Banco de Projetos

Escola Juventude Cidadã

Ano / Edição: 2013
Município: Ibema
Função de Governo: Assistência Social

Administração Indireta:

Secretaria de Assistência Social

Diagnóstico

O Município de Ibema - Pr, localizado na Região Oeste, pertencente a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, AMOP, conta atualmente, conforme CENSO /2007 com uma população de 5.927 habitantes. O Município possui potência voltada para a Agroindustrialização, seguida de indústrias, comércios e agricultura. Município de pequeno porte, possui a sua ação voltada para a formação e atenção prioritária na educação e na saúde, seguida da forte atuação na formação de micro empresas, com vistas a geração de emprego, renda e susbsistência familiar . O Município esta dividido em 4 bairros, perfazendo um total de moradores por bairros assim classificados: POPULAÇÃO POR BAIRRO BAIRRO TOTAL Bairro Napoli 1.155 Jardim União 637 Centro 1.135 Bairro Fátima 1.566 TOTAL 4.493 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO POR COMUNIDADE COMUNIDADE TOTAL LINHA CAMPO SALLES 256 LINHA CRISTOPOLIS 388 LINHA ALEGRIA 113 LINHA POUSO ALEGRE 225 LINHA TAPUI 208 LINHA GAUCHA 102 VILA RURAL 106 FAZENDA AGROIBEMA 36 TOTAL 1.434 A População do Município concentra-se na área urbana, perfazendo um total de 75% das famílias, conforme demonstra o PDU ( Plano de Desenvolvimento Urbano do Paraná), e análise sócio econômica apresentada pelo IPARDES/Pr. No Município há, 1.642 famílias, onde destas 673 convivem com renda per capita de até ½ salário mínimo mensal, perfazendo um índice de 41% do total das famílias Ibemenses., (fonte Famílias Pobres no Pr). O Município com muito esforço e participação ativa de toda a sociedade organizada, obtém indicador de desenvolvimento Humano, favorável, mas que oferece inquietação diante das transformações sócio econômicas e mutações nos últimos anos. O indicador de 0,721, IDH/Ibema, demonstra o trabalho social constante e consoante, entre o desenvolvimento sócio-econômico, meio ambiente, saúde, educação , trabalho emprego e renda. O índice de exclusão social, atinge a casa dos 0,453% e a taxa de pobreza, 40,96% (dados do Atlas de exclusão social do Brasil, IPEA,IPARDES), índices que representam a problemática que o município passa, e vem enfrentando para proporcionar a sua população a melhor qualidade de vida, a qualificação, e a formação profissional exigida pelo mercado de trabalho e pelo mundo globalizado o qual exige cada vez mais das pessoas em seu aperfeiçoamento. No entanto, a população com renda per capita de até ½ salário mínimo, ( que constitui-se na demanda que ora é a atenção da política Municipal de Assistência Social, e em especial é a demanda da política de atendimento a criança, ao adolescente e ao jovem, é de 1.001 pessoas, representando aproximadamente 17,08% da população , conforme mapa da pobreza. A população infanto juvenil, que atende a faixa etária de 15 à 24 anos de idade, do município compreende no total de 1.110 pessoas, segundo os dados do IBGE/2000. Significa dizer que do total dos adolescentes e jovens do município, 580 são jovens pertencentes a família de baixa renda, o que dificulta ainda mais as chances destes em obterem sucesso e acesso aos serviços, programas de formação e qualificação profissional e permanência na escola. No cadastro único o município apresenta 1.038 cadastros, ou seja, famílias inscritas, sendo que destes 414 famílias estão cadastradas e recebendo o beneficio do Programa bolsa Família, (dados plano municipal de assistência social,2008). No relatório do cadastro Único, apresenta na faixa etária entre 14 à 18 anos um público compreendendo o total de 305 pessoas, o que de fato comprova a existência da população em situação de vulnerabilidade residente no município. O quadro abaixo demonstra com maior visibilidade o número de adolescentes e jovens que constam no Programa Bolsa Família: IDADE TOTAL 14 ANOS 69 15 ANOS 76 16 ANOS 58 17 ANOS 59 18 ANOS 43 TOTAL 305 Fonte : cadastro Único/em 11 de janeiro de 2009/ Ibema Na área de políticas de educação pública, o município para atender as leis de diretrizes e bases, vem atuando no processo de formação e busca ativa constante para o ingresso de todas as crianças na pré-escola e ensino fundamental, com apoio para o ensino médio e superior. Na pré escola o município atende na rede pública aproximadamente 238( duzentos e trinta e oito) crianças, e o setor privado aproximadamente 100 ( cem) crianças . Na área de ensino fundamental no setor público , aproximadamente 586 crianças, e o setor privado com mais 100(cem) crianças estão sendo contempladas , com acesso ao ensino fundamental, ensino de qualidade, alimentação escolar, material didático pedagógico compatível, e infra-estrutura adequada e com qualidade. A taxa de evasão escolar no ensino médio é de aproximadamente ....., e bem como a taxa de analfabetismo alcança o índice de 15,5% segundo dados da Secretaria de Educação municipal. Índices que o município vem estruturando-se e buscando soluções por meio e acesso da população há políticas públicas de educação e qualificação profissional. O acesso ao ensino técnico, profissionalizante o município vem oportunizando ao adolescente, jovem, por meio de parcerias com o sistema "S", através de cursos oferecidos pelo SENAI, no próprio município, de forma gratuita e por meio de cursos que atendam a realidade do município e região, preparando o jovem para o mercado de trabalho. Até a presente data, o município já realizou trabalhos de profissionalização à 105 jovens, freqüentando o cursos de Ensino e aprendizagem : através do curso "Ensino Profissionalizante de administração em produção". Quanto ao acesso ao ensino superior, o município vem estruturando e procurando fornecer subsídios para o acesso do jovem ao ensino superior através de auxílios quanto ao transporte. Na área de promoção da Política esportiva, o município possui infraestrutura compatível, pois há quadras cobertas em estabelecimentos de ensino público, 01 ginásio de esportes, campos de futebol suíço. Atualmente possui através do programa municipal de acesso ao esporte, e inclusão do jovem atleta, nas modalidades esportivas, e práticas de atividades de educação física, concentrados em projetos de Escolinhas de Futebol de salão e campo, com 50 integrantes, o projeto Capoeira conta com 80 adolescentes e jovens, e há práticas esportivas, atividades voltadas para gincanas e participação em jogos regionais, todos com o foco voltados para a disciplina , saúde, e formação do espírito de liderança e desempenho de habilidades . São escolinhas de atividades e bem como práticas de desenvolvimento comunitário e em grupos, promovendo a inclusão social e esportiva. Na área de saúde possui 01 (uma) unidade básica na área urbana, atendendo aos bairros do município e também área rural, distritos, realizando os mais diversos serviços em saúde para a população . No setor de Saúde, este desenvolve as ações de assistência à saúde através dos programas instituídos pelo SUS, os quais atendem a demanda da atenção ao atendimento ao adolescente, e ao jovem. Há uma unidade de atendimento Hospitalar, de característica pública, com capacidade para atendimento básico, pequenas cirurgias, e com capacidade de 12 leitos . Na área da agricultura,vem estruturando-se para atender a pequena agricultura familiar, concentrando-se na população de pequenos agricultores . O município participa do Programa de Aquisição de alimentos (PAA), atendendo à 12 famílias agricultoras, que compreendendo ao pequeno proprietário e produtor, possibilitando a sua geração de renda, e o sustento familiar, bem como auxiliando na produção e qualidade dos produtos comercializados, visando a produção em escala e de forma contínua, para atender também ao mercado local, como forma de sustento e geração de renda familiar rural. Neste contexto o jovem da área rural, participa de atividades que possam auxiliá-lo na administração e organização da pequena propriedade, através de cursos preparatórios e técnicos. Na área de gestão da assistência social, no ano de 1991, criou o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, lei nº 21/91 e seu Conselho Tutelar, bem como regulamentação do Fundo Municipal, que vem atuando e exercendo suas atividades e competências no Município, efetuando as conferências municipais, sendo atualizada sua legislação em setembro de 2006 através da lei municipal nº 029/2010. Em 1995, criou o Conselho Municipal de Assistência Social, através da lei nº 19/95 e Regulamentação do Fundo Municipal através do decreto nº 37/95, e realizou as Conferências Municipais de Assistência Social e empossando seus conselheiros, e elaborando o plano municipal.

Descrição

O Programa municipal de atenção sócio-assistencial ao adolescente e ao jovem - Serviço de qualificação e inserção do jovem na formação de ensino e aprendizagem é uma iniciativa do poder executivo , que conta com parcerias de secretarias municipais e integração, articulação de serviços públicos voltados para a população oferecendo serviços sócio-assistenciais e educacional de cunho profissionalizante de caráter continuado e permanente . É programa municipal que conta com as parcerias do Sistemas "S" , SESI, SESC, SENAI e outras, e também por iniciativa e parcerias com ONG´S, Fundações e Instituições de Ensino Superior, privadas e públicas. O programa visa propiciar o desenvolvimento do jovem através de ações sócio-assistenciais, educação profissional como aprendiz, e representa a oportunidade de crescimento pessoal, preparando-o para a vida no mundo do trabalho.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar aos adolescentes de modo direto, o convívio social, estabelecendo - se condições para se obter conhecimentos que os auxiliem no convívio e estímulo ao exercício da cidadania, estendendo - se e proporcionando à família, a auto estima, desenvolvimento do espírito empreendedor valorizando - se a si próprios e ampliando os conceitos quanto a convivência na sociedade.

Específicos:

-Atender aos adolescentes e jovens do Município que necessitam de auxilio sócio-educativo, lembrando sempre da condição que se encontram possibilitando o resgate social e sua atuação na sociedade. -Proporcionar aos adolescentes possibilidades de maior coordenação motora, maior estimulo pessoal, recuperação e manutenção da saúde corporal e bucal, física, psicológica. -Estabelecer parcerias entre. Órgãos e instituições para oportunizar aprendizagem técnica aos jovens e auxilio a Empresas que necessitam de mão de obra qualificada. - Fornecer aos jovens formação e qualificação visando o desenvolvimento de suas competências básicas necessárias ao mundo do trabalho, tais como: autonomia, iniciativa, elevação da auto-estima, criatividade, preparando-os para os desafios de uma nova cultura de trabalho, abrindo novas perspectivas de inserção profissional. -Tornar de conhecimento dos adolescentes e dos jovens, os aspectos pedagógicos e sócio-educativos, que os levarão a um maior aprendizado e conhecimentos gerais. -Garantir espaços, de forma que o adolescente jovem possa desenvolver a construção do conhecimento, relacionando o mundo atual a outro como música, teatro, esportes, artesanato, cultura e ao processo de ensino aprendizagem para o mercado de trabalho. -Complementar as atividades de educação, o ensino aprendizagem - com vista a profissionalização, e proporcionar em conjunto e de forma interdisciplinar a prática do lazer, esportes e cultura, através de ações pedagógicas, específicas planejadas e integradas, bem como proporcionar a oportunidade de horário livre, visando a sua auto organização e exercício do planejamento ocupacional do tempo. -Proporcionar as famílias cujos filhos participam das ações e programas sociais, tais como Bolsa Família, PETI, entre outros, uma oportunidade para a orientação e acesso aos seus direitos e deveres, acompanhando o desenvolvimento dos filhos. -Levar os serviços interdisciplinares, e nas diversas políticas, formando um conjunto integrado de ação e promoção e inclusão social. - Investir no desenvolvimento social, cultural e na capacitação profissional para aumentar a empregabilidade do jovem enquanto cidadão pleno de direitos e deveres. - Contribuir para a formação da cidadania e a capacitação profissional de jovens de ambos os sexos com idade entre 14 e 18 anos, residentes no município de Ibema - Pr através de cursos gratuitos de formação técnico-profissional.

Metas a atingir:

Através da implementação do Programa municipal de atenção sócio-assistencial ao adolescente e ao jovem - Serviço de qualificação e inserção do jovem na formação de ensino e aprendizagem estima-se realizar atendimento a mais de 150 adolescentes e jovens, sendo para isso realizado a escala de ampliação de vagas progressiva, sendo para o primeiro ano de implantação, até 80 adolescentes e jovens; para o segundo ano até 100 jovens, e para o terceiro ano 150 jovens, complementando a capacidade de atendimento.

Cronograma

Físico:

O serviço de qualificação e inserção do jovem na formação de ensino e aprendizagem terá um período máximo de 12 meses para repassar conhecimentos. Deverá ser utilizado 200 dias úteis com carga horária de 3 horas diárias, 05 dias por semana totalizando 600 horas em 12 meses, respeitando o equilíbrio necessário para que não haja acumulo de atividades.

Financeiro:

JANEIRO: R$ 1.300,00 FEVEREIRO: R$ 2.200,00 MARÇO: R$ 1.000,00 ABRIL: R$ 8.200,00 MAIO: R$ 8.200,00 JUNHO: R$ 8.200,00 JULHO: R$ 8.200,00 AGOSTO: R$ 8.200,00 SETEMBRO: R$ 8.200,00 OUTUBRO: R$ 8.200,00 NOVEMBRO: R$ 8.200,00 DEZEMBRO: R$ 47.800,00

Orçamento:

Contrato com pessoa juridica =R$ 47.800,00 Auxilio Bolsa ,Pessoa Física =R$ 48.000,00 Material Didático =R$ 800,00 Uniforme = R$ 1.200,00 Material de Expediente = R$ 500,00 Material de Consumo = R$ 10.000,00 Curso de informática = R$ 9.600,00 Total = R$:117.900,00

Beneficiários Diretos:

POPULAÇÃO POR BAIRRO BAIRRO TOTAL Bairro Napoli 1.155 Jardim União 637 Centro 1.135 Bairro Fátima 1.566 TOTAL 4.493 DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO POR COMUNIDADE COMUNIDADE RURAL TOTAL LINHA CAMPO SALLES 256 LINHA CRISTOPOLIS 388 LINHA ALEGRIA 113 LINHA POUSO ALEGRE 225 LINHA TAPUI 208 LINHA GAUCHA 102 VILA RURAL 106 FAZENDA AGROIBEMA 36 TOTAL 1.434

Beneficiários Indiretos:

O PROGRAMA TAMBÉM ATENDE DE FORMA INDIRETA, A FAMÍLIA, O COMÉRCIO LOCAL PELA QUALIFICAÇÃO OFERTADA PELO SISTEMA "S" SENAC, AS ESCOLAS PELOS BENEFÍCIOS DE FREQUÊNCIA E PERMANENCIA, QUE SÃO INDICADORES EDUCACIONAIS.

Resultados:

AO FINAL DE CADA ANO, A EQUIPE PEDAGÓGICA REUNISSE PARA AVALIAR OS INDICADORES E TEM-SE PERCEBIDO UMA REDUÇÃO DO NUMERO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCENCIA, AUMENTO DA FREQUENCIA ESCOLAR, DIMINUIÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR E REPETENCIA NO ENSINO FUNDAMNETAL E MÉDIO, ENCAMINHAMENTO PARA ACOMPANHAMENTO GRUPOS DE ADOLESCENTES COM INDICIOS DE USO DE DROGAS E QUE ESTEJAM EM COUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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