou nas instituições parceiras, realiza atividades, ações e eventos nos projetos permanentes, e também projetos com tempo de duração determinado, em prol da promoção da saúde e qualidade de vida.
Para tanto, para a efetivação dos objetivos propostos, o programa atinge grupos específicos como crianças no período escolar, adolescentes, adultos de ambos os sexos, idosos, trabalhadores/servidores, entre outros. Ainda, vale destacar, que o programa apoia a realização da atividade física independente do lugar, seja em casa, no trabalho ou nos momentos de lazer.

Projetos permanentes do Programa Campo Mourão + Ativa

Os projetos permanentes são ações que buscam a participação da comunidade em atividades, criadas e organizadas pela equipe técnica do Departamento de Qualidade de vida da FECAM (profissionais de Educação Física com habilitação em bacharelado e registro no CREF-PR), atendendo a necessidade dos seus participantes. Desta forma, alguns projetos já existentes no município foram considerados permanentes, sendo restruturados conforme objetivos deste programa. Além disso, foram criados novos projetos permanentes para atendimento da população.
Tais projetos são realizados em parceria com instituições de ensino, instituições religiosas, empresas privadas e no Centro da Juventude Itachir Tagliari. Os projetos foram reestruturados e sistematizados com regras de participação, frequência nas aulas, cadastros e diagnóstico para melhora da qualidade de vida da população.
Segue abaixo, os projetos permanentes do programa Campo Mourão + Ativa, são eles:

Grupo de Condicionamento Físico + Ativo: Grupo criado em 2015 para atender a população jovem, adulta e da melhor idade. Tal grupo visava desenvolver atividades voltadas à melhora do condicionamento físico dos participantes. Em 2016 foi considerado como um projeto do programa Viva Mais com o nome de Grupo de Condicionamento Físico – Viva Mais, atendendo no ano de 2016 cerca de 80 adultos, nomeado agora nes te programa como Condicionamento Físico + Ativo. Uma das turmas ocorre em parceria com o Centro da Juventude desde 2018. Em 2019 o Programa Campo Mourão + ativa passou a oferecer o projeto de condicionamento físico um trabalho específico voltado aos adultos (turmas mistas e a partir de 16 anos) e não somente à terceira idade.

Terceira Idade em ação: + Ativa: Denominado como 3ª Idade em Ação, o projeto foi inicialmente escrito como um programa muito efetivo de atendimento ao público idoso. Este foi criado a mais de 18 anos e vêm atendendo centenas de idosos do município de Campo Mourão (Conforme Lei 2897/2012). O atendimento ocorre em diferentes bairros da cidade e é realizado por profissionais formados em bacharelado em Educação Física. Este projeto tem como atividade a ginástica e o condicionamento físico, porém, também se realizava gincanas, mostra de talentos e jogos recreativos da terceira idade. O interessante deste é que o mesmo contempla os aspectos físicos, psíquicos e sociais, elevando a qualidade de vida dos idosos participantes. A intenção foi manter o trabalho que vinha sendo realizado, buscar reestruturar para fortalecê-lo de acordo com o proposto pelo Programa Campo Mourão + Ativa, com ações com psicólogas, nutricionistas, médicos, enfim, para muito além da atividade física.

Mulher + Ativa: Este projeto anteriormente denominado de Mais Mulher atende inúmeras mulheres (adolescentes e adultas) das mais diversas regiões da cidade com atividade de ginástica, liderada por profissionais formados em bacharelado em Educação Física (Conforme Lei 2800/2011). Participar deste projeto é ter o momento da realização da atividade física, mas, sobretudo, ter um grupo de amizades, de socialização e trocas de experiências. As atividades ocorrem em espaços do município ou em locais em que a FECAM possui parceria, como escolas, igrejas, empresas privadas e Centro da Juventude. São inúmeras atividades realizadas com esse público, na média de uma vez por mês realizamos ações com nutricionistas, mês do desafio, aulas temáticas, psicólogas, avaliações físicas, dentre outras.

Academia da Terceira Idade do Corpo de Bombeiros: Este projeto visa atender pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (turmas mistas), abaixo desta idade, a inserção ocorre somente com indicativo médico (atestado). Neste projeto os alunos fazem musculação, tendo como objetivo o fortalecimento e a prevenção ao processo de envelhecimento. As turmas participam de todas as ações do programa elevando a qualidade de vida dos participantes.

Escola + Ativa: Lançado em 2019, o projeto tem como foco disseminar a promoção da atividade física no ambiente escolar. Sabe-se que a atividade física não pode ficar restrita somente as aulas de Educação Física. Desta forma, o projeto tem como objetivo trabalhar a sensibilização em relação ao conceito de qualidade de vida buscando a promoção da saúde e a mudança de estilos de vida em diferentes faixas etárias dos escolares. Ainda, visa difundir sobre a importância da atividade física e saúde, a qual deverá ser uma preocupação da escola e do projeto pedagógico. Este projeto tem como foco as parcerias com as instituições de ensino púbico/privadas, onde serão realizadas palestras educativas, formações com pais e capacitações com os profissionais de ensino. Ainda, tem-se como objetivo a construção de uma pirâmide do exercício físico e um jogo de tabuleiro pedagógico com foco nos principais objetivos do programa em questão.

Servidor + Ativo: Lançado na Sipat 2019 tem como intuito incentivar os servidores à prática de atividade física regular, seja no trabalho ou para o trabalho. O projeto conta com alguns princípios: atendimento em grupos específicos (Ex: grupo piloto da FECAM – Fundação de Esportes de Campo Mourão – duração de 4 meses, com sessões de coaching, acompanhamento psicológico, aulas exclusivas de condicionamento físico, avaliações físicas e orientações nutricionais) focado no autoconhecimento e emagrecimento. Outro princípio do projeto é a execução de ginástica laboral, que é realizado desde fevereiro de 2020 por meio de parcerias com as demais secretarias do município (Iniciamos com um colaborador direcionando a ginástica laboral, no caso da Secretaria da Fazenda e Administração, uma funcionária apta que está realizando o Tai Chi Chuan com os funcionários do Paço Municipal).

Adolescente + Ativo: Considerando os altos índices apresentados pela OMS de sedentarismo na adolescência, este projeto surgiu visando atender adolescentes a partir de 13 anos de maneira a despertar o interesse pela prática de atividade física bem como mostrar a importância da atividade física para a promoção da saúde e qualidade de vida para esta faixa etária. A princípio foi firmada, no início de 2020 uma parceria com a Secretaria da Ação social, para atender os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos do CRAS Central de nossa cidade. Os trabalhos deram início em março de 2020.

• Ações e eventos do Programa Campo Mourão + Ativa

Os eventos são ações que estimulam a participação da população ao mesmo tempo em que disseminam os ideais do Programa Campo Mourão + ativa. Geralmente as ações e eventos despertam a atenção da mídia, tornando-se uma forma eficaz de utilização de espaços de divulgação. Abaixo segue algumas ações e eventos realizados pela equipe do Programa Campo Mourão + Ativa:

Caminha + Ativa: Ação de incentivo a atividade física regular e divulgação dos projetos existentes nos bairros, elencando os benefícios desta prática na vida das pessoas. Realiza-se esta ação de 2 a 3 vezes ao ano.

Semana da Qualidade de Vida FECAM/SESC: Ação composta por conjunto de workshops, que visa apresentar os aspectos inerentes à promoção da saúde e qualidade de vida, o evento ocorre desde 2018 em um modelo que envolve a teoria e a prática, fazendo despertar para o cuidado com a saúde bem como despertar prazer em realizar novas práticas. O evento acontece em parceria com o Sesc e participam alunos do Programa Campo Mourão + ativa e do Sesc Campo Mourão. Já foram temas de palestras: Os benefícios dos sucos e suchás; A Yoga como possibilidade de atividade física; A dança circular e suas possibilidades, Doenças degenerativas do cérebro; Artes marciais na promoção da qualidade de vida; O Pilates e suas possibilidades; Introdução à autodefesa, dentre outros.

Mostra de Talentos do Programa Campo Mourão + Ativa: O evento ocorre uma vez por ano no Teatro Municipal e tem objetivo a integração e socialização dos participantes do programa bem como a disseminação da cultura por meio da dança, música, contos, piadas e poemas. Os alunos se tornam protagonistas, sendo as estrelas do espetáculo.

Jogos Municipais para a Integração do Idoso: Este evento é realizado em consonância com a Lei Nº 1730/2003 que dispõe a instituição dos jogos da terceira idade em nosso município. É mais que simples cumprir Lei, é fazer dos jogos um momento de união, cooperação, competição, mas acima de tudo, mostrar a importância da convivência dos idosos em sociedade.

Circuito de Corrida Fecam: Evento que abrange centenas de participantes e que ocorre desde o ano de 2014. Em média são realizadas de 4 a 6 etapas anuais. O evento é coordenado pelo Departamento de Eventos da FECAM, com intuito de promover e incentivar a prática de atividade física na cidade de Campo Mourão, no caso por intermédio da caminhada e corrida. Este evento vem tomando proporções memoráveis, pois a adesão está aumentando a cada etapa, sendo conhecida regionalmente por adeptos da corrida. Além disso, possibilita uma parceria da FECAM com as academias locais que auxiliam nas atividades nos dias de evento.

Palestras profissionais/ instituições voluntárias: Durante todo o ano realizam-se parcerias com diversos profissionais e instituições que de maneira voluntária realizam palestra de conscientização sobre vários temas: Empoderamento da mulher e seu papel na sociedade (Psicólogos dos CRAS e psicólogos voluntários); Bons hábitos alimentares (nutricionistas voluntários e estagiários de faculdades); Orientação sobre doenças como Diabetes (Médico voluntário – parceria privada), dentre outros.

Mês do Desafio: Esta ação acontece no mês de maio, devido ao Dia do Desafio. Como o Programa Campo Mourão + ativa tem parceria com o Sesc, durante todo o mês de maio nas aulas do programa, os alunos são desafiados a melhorar seu estilo de vida para promover sua qualidade de vida e saúde. São desafios e metas a cumprir na semana, com temas inerentes a qualidade de vida, tais como alimentação (não comer doce, não tomar refrigerante, tomas mais que 2l de água ao dia, etc); qualidade do sono (dormir ao menos 6 horas no dia, descansar o corpo); socialização (falar com alguém que não vê a muito tempo, conversar com pessoas que gosta, abraçar alguém todos os dias); atividade física (convidar alguém sedentário para fazer atividade física, aumentar a quantidade de dias da semana com atividade física, buscar novas formas prazerosas de exercício). Enfim, é incentivar os participantes que pequenas ações podem mudar os estilos de vida.

Campanhas de Saúde: Em apoio às campanhas da Secretaria da Saúde, o Programa Campo Mourão + Ativa oferece atividades e ações aos participantes como incentivo nas campanhas do Setembro Lilás (Saúde do idoso) e Outubro Rosa (Saúde da mulher). São promovidos aulões de ginástica/ dança descentralizados, por região, para divulgação das campanhas, gincanas temáticas nas turmas e ainda testes rápidos com o pessoal da Secretaria de Saúde.

Terapia de Grupo: Por meio de parceria com uma Instituição de nível superior realiza-se desde 2019 terapias de grupo com estagiárias de psicologia nos grupos com maiores incidências de Depressão, buscando diminuir os índices do Programa e ainda diminuir riscos de suicídio. São trabalhados vários temas como família, autoconhecimento, trabalho, etc. No ano de 2020, iniciou-se com 5 turmas atendidas.

Vale ressaltar que mesmo com a pandemia, algumas ações foram realizadas normalmente, como o mês do desafio, orientações para a Caminhada + Ativa, orientações nutricionais por vídeos, Podcast, Post para redes sociais, dentre outras ferramentas tecnológicas que venham auxiliar nas atividades e ações do programa.

Objetivos

Gerais:

Promover a saúde e a qualidade de vida da população por meio de atividades e ações para diferentes grupos etários de modo a combater o sedentarismo no Município de Campo Mourão – Paraná.

Específicos:

 Diagnosticar o nível de atividade física da população de Campo Mourão por meio de questionários e testes específicos nos grupos de trabalho (RIKLI e JONES, 2008; ROSA NETO, 2009).
 Elevar o índice de adeptos à atividade física regular no município em diferentes faixas etárias.
 Melhorar o comportamento da população em relação ao estilo de vida para que se torne saudável.
 Ampliar o nível de conhecimento sobre os efeitos benéficos da atividade física na saúde e na qualidade de vida em três ambientes: casa, trabalho e lazer.
 Estimular o uso de espaços existentes para a prática de atividade física, esportiva e de lazer.
 Ampliar os projetos de qualidade de vida em Campo Mourão bem como fortalecer os projetos existentes.
 Disseminar a ideia da prática de atividade física por meio de palestras e ações para a comunidade.

Metas a atingir:

Buscar a adesão da população de Campo Mourão + Ativa para que pessoas de 100 bairros diferentes possam aderir ao Programa Campo Mourão e ampliar as atividades existentes.

Cronograma

Físico:

Ao todo o Programa Campo Mourão + Ativa está ofertando atendimento a 33 turmas de ginástica e condicionamento físico, direcionados a diferentes faixas etárias (horário e cronograma anexo). Além disso, oferta-se aulas online via Canal do Youtube intitulado “Campo Mourão Mais Ativa Fecam” conforme o link:

https://www.youtube.com/channel/UCGo1bk9DgB28eTGTDOss1xQ

Financeiro:

O estudo de custos encontra-se anexo, porém se refere basicamente ao valor gasto com recursos humanos e material de consumo, 7 pessoas que compõe a equipe do Departamento de qualidade de vida da FECAM (Fundação de Esportes de Campo Mourão).

Orçamento:

Todos os profissionais de Educação Física do programa são contratados pela FECAM bem como qualquer custo que se tenha, como material de expediente, de consumo e permanente.

Beneficiários Diretos:

O Programa beneficia diferentes grupos etários levando qualidade de vida e saúde aos alunos da rede de ensino (crianças), adolescentes, adultos, idosos, servidores municipais.

Beneficiários Indiretos:

Toda a população, com conscientização da população por meio de ações, atividades e eventos para todas as idades para que busquem adesão à prática de atividade física. Reflexão sobre cuidado com o corpo, encaminhamento a outros serviços do município (Educação, Saúde e Ação Social). Diminuição da utilização das Unidades de Saúde, controle de doenças. Atualmente por conta da pandemia, o incentivo à pratica de atividade física acontece por meio da divulgação em mídias digitais e estamos atingindo muito além do esperado.

Resultados:

Como é possível perceber, desde sua criação o Programa Campo Mourão + Ativa vem ampliando seus trabalhos. Para melhor exemplificar, em 2017 tivemos 34.730 atendimentos, em 2018 o número se elevou para 59.927, já em 2019 com o mesmo número de professores novamente ampliou-se os atendimentos para 63.232 atendimentos. Neste ano mesmo em pandemia, acredita-se que o objetivo está sendo alcançado, pois de janeiro a junho já temos 25.505 atendimentos (mesmo em pandemia e isolamento social).
Tudo isso é resultado de uma equipe dedicada, que se reinventou, mesmo com a pandemia do coronavírus, optou-se em gravar vídeo-aulas e continuar atendendo às 33 turmas e aproximadamente 1.300 pessoas. Entretanto, a pandemia atingiu não só os nossos alunos, mas toda a população, e pensando nisso, a equipe decidiu por ampliar os serviços, criando um canal no Youtube, disponibilizando as aulas para qualquer pessoa que queira realizar atividade física. O primeiro conteúdo postado foi em 03 de junho, e ao final do primeiro mês o canal já tinha 1.632 visualizações. Atualmente, ainda não encerramos o mês de julho, mas o canal já ultrapassou 5.000 visualizações, com comentários de pessoas de outras cidades e até de outros Estados. O canal contém aulas para diferentes idades e contempla atividade física e também orientações nutricionais e dará início aos conteúdos voltados ao equilíbrio emocional por meio de parceria com uma Instituição de Ensino Superior da cidade e profissionais de psicologia voluntários.
Hoje, afirma-se que o Programa Campo Mourão + Ativa vai muito além da atividade física, trabalhamos em prol de todos os aspectos inerentes à qualidade de vida e saúde de nossa população, e por isso constantemente realizamos avaliações para melhorar ainda mais o serviço ofertado.
Vale demonstrar a avaliação realizada o final de 2019 com os participantes. No último ano, 88% dos atendidos consideram as atividades do programa “Ótimas”, 11% consideram “Boas” e apenas 1% relata ser “Regular”. Umas das perguntas (descritiva e optativa) foi pedido sugestões para o ano seguinte, foram no total 397 sugestões. Destacam-se que 88 pessoas pedem para manter o programa (que não se encerre), outras 50 respostas pedem para ampliar as atividades nos bairros para 3 vezes na semana (hoje atendemos 2 vezes em cada bairro em aulas presenciais). Essas duas respostas já totalizam 35% das sugestões, mostrando a relevância do programa para nossos atendidos.
Quanto aos dados de diagnósticos, sempre são analisados, e realizados os devidos direcionamentos: os analfabetos todos os anos são encaminhados para a Secretaria de Educação, os depressivos são repassados para a Secretaria da Saúde. Dados como de hipertensão, diabetes e outras doenças sempre é feito orientações, palestras e encaminhamento quando necessário.
No início de 2020 abrimos 3 novas turmas, a de Tai Chi Chuan como ginástica laboral aos servidores municipais (já prevista em 2019), uma nova turma de terceira idade e uma turma de adolescentes (abertura de um novo Projeto Adolescente + Ativo). Mas, por conta da pandemia o atendimento presencial está suspenso, as aulas são repassadas por vídeo-aula.
Em termos de proporção de população, o programa ainda tem bastante a evoluir, mas com a tecnologia, podemos chegar e atingir mais pessoas. Se considerarmos os dados das pessoas matriculadas até abril de 2020 e se comparado com os dados do o IBGE de 2010, atendemos cerca de 3% das mulheres de nossa cidade e aproximadamente 6,7% de idosos somente nas atividades deste programa.
Outro resultado expressivo é que atualmente está em trâmite na Câmara Municipal a proposta de Lei que institui o Programa Campo Mourão + Ativa como Lei Municipal, o que fortalecerá ainda mais ações, atividades e eventos do programa.
Portanto, a partir de tudo que foi exposto, o Programa Campo Mourão + ativa tem tudo para atingir ainda mais pessoas, com a tecnologia, podemos chegar mais longe, incentivar novos estilos de vida pela atividade física e sobretudo, promover a saúde e qualidade de vida das pessoas.

Anexos

Documentos Anexados:

- Projeto Programa Campo Mourão + ativa muito além da atividade física 08_04_2020.doc

- RELATÓRIO VAGA_MÉDIA_NÚMERO DE MATRICULADOS ABRIL 2020.docx

- RELATORIO QUANTITATIVO ANUAL CAMPO MOURÃO + ATIVA 2019.xls

- RELATORIO QUANTITATIVO ANUAL 2020 CAMPO MOURÃO + ATIVA.xls

- ANALFABETOS GERAL 2020 POR TURMA.xlsx

- QUADRO COMPARATIVO ANALFABETOS 2019-2020.docx

- DEPRESSÃO GERAL 2020.xlsx

- QUADRO COMPARTIVO DEPRESSÃO 2019-2020.docx

- DIABETES GERAL 2020.xlsx

- QUADRO COMPARTIVO DIABÉTICOS 2019-2020.docx

- HIPERTENSÃO GERAL 2020.xlsx

- CORPO DE BOMBEIROS - DIAGNÓSTICO GERAL 2020 parcial.xlsx

- PROJETO COND FÍSICO + ATIVO - DIAGNÓSTICO GERAL 2020 PARCIAL.xlsx

- PROJETO MULHER +ATIVA - DIAGNÓSTICO GERAL 2020 PARCIAL.xlsx

- PROJETO TERCEIRA IDADE EM AÇÃO + ATIVA - DIAGNÓSTICO GERAL 2020 PARCIAL.xlsx

- CUSTOS PROGRAMA JUNHO 2020.docx

- horários dos projetos 2020 OFICIAL.docx

- Projeto ESCOLA + ATIVA OFICIAL.docx

- 2 bombeiro 2019.jpg

- 3 terceira idade em ação.jpg

- 7 AVALIAÇÃO BIOIMPEDÂNCIA.jpg

- 6 escola + ativa 2019.jpeg

- 8 mostra de talentos 2019.jpeg

- 9 mostra de talentoss 2019.jpeg

- 10 palestra nutri idosos 2.jpeg

- 20 terceira idade.jpeg

- ADOLESCENTE + ATIVO ANTES DA PANDEMIA.jpg

- ESCOLA + ATIVA GURUJÁ 2019.jpg

- COND FÍSICO_TENTATIVA RETOMADA DAS AULAS NA PANDEMIA_PESSOAS APTAS.jpg

- MULHER + ATIVA LAR PARANÁ_TENTATIVA RETOMADA DAS AULAS NA PANDEMIA_PESSOAS APTAS.jpg

- MULHER + ATIVA 2020 ANTES DA PANDEMIA.jpg

- MULHER + ATIVA CEJU_ATUAÇÃO ESTAGIÁRIOS ED. FÍSICA.jpg

- MULHER + ATIVA CIDADE NOVA_ TENTATIVA RETOMADA DAS AULAS NA PANDEMIA_PESSOAS APTAS.jpg

- MULHER + ATIVA.jpg

- SEMANA DA QUALIDADE DE VIDA 2019.jpg

- SERVIDOR + ATIVO_ TAI CHIC CHUAN.jpg

- TERCEIRA IDADE COHAPAR _ANTES DA PANDEMIA 2020.jpg

- TURMA NOVA DA TERCEIRA IDADE_ANTES DA PANDEMIA.jpg

Banco de Projetos